Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Copa Libertadores da América - Foto: Jimmy Baikovicius

Final da Copa Libertadores da América 2018

A 59ª edição da Copa Libertadores foi disputada por 47 equipes de 10 países entre 22 de janeiro a 9 de dezembro de 2018.



O River Plate, campeão da 59ª edição da Copa Libertadores, disputará o Mundial de Clubes 2018 e a Recopa Sul-Americana 2019. Confira nesta página mais informações da Copa Libertadores 2018.

Finais da Copa Libertadores da América 2018

As Finais da Copa Libertadores da América 2018 foram disputadas de 11 de novembro a 9 de dezembro de 2018. O River Plate venceu o segundo jogo na prorragação contra o arquirrival Boca Juniors e se tornou tetracampeão da Copa Libertadores .

O primeiro jogo na Bombonera terminou empatado em 2 a 2, o segundo jogo seria disputado no Monumental de Núñez, mas um ataque ao ônibus à delegação do Boca Juniors fez a partida ser transferida para outro data e local. Posteriormente, a Conmebol definiu que a partida decisiva seria realizada em Madri, no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, possível adversário do campeão da Libertadores na final do Mundial de Clubes de 2018.

A capital espanhola será sede da primeira final da Libertadores fora continente americano.

Confira nesta página as informações da Final da Taça Libertadores da América 2018 com tabela, data, horário e local dos jogos para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos das oitavas de final da Copa Libertadores que serão televisionados.

A Fase Final da Libertadores 2019 foi composta pelos confrontos eliminatórios após a Fase de Grupos. As 16 equipes classificadas se enfrentaram em oito chaves de duas equipes cada na Oitavas de Final. Os oito clubes restantes disputaram as Quartas de Final. Os quatro classificados fizeram dois confrontos nas Semifinais, fase que definiu os dois finalistas. As Finais foram decididas em dois jogos para se conhecer o Campeão da Copa Libertadores 2018.

O sorteio das oitavas de final da Libertadores 2018 foi realizado após a conclusão da Fase de Grupos. Este sorteio define todas as etapas da Fase Final (popularmente chamada de Mata-Mata) da Libertadores 2018.

A 59ª edição da Copa Libertadores foi disputada por 47 equipes de 10 países. O River Plate, campeão da Libertadores 2018, disputará o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2018 em dezembro, a ser realizado nos Emirados Árabes Unidos. O campeão da Taça Libertadores também disputará a Recopa Sul-Americana 2018 contra o campeão da Copa Sul-Americana 2018.

O sorteio da Libertadores 2018 que definiu os jogos eliminatórios (Primeira Fase) e da fase de grupos (Segunda Fase) da Taça Libertadores foi realizado em 20 de dezembro de 2017 no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, na Grande Assunção, Paraguai. O sorteio da Libertadores 2018 definiu os confrontos da Primeira fase e também os grupos e confrontos da Segunda Fase da Taça Libertadores 2018.

Uma das vagas do Chile para a Taça Libertadores 2018 ainda não estava definida no horário do sorteio. Neste caso, a equipe foi sorteada com a denominação "Nome do País - Número da vaga". A classificação para a Libertadores 2018 depende dos torneios nacionais dos países participantes.

Os clubes brasileiros da Copa Libertadores da América 2018 foram: Grêmio (Campeão da Copa Libertadores da América de 2017), Corinthians (Campeão do Campeonato Brasileiro de 2017), Cruzeiro (Campeão da Copa do Brasil de 2017), Palmeiras (Vice-campeão do Campeonato Brasileiro 2017), Santos (3º lugar do Campeonato Brasileiro 2017), Flamengo (6º lugar do Campeonato Brasileiro 2017), Vasco da Gama (7º lugar do Campeonato Brasileiro 2017), Chapecoense (8º lugar do Campeonato Brasileiro 2017)

Confira nesta página as informações da Fase Final (Mata-Mata) da Taça Libertadores da América 2018 com tabela, data, horário e local dos jogos para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos da Fase Final da Copa Libertadores que serão televisionados.

Sorteio dos confrontos das Oitavas de Final da Libertadores 2018
O sorteio das oitavas de final foi realizado em 4 de junho de 2018, às 20:00 (21:00 no horário de Brasília), no Centro de Convenções de CONMEBOL em Luque, no Paraguai. Os 16 clubes que disputam a Fase Final da Libertadores (oitavas de final, quartas de final, semifinal e final) foram divididos em dois potes de oito clubes cada, de acordo com a classificação da Fase de Grupos. As equipes que se classificaram em primeiro lugar de seus grupos ficaram no Pote A, enquanto as equipes que se classificaram em segundo lugar ficaram no Pote B. Foram sorteados um equipe do Pote A contra uma equipe do Pote B. Confira como foi o sorteio das oitavas de final da Libertadores 2018.

Clubes classificados às Finais da Copa Libertadores da América 2018

Chave F1 - Bandeira da Argentina River Plate
Chave F2 - Bandeira da Argentina Boca Juniors

Confronto Final da Copa Libertadores da América 2018

Final - Bandeira da Argentina Boca Juniors x River Plate Bandeira da Argentina

* Em negrito a equipe campeã da Copa Libertadores da América 2018.

Confira abaixo a Tabela da Taça Libertadores da América 2018 com data, horário e local dos jogos para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos da Copa Libertadores que serão televisionados.

Tabela com jogos das finais da Copa Libertadores da América 2018

As Finais da Copa Libertadores da América 2018 foram disputadas de 11 de novembro a 9 de dezembro de 2018. O River Plate venceu o segundo jogo na prorragação contra o arquirrival Boca Juniors e se tornou tetracampeão da Copa Libertadores . A segunda partida da final seria disputada no Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em 24 de novembro, mas foi transferida após um ataque ao ônibus à delegação do Boca Juniors, que deixou vários jogadores feridos. A partida foi cancelada e transferida para outro país em razão de segurança. A segunda partida da final da Libertadores 2018 será disputada na Espanha. O estádio Santiago Bernabéu, em Madri, foi o escolhido para sediar a primeira final da Libertadores fora continente americano.

Jogo de ida da final da Copa Libertadores da América 2018
Bandeira da Argentina Boca Juniors 2 x 2 River Plate Bandeira da Argentina
11/11/2018* - 16:00 - Estádio La Bombonera - Buenos Aires - Argentina

* A primeira partida da Final da Copa Libertadores da América 2018 seria disputada no dia 10 de novembro, mas fortes chuvas na capital argentina adiaram este jogo para o dia 11 de novembro de 2018.

Jogo de volta da final da Copa Libertadores da América 2018
Bandeira da Argentina River Plate 3 x 1 Boca Juniors Bandeira da Argentina
09/12/2018* - 20:30 - Estádio Santiago Bernabéu - Madri - Espanha

* O jogo foi adiado após ataque de torcedores do River Plate ao ônibus da delegação do Boca Juniors em 24 de novembro de 2018. A Conmebol decidiu em 29 de novembro que o segundo jogo será disputado na Espanha. O estádio Santiago Bernabéu, em Madri, foi escolhido para sediar a final da Libertadores 2018.

** O clube com mais pontos joga a segunda partida em casa. As datas podem ser modificadas pela Conmebol.

Fichas dos jogos das finais da Copa Libertadores da América 2018

Ficha do primeiro jogo da final da Libertadores 2018 - Boca Juniors 2 x 2 River Plate
Data - 11/11/2018
Horário - 16:00 (17:00 - horário de Brasília)
Local - Estádio La Bombonera - Buenos Aires - Argentina
Escalação do Boca Juniors - Rossi; Jara (Buffarini), Magallán, Izquierdoz e Olaza; Pérez, Barrios e Nández; Pavón (Benedetto), Ábila e Villa (Tévez) | Técnico - Guillermo Schelotto
Escalação do River Plate - Armani; Montiel, Maidana, Martinez (Ignacio) Fernández, Pinola e Casco, Enzo Pérez (Zuculini), Ezequiel Palacios e Gonzalo "Pity" Martínez (Quintero); Borré e Lucas Pratto | Técnico - Matías Biscay
Cartões amarelos - Jara, Villa, Ábila e Tévez (Boca Juniors); Casco e Borré (River)
Cartões vermelhos -
Gols - 1º Tempo - Ábila, aos 34 minutos; Lucas Pratto, aos 35; e Benedetto, aos 46 minutos | 2º Tempo - Izquierdoz (contra), aos 16 minutos
Árbitro - Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares - Christian Schiemann e Claudio Ríos (Chile)
Público -
Renda -

Ficha do segundo jogo da final da Libertadores 2018 - River Plate 3 x 1 Boca Juniors
Data - 09/12/2018
Horário - 20:30 (17:30 - horário de Brasília)
Local - Estádio Santiago Bernabéu - Madri - Espanha*
Escalação do River Plate - Armani, Montiel (Mayada), Maidana, Pinola, Casco, Ponzio (Quintero), Enzo Pérez, Palacios (Álvarez), Ignacio Fernández (Zuculini), Pity Martínez e Lucas Pratto | Técnico - Marcelo Gallardo
Escalação do Boca Juniors - Andrada, Buffarini (Tévez), Izquierdoz, Magallán, Olaza, Barrios, Nández, Pablo Pérez (Gago), Pavón, Benedetto (Ábila) e Villa (Jara) | Técnico - Guillermo Schelotto
Cartões amarelos -Maidana, Casco, Ponzio e Ignacio Fernández (River Plate); Tévez, Barrios e Pablo Pérez (Boca Juniors)
Cartão vermelho - Barrios (Boca Juniors)
Gols - 1º Tempo - Benedetto, aos 44 minutos | 2º Tempo - Pratto, aos 23 minutos | 2º Tempo da Prorrogação - Quintero, aos 4 minutos; e Gonzalo Martínez, aos 17 minutos
Árbitro - Andrés Cunha (Uruguai)
Auxiliares -
Público -
Renda -

* Em 27 de novembro de 2018 a Conmbebol decidiu que o segundo jogo da Final da Copa Libertadores 2018 será disputado fora da Argentina entre os dias 8 ou 9 de dezembro (sábado ou domingo), próximo do início do Mundial de Clubes de 2018. A Conmbebol definiu posteriormente a data exata da final com horário e local da segunda partida da final da Libertadores 2018. Várias cidades e estádios se ofereceram para a decisão da Libertadores 2018, como o Mineirão, em Belo Horizonte. Foram cogitadas Assunção, no Paraguai; Miami, nos Estados Unidos; e Doha, no Catar; mas a escolha final foi o Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, capital da Espanha.

Saiba mais: Semifinal da Libertadores 2018
Quartas de Final da Libertadores 2018
Oitavas de Final da Libertadores 2019

Campeão da Copa Libertadores da América 2018

Clube - River Plate
País - Argentina
Participações na Libertadores -
Título da Libertadores - 4º título

Títulos da Copa Libertadores da América por equipe:
7 títulos - Bandeira da Argentina Independiente
6 títulos - Bandeira da Argentina Boca Juniors
5 títulos - Bandeira do Uruguai Peñarol
4 títulos - Bandeira da Argentina Estudiantes e Bandeira da Argentina River Plate
3 títulos - Bandeira do Brasil Grêmio, Bandeira do Uruguai Nacional, Bandeira do Paraguai Olímpia, Bandeira do Brasil Santos e Bandeira do Brasil São Paulo
2 títulos - Bandeira da Colômbia Atlético Nacional, Bandeira do Brasil Cruzeiro, Bandeira do Brasil Internacional e Bandeira do Brasil Vasco da Gama*
1 título - Bandeira da Argentina Argentinos Juniors, Bandeira do Brasil Atlético Mineiro, Bandeira do Chile Colo-Colo, Bandeira do Brasil Corinthians, Bandeira do Brasil Flamengo, Bandeira do Equador LDU, Bandeira da Colômbia Once Caldas, Bandeira do Brasil Palmeiras, Bandeira da Argentina Racing, Bandeira da Argentina San Lorenzo e Bandeira da Argentina Vélez Sársfield

* Incluindo o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, torneio precursor da Copa Libertadores da América.

Saiba mais: Campeões da Copa Libertadores da América

Títulos da Copa Libertadores da América por país:
25 títulos - Bandeira da Argentina Argentina
19 títulos * - Bandeira do Brasil Brasil
8 títulos - Bandeira do Uruguai Uruguai
3 títulos - Bandeira da Colômbia Colômbia e Bandeira do Paraguai Paraguai
1 título - Bandeira do Chile Chile e Bandeira do Equador Equador

* Incluindo o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948 vencido pelo Vasco da Gama.

Saiba mais: Campeões da Copa Libertadores da América

Campeões Invictos da Copa Libertadores da América

Quais foram os campeões invictos da Copa Libertadores da América? Apenas seis clubes foram campeões da Libertadores sem perder nenhum jogo: Peñarol do Uruguai em 1960; Santos em 1963; Independiente da Argentina em 1964; Estudiantes da Argentina em 1969 e em 1970; Boca Juniors da Argentina em 1978; e Corinthians em 2012. Saiba mais em Campeões Invictos da Copa Libertadores da América

Datas dos jogos da Copa Libertadores da América 2018 *

Confira as datas dos jogos de cada fase da Copa Libertadores de 2018.

Jogos da Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2018
As partidas de ida e volta da Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2018 foram disputadas de 22 a 26 de janeiro de 2018.

Jogos da Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2018
As partidas de ida e volta da Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2018 foram disputadas de 30 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018.

Jogos da Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2018
As partidas de ida e volta da Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2018 foram disputadas de 13 a 22 de fevereiro de 2018.

Jogos da Fase de Grupos da Libertadores 2018
A Fase de Grupos da Copa Libertadores da América 2018 - teve seis rodadas com turno e returno de 27 de fevereiro a 24 de maio de 2018.

Jogos das Oitavas de final da Libertadores 2018
Os jogos de ida e volta das Oitavas de final da Copa Libertadores da América 2018 foram disputados de 7 a 30 de agosto de 2018.

Jogos das Quartas de final da Libertadores 2018
As partidas de ida e volta da Quartas de final da Copa Libertadores da América 2018 foram disputadas de 18 de setembro a 4 de outubro de 2018.

Jogos das Semifinais da Libertadores 2018
As Semifinais da Copa Libertadores da América 2018 foram disputadas de 23 a 31 de outubro de 2018.

Jogos das Finais da Libertadores 2018
As Finais da Copa Libertadores da América 2018 foram disputadas de 11 de novembro a 9 de dezembro de 2018.*

* A Conmebol definiu que a segunda partida da Final entre River Plate e Boca Juniors fosse disputada no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, no dia 9 de dezembro. A segunda partida da final seria realizada no Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em 24 de novembro, mas foi transferida após um ataque ao ônibus à delegação do Boca Juniors. Esta foi a primeira final da Libertadores disputada fora continente americano.

Copa Libertadores da América 2018 - Taça Libertadores - Edição 2018

Pré-Libertadores : 1ª Etapa da Pré-Libertadores : 2ª Etapa da Pré-Libertadores : 3ª Etapa da Pré-Libertadores

Fase de Grupos : Grupo 1 (Grupo A) : Grupo 2 (Grupo B) : Grupo 3 (Grupo C) : Grupo 4 (Grupo D) : Grupo 5 (Grupo E) : Grupo 6 (Grupo F) : Grupo 7 (Grupo G) : Grupo 8 (Grupo H)

Fase Final (Mata-Mata) - Possíveis confrontos das oitavas : Sorteio das oitavas de final : Oitavas de final : Quartas de final : Semifinal : Final

Sorteio da Libertadores 2018 : Tabela : Calendário : Classificados : Clubes transferidos à Copa Sul-Americana 2018 : Classificação Final : Estatísticas : Estádios : Bola : Troféu : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas

Clubes da Libertadores 2018 - Clubes da Argentina na Libertadores 2018 - Atlético Tucumán | Banfield | Boca Juniors | Estudiantes | Independiente | Racing | River Plate | Clubes da Bolívia na Libertadores 2018 - Bolívar | Jorge Wilstermann | Oriente Petrolero | The Strongest | Clubes do Brasil na Libertadores 2018 - Chapecoense | Corinthians | Cruzeiro | Flamengo | Grêmio | Palmeiras | Santos | Vasco da Gama | Clubes do Chile na Libertadores 2018 - Colo-Colo | Santiago Wanderers | Universidad de Chile | Universidad de Concepción | Clubes da Colômbia na Libertadores 2018 - Atlético Nacional | Junior Barranquilla | Millonarios | Santa Fe | Clubes do Equador na Libertadores 2018 - Delfín | Emelec | Independiente del Valle | Macará | Clubes do México na Libertadores 2018 - Nenhum. Os clubes mexicanos desistiram de disputar esta edição da Libertadores. | Clubes do Paraguai na Libertadores 2018 - Cerro Porteño | Guaraní | Libertad | Olímpia | Clubes do Peru na Libertadores 2018 - Alianza Lima | Melgar | Real Garcilaso | Universitario | Clubes do Uruguai na Libertadores 2018 - Defensor Sporting | Montevideo Wanderers | Nacional | Peñarol | Clubes da Venezuela na Libertadores 2018 - Carabobo | Deportivo Lara | Deportivo Táchira | Monagas

Copa Libertadores da América - Taça Libertadores de América

História : Campeões : Campeões Invictos : Clubes : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Brasileiros : Troféu : Bolas oficiais

Edições - 1948 (Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões) | 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 : 1968 : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032 : 2033

Site oficial da Copa Libertadores da América

Tags: Jogo da Final | Finais | Final da Copa Libertadores da América 2018 | Libertadores 2018 | Taça Libertadores 2018 | Copa Libertadores 2018 | Horário da transmissão da tv dos jogos da Copa Libertadores da América 2018


Leia também

 

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa
Copa das Confederações - 2021
Copa das Confederações 2021 Copa das Confederações