Jogos Olímpicos

Confira a história do Jogos Olímpicos e as principais competições.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 - Olimpíada de 2012

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.



Tags: Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Participantes Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Países - Quadro de Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Atletas Olímpicos

Home » Jogos Olímpícos (Olimpíadas) » Países » Participantes Olímpicos Independentes

Tópicos desta página:
Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Olimpíadas - História dos Jogos Olímpicos - História das Olimpíadas - Quadro de Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Medalhas de Ouro dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Medalhas de Prata dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Medalhas de Bronze nos Jogos Olímpicos - Total de medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Atletas dos Participantes Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Quem ganhou mais medalhas nos Jogos Olímpicos? - Quadro de medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos - Jogos Olímpicos dos Participantes Olímpicos Independentes

  Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 - Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016
Página oficial do Comitê Olímpico dos Participantes Olímpicos Independentes - n.d.

Países das Olimpíadas

Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos

Os Participantes Olímpicos Independentes são atletas que competem como atletas olímpicos independentes nos Jogos Olímpicos. Esta situação ocorreu por motivos diversos como: transição política (criação de um novo país, mas este sem um Comitê Olímpico) ou sanções internacionais.

A nomeação e as convenções de código de país para esses atletas olímpicos independentes não foram consistentes. Em 1992 os atletas da República Federal da Iugoslávia (RFI) e da Macedônia competiram como "Participantes Olímpicos Independentes" com o código "IOP"; em 2000 os atletas do Timor-Leste competiram como "Atletas Individuais Olímpicos" (código "IOA"); e em 2012 os participantes da Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas) que foram dissolvidas em 2010 e do recém-criado Sudão do Sul competiram nos Jogos Olímpicos como "Atletas Olímpicos Independentes" (IOA).

Em outras edições dos Jogos Olímpicos alguns atletas também competiram sob a bandeira olímpica. Nos Jogos Olímpicos de 1980, atletas de 14 países competiram sob a bandeira olímpica. Devido ao boicote liderado pelos Estados Unidos após a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas iniciada em 1979, 69 países boicotaram totalmente os Jogos Olímpicos de 1980 enquanto Andorra, Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Porto Rico, San Marino e Suíça aderiram parcialmente ao boicote, mas não proibiram seus atletas de disputar as competições, por conta disso, enviaram delegações menores e competiram sob a Bandeira Olímpica.

Com o desmembramento da URSS em 1991, as ex-repúblicas soviéticas (exceto Lituânia, Estônia e Letônia) participaram dos Jogos Olímpicos de 1992 como Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes). A CEI ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas em sua primeira e única participação nos Jogos Olímpicos de Verão. A Equipe Unificada competiu com a bandeira olímpica e não a bandeira da CEI. Nas Olimpíadas de 1996 as 12 nações competiram em separado. A ex-república da Geórgia competiu pela Equipe Unificada antes de ingressar na CEI, que ocorreu apenas em 1993. A Equipe unificada também participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, em Albertville, França. Mesmo com apenas seis ex-repúblicas soviéticas (Rússia, Armênia, Bielo-Rússia, Cazaquistão, Ucrânia e Uzbequistão) a Equipe Unificada ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da Alemanha.

Em março de 2016, Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), anunciou a criação do "Time de Atletas Olímpicos Refugiados" para competir nos Jogos Olímpicos de 2016, devido à crise migratória global. Dez atletas de três esportes representaram os refugiados na Olímpiada de 2016. Eles competiram sob a bandeira olímpica e com o código ROA (Refugee Olympic Athletes).

A Olimpíada de 2016 é a primeira participação do time dos Atletas Olímpicos Refugiados. Além dos Atletas Olímpicos Refugiados participarão dos Jogos Olímpicos de 2016 os Participantes Olímpicos Independentes.

Desempenho e medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos de Verão

Confira abaixo os dados, estatísticas e nome dos medalhistas dos Participantes Olímpicos Independentes nas Olimpíadas

Total de Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes: 5
1 medalha de ouro
1 medalha de prata
3 medalhas de bronze
Colocação no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos até 2016: 92º

Quadro de Medalhas de todos os Jogos Olímpicos

Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos de Verão
Jogos - Ouro - Prata - Bronze - Total - Posição
1992 - 0 - 1 - 2 - 3
1996 - Não participaram
2000 - 0 - 0 - 0 - 0
2004 - Não participaram
2008 - Não participaram
2012 - 0 - 0 - 0 - 0
2016 - 1 - 0 - 1 - 2
Total - 1 - 1 - 3 - 5

Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes por esporte em todos os Jogos Olímpicos de Verão
Esporte - Ouro - Prata - Bronze - Total
-
Total - 1 - 1 - 3 - 5

Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro 2016 (Jogos da XXXI Olimpíada) foram disputados no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 3 a 21 de agosto de 2016. Confira como foi o desempenho dos atletas e o quadro de medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Saiba mais:
Perfil dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Perfil dos Participantes Olímpicos Independentes Jogos Olímpicos de Londres 2012

Curiosidades dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos de Verão
• Após a independência das repúblicas da Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia, as duas repúblicas remanescentes da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) criaram a República Federal da Iugoslávia (RFI) em 1991. Em 2003 o nome do país foi modificado para Sérvia e Montenegro. Três anos depois Montenegro se separou da Sérvia em um referendo. Em 2008 a república autônoma sérvia de Kosovo declarou sua independência unilateralmente. A independência de Kosovo é reconhecida por alguns países.
• Devido às sanções da ONU por causa da Guerra Civil, a Iugoslávia não pôde competir nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Entretanto, os atletas iugoslavos e da Macedônia participaram da Olimpíada como "Participantes Olímpicos Independentes" com o código IOP e a bandeira olímpica. Os atletas da nova Iugoslávia ganharam 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze em 1992. Croácia, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina enviaram suas próprias delegações. A Iugoslávia não participou dos Jogos de Inverno de 1994. Nos Jogos Olímpicos de 1996 a Iugoslávia voltaria a competir como República Federal da Iugoslávia (RFI).
• Os atletas de Timor-Leste competiram nos Jogos Olímpicos de 2000 como "Atletas Individuais Olímpicos" sob a bandeira olímpica.
• Nos Jogos Olímpicos de 2012, os Atletas Olímpicos Independentes são atletas da Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas) que foram dissolvidas em 2010 e do recém-criado Sudão do Sul. As Antilhas Neerlandesas ou Antilhas Holandesas foram dissolvidas em 10 de outubro de 2010. Com o resultado da dissolução Curaçao e São Martinho tornaram-se países pertecentes ao Reino dos Países Baixos, que além dos Países Baixos e dos novos países também é formado por Aruba, que se separou das Antilhas Holandesas em 1986.

Saiba mais:
Perfil dos Atletas Olímpicos Refugiados em todos os Jogos Olímpicos
Perfil da Sérvia e Montenegro em todos os Jogos Olímpicos
Perfil da Sérvia em todos os Jogos Olímpicos
Perfil de Montenegro em todos os Jogos Olímpicos
Perfil da Macedônia em todos os Jogos Olímpicos
Perfil de Kosovo em todos os Jogos Olímpicos
Perfil da Iugoslávia em todos os Jogos Olímpicos
Perfil de Timor-Leste em todos os Jogos Olímpicos
Perfil das Antilhas Neerlandesas em todos os Jogos Olímpicos
Perfil do Sudão em todos os Jogos Olímpicos
Perfil do Sudão do Sul em todos os Jogos Olímpicos

Destaques dos Participantes Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos de Verão
Jasna Sekaric, Aranka Binder e Stevan Pletikosic

Lista dos atletas dos Participantes Olímpicos Independentes que ganharam medalha nos Jogos Olímpicos de Verão

1992 - Prata - Jasna Sekaric - Tiro
1992 - Bronze - Aranka Binder - Tiro
1992 - Bronze - Stevan Pletikosic - Tiro

Ficha dos Participantes Olímpicos Independentes

Nome - Participantes Olímpicos Independentes (1992) / Atletas Individuais Olímpicos (2000) / Atletas Olímpicos Independentes (2012)
Código - IOP / IOA
Primeira participação - 1992
Site oficial - n.d.

Jogos Olímpicos

História : Quadro de Medalhas : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Paraolimpíadas : Países : Brasil : Portugal

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : 2032 : 2036 : 2040 : 2044

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : 2026 : 2030 : 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050 : 2054 : 2058 : 2062 : 2066 : 2070 : 2074 : 2078 : 2082


Leia também

 

Dupla Cidadania - Melhores países em 2017

Quer tirar a dupla cidadania? Confira neste vídeo os países com as melhores cidadanias de todo o mundo a partir do Índice de qualidade de nacionalidade 2016, também chamado de QNI, divulgado em 13 de setembro de 2017. Confira no vídeo quais são os países com as melhores cidadanias do mundo. Você concorda?

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Copa das Confederações - Rússia 2017
Copa das Confederações - Rússia 2017 Copa das Confederações
Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa