Supercopa do Brasil de Futebol

Confira a história e os campeões da Supercopa do Brasil de Futebol.

Futebol

Supercopa do Brasil de Futebol

A Supercopa do Brasil é um torneio disputado entre o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Depois de duas edições nos anos 90 o torneio estará de volta em janeiro de 2020.



Supercopa do Brasil de Futebol

Saiba nesta página as principais informações da Supercopa do Brasil de Futebol.

A Supercopa do Brasil de Futebol é uma competição disputada entre o campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol e o campeão da Copa do Brasil de Futebol. Os campeões nacionais disputam a Supercopa no ano seguinte da conquista dos títulos. O torneio tem o formato semelhante às Supercopas de vários países europeus. Assim, quando um clube ganha os dois campeonatos o vice-campeão nacional disputa a Supercopa. A Supercopa da Inglaterra 2019 (2019 FA Community Shield) foi disputada entre o Manchester City (Campeão Premier League de 2018-2019 e da Copa da Inglaterra de 2019) e o Liverpool (vice-campeão inglês).

A maioria das Supercopas dos países da Europa são disputadas em jogo único como na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Portugal, entre outros. A Espanha inovou com a inclusão de mais duas equipes. Classificaram-se para a Supercopa da Espanha de 2019-2020 os dois finalistas da Copa do Rei (equivalente à nossa Copa do Brasil) e os melhores do campeonato espanhol. Este torneio será disputado com semifinal e final no início do ano (em uma sede única fora da Espanha).

Na década de 2010 surgiram na América do Sul o mesmo tipo de torneio em alguns países, como a Supercopa Argentina em 2012, Supercopa do Chile em 2013 e a Supercopa Uruguaia em 2018. No Brasil, após 28 anos, a Supercopa voltará a ser disputada em 2020.

História da Supercopa do Brasil de Futebol

A história da Supercopa passa primeiro pela criação da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil foi criada em 1989 e é atualmente o segundo torneio de futebol mais importante do país. Concebida nos moldes das Copas Europeias a competição integra todos os estados e o Distrito Federal do Brasil. A Copa do Brasil é disputada desde 1989. É o segundo torneio de futebol mais importante do país, atrás apenas do Campeonato Brasileiro.

Com a criação da Copa do Brasil seria natural a criação de uma Supercopa do Brasil nos moldes dos torneios europeus. Isto realmente aconteceu em 1990. Vasco da Gama, campeão brasileiro de 1989 e Grêmio, campeão da primeira edição da Copa do Brasil em 1989, enfrentaram-se em dois jogos para decidir o título da primeira Supercopa do Brasil. Inicialmente, a Supercopa do Brasil de 1990 seriam confrontos adicionados ao calendários, mas foram utilizados os confrontos dos dois clubes brasileiros na Primeira Fase da Copa Libertadores da América de 1990 para decidir o campeão do torneio, já que Grêmio e Vasco estavam no mesmo grupo. O Grêmio foi o primeiro campeão da Supercopa do Brasil após um empate em 0 a 0 no jogo de ida e uma vitória por 2 a 0 no Estádio Olímpico Monumental. Curiosamente, o clube foi eliminado da Libertadores de 1990 ao ficar em último lugar no grupo 5. Olimpia, Cerro Porteño e Vasco da Gama se classificaram para as oitavas de final da competição. Neste ano, o Vasco foi eliminado nas quartas-de-final pelo Atlético Nacional da Colômbia.

No ano seguinte os clubes das duas maiores torcidas do Brasil decidiram a Supercopa do Brasil. Em 27 de janeiro de 1991, o Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1990) venceu o Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990) por 1 a 0, gol de José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, atualmente é comentarista esportivo da Bandeirantes. O jogo foi realizado no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Em algumas supercopas o mando de campo é neutro, como será a partir na volta da Supercopa do Brasil em 2020, mas em outras competição deste tipo o mando de campo é do campeão nacional, o que de fato ocorreu na Supercopa do Brasil de 1991.

A volta da Supercopa era especulada havia muitos anos. Em 2013, surgiu o rumor que a CBF estaria elaborando a volta do torneio para 2015. No entanto, a competição não foi confirmada, mas em 2017 foi criada a Supercopa do Brasil Sub-20. A dificuldade para a volta da Supercopa do Brasil seriam as datas.

Em 1992 foi criada a Taça Brahma dos Campeões (também chamada de Taça dos Campeões Brasileiros ou Taça Brahma). Este torneio promovido pela Companhia Cervejaria Brahma. O torneio reuniu o campeão do primeira divisão e o campeão da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 1992 em uma partida única, realizada no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba. O jogo terminou 2 a 2, com o Flamengo (campeão Brasileiro de 1992) vencendo o Paraná (campeão Brasileiro Série B de 1992) nos pênaltis em 12 de agosto de 1992, menos de um mês após a conclusão do Campeonato Brasileiro daquele ano. O site da RSSSF, organização internacional que registra dados estatísticos, cita a Taça dos Campeões Brasileiros como uma espécie de Supercopa do Brasil de futebol, embora a disputa não tenha sido do campeão nacional contra o campeão da Copa nacional (Copa do Brasil) e sim com um campeão de divisão inferior (Série B).

Em 2019, a CBF confirmou a volta da Supercopa do Brasil para 2020, que retorna após 28 anos. Esta edição será decidida em jogo único, em 22 de janeiro de 2020 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Athletico Paranaense ao se sagrar campeão da Copa do Brasil de Futebol de 2019 garantiu a presença, restando saber o seu oponente, o campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019. Se o clube paranaense também for campeão brasileiro o vice-campeão brasileiro disputará a Supercopa do Brasil de 2020.

Sistema de disputa da Supercopa do Brasil de Futebol

A primeira Supercopa do Brasil de Futebol foi disputada em dois jogos (utilizando os confrontos da Copa Libertadores). Na segunda edição a Supercopa foi decidida em jogo único a parte com mando de campo para o campeão brasileiro. No retorno da Supercopa, em 2020, o mando de campo será neutro, na capital do país. Em todas as edições oficiais o torneio foi disputado entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior. No atual sistema, caso o jogo termine empatado haverá disputa de pênaltis para determinar o campeão da Supercopa do Brasil

Campeões da Supercopa do Brasil de Futebol

Ano - Campeão da Supercopa do Brasil de Futebol
1990 - Grêmio
1991 - Corinthians
2020 - Athletico Paranaense ou Flamengo

Títulos da Supercopa do Brasil de Futebol
1 título - Corinthians
1 título - Grêmio

Títulos da Supercopa do Brasil por Estado
1 título - Rio Grande do Sul
1 título - São Paulo

Títulos da Supercopa do Brasil por Região
1 título - Sudeste
1 título - Sul
0 títulos - Centro-Oeste, Nordeste e Norte

Títulos da Supercopa do Brasil por competição
1 título - Campeão da Copa do Brasil
1 título - Campeão do Campeonato Brasileiro

Todos os campeões nacionais de futebol do Brasil

Quem é o maior campeão brasileiro? Qual clube tem mais títulos nacionais no Brasil? Confira a lista de todos os campeões de futebol do Brasil.

Estão incluídos os campeões de competições nacionais brasileiras: Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão), Campeonato Brasileiro (Brasileirão, incluindo os torneios em formatos de copa, campeonatos diversos e pontos corridos), Copa dos Campeões Estaduais, Torneio dos Campeões da CBD, Copa dos Campeões da Copa Brasil, Torneio dos Campeões, Supercopa do Brasil, Supercopa do Brasil e Copa dos Campeões.

O Palmeiras é o maior campeão nacional com 14 títulos: 10 Campeonatos Brasileiros (sendo 2 Taças Brasil e 2 Torneios Roberto Gomes Pedrosa), 3 Copas do Brasil e 1 Copa dos Campeões. O Corinthians aparece em seguida com 11 títulos. Cruzeiro e Flamengo tem dez títulos nacionais cada.

Confira os títulos nacionais de futebol do Brasil por equipe (incluindo todos os campeões de torneios nacionais, exceto os de divisões inferiores). Saiba mais em: Todos os campeões nacionais de futebol do Brasil

Artilheiros de todas as edições da Supercopa do Brasil de Futebol
Ano - Artilheiro (Clube) - Gols
1990 - Nilson e Darci (Grêmio) - 1 gol
1991 - Neto (Corinthians) - 1 gol
2020 -

Curiosidades da Supercopa do Brasil:
• As duas primeiras edições da Supercopa do Brasil não tiveram muita repercussão na imprensa esportiva.
• Na primeira edição os jogos da Copa Libertadores de 1990 entre Vasco da Gama e Grêmio serviram também para decidir o campeão da Supercopa do Brasil. Esta foi uma decisão de comum acordo entre os dois clubes e a CBF devido à falta de datas.
• O troféu do título de 1990 até hoje não foi entregue pela CBF ao Grêmio, segundo o clube gaúcho.
• O Rio de Janeiro esteve presente nas duas primeiras edições da Supercopa do Brasil. Entretanto nas duas vezes os clubes cariocas foram vice-campeões do torneio. O Vasco foi superado pelo Grêmio em 1990 e o Flamengo perdeu para o Corinthians em 1991.
• As duas primeiras edições tiveram um equilíbrio de campeões. Na primeira edição, o campeão da Supercopa foi o campeão da Copa do Brasil do anterior (Grêmio) e na segunda edição o campeão da Supercopa foi o campeão do Campeonato Brasileiro do ano anterior (Corinthians).

Supercopa do Brasil de Futebol

História : Campeões : Clubes : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Troféu

Edições - 1990 : 1991 : 2020 : 2021 : 2022: 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032 : 2033

Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Supercopa do Brasil de Futebol

Tags: Supercopa do Brasil de Futebol | Tabela da Supercopa do Brasil | Gols da Supercopa do Brasil | História da Supercopa do Brasil | Todos os campeões da Supercopa do Brasil | Classificação da Supercopa do Brasil | Resultado da Supercopa do Brasil | Tabela dos jogos da Supercopa do Brasil | Jogo da Supercopa do Brasil | Próximo jogo da Supercopa do Brasil | Clubes da Supercopa do Brasil | Recordes da Supercopa do Brasil | Curiosidades da Supercopa do Brasil | Artilheiros da Supercopa do Brasil

• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.


Leia também

 

Como fazer o Pão de "Queijo" Vegano?

Comida e viagem andam juntos. Viajar é bom demais, ainda mais quando está associada à gastronomia. Veja no vídeo como fazer uma receita de Pão de "Queijo" vegano (Pão de Beijo) na Verde Vida Eco-pousada em Gravatal - SC, uma das dez pousadas ecológicas mais sustentáveis do Brasil. Assista ao vídeo!


Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa