Curiosidades da Copa do Brasil

Clubes, tabela, resultados e jogos da Copa do Brasil de Futebol.

Futebol

Curiosidades da Copa do Brasil de Futebol

A Copa do Brasil é disputada desde 1989. É o segundo torneio de futebol mais importante do país, atrás apenas do Campeonato Brasileiro.



Curiosidades da Copa do Brasil de Futebol

• O Cruzeiro é o maior vencedor da Copa do Brasil com seis títulos da competição, seguido do Grêmio, com cinco títulos, e do Palmeiras, com quatro títulos. O estado de São Paulo é o maior vencedor com dez conquistas da Copa do Brasil. A região com mais títulos é o Sudeste, 23 no total.

• Os campeões invictos da Copa do Brasil são: Grêmio (1989, 1994 e 1997), Cruzeiro (2000 e 2003), Palmeiras (2012), Corinthians (1995), Criciúma (1991) e Flamengo (1990).

• Nas cinco primeiras edições o campeão de cada ano ficava com a taça. Desde a Copa do Brasil de 1994 o clube que vencesse o torneio por três vezes a partir daquela edição ficaria definitivamente com o troféu. O Grêmio conquistou este direito em 2001. De 2002 a 2007 a Copa do Brasil teve um novo troféu em disputa sem posse definitiva. O troféu foi substituído em 2008, criado pelo artista plástico Holoassy Lins de Albuquerque.

• Até 2015 nenhuma final da Copa do Brasil havia sido disputada nos pênaltis. O Palmeiras venceu o Santos na decisão da Copa do Brasil de 2015 na disputa de pênaltis. Fato inédito na história da competição.

• Apenas a Região Norte não teve representantes na final da Copa do Brasil. A Região Centro-Oeste ainda não venceu nenhuma edição, mas já esteve presente na final por duas vezes: em 1990 com o Goiás e em 2002 com o Brasiliense.

• O Sport Club do Recife foi o primeiro campeão nordestino da Copa do Brasil de Futebol. O "Leão da Ilha" venceu o Corinthians na final em 2008.

• Com 14 gols pelo Cruzeiro em 2005, Fred é o maior artilheiro numa única edição da Copa do Brasil.

• Alcindo do Flamengo marcou o primeiro gol da Copa do Brasil, na vitória por 2 a 0 sobre o Paysandu.

• O atacante Gérson foi três vezes artilheiro da Copa do Brasil de Futebol (1989 e 1991 pelo Atlético, e em 1992 pelo Internacional). Na maior goleada da história da Copa do Brasil, Gérson marcou cinco dos 11 gols do Atlético Mineiro na goleada de 11 a 0 sobre o Caiçara na Copa do Brasil de 1993.

• Atlético Mineiro 11 x 0 Caiçara. Esta é a maior goleada da história da Copa do Brasil. Este jogo foi realizado em 4 de março de 1991 na segunda partida da primeira fase. No primeiro confronto o Atlético Mineiro venceu por apenas 1 a 0 a equipe do Piauí. No histórico jogo de volta, o placar do Estádio Independência, em Belo Horizonte, parou de exibir o placar após 9 a 0 porque o mesmo só tinha um dígito por clube. Apesar da goleada o Atlético foi eliminado pela fase seguinte pelo Criciúma, clube que se sagrou campeão naquele ano.

• A maior soma de resultados numa mesma chave foi 15 a 1. O Internacional goleou o Ji-Paraná de Rondônia por 6 a 0 no jodo de ida e 9 a 1 na volta da primeira fase da Copa do Brasil de 1993. Ainda naquela edição não não havia a regra da classificação com determinado número de gols do visitante nas primeiras fases.

• André Lima (Botafogo), Dênis Marques (Atlético Paranaense) e Victor Simões (Figueirense) foram os artilheiros com menos gols numa única edição. Os três foram os artilheiros da Copa do Brasil de 2007 com cinco gols cada.

• Nas seis primeiras edições os clubes da Região Sul venceram quatro edições e participaram de cinco finais.

• Os clubes do Rio de Janeiro estiveram em cinco finais seguidas entre 2003 e 2007, sendo duas vezes campeões consecutivos e quatro vezes vice-campeões consectivos. Em 2006, Flamengo, Vasco e Fluminense foram os três primeiros lugares da Copa do Brasil.

• Remo 1 x 0 Corinthians - 47 minutos do Segundo Tempo. Escanteio para o Corinthians em Belém. O resultado classificava à equipe paraense para às quartas-de-final da Copa do Brasil de 1996. Bola na área e... gol contra do jogador Castor, um dos lances mais memoráveis da competição, principalmente para os torcedores do Remo e do Corinthians.

• Único representante maranhense da Copa do Brasil de 1997, o Bacabal, campeão estadual de 1996, desistiu uma semana antes do torneio, alegando falta de verbas. A vaga não foi preenchida por nenhum outro clube do Maranhão e o Fortaleza, adversário da Fase Preliminar, foi classificado automaticamente para a 1º Fase.

• Quatro irmãos e três primos da mesma família jogam no São Domingos Futebol Clube, equipe sergipana da cidade de São Domingos criada em 2004. O clube garantiu o direito de participar de sua primeira competição nacional ao vencer a Copa Governo do Estado de Sergipe de 2009. Na Copa do Brasil de 2010 o São Domingos foi eliminado na primeira fase pelo Sampaio Corrêa, mas o que chamou a atenção do país foi a história inusitada da família Siqueira e o clube sergipano. O goleiro Ivan, o zagueiro Nilson, o volante Marquinhos e o meia Queninho são filhos de Neilton Siqueira, zelador do campo do clube. Além deles, vestem a camisa do clube os primos Jaédson e Vaninho (laterais) e Dilto (atacante).

• Em 1990 pela primeira vez uma equipe do Acre participou da competição. Atlético Clube Juventus, de Rio Branco.

• O primeiro título nacional de Luiz Felipe Scolari como treinador foi a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma em 1991. O técnico campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 2002 comandou também as conquistas da Copa do Brasil de 1994 no Grêmio e 1998 no Palmeiras.

• O recorde de público da Copa do Brasil foi no jogo Botafogo 0 x 0 Juventude em 27 de junho de 1999. Assisitiram ao empate sem gols, que deu o título ao Juventude da Copa do Brasil em pleno Maracanã, 101.581 pessoas (90.917 pagantes)

• Além dos títulos de Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista, a Copa do Brasil é palco de surpresas e zebras. Em 1994, o Linhares do Espírito Santo ficou em 3º lugar na Copa do Brasil. O Brasiliense chegou às finais de 2002 e a semifinal em 2007. O XV de Novembro chegou às semifinais em 2004, eliminado pelo campeão Santo André o XV passou por quatro clubes, entre eles o Vasco da Gama na Segunda Fase.

• Em 1992, participaram pela primeira vez na história da Copa do Brasil de Futebol os campeões estaduais do Amapá e de Rondônia. O Amapá Clube e o Ji-Paraná não passaram da primeira fase.

• Entre 2013 e 2015 a Copa do Brasil teve 87 participantes, número recorde da competição.

• Inicialmente a Copa do Brasil era disputada apenas por campeões e vice-campeões estaduais, mas em 1993 o Ceará Sporting Club foi indicado pela Federação Cearense de Futebol. A paralisação do Campeonato Cearense de 1992 obrigou a Federação Cearense indicar o clube de melhor campanha no estadual antes da paralisação. O campeonato cearense de 1992 teve quatro campeões (Ceará, Fortaleza, Icasa e Tiradentes). Na Copa do Brasil de 1993, o Ceará terminou em 5º lugar. No ano seguinte o clube cearense foi vice-campeão do torneio.

• A edição de 1990 foi a pior em média de público da Copa do Brasil: 6.281 pessoas por jogo. A edição também tem o recorde negativo de público pagante numa partida da competição. Apenas 91 pessoas pagaram para assistir a vitória de 1 a 0 do Rio Negro do Amazonas sobre o Juventus do Acre em Manaus.

• Em 1994 pela primeira vez na história da Copa do Brasil, o campeão tocantinense participou da competição. O Kaburé Esporte Clube surpreendeu ao eliminar o América Mineiro. Na Segunda Fase foi superado pelo Comercial do Mato Grosso do Sul.

• A Copa do Brasil de 1995 teve a inclusão da vantagem do visitante (primeiramente três gols ou mais e no ano seguinte, apenas dois) para se classificar automaticamente e a inclusão de clubes convidados devido à pressão para que a competição se tornasse mais rentável.

• Fundada em 2005 nos moldes da Universidade Sport Club (ex-Sport Club Ulbra), do Rio Grande do Sul, o Sport Club Ulbra Ji-Paraná foi tri-campeão do Campeonato Rondoniense (2006, 2007 2008). A conquista do tri do estadual dava o direito do Ulbra disputar a Copa do Brasil de 2009, mas a equipe suspendeu as atividades antes de disputar a competição nacional, cedendo a vaga para o Vilhena, vice-campeão estadual de Rondônia. A Ulbra-RO deu trabalho em suas duas participações da Copa do Brasil. Em 2007, eliminou surpreendemente o Santa Cruz na Primeira Fase, e deu trabalho para ser eliminada pelo Coritiba na fase seguinte. Em 2008, também foi páreo duro para a Portuguesa na Primeira Fase.

• A Copa do Brasil de Futebol Feminino foi criada em 2007.

História da Copa do Brasil de Futebol

A Copa do Brasil foi criada em 1989 e é atualmente o segundo torneio de futebol mais importante do país. Concebida nos moldes das Copas Europeias a competição integra todos os estados e o Distrito Federal do Brasil.

Entre as edições de 2001 a 2012 os clubes que participam da Copa Libertadores não disputaram a Copa do Brasil. Como o campeão da Copa do Brasil tinha vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, esta situação criou a impossibilidade de um mesmo clube vencer a Copa do Brasil por dois anos seguidos. O que ainda não havia ocorrido antes de 2001.

Em 1º de dezembro de 2011, a CBF confirmou o retorno da participação na Copa do Brasil dos clubes que disputam a Copa Libertadores no mesmo ano. Os clubes passaram a disputar os dois torneios a partir de 2013. A Copa do Brasil também teve outras mudanças como: aumento do número de participantes para 86, mais fases, maior duração do campeonato (de março a novembro) e a participação dos clubes que disputam a Libertadores em fases adiantadas.

O Cruzeiro é o maior vencedor da Copa do Brasil com seis títulos da competição, seguido do Grêmio, com cinco títulos, e do Palmeiras, com quatro títulos. O estado de São Paulo é o maior vencedor com dez conquistas da Copa do Brasil. A região com mais títulos é o Sudeste, 23 no total.

Saiba mais em:
História da Copa do Brasil de Futebol

Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Copa do Brasil de Futebol » Curiosidades

Tags: Curiosidades da Copa do Brasil de Futebol | Tabela da Copa do Brasil | Gols da Copa do Brasil | História da Copa do Brasil | Todos os campeões da Copa do Brasil | Classificação da Copa do Brasil | Resultado da Copa do Brasil | Tabela dos jogos da Copa do Brasil | Jogo da Copa do Brasil | Próximo jogo da Copa do Brasil | Clubes da Copa do Brasil | Recordes da Copa do Brasil | Curiosidades da Copa do Brasil | Artilheiros da Copa do Brasil

• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Copa do Brasil de Futebol

História : Campeões : Clubes : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Troféu

Edições - 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030 : 2031 : 2032



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro