Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Internacional Rei Fahd - Palco da Final da Primeira Copa das Confederações - Foto: Ali Al-Mazarqah

Copa das Confederações - Brasil 2013

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA foi um campeonato de futebol disputado a cada quatro anos pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções, além da mais recente seleção campeã mundial e o país sede da Copa do Mundo do ano seguinte.



Tags: Bola oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil | Adidas Cafusa - A bola da Copa das Confederações de 2013 | Fabricante da Bola oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil | Bola oficial | Cafusa Confederações

Home » Futebol » Copa das Confederações » Brasil 2013 » Bola oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil

• Site oficial da Copa das Confederações

Fotos da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
Vídeos da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
Notícias da Copa das Confederações de 2013 no Brasil

Bola oficial da Copa das Confederações - Brasil 2013

A nona edição da Copa das Confederações (sétima edição da Copa das Confederações organizada pela FIFA) foi realizada entre 15 a 30 de junho de 2013 no Brasil. O torneio foi preparatório para a Copa do Mundo de 2014, a ser realizado no país.

O torneio contou com a presença das seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, Conmebol, Concacaf, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

O campeão foi conhecido no dia 30 de junho, dia da final da Copa das Confederações de 2013. A Seleção Brasileira conquistou seu quarto título da Copa das Confederações.

Conheça a Adidas Cafusa - a bola oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil
A Adidas Cafusa é a bola oficial da Copa das Confederações de 2013. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Cafusa foi apresentada em dezembro de 2012 no sorteio dos grupos da Copa das Confederações de 2013.

Para a edição da Copa das Confederações de 2013 no Brasil a bola oficial é a "Cafusa", junção das palavras "Carnaval", "Futebol" e "Samba". A bola foi apresentada durante o sorteio do evento por Cafu, ex-capitão da Seleção Brasileira. A bola tem as cores da bandeira brasileira.

Carnaval, futebol e samba são três símbolos que estão no cerne da cultura brasileira. A Cafusa tem as cores da bandeira nacional e detalhes da constelação do Cruzeiro do Sul, representado também na bandeira do Brasil.

Para promover o evento, 10 bolas gigantes, cada uma com dois metros de diâmetro, viajarão por todo o país até o final de junho de 2013. As bolas começarão sua jornada em São Paulo e no Rio de Janeiro antes de seguir para as outras cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA 2013: Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília.

A Cafusa estreou no Mundial de Clubes de FIFA em dezembro de 2012. Também foi elaborada uma versão laranja da Cafusa, para jogos realizados sob neve. Na Cafusa Winter os detalhes em verde e amarelo foram trocados pelas cores em azul e branco.

A Bola Oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil

Adidas Cafusa - A bola oficial da Copa das Confederações - Brasil 2013
Adidas Cafusa - Bola oficial da Copa das Confederações - Brasil 2013.

A Bola Oficial da Copa das Confederações de 2013 no Brasil

Adidas Cafusa - A bola oficial da Copa das Confederações - Brasil 2013
Adidas Cafusa Winter Ball - Versão de inverno da bola oficial da Copa das Confederações - Brasil 2013.

História da Copa das Confederações

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) foi um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

O torneio foi disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, Conmebol, Concacaf, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

Originalmente, a competição foi organizada pela Arábia Saudita e recebeu o nome de Copa Rei Fahd (Copa dos Campeões das Confederações ou Campeonato Intercontinental). A Copa Rei Fahd foi disputada em 1992 e 1995 com a presença da seleção saudita e alguns campeões continentais. Em 1997, a FIFA assumiu a organização do torneio, renomeando-a Copa das Confederações com intervalos a cada dois anos.

As edições da Copa das Confederações serviram de teste das cidades e estádios para as Copas do Mundo: a Copa das Confederações no Brasil 2013 serviu de teste para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, assim como os torneios da Rússia em 2017 e do Catar em 2011 (que não será realizado devido à extinção da Copa das Confederações).

Saiba mais: História da Copa das Confederações de Futebol

Copa das Confederações - Brasil 2013

Calendário : Tabela : Primeira Fase : Grupo A : Grupo B : Semifinal : 3º lugar : Final : Classificação Final : Sorteio : Escolha da Sede : Sede : Cidades Sede : Estádios : Bola : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Curiosidades : Estatísticas : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Ingressos : Uniformes : Notícias : Fotos : Jogos na TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Seleções - Brasil : Espanha : Itália : Japão : México : Nigéria : Taiti : Uruguai

Copa das Confederações

História : Campeões : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Arábia Saudita 1992 : Arábia Saudita 1995 : Arábia Saudita 1997 : México 1999 : Coreia do Sul / Japão 2001: França 2003 : Alemanha 2005 : África do Sul 2009 : Brasil 2013 : Rússia 2017 : 2021 (cancelado)

Copas de seleções - Mundialito - Uruguai 1980-1981 | Troféu Artemio Franchi - França 1985 : Argentina 1993


Leia também

 

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.