Clubes de outros estados nos Campeonatos Estaduais do Brasil

Curiosidades, campeões e história dos campeonatos estaduais de futebol do Brasil.

Futebol

Clubes de outros estados nos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

Quem é o maior campeão estadual brasileiro? Qual clube tem mais títulos estaduais no Brasil? Confira a lista das curiosidades dos campeonatos estaduais do Brasil.



Confira nesta página os clubes de outros estados que jogam em outros Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil.

Em alguns estados os clubes estão muito isolados geograficamente das outras equipes, por isso optam por disputar outros estaduais. Este fenômeno ocorre no Campeonato Brasiliense, que tem equipes do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. No Campeonato Piauiense também ocorre o mesmo fenômeno. O Esporte Clube Timon é um clube localizado na cidade maranhense de Timon, cidade próxima da capital piauiense. Dos 15 municípios da Grande Teresina, apenas Timon está localizada fora do Piauí. Devido a este proximidade o EC Timon é filiado a Federação de Futebol do Piauí e disputa desde 2015 o Campeonato Piauiense de Futebol. Já o Timon Esporte Clube disputa o Campeonato Maranhense. Na mesma cidade a Associação Pinheiro Futebol Clube também já fez parte do campeonato do estado vizinho.

O Campeonato Brasiliense de Futebol também é chamado de Campeonato Candango, Campeonato Metropolitano, Campeonato de Brasília e Candangão é disputado por equipes do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais. Em 2014, a Associação Atlética Luziânia fez história ao se tornar a primeira equipe de outro estado a vencer o título de uma competição organizada por outra federação. A escolha pela disputa do Campeonato Brasiliense por algumas equipes goianas e mineiras se deve ao fato da proximidade dos estádios que disputam o campeonato do Distrito Federal em relação aos estádios dos clubes desses estados.

O Campeonato Brasiliense de Futebol é disputado por clubes das Regiões Administrativas do Distrito Federal (também chamadas de cidades satélites) e também de clubes de Goiás (como Formosa Esporte, Valparaíso e Luziânia) e de Minas Gerais (como o Paracatu Futebol Clube, ex-Unaí Esporte Clube). Estes clubes goianos e mineiros optaram jogar o campeonato do Distrito Federal devido às menores distâncias de Brasília em relação aos outros clubes de seus próprios estados.

A Associação Atlética Luziânia apesar de estar situada em Goiás disputa um campeonato da Federação de Futebol do Distrito Federal. Isto porque a cidade de Luziânia está localizada na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, uma região integrada de desenvolvimento econômico que é constituída pelo Distrito Federal, e pelos municípios próximos de Goiás e Minas Gerais. Além da AA Luziânia disputam o campeonato do Distrito Federal o Bosque Formosa Esporte Clube, localizado em Formosa, Goiânia; o Unaí Esporte Clube da cidade mineira de Unaí (que já foi sediado em Paracatu-MG sob o nome de Paracatu Futebol Clube); e a Associação Botafogo Futebol Clube (que antes se chamava Clube Esportivo Guará e estava sediado em Guará, no Distrito Federal. Entretanto, o clube mudou de nome e cidade. O Botafogo-DF passou a ser sediado em Novo Gama, município do estado de Goiás próximo ao Distrito Federal). Em 2014, o Luziânia ganhou o primeiro título brasiliense de uma equipe de outra unidade federativa. A equipe voltou a ganhar o Candangão em 2016. Também já disputaram o Campeonato Brasiliense as equipes goianas: o Cristalina e o Clube Atlético Cristalinense de Cristalina, o Grêmio Esportivo Valparaíso de Valparaíso de Goiás, Sociedade Esportiva Planaltina de Planaltina (atualmente sediado na região administrativa de Samambaia), a Associação Atlética Alexaniense de Alexânia e o Formosa Futebol Clube de Formosa; e a equipe mineira do União Esporte Clube de Paracatu.

Com a criação de novos estados, alguns clubes foram campeões em dois estados diferentes. O Operário de Campo Grande foi campeão quatro vezes do Campeonato Mato-Grossense. Com a criação do Mato Grosso do Sul em 1977 o Campeonato Sul-Mato-Grossense passou a ser disputado a partir de 1979. O Operário foi campeão do novo estado onze vezes. O Comercial de Campo Grande foi campeão mato-grossense em 1975 e sul-mato-grossense em nove oportunidades.

As cinco últimas edições do campeonato de Mato Grosso antes da divisão foram vencidas por equipes de Campo Grande, atual capital de Mato Grosso do Sul. De 1974 a 1978 as equipes campeãs foram do sul do antigo estado de Mato Grosso, região do estado que virou Mato Grosso do Sul. As equipes de Campo Grande venceram cinco edições do Campeonato Mato-Grossense e justamente as cinco últimas que disputaram este campeonato.

Com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975 começaram as propostas de unificar o Campeonato Carioca (Estado da Guanabara) e o Campeonato Fluminense (Estado do Rio de Janeiro). A Federação Carioca de Futebol (FCF) e a Federação Fluminense de Desportos (FFD) permaneceram independentes, mesmo após a fusão dos estados. Três clubes fluminenses ganharam o direito de participar como convidados do campeonato carioca, enquanto os demais clubes do antigo estado do rio de Janeiro disputaram o Campeonato Fluminense (chamado também de Campeonato de Profissionais do Interior). O Campeonato Carioca de Futebol de 1976 foi o primeiro a ter times do interior do antigo estado do Rio de Janeiro, desde a fusão com a Guanabara. Americano, Goytacaz e Volta Redonda disputaram as edições de 1976 e de 1977 do Campeonatos Carioca.

Em 1978 com o intuito de organizar o campeonato após a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro foi criada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) após a fusão da Federação Carioca de Futebol e da Federação Fluminense de Futebol. A FERJ é única federação estadual de futebol do Brasil que não utiliza oficialmente o gentílico de seu estado em seu nome, no caso, fluminense.

O último Campeonato Fluminense foi disputado em 1978 por seis equipes. O torneio serviu como uma seletiva para o Campeonato Carioca Especial de Futebol de 1979, as quatro melhores do Campeonato Fluminense de 1978 se classificaram para o Carioca de 1979. O Goytacaz de Campos dos Goytacazes foi o último campeão fluminense de futebol. Além do campeão, o Goytacaz, classificaram-se para o Campeonato Carioca do ano seguinte: Americano (vice-campeão fluminense), Volta Redonda (3º lugar) e Fluminense de Nova Friburgo (4º lugar).

Em 1979 ocorreram dois Campeonatos Cariocas. O último Campeonato Estadual da Guanabara e o primeiro Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro tinham se fundido em 1975, mas as duas federações, Carioca e Fluminense, só foram unificadas em setembro de 1978. Os clubes cariocas não tinham interesse em criar imediatamente um campeonato com equipes de menos prestígio do interior do novo estado. O campeonato de 1979 seria o primeiro unificado entre os clubes do extinto Estado da Guanabara (cidade do Rio de Janeiro) e do antigo Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. Oficialmente denominado I Campeonato Estadual de Futebol pela recém-criada Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) reunia os seis melhores clubes do Campeonato Carioca (America, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Cristóvão e Vasco) e os quatro melhores do Campeonato Fluminense (Americano, Fluminense de Nova Friburgo, Goytacaz e Volta Redonda) da temporada anterior. Após a disputa deste torneio, disputado entre fevereiro a abril e vencido pelo Flamengo, a CBD considerou ilegal o critério desigual com mais vagas para os cariocas e forçou a FERJ a organizar um novo campeonato chamado "I Campeonato Estadual de Futebol", enquanto o primeiro campeonato foi renomeado "Campeonato Estadual Especial de Futebol". O primeiro campeonato do novo estado reuniu todos os participantes dos estaduais carioca e fluminense de 1978, num total de 18 participantes, disputado entre maio a setembro de 1979 e vencido também pelo Flamengo. O clube rubro-negro se tornou tricampeão carioca com três conquistas estaduais em menos de dois anos: duas pelo estadual da Guanabara e uma pelo estadual do novo estado do Rio de Janeiro (1978, 1979 Especial e 1979), ambos os torneios chamados popularmente de Campeonato Carioca. A rigor, os campeões cariocas, desde 1979, também são campeões fluminenses.

O Campeonato Carioca deveria passar a se chamar "Campeonato Fluminense" após a reunificação do Rio de Janeiro, ocorrida politicamente em 1975 e esportivamente em 1979. Como o termo carioca era usado no Campeonato do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro) e no Estado da Guanabara ele passou a abranger popularmente todo o estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, o gentílico "carioca" refere-se apenas às pessoas que nasceram na cidade do Rio de Janeiro, enquanto o gentílico "fluminense" engloba todo o estado, incluindo a capital. Entretanto o gentílico "carioca" é o mais utilizado, mesmo que de forma incorreta, para definir todos os habitantes de todo o estado do Rio de Janeiro. Alguns grupos tentam tornar cooficial o gentílico "carioca" junto ao atual gentílico "fluminense".

Clubes de outros estados no Campeonato Acriano - Estadual do Acre
Clubes de outros estados no Campeonato Alagoano - Estadual de Alagoas
Clubes de outros estados no Campeonato Amapaense - Estadual do Amapá
Clubes de outros estados no Campeonato Amazonense Estadual do Amazonas
Clubes de outros estados no Campeonato Baiano - Estadual da Bahia
Clubes de outros estados no Campeonato Brasiliense - Estadual do Distrito Federal
Clubes de outros estados no Campeonato Capixaba - Estadual do Espírito Santo
Clubes de outros estados no Campeonato Carioca - Estadual do Rio de Janeiro *
Clubes de outros estados no Campeonato Catarinense - Estadual de Santa Catarina
Clubes de outros estados no Campeonato Cearense - Estadual do Ceará
Clubes de outros estados no Campeonato Fluminense - Estadual do Rio de Janeiro *
Clubes de outros estados no Campeonato Gaúcho - Estadual do Rio Grande do Sul
Clubes de outros estados no Campeonato Goiano - Estadual de Goiás
Clubes de outros estados no Campeonato Maranhense - Estadual do Maranhão
Clubes de outros estados no Campeonato Mato-Grossense - Estadual de Mato Grosso
Clubes de outros estados no Campeonato Mineiro - Estadual de Minas Gerais
Clubes de outros estados no Campeonato Paraense - Estadual do Pará
Clubes de outros estados no Campeonato Paraibano - Estadual da Paraíba
Clubes de outros estados no Campeonato Paranaense - Estadual do Paraná
Clubes de outros estados no Campeonato Paulista - Estadual de São Paulo
Clubes de outros estados no Campeonato Pernambucano - Estadual de Pernambuco
Clubes de outros estados no Campeonato Piauiense - Estadual do Piauí
Clubes de outros estados no Campeonato Potiguar - Estadual do Rio Grande do Norte
Clubes de outros estados no Campeonato Rondoniense - Estadual de Rondônia
Clubes de outros estados no Campeonato Roraimense - Estadual de Roraima
Clubes de outros estados no Campeonato Sergipano - Estadual de Sergipe
Clubes de outros estados no Campeonato Sul-Mato-Grossense - Estadual de Mato Grosso do Sul
Clubes de outros estados no Campeonato Tocantinense - Estadual do Tocantins

Clubes de outros estados no Campeonato Acriano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Acriano.

Clubes de outros estados no Campeonato Acriano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Acre - Campeonato Acriano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Alagoano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Alagoano.

Clubes de outros estados no Campeonato Alagoano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Alagoas - Campeonato Alagoano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Amapaense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Amapaense.

Clubes de outros estados no Campeonato Amapaense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Amapá - Campeonato Amapaense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Amazonense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Amazonense.

Clubes de outros estados no Campeonato Amazonense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Amazonas - Campeonato Amazonense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Baiano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Baiano.

Clubes de outros estados no Campeonato Baiano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual da Bahia -Campeonato Baiano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Brasiliense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Brasiliense.

Clubes de outros estados no Campeonato Brasiliense
Clubes de Goiás no Campeonato Brasiliense
• Alexaniense • Bosque Formosa • Botafogo-DF * • Cristalina • Cristalinense • Grêmio Valparaíso • Luziânia • SE Planaltina •

Clubes de Minas Gerais no Campeonato Brasiliense
Unaí (MG), União de Paracatu (MG) e Paracatu (MG)

* A Associação Botafogo Futebol Clube foi fundada como Clube Esportivo Guará, situada na região administrativa do Distrito Federal de mesmo nome. O clube firmou parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro. O clube mudou para o atual nome e passou a ser sediado em Novo Gama, município do estado de Goiás próximo ao Distrito Federal; e, depois, em Santo Antônio do Descoberto, cidade goiana próxima ao Distrito Federal. Apesar de estar situado em Goiás, o Botafogo-DF manda seus jogos no Estádio Bezerrão, no Gama. Curiosamente, o maior artilheiro do clube é Túlio Maravilha, ídolo também do Botafogo carioca.

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Distrito Federal - Campeonato Brasiliense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Capixaba

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Capixaba.

Clubes de outros estados no Campeonato Capixaba
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Espírito Santo - Campeonato Capixaba de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Carioca

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Carioca.

Clubes de outros estados no Campeonato Carioca
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Rio de Janeiro - Campeonato Carioca de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Catarinense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Catarinense.

Clubes de outros estados no Campeonato Catarinense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Santa Catarina - Campeonato Catarinense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Cearense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Cearense.

Clubes de outros estados no Campeonato Cearense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Ceará - Campeonato Cearense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Fluminense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Fluminense.

Clubes de outros estados no Campeonato Fluminense
O Campeonato Fluminense foi extinto em 1978, após a fusão do antigo estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara. Veja a lista dos clubes fluminenses em atividade na página do Campeonato Carioca.

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Rio de Janeiro - Campeonato Fluminense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Gaúcho

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Gaúcho.

Clubes de outros estados no Campeonato Gaúcho
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul - Campeonato Gaúcho de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Goiano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Goiano.

Clubes de outros estados no Campeonato Goiano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Goiás -Campeonato Goiano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Maranhense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Maranhense.

Clubes de outros estados no Campeonato Maranhense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Maranhão - Campeonato Maranhense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Mato-Grossense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Mato-Grossense.

Clubes de outros estados no Campeonato Mato-Grossense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Mato Grosso - Campeonato Mato-Grossense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Mineiro

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Mineiro.

Clubes de outros estados no Campeonato Mineiro
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Minas Gerais - Campeonato Mineiro de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Paraense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Paraense.

Clubes de outros estados no Campeonato Paraense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Pará - Campeonato Paraense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Paraibano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Paraibano.

Clubes de outros estados no Campeonato Paraibano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual da Paraíba - Campeonato Paraibano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Paranaense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Paranaense.

Clubes de outros estados no Campeonato Paranaense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Paraná - Campeonato Paranaense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Paulista

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Paulista.

Clubes de outros estados no Campeonato Paulista
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de São Paulo - Campeonato Paulista de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Pernambucano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Pernambucano.

Clubes de outros estados no Campeonato Pernambucano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Pernambuco - Campeonato Pernambucano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Piauiense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Piauiense.

Clubes de outros estados no Campeonato Piauiense
Clubes do Maranhão no Campeonato Brasiliense
• Esporte Clube Timon * • Pinheiro **

* Não confundir com o Timon Esporte Clube, que disputa o Campeonato Maranhense.

** A Associação Pinheiro Futebol Clube também da cidade de Timon, no Maranhão, já fez parte do campeonato do Piauí.

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Piauí - Campeonato Piauiense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Potiguar

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Potiguar.

Clubes de outros estados no Campeonato Potiguar
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte - Campeonato Potiguar de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Rondoniense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Rondoniense.

Clubes de outros estados no Campeonato Rondoniense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Rondônia - Campeonato Rondoniense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Roraimense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Roraimense.

Clubes de outros estados no Campeonato Roraimense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Roraima - Campeonato Roraimense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Sergipano

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Sergipano.

Clubes de outros estados no Campeonato Sergipano
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Sergipe - Campeonato Sergipano de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Sul-Mato-Grossense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Clubes de outros estados no Campeonato Sul-Mato-Grossense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul - Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol

Clubes de outros estados no Campeonato Tocantinense

Veja a lista dos clubes de outros estados no Campeonato Tocantinense.

Clubes de outros estados no Campeonato Tocantinense
-

Saiba mais em: Campeonato Estadual do Tocantins - Campeonato Tocantinense de Futebol

História dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

O Brasil é um país continental. Alguns estados brasileiros são maiores do que muitos países. A impossibilidade de se criar um campeonato em âmbito nacional gerou a criação de campeonatos estaduais quando o futebol começou a se popularizar. A tradição destes campeonatos ainda resiste e é um dos motores das rivalidades das equipes do mesmo estado. Saiba nesta página qual o campeonato estadual mais antigo do país, qual o clube que tem mais títulos estaduais no país, entre outras curiosidades dos campeonatos estaduais de futebol do Brasil. Saiba mais em: História dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

História : Campeões : Campeões consecutivos (bicampeões, tricampeões, etc) : Campeões do Século XX : Campeões do Século XXI : Clássicos estaduais : Curiosidades : Estatísticas : Artilheiros : Assistências : Maiores goleadas : Clubes : Clubes em atividade : Clubes com mais participações : Maiores torcidas : Turnos : Torneios extras : Divisões : Campeonatos Amadores : Taça dos Invictos : Campeonato do Interior : Torneio Início : Troféu : Bola oficial : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Estádios : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Ingressos : Média de público : Uniformes e Camisas : Campeonatos estaduais mais antigos do Brasil : Campeonatos estaduais com mais edições : Clubes que disputam campeonatos estaduais em outros estados : Campeonatos Estaduais da Região Centro-Oeste : Campeonatos Estaduais da Região Nordeste: Campeonatos Estaduais da Região Norte : Campeonatos Estaduais da Região Sudeste : Campeonatos Estaduais da Região Sul

• Campeonato Estadual do Acre - Campeonato Acriano
• Campeonato Estadual de Alagoas - Campeonato Alagoano
• Campeonato Estadual do Amapá - Campeonato Amapaense
• Campeonato Estadual do Amazonas - Campeonato Amazonense
• Campeonato Estadual da Bahia - Campeonato Baiano
• Campeonato Estadual do Ceará - Campeonato Cearense
• Campeonato Estadual do Distrito Federal - Campeonato Brasiliense
• Campeonato Estadual do Espírito Santo - Campeonato Capixaba
• Campeonato Estadual de Goiás - Campeonato Goiano
• Campeonato Estadual do Maranhão - Campeonato Maranhense
• Campeonato Estadual de Mato Grosso - Campeonato Mato-Grossense
• Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul - Campeonato Sul-Mato-Grossense
• Campeonato Estadual de Minas Gerais - Campeonato Mineiro
• Campeonato Estadual do Pará - Campeonato Paraense
• Campeonato Estadual da Paraíba - Campeonato Paraibano
• Campeonato Estadual do Paraná - Campeonato Paranaense
• Campeonato Estadual de Pernambuco - Campeonato Pernambucano
• Campeonato Estadual do Piauí - Campeonato Piauiense
• Campeonato Estadual do Rio de Janeiro * - Campeonato Carioca / Campeonato Fluminense
• Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte - Campeonato Potiguar
• Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul - Campeonato Gaúcho
• Campeonato Estadual de Rondônia - Campeonato Rondoniense
• Campeonato Estadual de Roraima - Campeonato Roraimense
• Campeonato Estadual de São Paulo - Campeonato Paulista
• Campeonato Estadual de Santa Catarina - Campeonato Catarinense
• Campeonato Estadual de Sergipe - Campeonato Sergipano
• Campeonato Estadual do Tocantins - Campeonato Tocantinense

* O título oficial do Campeonato Carioca é Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. O gentílico (o que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento) "carioca" é oficialmente destinado apenas para os que nascem na cidade do Rio de Janeiro. Já o gentílico do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital do estado, é "fluminense". Alguns anos após a fusão do estado da Guanabara (cidade do Rio de Janeiro) com o antigo estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Fluminense foi extinto. O atual Campeonato "Carioca", portanto, deveria ser denominado "Campeonato Fluminense".



 

As dez melhores cidades para viajar em 2020

Veja o vídeo quais são as das dez melhores cidades para viajar em 2020. Esta seleção foi feita por centenas de colaboradores da maior editora de guias de viagem do mundo. Eles escolheram os destinos com as melhores atrações para você conhecer em 2020.


Fonte: Quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Gattopardo Pro - Mentoria e Análise de Desempenho Digital
Cadê Meu Táxi?
Qual DDD?
Qual DDI?
Quadro de Medalhas
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa