Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Internacional Rei Fahd - Palco da Final da Primeira Copa das Confederações - Foto: Ali Al-Mazarqah

Mascotes da Copa das Confederações

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA foi um campeonato de futebol disputado a cada quatro anos pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções, além da mais recente seleção campeã mundial e o país sede da Copa do Mundo do ano seguinte.



Mascotes da Copa das Confederações de Futebol

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) foi um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

O torneio foi disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, CONMEBOL, CONCACAF, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

Quem não se lembra da Naranjito, a simpática laranja que era a mascote da Copa do Mundo de 1982? As mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares.

Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote.

As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los. É impossível lembrar-se das Olimpíadas de Moscou sem se associar ao ursinho Misha. Realizadas em 1980, durante a Guerra Fria, as Olimpíadas viraram uma arma de propaganda política. Mesmo com o boicote liderado pelos Estados Unidos, devido à invasão do Afeganistão pelos soviéticos, a lembrança da Olimpíada realizada em 1980 continua viva. Como não esquecer o choro de Misha no encerramento dos jogos?

A primeira mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie. Curiosamente os alemães adotaram este ano um leão, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.

Os anos 1970 foram marcados pela humanização das mascotes nas Copas do Mundo. No México em 1970 a mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola. Em 1974 as mascotes foram a dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as inicias de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa (74). Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais.

Os anos 1980 mudaram a concepção de mascotes. Uma laranja e uma pimenta com sombreiro foram as mascotes da década. Em 1982, Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.

O estranho Pique foi a mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.

Em 1990 tentaram criar uma mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja a mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.

O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA. Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilização das mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgação do evento em cartões telefônicos, selos e todos os tipos de peças para promover a Copa do Mundo.

Seguindo uma tendência de ter mais de uma mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coreia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes. A mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outras mascotes Goleo VI não é um desenho.

A estratégia de mais mascotes por evento aumenta as vendas de produtos, mas dificulta a lembrança do evento. Assim como as mascotes da Copa passada já caíram no esquecimento a lembrança da Águia Sam das Olimpíadas de 1984, do Ursinho Misha de 1980, Naranjito de 1982 permanecem. Resta saber se Goleo VI e Pille não vão acabar no buraco da memória.

Zakumi é um leopardo com o cabelo verde e a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Você sabe o que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi tinha 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

Em setembro de 2012 foi apresentado o mascote da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

A ideia para tornar o tatu-bola o mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

Dias depois de ser anunciado o mascote da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

No dia 25 de dezembro foi anunciado que Fuleco é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2014. A escolha popular teve mais de 1,7 milhão de votos pela internet. O nome do mascote escolhido recebeu 48%, enquanto Zuzeco teve 31% e Amijubi 21% dos votos.

O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia. E o tatu-bola já tem até uma biografia. Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos. Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols. Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

Não temos registro de mascotes da Copa das Confederações de Futebol. Conhece algum? Envie-nos.

Mascotes das Copas Intercontinentais de Seleções

Confira as mascotes das Copas Intercontinentais de Seleções.

Mascotes do Mundialito
n.d.
Mascote do Mundialito do Uruguai 1980 / 1981.

Mascotes do Troféu Artemio Franchi
n.d.
Mascote do Troféu Artemio Franchi - França 1985.

n.d.
Mascote do Troféu Artemio Franchi - Argentina 1993.

Mascotes da Copa Rei Fahd
n.d.
Mascote da Copa Rei Fahd - Arábia Saudita 1992.

n.d.
Mascote da Copa Rei Fahd - Arábia Saudita 1995.

Mascotes da Copa das Confederações
n.d.
Mascote da Copa das Confederações - Arábia Saudita 1997.

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - México 1999.

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - Coreia do Sul / Japão 2001.

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - França 2003.

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - Alemanha 2005.

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - África do Sul 2009.

Zakumi, o mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo Fifa
Zakumi - Mascote da da Copa das Confederações 2009 e Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil - 20º Copa do Mundo
Fuleco - Mascote da da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

n.d.
Mascote da Copa das Confederações - Rússia 2017.

Saiba mais: Mascotes das Copas do Mundo
Mascotes dos Jogos Pan-Americanos
Todas as mascotes das Olimpíadas
Todos as mascotes da Copa América
Copa das Confederações

História da Copa das Confederações

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) foi um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

O torneio foi disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, CONMEBOL, CONCACAF, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

Originalmente, a competição foi organizada pela Arábia Saudita e recebeu o nome de Copa Rei Fahd (Copa dos Campeões das Confederações ou Campeonato Intercontinental). A Copa Rei Fahd foi disputada em 1992 e 1995 com a presença da seleção saudita e alguns campeões continentais. Em 1997, a FIFA assumiu a organização do torneio, renomeando-a Copa das Confederações com intervalos a cada dois anos.

As edições da Copa das Confederações serviram de teste das cidades e estádios para as Copas do Mundo: a Copa das Confederações no Brasil 2013 serviu de teste para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, assim como os torneios da Rússia em 2017 e do Catar em 2011 (que não será realizado devido à extinção da Copa das Confederações).

Saiba mais: História da Copa das Confederações de Futebol

Copa das Confederações

História : Campeões : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Arábia Saudita 1992 : Arábia Saudita 1995 : Arábia Saudita 1997 : México 1999 : Coreia do Sul / Japão 2001: França 2003 : Alemanha 2005 : África do Sul 2009 : Brasil 2013 : Rússia 2017 : 2021 (cancelado)

Copas de seleções - Mundialito - Uruguai 1980-1981 | Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA - Troféu Artemio Franchi 1985 : Troféu Artemio Franchi 1993 : Finalissima 2022

Tags: Mascotes da Copa das Confederações de futebol da Fifa | História da Copa das Confederações | Campeonato Mundial | Brasil na Copa das Confederações | Sedes da Copa das Confederações | Copa das Confederações

• Site oficial da Copa das Confederações de Futebol - FIFA.



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro