Boliche

Confira a história do Boliche e as principais competições.

Pista de Boliche

História do Boliche

O Boliche é um esporte milenar. Em 1934, uma equipe de arqueólogos britânicos descobriu várias bolas de boliche primitivas e artefatos num túmulo de um menino egípcio que data de 3.200 a.C. Este é o mais antigo registro histórico que se conhece do boliche.



Outros estudiosos alegam que o boliche se originou na Alemanha, em torno de 300 d.C., como parte de um ritual religioso em que as pessoas absolviam-se de seus pecados. Em Southampton, na Inglaterra, um local reivindica ser o ponto mais velho de boliche praticado em gramado ainda em operação, com os registros desde 1299.

A primeira referência escrita ao boliche data de 1366, quando o rei inglês Eduardo III proibiu suas tropas de jogá-lo para que eles pudessem se concentrar mais em sua prática de tiro com arco. Acredita-se que o rei Henrique VIII da Inglaterra jogou boliche utilizando bolas de canhão. Este rei também proibiu o esporte exceto às classes superiores, porque muitos trabalhadores e soldados estavam negligenciando seus ofícios.

O jogo de Kegel, uma variante do boliche, tornou-se popular na Alemanha e em outras partes da Europa. Até hoje, os jogadores nos Estados Unidos e Reino Unido também são referidos como "keglers". Durante a era colonial o jogo de nove pinos foi introduzido nos Estados Unidos, semelhante ao jogo de skittles (variante de boliche praticado na grama). Imigrantes holandeses, ingleses e alemães também trouxeram suas versões do jogo ao Novo Mundo.

Em 1841, uma lei em Connecticut proibiu pistas de Bolão (boliche de nove pinos) por causa do aumento de apostas em dinheiro, brigas, crime e consumo de álcool. Para contornar a lei os praticantes modificaram algumas regras, mudaram o formato da pista e adicionaram o décimo pino, resultando no jogo de boliche de dez pinos cujos praticantes não mais cometiam nenhuma infração.

As primeiras regras do atual boliche foram formalizadas em Nova York em 1895. No mesmo ano foi formado o Congresso de Boliche Americano (ABC - American Bowling Congress). Apenas em 1917 foi criada a Women's International Bowling Congress (WIBC). Em 1952 foi introduzida a primeira pista automática de boliche.

Boliche ou Bowling?

O esporte é chamado de boliche no Brasil. Em Portugal é chamado de bowling ou bólingue (forma como é pronunciado neste país).

Como se joga o boliche? Quais são as regras do boliche?

O objetivo do boliche é atingir os dez pinos com uma bola. Uma partida (linha) é disputada em dez jogadas (frames). Cada jogador tem direito a dois arremessos para derrubar todos os pinos por jogada. Se o jogador derrubar todos os pinos na primeira jogada (strike) ele não deve jogar a segunda bola. Quando consegue dois strikes seguidos ele faz um ligue (duque).

Minidicionário do boliche - quais são expressões mais usadas no boliche?

1001 - Quando restam os pinos 7 e 10. É considerado o split mais difícil para se fechar.
2002 - Quando restam os pinos 4, 6, 7 e 10. Também conhecido como Big ears, big four e golden gate.
300 (Partida perfeita) - Quando se consegue completar uma partida somente com strikes.
All events - Total da pontuação de todas as partidas disputadas no evento.
Approach - Área anterior à pista até a linha de falta.
Back up - Jogada de efeito. No back up a trajetória da bola lançada com o braço direito faz uma curva à direita. Quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.
Baby split - Quando restam dois pinos para a segunda jogada (pinos 2 e 7 ou 3 e 10)
Blind - Pontos do jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos.
Bola morta - Alerta dado pelo fiscal de pista ou outro jogador para invalidar a jogada quando se percebe a falta de um pino.
Break point - Espaço onde a bola jogada com efeito "prende-se" à pista fechando a sua trajetória em direção ao "pocket".
Broche de ouro - Três strikes consecutivos no final da partida.
Canaleta - Área à esquerda e à direita da pista para evitar que a bola invada as outras pistas
Double (Duque ou ligue) - Dois "strikes" consecutivos.
Dutch 200 - Pontuação de 200 pontos através de strikes e spares alternados.
Encarar - Quando a bola atinge o pino 1 frontalmente.
Five bagger (ou quina-ligue) - Cinco strikes consecutivos.
Four bagger (ou quadri-ligue) - Quatro strikes consecutivos.
Frame - Parte. Cada frame tem até duas jogadas, caso não faça strike na primeira. O último frame pode-se jogar até três bolas, desde que se consiga um strike ou um spare.
Fritar (furar, open ou miss) - Errar totalmente os pinos.
Handicap (hdp) - Vantagem entre jogadores de níveis diferentes para equilibrar o jogo.
Hook - Jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda.
House ball - Denominação das bolas de boliche destinadas ao público
In a row (na fila ou em seguida) - Mensagem que aparece do sétimo ao décimo-primeiro strikes consecutivos em alguns monitores.
João e Maria (Mother-in-law, "sogra" em inglês) - Quando restam apenas dois pinos um atrás do outro (1 e 5, 2 e 8 ou 3 e 9).
Linha - Partida ou jogo (game).
Mensageiro (pescador) - Pino que atravessa o pin-deck depois dos demais.
Pacer - Jogador substituto que participa de uma ou mais rodadas de um torneio sem pontuar.
Partida real - Quando se consegue completar uma partida somente com strikes e/ou spares.
Partida perfeita (300) - Quando se consegue completar uma partida somente com strikes.
Pêndulo - Movimento realizado pelo lançamento da bola.
Pin deck - Área no final da pista, onde ficam os dez pinos.
Pino mestre - Pino 1.
Pocket - Quando a bola encaixa com precisão entre os pinos 1 e 3 (jogador destro) ou 1 e 2 (canhoto).
Poff - Quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente.
Qualifying - Torneio classificatório
Railroad - Quando restam os pinos separados por uma distância maior. Obrigando o jogador o lançamento de um pino sobre o outro.
Round robin - Disputa no qual cada jogador joga contra todos os outros.
Six pack (sena-ligue) - Seis strikes consecutivos.
Spare (/) Derrubar os pinos restantes na segunda jogada.
Split - Quando restam pinos afastados um do outro, exceto quando um deles é o pino 1. Sinalizado em alguns monitores por um retângulo ou círculo vermelho em volta do número dos pinos derrubados na primeira jogada.

Split garaginha - Quando restam dois pinos paralelos. Pode-se derrubá-los passando a bola entre os dois.
Scratch - Pontuação obtida sem o acréscimo do handicap.
Strike - (X) Derrubar todos os dez pinos na primeira jogada.
Turkey (tri-ligue ou peru) - Três strikes consecutivos.

Washout - Quando restam os pinos 1, 2, 4 e 10 (destros) ou 1,3,6 e 7 (canhotos)

Como são as bolas de boliche? De que são feitas as bolas de boliche?

As bolas de boliche são fabricadas em com borracha dura, poliuretano, poliéster, entre outros materiais. As bolas de boliche pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg) e não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Como escolher a bola de boliche?

Recomenda-se para o jogador iniciante escolher a bola mais confortável possível em relação ao seu peso. Nem muito leve, nem muito pesada. As bolas fornecidas pelo salão (house ball) tem um número que indica o seu peso (em libras) para ajudá-lo na escolha.

Como é a pontuação do boliche?

De zero a 300 pontos, dependendo do total de pinos derrubados. O atleta faz a pontuação máxima numa partida se fizer 12 strikes consecutivos nos dez frames. Se o jogador fizer os dez strikes seguidos ele tem direito a mais duas jogadas. Se o jogador pisar na linha de falta ele perder a jogada. Se o jogador fizer falta na primeira e derrubar na segunda é computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada os pinos derrubados não serão validados.

Como é feita a anotação dos pontos no boliche?

O número de pinos derrubados no primeiro lançamento deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, exceto quando um strike for feito. O número de pinos derrubados no segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Preencha com "-" se nenhum pino for derrubado na segunda bola.

De que são feitas as pistas de boliche?

As pistas oficiais de boliche são de madeira ou sintética. Elas medem 18,20m (62 pés) de comprimento por 1,07m de largura.

A maioria dos salões de boliche está mudando o piso para as pistas sintéticas. Existem dois tipos tradicionais de madeira para pistas de boliche. Nos primeiros 6m da área de arremesso e na área antes de atingir os pinos é usada a madeira branca e dura (maple canadense). No meio da pista até os pinos utiliza-se a madeira marfim.

Curiosidades do boliche

• Depois do futebol o boliche é o esporte mais praticado no mundo. Mais que 100 milhões de pessoas em mais de 90 países jogam boliche pelo menos uma vez por ano. Mais que 10 milhões de partidas de boliche são jogadas diariamente em média.
• Mais que 12 milhões de jogadores de boliche competem em organizações oficiais.
• A média de idade dos jogadores de boliche é de 28,1 anos. 38,0% dos jogadores de boliche estão no grupo de 18 a 34 anos de idade. 46,9% dos jogadores de boliche estão no grupo de 25 a 49 anos de idade. 59,6% dos jogadores de boliche estão no grupo de 18 a 49 anos de idade.
• Existem mais de 260.000 pistas de boliche no mundo, instaladas em mais de 16.000 centros.
• O boliche tem mais participantes pagantes que qualquer outro esporte.
• A indústria do boliche consome mais recursos que qualquer outro esporte em viagens aéreas, restaurantes, hotéis e aluguel de carros.
• As mulheres são as maiores praticantes do esporte. Elas representam 53% dos jogadores de boliche, enquanto os homens são 47%.

Boliche nos Jogos Pan-Americanos

O boliche ou bowling é disputado nos Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1991 em Havana, Cuba.

Saiba mais:
Boliche nos Jogos Pan-Americanos


Leia também

 

Aeroportos Radicais! As pistas de pouso e decolagem mais extremas!

Conheça os aeroportos mais radicais do mundo. Selecionamos as pistas de pouso e decolagem mais extremas de todo o mundo. Estão incluídas as pistas que são curtas, arriscadas, aviões que passam sobre a sua cabeça na praia, pistas que cruzam ruas de veículos e com semáforos para o trânsito, pistas próximas a penhascos, montanhas, entre montanhas e o mar, construídas sobre pontes, no gelo e até em areia. Confira no vídeo:

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Copa das Confederações - Rússia 2017
Copa das Confederações - Rússia 2017 Copa das Confederações
Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa