Surfe

Confira a história do Surfe e as principais competições.

Surfe

História do Surfe

O surfe é um esporte olímpico desde os Jogos Olímpicos de 2020.



História do Surfe

O termo "surf", em inglês, refere-se geralmente ao ato de pegar uma onda usando uma prancha, independentemente da postura. No Brasil, a palavra foi aportuguesada para "surfe", enquanto o termo original em inglês é mais utilizado em Portugal, que também pode ter a forma "surfing".

Acredita-se que o surfe moderno tenha se originado no Havaí, apesar deste ser uma atividade importante na cultura polinésia. A história do surfe no Havaí remonta ao século IV d.C., quando os polinésios começaram a chegar às ilhas havaianas do Taiti e das ilhas Marquesas. Eles trouxeram muitos de seus costumes com eles, incluindo o surfe em pranchas de paipo (barriga). O modo de surfar em pé foi inventado no Havaí.

Vários exploradores europeus testemunharam o surfe na Polinésia. O surfe pode ter sido observado por exploradores britânicos no Taiti em 1767. Samuel Wallis e os membros da tripulação do HMS Dolphin foram os primeiros britânicos a visitar a ilha em junho daquele ano. Outro candidato é o botânico Joseph Banks que fez parte da primeira viagem de James Cook no HMS Endeavor, chegando ao Taiti em 10 de abril de 1769. O tenente James King foi a primeira pessoa a escrever sobre a arte de surfar no Havaí, quando ele estava completando os diários do capitão James Cook (após a morte de Cook em 1779).

No romance Mardi de Herman Melville de 1849, baseado em suas experiências na Polinésia no início daquela década, o narrador descreve o "Esporte Raro em Ohonoo" (título do capítulo 90): “Para este esporte, uma prancha de surfe é indispensável: cerca de cinco pés em comprimento (cerca de um metro e meio); a largura do corpo de um homem; convexo em ambos os lados; altamente polido; e arredondado nas extremidades. É tido em alta estima; invariavelmente oleado após o uso; e pendurado visivelmente na casa do proprietário."

Quando Mark Twain visitou o Havaí em 1866, ele escreveu:" Em um lugar, encontramos uma grande empresa de nativos nus de ambos os sexos e todas as idades, divertindo-se com o passatempo nacional de banho de surfe."

Surfar em pranchas e cascos de canoa individuais também foram verificadas na Samoa, onde o surfe era chamado de fa'ase'e ou se'egalu (ver Augustin Krämer, Ilhas Samoa, e em Tonga, mil anos antes da documentada prática de surfe de havaianos e polinésios orientais.

Ficha do surfe

Federação Internacional: Liga Mundial de Surfe (World Surf League, WSL)
Data da primeira competição de surfe:

O surfe é um esporte olímpico?

Sim. O surfe foi incluído nos Jogos Olímpicos a partir de 2020.

Como o surfe chegou ao Brasil?

As primeiras pranchas, chamadas na época de "tábuas havaianas", foram trazidas ao país por turistas e funcionários de companhias aéreas. O esporte foi praticado no Brasil inicialmente em Santos. O norte-americano Thomas Ernest Rittscher trouxe uma edição da revista Popular Mechanic que tinha um artigo que ensinava como se fazer uma prancha. Ele mesmo fez e ajudou seus amigos a produzirem as primeiras "tábuas havaianas" no Brasil.

Em 1952, um grupo de cariocas, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. As primeiras pranchas de fibra de vidro chegaram ao Brasil em 1964, importadas da Califórnia.

Fundada em 15 de julho de 1965, a Associação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro foi a primeira entidade de surfe do país. Em outubro do mesmo ano a entidade organizou o primeiro campeonato de surfe no Brasil. Entretanto, o surfe só foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Atualmente, a Confederação Brasileira de Surfe (filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro) e a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais são as entidades responsáveis pela organização no surfe no Brasil.

Quais são as regras do surfe?

-

Lista dos membros da Federação Internacional de Surfe

Países e dependências da África membros da International Softball Federation
-

Surfe nos Jogos Olímpicos

Em 2016, o surfe foi adicionado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como um esporte olímpico, estreando nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 de Tóquio, realizados em 2021 no Japão, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Os primeiros medalhistas de ouro das competições de surfe masculino e feminino Tóquio 2020 foram, respectivamente, o brasileiro Ítalo Ferreira e a havaiana Carissa Moore.

Em 2018, a International Surfing Association (ISA) anunciou que o surfe nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 aconteceria no mar, e não em uma piscina de ondas artificiais. A Praia de Tsurigasaki foi anunciada como o local das provas do surfe para os Jogos Olímpicos de 2020. Esta praia está localizada a 64 km de Tóquio, em Ichinomiya, Chiba. Para garantir um surfe de qualidade, o concurso contou com um período de espera de 16 dias, caso fosse necessário. O evento foi disputado em dois dias.

20 homens e 20 mulheres competiram na edição inicial do surfe nos Jogos Olímpicos de Verão na categoria shortboard. Se o surfe for novamente incluído nos próximos Jogos Olímpicos outras categorias do esporte podem ser incluídas no programa dos Jogos como: longboard, bodyboard (bodyboarding) e SUP (Stand Up Paddle, também chamado de Remo em pé 'REP' ou surfe com remo).

Para se considerado olímpico é preciso que o esporte seja praticado por homens em pelo menos 50 países e em três continentes, e por mulheres em pelo menos 35 países e em três continentes. Saiba mais: Surfe nos Jogos Olímpicos

Surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (2021)

Os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020 (Jogos da XXXII Olimpíada) serão disputados em Tóquio, Japão, entre os dias 21 de julho a 8 de agosto de 2021. Confira no site Quadro de Medalhas o calendário, eventos, atletas e programação da tv do Surfe nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (2021).

Surfe nos Jogos Pan-Americanos

-

Campeonato Mundial de Surfe

-

Títulos do Campeonato Mundial de Surfe

-



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro