Jogos Olímpicos

Confira a história do Jogos Olímpicos e as principais competições.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 - Olimpíada de 2012

Países dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.



Países dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de 2020 marcam a primeira edição de Essuatíni (anteriomente chamado "Suazilândia") e da Macedônia do Norte (chamada anteriomente "Macedônia") nos Jogos Olímpicos de Verão com seus novos nomes.

Em 2018, o Reino da Suazilândia mudou de nome para Reino de Essuatíni durante as comemorações do quinquagésimo aniversário da independência do país. O novo nome, Essuatíni, significa "terra dos suázis" em suázi, língua bantu falada em Essuatíni e na África do Sul.

Existe a Macedônia do Sul? Em 2018, a "República da Macedônia" oficialmente mudou seu nome para "República da Macedônia do Norte". Anteriormente, a Macedônia havia competido anteriormente em eventos esportivos tais quais a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos como "Antiga República Iugoslava da Macedônia ("FYROM" na sigla em inglês, "ARIM" em português brasileiro e "ARJM" em português europeu).

A Macedônia é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, atualmente dividida entre a Grécia, a Macedônia do Norte, a Bulgária, a Albânia e a Sérvia. O nome foi questionado pelos gregos com preocupações sobre uma possível reivindicação territorial da Macedônia do Norte sobre a região costeira grega de mesmo nome, a "Macedônia do Sul". Os gregos chamam esta região apenas de Macedônia.

Em junho de 2018, os primeiros-ministros da Macedônia do Norte e da Grécia decidiram assinar o acordo de Prespa, na fronteira natural entre os dois países, que encerrou a disputa de quase três décadas sobre o nome da Macedônia, que passou a se chamar oficialmente República da Macedônia do Norte. O novo nome foi imediatamente reconhecido pelo COI, embora o Comitê Olímpico da Macedônia do Norte tenha alterado oficialmente de nome apenas em fevereiro de 2020. Antes era chamado Comitê Olímpico da Antiga República Iugoslava da Macedônia.

A Iugoslávia era formada por seis repúblicas (Sérvia, com duas regiões autônomas: Kosovo e Voivodina), Croácia, Montenegro, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia. Após a independência das repúblicas da Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia, as duas repúblicas remanescentes da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) criaram a República Federal da Iugoslávia (RFI) em 1991. Em 2003 o nome do país foi modificado para Sérvia e Montenegro. Três anos depois Montenegro se separou da Sérvia em um referendo. Em 2008 a república autônoma sérvia de Kosovo declarou sua independência unilateralmente. A independência de Kosovo é reconhecida por alguns países.

Devido às sanções da ONU por causa da Guerra Civil, a Iugoslávia não pôde competir nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Entretanto, os atletas iugoslavos e da Macedônia participaram da Olimpíada como "Participantes Olímpicos Independentes" com o código IOP e a bandeira olímpica. Os atletas da nova Iugoslávia ganharam uma medalha de prata e duas medalhas de bronze em 1992. Croácia, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina enviaram suas próprias delegações. A Iugoslávia não participou dos Jogos de Inverno de 1994. Nos Jogos Olímpicos de 1996 a Iugoslávia voltaria a competir como República Federal da Iugoslávia (RFI). Apesar de declarar sua independência da Sérvia em fevereiro de 2008, Kosovo não participou das Olimpíadas de Pequim em 2008 e Londres em 2012. O Comitê Olímpico do Kosovo (OCK) foi criado em 1992, mas só foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em dezembro de 2014. O Kosovo só fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

O Sudão do Sul fez parte do Sudão até 2011, quando ganhou a independência após um referendo. O Sudão compete nas Olimpíadas desde 1960. O Sudão do Sul competiu nos Jogos Olímpicos pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Nacional do Sudão do Sul (NOC) foi admitido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na 128ª Sessão do COI em 2 de agosto de 2015.

Participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 de Tóquio 205 comitês olímpicos internacionais, além do Time Olímpico de Refugiados - equipe formada por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países. Esta equipe competiu nas Olimpíadas de Verão 2020 em Tóquio, Japão, como participantes olímpicos independentes utilizando o acrônimo "EOR" ("Equipe de refugiados olímpicos" em francês).

Em abril de 2021, a Coreia do Norte anunciou que não participaria dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, devido a preocupações com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Esta é a primeira ausência da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Verão desde 1988, quando o país asiático boicotou as Olimpíadas de Seul, realizadas na Coreia do Sul.

Em dezembro de 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA) proibiu a Rússia de participar de qualquer competição internacional por um período de quatro anos, depois que foi descoberto que os dados fornecidos pela Agência Antidopagem Russa haviam sido manipulados pelas autoridades russas com o objetivo de proteger os atletas envolvidos em seu esquema de doping patrocinado pelo estado russo. Assim como nas Olimpíadas de Inverno de 2018, a WADA permitiu que atletas russos autorizados competissem de maneira neutra sob o acrônimo "ROC" (mesma sigla em inglês do Comitê Olímpico Russo), embora o nome Comitê não pudesse ser usado para se referir à delegação russa. Após a redução da penalidade, ficou decidido que a equipe russa não poderia usar o nome russo, a bandeira ou o hino e deve apresentar-se como "atleta neutro(a)" ou "equipe neutra" por um período de dois anos. A equipe ROC foi representada pela bandeira do Comitê Olímpico Russo e os atletas russos participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC). Nos Jogos Paralímpicos de 2020, os atletas russos participaram sob o acrônimo "RPC" (mesma sigla em inglês do Comitê Paralímpico Russo).

Os atletas russos já competiram nos Jogos Olímpicos modernos como parte de diferentes nações em sua história: Império Russo, União Soviética (URSS), Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes - CEI), Federação Russa (Rússia), Atletas Olímpicos da Rússia (AOR / ROC). O Império Russo foi estabelecido em 1721 e durou até a Revolução Russa de 1917. Com a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a Rússia foi incorporada ao novo país. Após a dissolução da União Soviética em 1991 foi a Federação Russa, também conhecida como Rússia. Devido aos escândalos de doping no país, os atletas russos competiram sob bandeiras neutras nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 como Atletas Olímpicos da Rússia (OAR) e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 como Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC).

O Império Russo competiu nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908 e 1912; já a União Soviética competiu nos Jogos Olímpicos entre 1952 a 1988, não participando neste período apenas dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984, devido ao boicote do bloco soviético à Olimpíada nos Estados Unidos; a Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes) participou apenas dos Jogos Olímpicos de Barcelona; e a Federação Russa participa das Olimpíadas desde 1994.

Com o desmembramento da União Soviética (URSS) em 1991, as ex-repúblicas soviéticas (exceto Lituânia, Estônia e Letônia) participaram dos Jogos Olímpicos de 1992 como Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes - CEI). A CEI ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas em sua primeira e única participação nos Jogos Olímpicos de Verão. Os atletas da Equipe Unificada conquistaram 112 medalhas, sendo 45 medalhas de ouro, 38 medalhas de prata e 29 medalhas de bronze. A partir das Olimpíadas de 1996 as 12 nações da CEI competem em separado nos Jogos Olímpicos.

A Equipe Unificada também participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, em Albertville, França. Mesmo com apenas seis ex-repúblicas soviéticas (Rússia, Armênia, Bielorrússia (Belarus), Cazaquistão, Ucrânia e Uzbequistão), a Equipe Unificada ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da Alemanha.

Grã-Bretanha é o nome utilizado pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos Jogos Olímpicos, apesar de geograficamente a Irlanda do Norte não integrar a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Inglaterra e Gales). O nome foi escolhido em 1908 quando, inclusive, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas não da Grã-Bretanha. A Irlanda se separou em 1922 e os atletas da Irlanda do Norte continuaram a competir pela Grã-Bretanha. A República da Irlanda (Éire) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1922 e nos Jogos Olímpicos de Verão em 1924.

Os Países Baixos são conhecidos também como Holanda ou Neerlândia. A Holanda é a região mais importante dos Países Baixos e está dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Em 2016, o governo tcheco aprovou oficialmente o nome abreviado "Tchéquia" para a República Tcheca. O nome abreviado é usado pelas Nações Unidas (ONU) e por outras organizações, como a União Europeia, CIA e Google Maps. No Brasil são mais utilizadas as palavras com "T" para o país ou seus habitantes (República Tcheca, Tchéquia, tcheco, tchecos, tcheca e tchecas). Em Portugal são usadas estas palavras sem a letra "T" (República Checa, Chéquia, checo, checos, checa e checas). Assim como a antiga "Tchecoslováquia" é escrita "Checoslováquia" no português europeu.

Como a República Turca de Chipre do Norte (RTCN) não é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional ela não tem um comitê olímpico próprio. A Turquia é o único país que reconhece o Chipre do Norte; todos os demais governos e as Nações Unidas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha de Chipre. Todos os atletas olímpicos cipriotas são obrigados a competir com o nome e a bandeira da República de Chipre. Os cipriotas turcos que não podem ou não querem competir sob a bandeira da República de Chipre competem pela Turquia ou por outro país.

Os atletas da Alemanha, Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Equipe Alemã Unida e do Protetorado de Sarre conquistaram juntos 438 medalhas de ouro, 455 medalhas de prata e 490 medalhas de bronze, totalizando 1.383 medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos no Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas de Verão. Sem contar que os alemães não participaram dos Jogos Olímpicos de 1920, 1924 e 1948, disputados logo após as Guerras Mundiais, além dos boicotes da Alemanha Ocidental aos Jogos Olímpicos de Moscou de 1980 e da Alemanha Oriental na Olimpíada de Los Angeles, em 1984.

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em dois países, Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Mesmo assim, os atletas alemães competiram sob a mesma bandeira nos Jogos Olímpicos de 1952, exceto os do Protetorado de Sarre, ocupado pela França entre 1947 e 1956, que enviou uma equipe própria com 36 atletas. O Sarre não ganhou medalha na única Olimpíada que disputou. Este protetorado também disputou as eliminatórias da Copa do Mundo de 1954, mas não enviou atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1952, em Oslo. O Sarre ("Saarland" em alemão) foi incorporado à Alemanha Ocidental em 1957, e é atualmente um dos 16 estados da República Federal da Alemanha.

A Alemanha competiu unificada também em 1956, 1960 e 1964, mas com o nome de Equipe Alemã Unida. De 1968 até a reunificação do país, as duas Alemanhas competiram em equipes separadas. Os atletas alemães disputam os Jogos Olímpicos sob a mesma bandeira desde os Jogos Olímpicos de 1992.

O Iêmen, como país unificado, passou a competir nas Olimpíadas a partir dos Jogos Olímpicos de 1992 e, desde então, o país asiático envia atletas para participar de todas as edições das Olimpíadas de Verão. Antes da Unificação do Iêmen em 1990, o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul competiram separadamente. A República Árabe do Iémen, mais conhecida como Iêmen do Norte, participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 e 1988, já a República Democrática do Iêmen (Iêmen do Sul) participou dos Jogos Olímpicos de 1988.

O Zimbábue competiu nos Jogos Olímpicos com o nome de Rodésia em 1928, 1960 e 1964. A atual República do Zimbábue era chamada anteriormente Rodésia do Sul e, depois, Rodésia. A Rodésia do Norte ao se tornar independente mudou de nome para Zâmbia, que competiu como Rodésia do Norte em 1964 e sob a bandeira da Rodésia em 1960.

Taipé Chinês ou China Taipei são as designações utilizadas pela República da China (Taiwan) para participar das Olimpíadas e de outras competições esportivas internacionais. A ONU e a maioria das nações não reconhecem Taiwan como nação independente.

Antes da Guerra Civil Chinesa, os atletas chineses competiam como República da China (ROC) nas Olimpíadas. A ROC competiu em 1952 (Jogos Olímpicos de Verão) e em 1976 (Jogos Olímpicos de Inverno), mas apenas representando atletas da ilha de Taiwan (embora os membros da equipe de futebol do ROC nos Jogos Olímpicos de 1960 fossem predominantemente de Hong Kong). A disputa sobre o uso do nome China resultou no boicote total dos Jogos Olímpicos pela República Popular da China (RPC) durante esses anos. Em 1979, o Comitê Olímpico Internacional aprovou uma resolução para a equipe ROC ser designada Taipé Chinês, e isso abriu a porta para a RPC finalmente se juntar ao movimento olímpico.

A China havia participado dos Jogos Olímpicos anteriormente como República da China (ROC) em 1924. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1976, Taiwan participou sob a bandeira e o nome da República da China. Após a Guerra Civil Chinesa, os comunistas fundaram a Republica Popular da China na parte continental, enquanto os nacionalistas se retiraram para Taiwan. Taipé Chinês ou China Taipei são as designações utilizadas pela República da China (Taiwan) para participar das Olimpíadas e de outras competições esportivas internacionais. A ONU e a maioria das nações não reconhecem Taiwan como nação independente.

A China competiu nos Jogos Olímpicos com o nome de República Popular da China (RPC) pela primeira vez em 1952, nos Jogos de Verão em Helsinque, Finlândia, embora a delegação chinesa tenha participado de apenas um evento. Apenas um dia antes da abertura dos Jogos de Helsinque, o Comitê Olímpico Chinês recebeu o convite do Comitê Organizador. Apesar da falta de transporte aéreo para transportar a equipe de Pequim a Helsinque a tempo das Cerimônias de Abertura, mesmo assim, o comitê chinês decidiu enviar sua delegação A delegação chinesa consistia em 38 homens e duas mulheres, incluindo o time masculino de futebol, o time masculino de basquete, o nadador Wu Chuanyu e dirigentes. Wu Chuanyu foi o único atleta chinês a chegar a tempo de participar da competição oficial, enquanto o time de futebol disputou dois amistosos. Os chineses ficaram dez dias em Helsinque e participaram da cerimônia de encerramento.

A delegação da República da China (Taiwan) retirou-se dos Jogos Olímpicos de 1952 em resposta à decisão do COI de permitir que atletas da República Popular da China (RPC) e da República da China (ROC) competissem. Isto marcou o início do conflito das "duas Chinas" nas Olimpíadas, que resultou na retirada do Comitê Olímpico da RPC do COI em agosto de 1958. A questão foi resolvida em novembro de 1979. A República Popular da China participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, sua primeira aparição desde os Jogos de 1952.

O Comitê Olímpico Internacional utiliza um código de três letras para cada nação participante de eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, utilizando a norma ISO 3166-1 alpha-3.

Lista de códigos do COI dos países participantes dos Jogos Olímpicos

Código - País / Designação segundo o COI - Primeiro uso
AFG - Afeganistão - 1936
RSA - África do Sul - 1992
ALB - Albânia - 1972
GER - Alemanha - 1896
AND - Andorra - 1976
ANG - Angola - 1980
ANT - Antígua e Barbuda - 1960
KSA - Arábia Saudita - 1972
ALG - Argélia - 1964
ARG - Argentina - 1920
ARM - Armênia - 1996
ARU - Aruba - 1988
AUS - Austrália - 1896
AUT - Áustria - 1896
AZE - Azerbaijão - 1992
BAH - Bahamas - 1952
BRN - Bahrein - 1984
BAN - Bangladesh - 1984
BAR - Barbados - 1968
BEL - Bélgica - 1900
BIZ - Belize - 1968
BEN - Benim - 1980
BER - Bermudas - 1936
BLR - Bielorrússia (Belarus) - 1992
BOL - Bolívia - 1936
BIH - Bósnia e Herzegovina - 1992
BOT - Botswana - 1980
BRA - Brasil - 1920
BRU - Brunei - 1988
BUL - Bulgária - 1896
BUR - Burquina Fasso - 1972
BDI - Burundi - 1996
BHU - Butão - 1984
CPV - Cabo Verde - 1996
CMR - Camarões - 1964
CAM - Camboja - 1956
CAN - Canadá - 1900
QAT - Catar (Qatar) - 1984
KAZ - Cazaquistão - 1996
CHA - Chade - 1964
CHI - Chile - 1896
CHN - China - 1932
CYP - Chipre - 1980
SIN - Singapura - 1948
COL - Colômbia - 1932
COM - Comores - 1996
CGO - Congo - 1964
PRK - Coreia do Norte - 1972
KOR - Coreia do Sul (COI: Coreia) - 1948
CIV - Costa do Marfim - 1964
CRC - Costa Rica - 1936
CRO - Croácia - 1992
CUB - Cuba - 1900
DEN - Dinamarca - 1896
DJI - Djibouti - 1984
DMA - Dominica - 1996
EGY - Egito / Egipto - 1912
ESA - El Salvador - 1968
UAE - Emirados Árabes Unidos - 1984
ECU - Equador - 1924
ERI - Eritreia - 2000
SVK - Eslováquia - 1996
SLO - Eslovênia - 1992
ESP - Espanha - 1900
SWZ - Essuatíni (ex-Suazilândia) - 1900
FSM - Estados Federados da Micronésia - 2000
USA - Estados Unidos - 1896
EST - Estônia - 1924
ETH - Etiópia - 1956
FIJ - Fiji - 1956
PHI - Filipinas - 1924
FIN - Finlândia - 1908
FRA - França - 1896
GAB - Gabão - 1972
GAM - Gâmbia - 1984
GHA - Gana - 1952
GEO - Geórgia - 1996
GIB - Gibraltar
GRN - Granada - 1984
GRE - Grécia - 1896
GUM - Guam - 1988
GUA - Guatemala - 1952
GUE - Guernsey
GUY - Guiana - 1948
GUI - Guiné - 1968
GEQ - Guiné Equatorial - 1984
GBS - Guiné-Bissau - 1996
HAI - Haiti - 1924
HON - Honduras - 1968
HKG - Hong Kong - 1952
HUN - Hungria - 1896
YEM - Iêmen - 1992
NFK - Ilha Norfolk
CAY - Ilhas Cayman - 1976
COK - Ilhas Cook - 1988
FLK - Ilhas Falkland
FRO - Ilhas Faroé
MHL - Ilhas Marshall - 2008
MRI - Ilhas Maurício / Maurícia - 1984
SOL - Ilhas Salomão - 1984
ISV - Ilhas Virgens Americanas - 1968
IVB - Ilhas Virgens Britânicas - 1984
IND - Índia - 1900
INA - Indonésia - 1952
IRI - Irã / Irão - 1948
IRQ - Iraque - 1948
IRL - Irlanda (Eire) - 1924
ISL - Islândia - 1908
IOM - Isle of Man
ISR - Israel - 1952
ITA - Itália - 1948
JAM - Jamaica - 1948
JPN - Japão - 1912
JER - Jersey
JOR - Jordânia - 1968
KIR - Kiribati - 2004
KOS - Kosovo - 2016
KUW - Kuwait - 1968
LAO - Laos - 1980
LES - Lesoto - 1972
LAT - Letônia - 1924
LIB - Líbano - 1948
LBR - Libéria - 1956
LBA - Líbia - 1964
LIE - Liechtenstein - 1936
LTU - Lituânia - 1924
LUX - Luxemburgo - 1908
MAC - Macau
MKD - Macedônia do Norte (FYROM) - 1996
MAD - Madagascar (Madagáscar) - 1964
MAS - Malásia - 1956
MAW - Malawi - 1972
MDV - Maldivas - 1988
MLI - Mali - 1964
MLT - Malta - 1928
MAR - Marrocos - 1960
MTN - Mauritânia - 1984
MEX - México - 1924
MYA - Mianmar - 1992
MOZ - Moçambique - 1980
MDA - Moldávia - 1996
MON - Mônaco
MGL - Mongólia - 1964
MNE - Montenegro - 2006
MTS - Montserrat
NAM - Namíbia - 1992
NRU - Nauru - 1996
NEP - Nepal - 1964
NCA - Nicarágua - 1968
NIG - Níger - 1968
NGR - Nigéria - 1952
NIU - Niue -
NOR - Noruega - 1900
NZL - Nova Zelândia - 1920
OMA - Omã - 1984
NED - Países Baixos (Holanda) - 1900
PLW - Palau - 2000
PLE - Palestina - 1996
PAN - Panamá - 1928
PNG - Papua-Nova Guiné - 1976
PAK - Paquistão - 1948
PAR - Paraguai - 1964
PER - Peru - 1936
POL - Polônia - 1924
PUR - Porto Rico - 1948
POR - Portugal - 1912
KEN - Quênia - 1956
KGZ - Quirguistão - 1996
GBR - Reino Unido (COI: Grã-Bretanha e Irlanda do Norte) - 1896
CAF - República Centro-Africana - 1968
COD - República Democrática do Congo (ex-Zaire) - 1968
DOM - República Dominicana - 1964
CZE - República Tcheca / Tchéquia - 1996
ROU - Romênia - 1924
RWA - Ruanda - 1984
RUS - Rússia (COI: Federação Russa) - 1900
SAM - Samoa - 1984
ASA - Samoa Americana - 1988
SMR - San Marino (São Marinho) - 1960
LCA - Santa Lúcia - 1996
SKN - São Cristóvão e Neves - 1996
STP - São Tomé e Príncipe - 1996
VIN - São Vicente e Granadinas - 1988
SEN - Senegal - 1964
SLE - Serra Leoa - 1968
SRB - Sérvia - 1912
SEY - Seychelles - 1980
SYR - Síria - 1948
SOM - Somália - 1972
SRI - Sri Lanka - 1980
SUD - Sudão - 1960
SSD - Sudão do Sul -
SWE - Suécia - 1896
SUI - Suíça - 1900
SUR - Suriname - 1968
TJK - Tadjiquistão - 1996
THA - Tailândia - 1952
TPE - Taiwan (COI: Taipé Chinês) - 1979
TAN - Tanzânia - 1964
TLS - Timor-Leste - 2004
TOG - Togo - 1972
TGA - Tonga - 1984
TRI - Trinidad e Tobago - 1948
TUN - Tunísia - 1960
TKM - Turcomenistão - 1996
TCI - Turks e Caicos
TUR - Turquia - 1908
TUV - Tuvalu - 2008
UKR - Ucrânia - 1996
UGA - Uganda - 1956
URU - Uruguai - 1924
UZB - Uzbequistão - 1996
VAN - Vanuatu - 1988
VEN - Venezuela - 1948
VIE - Vietnã / Vietname - 1952
ZAM - Zâmbia - 1968
ZIM - Zimbábue - 1980

Lista de códigos do COI de times participantes dos Jogos Olímpicos

Além destas nações participam dos Jogos Olímpicos desde 2016 o Time Olímpico de Refugiados.

Código - Time / Designação segundo o COI - Primeiro uso
EOR - Time Olímpico de Refugiados - 2016

Lista de códigos obsoletos dos países participantes dos Jogos Olímpicos

Código - Designação COI - Uso
AHO - Antilhas Neerlandesas / Antilhas Holandesas - 1950-2011
SAF - África do Sul - 1904-1960
FRG - Alemanha Ocidental - 1980-1988
GDR - Alemanha Oriental - 1968-1988
VOL - Alto Volta - 1972-1984
ATO - Antilhas Neerlandesas / Antilhas Holandesas - 1960
NAN - Antilhas Neerlandesas / Antilhas Holandesas - 1964
SAU - Arábia Saudita - 1984
AGL - Argélia - 1968
AGR - Argélia - 1964
ANZ - Australásia - 1908-1912
BAD - Barbados - 1964
DAY - Benim - 1964
BIR - Birmânia - 1948-1988
BOH - Boêmia - 1900-1912
BOR - Bornéu do Norte - 1956
CEY - Ceilão - 1948-1972
DAH - Daomé - 1976
BWI - Federação das Índias Ocidentais / Índias Britânicas Ocidentais - 1960
MAL - Federação Malaia - 1956-1960
HBR - Honduras Britânicas - 1968-1972
YAR - Iêmen do Norte - 1984-1988
YMD - Iêmen do Sul - 1988
RU1 - Império Russo - 1900
IHO - Indonésia - 1952-1952
IRN - Irã / Irão - 1976-1988
KIT - Itália - 1896-1936
YUG - Iugoslávia - 1920-2002
LIT - Lituânia - 1992-1992
HOL - Países Baixos (Holanda) - 1900-1988
NGU - Papua-Nova Guiné - 1980-1984
NGY - Papua-Nova Guiné - 1976
RAU - República Árabe Unida - 1960-1968
ROC - República da China - 1932-1976
RHO - Rodésia - 1928-1964
NRH - Rodésia do Norte - 1964
KHM - República Khmer - 1972-1976
SAA - Sarre - 1952
SCG - Sérvia e Montenegro - 2004
TWN - Taiwan - 1960-1964
TCH - Tchecoslováquia - 1920-1992
ROA - Time Olímpico de Refugiados - 2016
ROT - Time Olímpico de Refugiados - 2016
URS - União Soviética (URSS) - 1952-1988
VNM - Vietnã / Vietname - 1976
ZAI - Zaire - 1984-1996

Lista de códigos temporários dos participantes dos Jogos Olímpicos

Código - Designação COI - Uso
ROC - Atletas Olímpicos da Rússia - 2020 (2021)
IOA - Atletas Olímpicos Independentes - 2012-2016
IOA - Atletas Olímpicos Individuais - 2000
EUA - Equipe Alemã Unida - 1956-1964
EUN - Equipe Unificada / Comunidade dos Estados Independentes (CEI) - 1992
ZZX - Equipe Mista - 1896-1904
IOP - Participantes Olímpicos Independentes - 1992

Tags: Países dos Jogos Olímpicos - História das Olimpíadas - Quadro de medalhas de todos as Olimpíadas - Medalhas de ouro - Medalhas de prata - Medalhas de bronze - Medalhas Jogos da Antiguidade - Medalhas do Brasil

Home » Jogos Olímpicos (Olimpíadas) » Países das Olimpíadas

Tópicos desta página:
Países dos Jogos Olímpicos | Quadro de Medalhas dos Jogos Olímpicos | História das Olimpíadas | Quadro de medalhas de todos as Olimpíadas | Medalhas de ouro | Medalhas de prata | Medalhas de bronze | Medalhas Jogos da Antiguidade | Medalhas do Brasil

Links e sites oficiais das Olimpíadas: Site do COI (Comitê Olímpico Internacional)

Jogos Olímpicos

História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro