História do Campeonato Mundial de Clubes
Os torneios chamados Mundias de Clubes são as principais competições interclubes de futebol masculino em todo o mundo.
História do Campeonato Mundial de Clubes
Os Mundiais de Clubes são reconhecidos como as principais competições de futebol interclubes do mundo. De 1960 a 2004 foi disputada a Copa Intercontinental entre os clubes da América do Sul e Europa, os dois maiores centros deste esporte no mundo. Entre 2000 e 2023 foi realizada a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, torneio que integrava os campeões continentais de todos as seis confederações da FIFA. A Copa Intercontinental da FIFA foi inaugurada em 2024, contando como todos os campões continentais em um torneio anual. Em 2025, ocorrerá a primeira edição do Mundial de Clubes FIFA, torneio de 32 clubes realizado a cada quatro anos.Participam do Campeonato Mundial de Clubes os campeões de todas as seis confederações continentais. A competição é organizada pela FIFA.
Oficialmente, o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA foi realizado no Brasil em janeiro de 2000. Esta competição foi disputada em paralelo à Copa Intercontinental.
A Copa Intercontinental era disputada desde 1960, entre os clubes campeões da Liga dos Campeões da UEFA (antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus e conhecida atualmente também por UEFA Champions League) e da Copa Libertadores da América (antiga Copa dos Campeões da América). Os Campeões da Copa Intercontinental são reconhecidos por meios de comunicação também como campeões mundiais de clubes.
De 1960 a 1979 o torneio foi decidido em dois jogos entre dos dois clubes participantes, com exeção da edição de 1973. Durante este período, a ordem do segundo jogo foi alternada para uma edição o segundo jogo ser na Europa e na edição seguinte ser na América do Sul. Em caso de uma dois empates ou uma vitória para cada time foi realizado um jogo de desempate durante o período de torneio com final em mais de um jogo. Os jogos de desempate foram disputados no mesmo local do segundo jogo ou num país próximo à sede do segundo jogo. Em 1969, pela primeira vez, não houve partida de desempate: o critério usado foi o saldo de gols. Em 1973, a Copa Intercontinental foi decidida pela primeira vez em partida única. O Ajax se recusou a jogar alegando o "jogo duro" da equipe argentina na edição anterior. Ajax e Independiente repetiriam o confronto naquele ano. A Juventus, vice-campeã europeia de 1972-1973, substituiu o Ajax, mas se recusou a jogar em Buenos Aires, colocando como condição uma partida única em Roma. O clube argentino aceitou a proposta e, apesar de jogar no país do adversário, o Independiente se tornou campeão daquela edição.
A Copa Intercontinental foi extinta em 2004, e a partir do ano seguinte, passou a ser disputada apenas a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Em 27 de outubro de 2017, o Conselho da FIFA passou a reconhecer os títulos da Copa Intercontinental como títulos mundiais de clubes, mas sem promover a unificação estatística com a atual Copa do Mundo de Clubes. Desde 2024, a Copa Intercontinental é disputada anualmente, contando com os seis campões continentais. O Mundial de Clubes da FIFA será disputado a cada quatro anos e terá 32 clubes em sua primeira edição em 2025.
A Copa Intercontinental ou Taça Intercontinental era chamada oficialmente de Copa Europeia/Sul-Americana. De 1960 até 1979, os campeões eram conhecidos em jogos nos países dos campeões continentais da Europa (Liga dos Campeões da Europa) e da América do Sul (Copa Libertadores da América). A partir de 1980 a competição foi disputada em uma única partida realizada no Japão e passou a se chamar Copa Toyota ou Taça Toyota.
A primeira Copa do Mundo de Clubes foi realizada no Brasil. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 foi a 1ª edição do torneio que reunia os clubes campeões das seis confederações continentais. Além dos campeões continentais tamém participaram da competição o Real Madrid (campeão da Copa Intercontinental de 1998) e o Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1998), representante do país sede. Foi decidido não esperar a conclusão da Copa Intercontinental de 1999 nem o campeão brasileiro de 1999, pois os dois torneios foram concluídos no final de 1999. Curiosamente, tanto o campeão da Copa Intercontinental (Manchester United ) e Corinthians (Campeão brasileiro de 1999) já tinham suas vagas garantidas na competição. O Manchester United por ser o campeão da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League) de 1998-1999, enquanto o Corinthians também havia sido campeão brasileiro em 1998.
O Corinthians venceu a competição ao superar o Vasco da Gama nos pênaltis na final. O clube paulista conquistou seu primeiro título mundial antes de conquistar o seu primeiro título da Copa Libertadores. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 foi disputada em janeiro de 2000.
Na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA os oito clubes foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada em turno único. Os vencedores de cada grupo fizeram a final, enquanto os segundo lugares de cada grupo decidiram o terceiro lugar. No ano seguinte, o torneio seria sediado na Espanha entre julho e agosto de 2001. A Copa do Mundo de Clubes de 2001 foi cancelada devido à desistência da empresa suíça ISL, parceira da FIFA. Em maio de 2001 foi anunciado o adiamento da competição para 2003, que também foi canceleda.
A segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA só foi realizada em 2005, no Japão. O torneio retornou em 2005 com um novo formato, que praticamente não teve alteração até a edição de 2020. Os campeões europeu e sul-americano começavam na semifinal, enquanto os outros campeões dos outros continentes começavam nas quartas-de-final. A partir de 2007 a Copa do Mundo de Clubes passou a incluir um representante do paí-sede. Com isso, o número de participantes passou a ser sete e uma nova fase (chamada play-off) foi incluída, a ser disputada antes das quartas-de-final. Neste formato, o representante local decide uma vaga contra o campeão da Oceania. Os campeões da África (CAF), Ásia (AFC) e América do Norte (CONCACAF) continuaram a começar o torneio nas quartas de final. Assim como os campeões da América do Sul (CONMEBOL) e Europa (UEFA) começavam nas semifinais.
No final de 2016, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, sugeriu uma expansão inicial da Copa do Mundo de Clubes para 32 equipes a partir de 2019 e o transferência da competição para junho, com o propósito de se tornar mais atraente ao público e aos patrocinadores. No final de 2017, a FIFA discutiu propostas para expandir a competição para 24 equipes e disputá-las a cada quatro anos, substituindo a Copa das Confederações.
O novo Mundial de Clubes, planejado para começar em 2021, seria realizado a cada quatro anos em vez de anualmente, contaria com 24 equipes e teria 31 partidas. Este torneio incluiria todos os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA, vice-campeões e vencedores da Liga Europa das quatro temporadas até e incluindo o ano do evento. Além das 12 seleções europeias, haveria quatro ou cinco da América do Sul, nenhuma ou uma da Oceania e duas da Ásia, CONCACAF e África. Eles seriam divididos em oito grupos de três, com os vencedores do grupo avançando para a fase eliminatória (mata-mata): quartas-de-final, semifinais e final.
Entretanto, a pandemia de COVID-19 fez adiar a edição de 2020 para o começo de 2021, assim como a Copa América, Eurocopa e os Jogos Olímpicos foram adiados para 2021. Como o novo modelo seria disputado entre junho e julho, houve um conflito de datas. A edição de 2021 do Mundial de Clubes foi disputada no mesmo formato dos anos anteriores. A edição de 2022 também foi disputada no ano seguinte, em fevereiro de 2023.
O torneio que seria realizado entre 17 de junho a 4 de julho de 2021 foi transferido para dezembro de 2021, mesmo mês de disputa do Mundial de Clubes dos anos anteriores. A China foi o país escolhido como sede desta edição reformulada. Com os adiamentos e as restrições para conter o coronavírus, o Conselho da FIFA anunciou que o Mundial de Clubes seria realizado no Japão. No entanto, em 8 de setembro de 2021, a Associação de Futebol do Japão (JFA) desistiu de sediar o torneio, devido às restrições ao combate da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Japão. Os Emirados Árabes Unidos foram anunciados como nova sede para esta edição em 20 de outubro de 2021. O torneio foi adiado de dezembro de 2021 para 3 a 12 de fevereiro de 2022.
Em 31 de março de 2022, durante o Congresso anual da FIFA, realizado em Doha, no Catar, a entidade definiu que a edição de 2022 seria mantida no formato atual com sete clubes, mas disputada em fevereiro de 2023. Em 14 de fevereiro de 2023, dias após a edição de 2022, a Arábia Saudita foi anunciada como o país-sede para a edição de 2023. O torneio teve a mesma configuração dos Mundiais anteriores com sete clubes, mas realizada desta vez em dezembro do mesmo ano. Após três edições dos torneios disputadas no ano seguinte, o Mundial de Clubes de 2023 ocorreu em dezembro de 2023.
O novo formato, com 32 clubes e realizado a quatro anos, teria a primeira edição na China, mas em junho de 2023 a FIFA definiu os Estados Unidos como sede, que também servirá de preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no país em conjunto com o México e o Canadá. O toneiro anual continuará a ser disputado a partir de 2024, mas com outro nome: "Copa Intercontinental da FIFA".
O novo nome do Mundial de Clubes foi revelado em 17 de dezembro de 2023, quando o Conselho da FIFA definiu que o novo formato do Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos e que contará em sua primeira edição 32 clubes, terá o nome "Mundial de Clubes FIFA", oficialmente escrito no idioma português, ao contrário de vários nomes oficiais de campeonatos da entidade que são em inglês.
Curiosidades do Campeonato Mundial de Clubes
• Após o sucesso da Copa Rio a FIFA começou a planejar um campeonato com todas as federações envolvidas. A Copa Rio foi a primeira tentativa de organizar um campeonato mundial de clubes de futebol. Palmeiras (campeão em 1951) e Fluminense (campeão em 1952) almejam o reconhecimento da Copa Rio como as primeiras edições oficiais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
• A edição de 2000 foi a única do Campeonato Mundial de Clubes realizada pela FIFA que não contou com todos os campeões continentais então vigentes.
• A edição de 2001 seria disputada na Espanha, mas foi cancelada. A segunda edição do Mundial seria disputada em 2003, mas acabou sendo cancelada novamente. A segunda edição do Mundial de Clubes da FIFA só foi disputada em 2005, no Japão.
Saiba mais:
Curiosidades do Campeonato Mundial de Clubes
Títulos do Campeonato Mundial de Clubes por equipe
Confira as conquistas dos campeonatos mundiais de clubes.Campeões mundiais de clubes (Copa Intercontinental, Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Copa Intercontinental da FIFA e Mundial de Clubes FIFA)
Clube - Títulos (conquistas)
Real Madrid - 9 (1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017, 2018, 2022 e 2024)Bayern de Munique - 4 (1976, 2001, 2013 e 2020)
Milan - 4 (1969, 1989, 1990 e 2007)
Barcelona - 3 (2009, 2011 e 2015)
Internazionale - 3 (1964, 1965, 2010)
São Paulo - 3 (1992, 1993 e 2005)
Boca Juniors - 3 (1977, 2000 e 2003)
Nacional - 3 (1971, 1980 e 1988)
Peñarol - 3 (1961, 1966 e 1982)
Corinthians - 2 (2000 e 2012)
Manchester United - 2 (1999 e 2008)
Porto - 2 (1987 e 2004)
Juventus - 2 (1985 e 1996)
Ajax - 2 (1972 e 1995)
Independiente - 2 (1973 e 1984)
Santos - 2 (1962 e 1963)
Manchester City - 1 (2023)
Chelsea - 1 (2021)
Liverpool - 1 (2019)
Internacional - 1 (2006)
Borussia Dortmund - 1 (1997)
Vélez Sársfield - 1 (1994)
Estrela Vermelha - 1 (1991)
River Plate - 1 (1986)
Grêmio - 1 (1983)
Flamengo - 1 (1981)
Olimpia - 1 (1979)
Atlético de Madrid - 1 (1974)
Feyenoord - 1 (1970)
Estudiantes 1 (1968)
Racing - 1 (1967)
Campeões da Copa Intercontinental (1960-2004)
Clube - Títulos (conquistas)
Boca Juniors - 3 (1977, 2000 e 2003)Real Madrid - 3 (1960, 1998 e 2002)
Milan - 3 (1969, 1989 e 1990)
Nacional - 3 (1971, 1980 e 1988)
Peñarol - 3 (1961, 1966 e 1982)
São Paulo - 2 (1992 e 2005)
Porto - 2 (1987 e 2004)
Bayern de Munique - 2 (1976 e 2001)
Juventus - 2 (1985 e 1996)
Ajax - 2 (1972 e 1995)
Independiente - 2 (1973 e 1984)
Internazionale - 2 (1964 e 1965)
Santos - 2 (1962 e 1963)
Manchester United - 1 (1999)
Borussia Dortmund - 1 (1997)
Vélez Sársfield - 1 (1994)
Estrela Vermelha - 1 (1991)
River Plate - 1 (1986)
Grêmio - 1 (1983)
Flamengo - 1 (1981)
Olimpia - 1 (1979)
Atlético de Madrid - 1 (1974)
Feyenoord - 1 (1970)
Estudiantes 1 (1968)
Racing - 1 (1967)
Campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023)
Clube - Títulos (conquistas)
Real Madrid - 5 (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022)Barcelona - 3 (2009, 2011 e 2015)
Bayern de Munique - 2 (2013 e 2020)
Corinthians - 2 (2000 e 2012)
Manchester City - 1 (2023)
Chelsea - 1 (2021)
Liverpool - 1 (2019)
Internazionale - 1 (2010)
Manchester United - 1 (2008)
Milan - 1 (2007)
Internacional - 1 (2006)
São Paulo - 1 (2005)
Campeões da Copa Intercontinental da FIFA (2024-)
Clube - Títulos (conquistas)
Real Madrid - 1 (2024)Campeões do Mundial de Clubes FIFA (2025-)
Clube - Títulos (conquistas)
-Saiba mais:
Campeões do Campeonato Mundial de Clubes
Tags: História do Campeonato Mundial de Clubes | Copa do Mundo de Clubes de Futebol da FIFA | Campeonato do Mundo de Clubes | Mundial de Clubes da FIFA | Clubes brasileiros no Mundial de Clubes | Campeões do Mundial de Clubes
Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Campeonato Mundial de Clubes » História
• Site oficial do Campeonato Mundial de Clubes
Mundiais de Clubes de Futebol Masculino
História : Campeões mundiais de futebol : Clubes : Clubes e jogadores brasileiros : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Troféus : SedesCopa Intercontinental (1960-2004) - 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 : 1968 : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004
Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2000-2023) : 2000 : 2001 (cancelado) : 2002 (cancelado) : 2003 (cancelado) : 2004 (cancelado) : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 (disputado em 2021) : 2021 (disputado em 2022) : 2022 (disputado em 2023) : 2023
Copa Intercontinental da FIFA (2024-) - 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032
Mundial de Clubes FIFA (2025-) - 2025 : 2029 : 2033 : 2037 : 2041 : 2045 : 2049 : 2053 : 2057 : 2061