Badminton

Confira a história do Badminton e as principais competições.

Badminton

História do Badminton

É desconhecido qual povo inventou o badminton. Acredita-se que foi criado pelos gregos há dois mil anos. Da Grécia o Badminton foi para a Ásia, popularizando-se na China, Índia, Japão e Tailândia.



O Battledores and Shuttlecocks (raquetes e petecas) era uma brincadeira para crianças na Inglaterra durante a Idade Média. A diversão consistia em manter a peteca no ar com raquetes. Quando os soldados ingleses viram o jogo na Índia chamado "poona" se interessaram pela semelhança e levaram a novidade para a Inglaterra em 1860.

O que é badminton?

Badminton é um esporte parecido com o tênis, mas praticado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou pena.

Por que o jogo se chama badminton?

Os convidados do duque de Beaufort se divertiam em sua residência de campo ( Badminton House) com a novidade trazida pelos soldados. A novidade passou a ser conhecida como "o jogo de Badminton". O sucesso foi rápido. Em 1887 surgiu o primeiro clube de badminton, o Bath Badminton Club.

Como o badminton se desenvolveu? Como foi criada a IBF?

Até 1893 o jogo era praticado com as regras do "poona" da Índia. A Associação de Badminton da Inglaterra (Badminton Association of England) publicou as primeiras regras do atual badminton. Em 1934 foi criada a Federação Internacional de Badminton (IBF - International Badminton Federation) com nove países membros-fundadores (Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Gales, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Nova Zelândia). A Índia se afiliou em 1936. Atualmente 152 países são membros da IBF e todos os anos são realizados mais de 100 torneios de badminton em todo o mundo.

Quais são os países onde o badminton é mais popular?

Na Ásia (China, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Malásia e Japão), Europa (Dinamarca, Holanda e Inglaterra) e nos Estados Unidos.

Quais são as melhores petecas para jogar badminton?

São consideradas as melhores para praticar o badminton as petecas com penas de ganso, estas pesam cinco gramas e tem boa durabilidade, cerca de dez partidas. Existem também as petecas sintéticas de nylon (utilizada por amadores, iniciantes e para treinamento) mas econômicas e duráveis. Ambas as petecas possuem bases esféricas feitas de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo, sem o qual seria impossível a peteca percorrer a quadra. As petecas usadas em competições pesam entre 4,74 e 5,50 gramas.

Qual são os equipamentos para jogar badminton?

Para praticar o badminton são necessários alguns equipamentos de proteção e ajustáveis ao esporte.

tênis - Os tênis ideais para a prática do badminton devem ser confortáveis, acolchoados e flexiveis, que permitam arranque. Solados de cor preta devem ser evitados porque sujam as quadras.

cotoveleiras, joelheiras, tornozeleiras e óculos protetores - necessários para evitar acidentes devido à alta velocidade do badminton.

bolsa - para levar a raquete, petecas, toalhas, camisas, munhequeira de toalha, fita para a cabeça, talco para as mãos, entre outros.

Qual a raquete ideal para jogar badminton?

As raquetes de badminton pesam entre 85 e 110 gramas. As raquetes de aço e alumínio são indicadas para os iniciantes. É indicado evitar raqutes todas de aço. Os profissionais utilizam raquetes de grafite ou kevlar, mais leves. É necessário conferir alguns detalhes na compra da raquete. Se a empunhadora é confortável ao pulso do jogador, a haste, armação, t-piece (peça em forma de T que confere se a raquete é de metal ou grafite unindo a haste à armação. As raquetes de grafite e compostos são moldados apenas com a hastee armação), cordas com pressão certa (evite remendar as cordas).

O badminton é um esporte dinâmico?

Sim. Apesar da quadra de badminton ser menor que a do tênis, o esforço exigido dos atletas é maior. O badminton é um esporte de velocidade, reflexos, resistência e técnica.

Quais são as regras do badminton?

O objetivo do jogo é lançar a peteca de dezesseis penas com uma raquete para o campo do adversário, sobre a rede. Marca um ponto o jogador que iniciar uma jogada e o adversário deixar cair a peteca em seu lado ou jogar a bola para fora. Se o jogador que iniciou a jogada deixar a peteca cair em seu lado ou jogar para fora a bola o saque passa a ser do adversário.

Set - Vence o jogo de badminton o jogador que vencer a maioria dos sets. Normalmente, o badminton é disputado com 3 ou 5 sets. Vence o set o jogador que marcar 15 pontos (11 para mulheres).

Como é a quadra de badminton?


O badminton é normalmente disputado em quadras cobertas. A quadra de badminton tem diferente dimensões que dependem do modo de jogar. Para jogos de duplas a quadra mede 6,1 por 13,4m. Para jogos de simples o limite da quadra mede 5,18 por 13,4m. A quadra do badminton é dividida por uma rede que fica a 1,55 metros do chão.

Quem ganhou mais medalha olímpica em badminton?

A China. O país asiático tem 38 medalhas no total, sendo 16 de ouro. Confira o quadro de medalhas de badminton em olimpíadas:

Quadro de Medalhas de Badminton nos Jogos Olímpicos

Pos. - País - Ouro - Prata - Bronze - Total
1 - China (CHN) - 16 - 8 - 14 - 38
2 - Coreia do Sul (KOR) - 6 - 7 - 5 - 18
3 - Indonésia (INA) - 6 - 6 - 6 - 18
4 - Dinamarca (DEN) - 1 - 2 - 3 - 6
5 - Malásia (MAS) - 0 - 3 - 2 - 5
6 - Grã-Bretanha (GBR) - 0 - 1 - 1 - 2
7 - Japão (JPN) - 0 - 1 - 0 - 1
7 - Países Baixos (NED) - 0 - 1 - 0 - 1
9 - Índia (IND) - 0 - 0 - 1 - 1
9 - Rússia (RUS) - 0 - 0 - 1 - 1

Badminton nos Jogos Olímpicos

Para ser considerado olímpico é preciso que o esporte seja praticado por homens em pelo menos 50 países e em três continentes, e por mulheres em pelo menos 35 países e em três continentes. Saiba mais: Badminton nos Jogos Olímpicos

Badminton nos Jogos Pan-Americanos

O badminton ou badmínton é disputado nos Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1995 em Mar del Plata, Argentina.

Saiba mais:
Badminton nos Jogos Pan-Americanos


Leia também

 

Aeroportos Radicais! As pistas de pouso e decolagem mais extremas!

Conheça os aeroportos mais radicais do mundo. Selecionamos as pistas de pouso e decolagem mais extremas de todo o mundo. Estão incluídas as pistas que são curtas, arriscadas, aviões que passam sobre a sua cabeça na praia, pistas que cruzam ruas de veículos e com semáforos para o trânsito, pistas próximas a penhascos, montanhas, entre montanhas e o mar, construídas sobre pontes, no gelo e até em areia. Confira no vídeo:

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Copa das Confederações - Rússia 2017
Copa das Confederações - Rússia 2017 Copa das Confederações
Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa