Cerimônia de abertura do Pan-Americano de Lima 2019

O Pan de Lima 2019 foi realizado entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.

História dos Jogos Pan-Americanos

Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram realizados em Lima, capital do Peru, entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.



Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram realizados em Lima, capital do Peru. Os Jogos Pan-Americanos retornaram à América do Sul 12 anos após os Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro.

História dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Mais de 6 mil atletas de 41 países disputaram os 419 eventos esportivos de 39 esportes dos XVIII Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 que foram realizados entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.

A cada quatro anos, atletas de todo o continente americano disputam várias modalidades esportivas nos Jogos Pan-Americanos, evento esportivo inspirado nos Jogos Olímpicos (Olimpíadas).

Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Confira os destaques e os melhores momentos da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019 foi realizada na sexta-feira, 26 de julho de 2019, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, Peru. A produção da cerimônia dos Jogos ficou a cargo da empresa italiana Balich Worldwide Shows. Com este evento foi finalizada o percurso da Tocha dos Jogos Pan-Americanos de 2019, acendida pela ex-jogadora de vôlei peruana Cecilia Tait na cerimônia de inauguração do Estádio Nacional. Os ingressos para a cerimônia de abertura do Pan 2019 esgotaram-se rapidamente pela web e custaram entre 20 e 400 novos sóis (cerca de 23 a 465 reais). Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas assistiram à cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2019 pela televisão.

Como foi a Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019?
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019 teve referências aos povos nativos, cultura, geografia e arte nacional. O evento contou com a participação de cerca de 1.700 artistas, entre dançarinos, acrobatas e músicos, além do cantor porto-riquenho Luis Fonsi e o tenor peruano Juan Diego Flórez.

A Cerimônia de Abertura do Pan 2019 homenageou os Incas e a Cordilheira dos Andes. Os logos de todos os Jogos Pan-Americanos foram projetados, desde os Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires de 1951, enquanto se fazia uma contagem regressiva para o início da cerimônia.

O show inaugural dos Jogos Pan-americanos de 2019 começou às 19h (horário peruano) com um grande jogo de luzes. Minutos depois foi ouvido o poema chamado "El Perú", de Marco Martos, recitado em 50 línguas do país (também considerando a língua de sinais). A versão espanhola foi recitada no palco pela primeira atriz Delfina Paredes. Um dos destaques foi a entonação do Hino Nacional em língua de sinais, enquanto a bandeira nacional foi hasteada. Depois, apareceram chasquis no palco que fizeram um amistosa competição com corredores modernos. Os chaquis eram mensagerios do Império Inca. Eles se revezavam, de um posto ao outro, na missão de entregar mensagens e objetos. Este segmento foi baseado no ritual Inca do Huarachicuy. Momentos depois foi recitado um poema pela atriz local Delfina Paredes. Posteriormente, pescadores em caballitos de totora (embarcações usadas por pescadores no Peru nos últimos três mil anos) e surfistas modernos apareceram no palco, enquanto o distrito de Miraflores e a Costa Verde de Lima foram refletidos na montanha.

Em seguida, um total de 15 casais dançaram os cinco estilos de navegação: o Lima, o norte, o Puno, o Ayacuchana e o Lamista. Depois, cavalos passando o ritmo de um marinheiro peruano, dançarinos com vestidos da flor de Salamanca e gavetas vestidas de vermelho e branco. Às 7:30 da noite, o guitarrista e compositor Charlie Parra del Riego tocou em cima da representação do Nevado Pariacaca na companhia de um grupo de percussão. O cantor e compositor Guillermo Bussinger, o músico Pelo D'Ambrosio e as cantoras Sandra Muente e Shantall cantaram a música "Jugamos Todos", canção oficial dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-americanos de 2019.


Foto da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Então começou o desfile das delegações que participaram do Pan de 2019. A primeira delegação foi a da Argentina e a última a desfilar foi a delegação peruana, como é tradição neste tipo de cerimônias esportivas, a delegação do país sede sempre é a última a desfilar.

Às 8: 31h foi realizado um ritual à Pachamama (Mãe Terra). Os participantes na abertura de Lima 2019 cantaram em voz alta "Cómo no te voy a querer", enquanto alguns atores escalaram a montanha, fingindo ser turistas e mostrando diferentes paisagens do Peru. Eles acabaram na selva peruana, com centenas de voluntários encenando a flora e a fauna que vivem na Amazônia, além de prestar homenagem aos xamãs e ao aparecimento do Yacumama refletido na montanha, baseado na arte de Olinda Silvano.

Às 8h38, foram representadas as diversas culinárias peruanas como a japonesa, chinesa, africana e espanhola, para citar alguns. De Lima, apareceu o chef de Lima Mitsuharu Tsumura, mais conhecido como "Misha". Então o poema "Raízes profundas que nos unem à terra" foi ouvido, recitado pela primeira atriz Delfina Paredes, e depois homenageou os teares peruanos. Às 20:46 horas, a voz de Yma Súmac, a soprano que destacou o Peru nos anos 1950 especialmente soou, com uma vibrante interpretação futurista de "El cóndor pasa" pelo violinista e artista experimental Pauchi Sasaki, enquanto havia um desfile, seguido pela encenação da vida na época colonial.

Mais tarde, as encostas da montanha foram usadas como tela na qual se projetava o rosto de Chabuca Granda, cantora e compositora do folclore peruano, que morreu em 1983. E quando sua voz ressoou em uma gravação dizendo "Te amo, Perú", Alguns segundos depois entrou em cena o renomado tenor Juan Diego Flórez, que se juntou a ele na interpretação de "A Bela Adormecida" e depois cantou "La Flor de la Canela". Nas últimas notas, todos os presentes se levantaram, incluindo o Presidente da República, Martín Vizcarra, entre os participantes de honra na gala inaugural. A parte artística da cerimônia terminou com uma representação da cultura Chicha, enquanto a colina de San Cristobal e os nomes dos países participantes do estilo foram projetados como apareceram nos cartazes de cada delegação.

Foram realizados os discursos do presidente da COPAL, Carlos Neuhaus e Martín Vizcarra, presidente do Peru. COPAL. Logo após foi revelado o segredo mais bem guardado da cerimônia de abertura. Quem seria o responsável por acender a tocha olímpica dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Antes, dançarinos que personificaram diferentes culturas pré-hispânicas peruanas entraram no palco. A atleta Edith Noeding, entrou carregando a tocha pan-americana. Posteriormente, a tocha foi passada à judoca Ariana Baltazar Miñán e ao mesatenista e Carlos "Nano" Fernández. Eles escalaram a montanha para entregar a tocha a Lucha Fuentes, multi-campeão sul-americana e medalhista pan-americana, responsável por levar o fogo pan-americano ao topo e dá-la a Cecilia Taitt, integrante da seleção peruana de vôlei que conquistou a medalha de prata olímpica em Seul, em 1988, foi a responsável por acender a chama olímpica do Pan de 2019.

Com isso, o cantor e músico porto-riquenho Luis Fonsi fechou a inauguração dos Jogos Lima 2019, cantando "Imposible" com Leslie Shaw, além de "Calypso", "Échame la culpa", "Date la vuelta", "No me doy por vencido"," Party Animal "e" Despacito "antes de uma grande exibição de dançarinos, seguida pela tradicional queima de fogos de artifício.

Dados da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
Martín Vizcarra - presidente do Peru

Juramento dos Atletas dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
-

Juramento dos Juízes dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
-

Entrada da Tocha Olímpica nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
Edith Noeding

Local da abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
• Estádio Nacional do Peru, cidade de Lima, Peru.

Curiosidades da abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
-

Eventos da abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
-

Desfile dos países na Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
O Desfile das nações ocorreu durante a Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Atletas de 41 países levaram as bandeiras de suas respectivas nações acompanhados de suas respectivas delegações (demais atletas, comissão técnica e dirigentes) durante o Desfile dos países na Abertura do Pan 2019. Os atletas entraram no estádio em uma ordem ditada pela tradição dos Jogos Pan-Americanos. A Argentina foi o primeiro país a entrar no desfile, porque foi anfitriã dos primeiros Jogos Pan-americanos. Os demais países entram em ordem alfabética em espanhol, com exceção do país-sede (Peru), que encerrou o desfile, conforme o protocolo da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).

As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunz foram as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. As duas velejadoras foram campeãs olímpicas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Ordem de Entrada - País - Porta-bandeira - Esporte
1 - Argentina (ARG) -
41 - Peru (PER) -

Chefes de estado e dignitários presentes na Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
Nome - País - Cargo
-

Fotos, imagens e notícias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019


Foto da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Fotos da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019
Vídeos da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019
Notícias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Data da cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

26 de julho de 2019

Data da cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

11 de agosto de 2019

Como foi a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019?
A Cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2019 aconteceu no domingo, 11 de agosto de 2019 no Estádio Nacional do Peru, em Lima. A produção da cerimônia dos Jogos foi conduzida pela empresa italiana Balich Worldwide com participação do Elenco Nacional de Folclore. Os ingressos para a cerimônia de encerramento do Pan 2019 custaram entre 20 e 400 novos sóis (cerca de 23 a 465 reais).

Saiba mais: Cerimônia de Encerramento - Pan-Americano 2019

Dados de Lima - Cidade Sede dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

País - Peru
Província - Lima
Fundação - 18 de janeiro de 1535
Altitude - 154 metros
População - 7.605.742 / 8.472.935 (região metropolitana)
Densidade demográfica - 3.008 hab./km²
Fuso Horário - UTC-5
Site oficial: munlima.gob.pe

Temperatura de Lima - Cidade Sede dos Jogos Pan-americanos de 2019

Temperatura máxima em Lima em julho: 18,7º (média)
Temperatura mínima em Lima em julho: 15,0º (média)

Temperatura máxima em Lima em agosto: 18,4º (média)
Temperatura mínima em Lima em agosto: 14,6º (média)

Lima 2019 - Sede dos XVIII Jogos Pan-Americanos em 2019
Lima (Peru) - Sede dos XVIII Jogos Pan-Americanos em 2019

Tags: Cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-americanos Lima 2019 - Programa - Calendário - Apresentações - Músicas - Vídeos - Transmissão da Tv da Cerimônia de encerramento do Pan-americano - Data - Horário - Melhores Momentos do encerramento do Pan 2019

Tópicos desta página:
Cerimônia de encerramento do Pan-Americano Lima 2019 | Local da Vila Olímpica do Pan-Americano Lima 2019 | Estádio Olímpico | Construções novas | Construções existentes | Construções temporárias | Sedes para outros eventos | Aeroporto Internacional | Aeroporto Internacional de Lima | Centro Internacional de Radio e Televisão | Centro de Imprensa | Centro de Operações Tecnológicas | Vila Pan-Americana | Lista das modalidades por local dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 | Lista das cidades por local dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 | Cidades das provas dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 - Detalhes de todas as localidades do Pan 2019

Links e sites oficiais dos Jogos Pan-Americanos e site oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019:
Site oficial dos Jogos Pan-americanos Lima 2019

Home » Jogos Pan-Americanos » Jogos Pan-Americanos Lima 2019 » Mascotes do Pan 2019 / Mascote do Pan-Americano 2019

Saiba mais: Mascotes dos Jogos Pan-Americanos
Todas as mascotes das Olimpíadas
Todos as mascotes da Copa América
Mascotes das Copas do Mundo

XVIII Jogos Pan-Americanos - Lima 2019
Atletas : Atletas brasileiros : Brasil no Jogos Pan-americanos : Calendário : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Conheça Lima : Visite o Peru : Esportes : Ingressos : Locais das provas : Mascotes : Medalhas : Musas : Musos : Países : Pan na TV : Quadro de Medalhas : Tocha : Voluntários

Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 (Parapan 2019)
Atletas : Atletas brasileiros : Brasil no Jogos Parapan-americanos : Calendário : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Conheça Lima : Visite o Peru : Esportes : Ingressos : Locais das provas : Mascotes : Medalhas : Musas : Musos : Países : Pan na TV : Quadro de Medalhas do Parapan 2019 : Tocha : Voluntários

Jogos Pan-Americanos
Cartazes : Curiosidades : Esportes : História : Mascotes : Países : Quadro de Medalhas : Sedes

Edições : Buenos Aires 1951 : México 1955 : Chicago 1959 : São Paulo 1963 : Winnipeg 1967 : Cali 1971 : México 1975 : San Juan 1979 : Caracas 1983 : Indianápolis 1987 : Havana 1991 : Mar del Plata 1995 : Winnipeg 1999 : Santo Domingo 2003 : Rio de Janeiro 2007 : Guadalajara 2011 : Toronto 2015 : Lima 2019 : Santiago 2023 : Barranquilla 2027 : 2031 (a definir) : 2035 (a definir) : 2039 (a definir)

Jogos Parapan-Americanos : Quadro de Medalhas dos Jogos Parapan-Americanos



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro