Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Internacional Rei Fahd - Palco da Final da Primeira Copa das Confederações - Foto: Ali Al-Mazarqah

Curiosidades da Copa das Confederações

A Copa das Confederações de Futebol da FIFA foi um campeonato de futebol disputado a cada quatro anos pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções, além da mais recente seleção campeã mundial e o país sede da Copa do Mundo do ano seguinte.



Curiosidades da Copa das Confederações de Futebol

Confira as curiosidades da Copa das Confederações de Futebol.

• Nunca uma seleção que venceu a Copa das Confederações foi campeã da Copa do Mundo no ano seguinte.

• A décima-primeira edição da Copa das Confederações (nona edição da Copa das Confederações organizada pela FIFA) seria realizada em 2021 no Catar e também seria preparatório para a Copa do Mundo de 2022, a ser realizado no mesmo país asiático.

• Como seria costume da Copa das Confederações, o país sede seria o mesmo da Copa do Mundo do ano seguinte, no entanto, as preocupações em torno das altas temperaturas do Catar durante o período de verão fez a FIFA mudar de sede. A Copa do Mundo do Catar será disputada entre novembro e dezembro - mudança também devido às altas temperaturas em junho e julho, meses tradicionais da Copa do Mundo.

• Esta seria a primeira edição desde a Copa das Confederações de 2003 que o anfitrião do torneio não será a sede da Copa do Mundo seguinte. Em 25 de fevereiro de 2015, a FIFA anunciou oficialmente que iria mudar a Copa das Confederações de 2021 para outro país da Confederação Asiática de Futebol, de modo que ainda poderia ser realizada durante o período de junho a julho de 2021, sem interromper os campeonatos nacionais europeus. Para compensar o Catar, a Copa do Mundo de Clubes de 2021 deveria ser realizada como evento de teste para a Copa do Mundo de 2022.

• Em outubro de 2017, a FIFA divulgou planos para abolir a Copa das Confederações e substituí-la por uma edição ampliada da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a ser realizada de quatro em quatro anos com 24 equipes e transferida do final do ano para junho. Em 15 de março de 2019, a FIFA anunciou que a Copa das Confederações seria abolida, com a realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2021.

• Espanha 10 x 0 Taiti em 2013 foi a maior goleada da competição. A maior goleada em finais da Copa das Confederações ocorreu em 1997, quando a seleção brasileira goleou a Austrália por 6 a 0.

• Todas as confederações já tiveram um representante na final da Copa das Confederações. Enquanto as finais de Copa do Mundo foram disputadas exclusivamente por sul-americanos e europeus, a Copa das Confederações já teve na final presença de seleções da África, Ásia, América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania.

• A Copa das Confederações de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) foi um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

• O torneio foi disputado pelas seleções vencedoras dos campeonatos continentais de seleções (UEFA, CONMEBOL, CONCACAF, CAF, AFC e OFC), além do mais recente campeão mundial e do país sede.

• Originalmente, a competição foi organizada pela Arábia Saudita e recebeu o nome de Copa Rei Fahd (Copa dos Campeões das Confederações ou Campeonato Intercontinental). A Copa Rei Fahd foi disputada em 1992 e 1995 com a presença da seleção saudita e alguns campeões continentais. Em 1997, a FIFA assumiu a organização do torneio, renomeando-a Copa das Confederações com intervalos a cada dois anos.

• De 2001 a 2017 a Copa das Confederações foi disputada um ano antes da Copa do Mundo no país que sedia o evento. O torneio servia de teste para a Copa do Mundo do ano seguinte.

• Andrea, Daniele, Emanuele e "Jaqueline" na equipe da Itália na Copa das Confederações de 2013? Você sabe por que alguns jogadores da Itália parecem ter nome de mulher? Em italiano alguns nomes próprios terminam com as letras "a" ou "e". Desta forma, alguns nomes masculinos italianos soam de forma semelhante aos nomes próprios femininos em outras línguas latinas como espanhol, francês e português. Entre os exemplos podemos destacar que o equivalente para Daniel em italiano é Daniele, assim como Emanuel é Emanuele; Gabriel é Gabriele; Rafael é Raffaele; Miguel ou Michel é Michele (em italiano se lê "Miquele"); André é Andrea; etc. Com estes nomes destacam-se o cineasta Gabriele Salvatores, o piloto de Fórmula 1 Michele Alboreto, o piloto de motociclismo Raffaele De Rosa e os jogadores Andrea Pirlo, Daniele De Rossi, Daniele Bonera, Simone Perrotta e... Emanuele Giaccherini. Quando este aparece em campo a confusão aumenta por que além de ter um nome próprio que parece feminino para nós brasileiros ainda tem um sobrenome que tem a pronúncia "djaquerine", o que com que alguns telespectadores entendam "Jaqueline" quando os narradores falam rápido o seu nome. Já o goleiro do Milan Marco Amelia não deve ser confundido com aquela que era mulher de verdade. Neste caso é apenas o sobrenome que é igual ao nome próprio feminino. Marco Amelia esteve presente no grupo que foi campeão mundial pela seleção italiana na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.

Bandeira da Itália
• Você sabe por que a Itália joga de azul? Por que a camisa da seleção italiana é azul se a bandeira não tem esta cor? Estas dúvidas aparecem sempre nas competições esportivas. Quase sempre é explicada apenas pelo brasão da Casa de Saboia, mas poucas pessoas lembram que a bandeira italiana tinha a cor azul até 1947. Em 1948 a Bandeira foi modificada para o modelo atual - sem o brasão da Casa Real de Saboia. Mesmo assim, a cor azul da bandeira antiga permance presente nos uniformes italianos em competições esportivas, incluindo o clássico uniforme azul da seleção de futebol.

• Alguns países jogam com uniformes de cores diferentes de suas bandeiras. Isto acontece por alguns fatores: mudanças das cores das bandeiras, mas as seleções de futebol permanecem com uniformes originais (caso da Itália, Alemanha, etc.); uso de cores representativas para a nação, mas que não estão no pavilhão nacional (como a Holanda) ou para se diferenciarem de países vizinhos que utilizam as mesmas cores na bandeira (como a Eslovênia).

• A Espanha joga de vermelho e azul apesar das cores predominantes da bandeira serem vermelho e amarelo, mas o azul está presente no brasão de armas, que por sua vez também está presente em sua bandeira. O mesmo já aconteceu com a seleção portuguesa que teve o uniforme reserva azul e branco (cores presentes no brasão e também na bandeira portuguesa).

Saiba mais: História da Copa das Confederações
Campeonatos de futebol
Copas intercontinentais de seleções

• Outros torneios intercontinentais de seleções existiram antes da Copa das Confederações. Em 1980 e 1981 foi disputado o Mundialito no Uruguai, também chamado de Copa de Ouro dos Campeões Mundiais. O torneio serviu para comemorar os 50 anos da primeira Copa do Mundo e reuniu quase todos os seis campeões mundiais da época. A exceção foi a Inglaterra que desistiu do torneio, mas foi substituída pela Holanda, vice-campeã mundial em 1974 e 1978. O Uruguai se sagrou campeão deste torneio vencendo a seleção brasileira. Ironicamente com o mesmo placar da final de 1950 no Brasil: 2 a 1.

• A Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA, também chamada Taça dos Campeões CONMEBOL-UEFA ou Troféu Artemio Franchi teve duas edições entre 1985 e 1993. O nome do troféu é uma homenagem ao ex-presidente da FIFA, morto em acidente automobilístico em 1983. As duas edições contaram com as campeãs da Eurocopa e da Copa América. França e Argentina foram as vencedoras das duas edições deste torneio. Este campeonato pode ser considerado o precussor das copas de seleções e a versão de seleções nacionais para a Copa Intercontinental, também chamada de Copa Europeia/Sul-Americana ou Copa Toyota, disputada entre os campeões da Liga dos Campeões da UEFA, atual Liga dos Campeões da UEFA ou UEFA Champions League, e da Copa Libertadores da América. A Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA foi relançada em 2022, após um acordo entrea a CONMEBOL e a UEFA.

Todas as edições das Copas Intercontinentais de Seleções

Mundialito
Uruguai 1980-1981

Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA
Troféu Artemio Franchi 1985
Troféu Artemio Franchi 1993
Finalissima 2022

Copa Rei Fahd
Arábia Saudita 1992
Arábia Saudita 1995

Copa das Confederações
Arábia Saudita 1997
México 1999
Coreia do Sul / Japão 2002
França 2003
Alemanha 2005
África do Sul 2009
Brasil 2013
Rússia 2017
2021

Todos os campeões das Copas Intercontinentais de Seleções

Veja a lista com todos os Campeões do Mundialito, Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (Troféu Artemio Franchi / Finalissima), Copa Rei Fahd e Copa das Confederações.

Campeão do Mundialito
Ano - Campeão
1980-1981 - Uruguai Uruguai

Saiba mais: Mundialito

Campeões da Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (Troféu Artemio Franchi / Finalissima)
Troféu Artemio Franchi 1985 - França França
Troféu Artemio Franchi 1993 - Argentina Argentina
Finalissima 2022 - Argentina Argentina

Saiba mais: Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (Troféu Artemio Franchi / Finalissima)

Campeões da Copa Rei Fahd
Ano - Campeão
1992 - Argentina Argentina
1995 - Dinamarca Dinamarca

Saiba mais: Copa Rei Fahd

Campeões da Copa das Confederações
Ano - Campeão
1997 - Brasil Brasil
1999 - México México
2001 - França França
2003 - França França
2005 - Brasil Brasil
2009 - Brasil Brasil
2013 - Brasil Brasil
2017 - Alemanha Alemanha

Saiba mais: Copa das Confederações
Campeões da Copa das Confederações

Títulos das Copas Intercontinentais de Seleções por país

Confira as conquistas dos campeonatos intercontinentais de seleções por país.

Campeões da Copa das Confederações
País - Títulos (conquistas)
Brasil Brasil - 4 (1997, 2005, 2009 e 2013)
França França - 2 (2001 e 2003)
Alemanha Alemanha - 1 (2017)
México México - 1 (1999)

Campeões da Copa Rei Fahd e da Copa das Confederações
País - Títulos (conquistas)
Brasil Brasil - 4 (1997, 2005, 2009 e 2013)
França França - 2 (2001 e 2003)
Alemanha Alemanha - 1 (2017)
México México - 1 (1999)
Dinamarca Dinamarca - 1 (1995)
Argentina Argentina - 1 (1992)

Campeões do Mundialito, Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (Troféu Artemio Franchi / Finalissima), Copa Rei Fahd e Copa das Confederações
País - Títulos (conquistas)
Brasil Brasil - 4 (1997, 2005, 2009 e 2013)
Argentina Argentina - 3 (1992, 1993 e 2022)
França França - 3 (1985, 2001 e 2003)
Alemanha Alemanha - 1 (2017)
México México - 1 (1999)
Dinamarca Dinamarca - 1 (1995)
Uruguai Uruguai - 1 (1981)

Títulos das Copas Intercontinentais de Seleções por confederação

Confira as conquistas dos campeonatos intercontinentais de seleções por confederação.

Campeões da Copa das Confederações
País - Títulos (conquistas)
CONMEBOL (América do Sul) - 4 (1997, 2005, 2009 e 2013)
UEFA (Europa) - 3 (2001, 2003 e 2017)
CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) - 1 (1999)

Campeões da Copa Rei Fahd e da Copa das Confederações
País - Títulos (conquistas)
CONMEBOL (América do Sul) - 5 (1992, 1997, 2005, 2009 e 2013)
UEFA (Europa) - 4 (1995, 2001, 2003 e 2017)
CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) - 1 (1999)

Campeões do Mundialito, Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA (Troféu Artemio Franchi / Finalissima), Copa Rei Fahd e Copa das Confederações
Confederação - Títulos (conquistas)
CONMEBOL (América do Sul) - 8 (1981, 1992, 1993, 1997, 2005, 2009, 2013 e 2022)
UEFA (Europa) - 5 (1985, 1995, 2001, 2003 e 2017)
CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) - 1 (1999)

Copa das Confederações

História : Campeões : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções

Edições - Arábia Saudita 1992 : Arábia Saudita 1995 : Arábia Saudita 1997 : México 1999 : Coreia do Sul / Japão 2001: França 2003 : Alemanha 2005 : África do Sul 2009 : Brasil 2013 : Rússia 2017 : 2021 (cancelado)

Copas de seleções - Mundialito - Uruguai 1980-1981 | Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA - Troféu Artemio Franchi 1985 : Troféu Artemio Franchi 1993 : Finalissima 2022

Tags: Curiosidades da Copa das Confederações de futebol da Fifa | História da Copa das Confederações | Campeonato Mundial | Brasil na Copa das Confederações | Sedes da Copa das Confederações | Copa das Confederações

• Site oficial da Copa das Confederações de Futebol - FIFA.



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro