Jogos Olímpicos

Confira a história do Jogos Olímpicos e as principais competições.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 - Olimpíada de 2012

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.



Tags: Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 - Programa - Calendário - Apresentações - Músicas - Vídeos - Transmissão da Tv da Cerimônia de abertura das Olimpíadas - Data 5 de agosto - 05/08/2016

Home » Jogos Olímpícos (Olimpíadas) » Rio de Janeiro 2016 » Cerimônia de abertura - Rio de Janeiro 2016

Tópicos desta página: Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 201 - Programação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 - Programa das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 - Calendário das provas de competição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 - Olimpíada do Rio 2016 - História dos Jogos Olímpicos - História das Olimpíadas - Quadro de Medalhas das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 - Medalhas de Ouro no Rio de Janeiro 2016 - Próxima Olimpíada - Países da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016 - Curiosidades dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 - História dos Jogos Olímpicos - Qual a história das mascotes - Rio de Janeiro 2016 - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 - Programa - Calendário - Apresentações - Músicas - Vídeos - Transmissão da Tv da Cerimônia de abertura das Olimpíadas

  Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 - Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016
Fotos da Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016
Vídeos da Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016
Notícias da Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016

Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Confira o melhor da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. Saiba todas as informações do maior evento esportivo do mundo. Saiba o que deve acontecer no dia 5 de agosto - data da abertura oficial da Olimpíada do Rio de Janeiro. Saiba informações da cerimônia de abertura com músicas, apresentações, tocha olímpica, atletas, desfile, curiosidades, programação da tv, hora, modalidade e local de disputa dos eventos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro 2016 (Jogos da XXXI Olimpíada) foram disputados no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 3 a 21 de agosto de 2016. A Cerimônia de Abertura foi realizada no dia 5 de agosto e a Cerimônia de Encerramento no dia 21 de agosto. 14 partidas de futebol masculino e feminino e quatro eventos de tiro com arco (arco e flecha) foram disputados antes da abertura oficial da Olimpíada de 2016. Acompanhe no site Quadro de Medalhas o calendário, eventos, atletas e programação da tv do atletismo nas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro.

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - 5 de agosto

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 foi realizada no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro a partir de 20 horas (Horário de Brasília). De acordo com o protocolo estabelecido pelo COI, a cerimônia teve discursos de boas-vindas, içamento das bandeiras, desfile dos atletas e um espetáculo artístico para mostrar a cultura do país anfitrião.

Os cineastas brasileiros Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas foram os responsáveis pela direção de criação da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. A coreógrafa brasileira Deborah Colker preparou um elenco de mais de seis mil voluntários para a apresentação de dança da cerimônia de abertura do Rio 2016, dos quais os ensaios começaram no final de maio de 2016.

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 foi realizada no legendário Estádio do Maracanã. Palco das finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014, Copa das Confederações de 2013 e das Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Maracanã foi reformado para a Copa do Mundo de 2014 o Estádio do Maracanã recebeu uma nova reforma para as Olimpíadas.

Eventos da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
A cerimônia de abertura da Olimpíada de 2016 começou exatamente às 20 horas (Horário de Brasília). Foram mostradas imagens aéreas da cidade do Rio de Janeiro em um vídeo musical com a canção "Aquele Abraço", cantada por Luiz Melodia. Após a projeção das primeiras imagens, foi anunciado o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Logo depois, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por Paulinho da Viola, acompanhado por uma orquestra de cordas, ambos estavam num palco inspirado nas formas características do arquiteto Oscar Niemeyer. A bandeira do Brasil foi içada e outras bandeiras foram carregadas pelos atletas brasileiros Virna, Robson Caetano, Maurren Maggi e Flávio Canto. Depois, um espetáculo de luz com elementos de geometria indígena, africana e azulejos portugueses. Foram mostradas florestas, a chegada dos portugueses, o primeiro contato com os povos indígenas, a vinda de escravos africanos e a imigração de árabes e japoneses. Outras importantes imigrações para o Brasil não foram retratadas no espetáculo, principalmente a imigração italiana (cerca de 10% da população brasileira) e alemã (cerca de 4% da população do Brasil), entre outras.

Um grupo de parkour fez sua performance em projeções de edifícios para destacar a urbanização do Brasil contemporâneo. Ao som de "Construção" de Chico Buarque, acrobatas escalaram fachadas de edifícios cenográficos.

Um ator interpretando Santos Dumont, pai da aviação, e uma réplica do 14 bis "voaram" pelo estádio. A supermodelo Gisele Bündchen fez um desfile ao som de "Garota de Ipanema" interpretada por Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Enquanto eram mostradas projeções de obras icônicas do arquiteto Oscar Niemeyer, como a Igreja da Pampulha e a Catedral de Brasília.

As favelas foram representadas ao som de samba e funk, com a cantora Elza Soares, que interpretou o "Canto de Ossanha"; Ludmilla cantou o "Rap da Felicidade"; além do dueto do rapper Marcelo D2 e do sambista Zeca Pagodinho. Jorge Ben Jor cantou "País Tropical" ao lado da atriz Regina Casé.

Em seguida aconteceu o Desfile dos países na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Estiveram presentes as 207 nações da Olimpíada de 2016. As delegações foram apresentadas com mudas de plantes, bicicletas com o nome dos países e ritmistas das escolas de samba.

Foi realizado um breve discurso sobre as alterações climáticas e mensagens de paz mundial como base do espírito olímpico. Foram mostradas as cidades e regiões que seriam afetadas com o aumento do nível do mar como Amsterdam, Dubai, Lagos na Nigéria, Shanghai, Flórida e o próprio Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O hino olímpico foi cantado em inglês por 38 crianças do Projeto More, que atua em comunidades carentes de Niterói.

O ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, trouxe a tocha olímpica ao estádio, e depois a passou para Hortência Marcari, campeã mundial e maior pontuadora da história da seleção de basquete feminino; a ex-jogadora passou a tocha para Vanderlei Cordeiro de Lima, que, em seguida, acendeu a pira olímpica.

Pelé estaria cotado para acender a pira olímpica, mas alegou problemas de saúde. Vanderlei Cordeiro de Lima foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Esta premiação foi dada após o incidente da maratona olímpica de Atenas. A pouco mais de sete quilômetros da chegada um ex-padre irlandês o empurrou para fora da pista. Vanderlei retornou à corrida, ajudado pelos espectadores, e conclui a prova em terceiro lugar.

O caldeirão de pequeno porte onde foi acesso o fogo olímpico foi uma escolha dos organizadores da Cerimônia de Abertura do Rio 2016 para simbolizar o esforço de redução dos efeitos do aquecimento global. O caldeirão foi projetado para ter baixas emissões e produzir um volume menor de chama em relação aos anteriores. A chama foi acompanhada por uma escultura circular criada pelo norte-americano Anthony Howe, renomado escultor de arte cinética.

Abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Michel Temer (presidente em exercício)

Juramento dos Atletas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Robert Scheidt

Juramento dos Juízes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
-

Juramento dos Treinadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
-

Pessoas que carregaram a Tocha Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Gustavo Kuerten e Hortência Marcari (carregaram a tocha olímpica no estádio); e Vanderlei Cordeiro de Lima (carregou a tocha e acendeu a pira).

Autoridades presentes na Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
37 países foram representados por autoridades na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.

• Alberto II de Mônaco
• Ana (Anne) - Princesa Real do Reino Unido
• Ban Ki-moon - secretário-geral das Nações Unidas
• Dalia Grybauskaite - presidente da Lituânia
• David Johnston - Governador-geral do Canadá
• Edith Schippers - ministra da Saúde, Segurança Social e Desporto dos Países Baixos
• Filipe da Bélgica (Philippe/Filip) - Rei da Bélgica
• François Hollande - presidente da França
• Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca
• Giorgi Margvelashvili - presidente da Geórgia
• Guilherme Alexandre dos Países Baixos (Willem-Alexander der Nederlanden) - Rei do Reino dos Países Baixos
• Hashim Thaçi - presidente do Kosovo
• Horacio Cartes - presidente do Paraguai
• János Áder - presidente da Hungria
• Johann Schneider-Ammann - presidente da Suíça
• John Kerry - Secretário de Estado dos Estados Unidos
• Juan Manuel Santos - presidente da Colômbia
• Liu Yandong - vice-primeira-ministra chinesa
• Marcelo Rebelo de Sousa - presidente da República de Portugal
• Maria, Princesa Herdeira da Dinamarca
• Mark Rutte - Primeiro-ministro dos Países Baixos
• Matteo Renzi - primeiro-ministro italiano
• Mauricio Macri - presidente da Argentina
• Miloš Zeman - presidente da República Tcheca
• Tamim bin Hamad al-Thani - emir do Catar
• Tomislav Nikolic - presidente da Sérvia

Local da abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Estádio do Maracanã

Curiosidades da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
O valores dos ingressos da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de 2016 ficaram entre R$ 200,00 (o mais barato - vendido apenas no Brasil) e R$ 4.600 (o mais caro).

Esta foi uma das Cerimônias de Abertura mais politicamente corretas da história dos Jogos Olímpicos. A modelo Lea T, filha do ex-jogador Toninho Cerezo, tornou-se a primeira transexual a participar dos Jogos Olímpicos.

Saiba mais:
Cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016
Calendário das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016
Esportes das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016

Programação dia a dia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Dia 3 de agosto, quarta-feira
Dia 4 de agosto, quinta-feira
Dia 5 de agosto, sexta-feira
Dia 6 de agosto, sábado
Dia 7 de agosto, domingo
Dia 8 de agosto, segunda-feira
Dia 9 de agosto, terça-feira
Dia 10 de agosto, quarta-feira
Dia 11 de agosto, quinta-feira
Dia 12 de agosto, sexta-feira
Dia 13 de agosto, sábado
Dia 14 de agosto, domingo
Dia 15 de agosto, segunda-feira
Dia 16 de agosto, terça-feira
Dia 17 de agosto, quarta-feira
Dia 18 de agosto, quinta-feira
Dia 19 de agosto, sexta-feira
Dia 20 de agosto, sábado
Dia 21 de agosto, domingo

Desfile dos países na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Conforme a tradição das Olimpíadas, a Grécia foi a primeira nação a desfilar por ser o anfitrião original dos Jogos Olímpicos. O Brasil foi a última delegação a desfilar, por ser o país sede do evento. Todos os outros países entraram no estádio em ordem alfabética em português, língua do país anfitrião. Confira a lista das delegações com porta-bandeiras.

Ordem de Entrada - País - Porta-bandeira - Esporte
1 - Grécia - Sofia Bekatorou - Vela
207 - Brasil - Yane Marques - Pentatlo moderno

Obs.: A ordem de entrada dos países na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi estabelecida a partir do idioma português (idioma oficial do Brasil), exceto em caso de nações em conflito. Tradicionalmente, a Grécia é a primeira nação a desfilar (por ser o país de origem das Olimpíadas da Antiguidade). A última delegação a desfiliar será a do Brasil, país anfitrião das Olimpíadas de 2016. No encerramento geralmente não existe ordem de entrada.

Saiba mais:
Desfile dos países na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Chefes de estado e dignitários presentes na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
-

Destinos para viajar na Baixa Temporada no Brasil - Economize nas viagens!

Que tal viajar na baixa temporada para economizar? Conheça 12 destinos para conhecer durante a baixa temporada para viajar mais barato. Em cada destino turístico existem a alta temporada (época do ano aonde existem atrações no local ou uma grande procura de turistas) e a baixa temporada (época onde os hotéis e atrações estão geralmente mais baratos devido ao menor número de visitantes). Veja no vídeo os meses do ano onde você pode visitar os destinos de seus sonhos no país economizando mais. Confira no vídeo:
Fonte do vídeo: quetalviajar

Jogos Olímpicos de Verão de 2016 - Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 : XV Paraolimpíada - Rio de Janeiro 2016

Países : Mascotes : Medalhas : Curiosidades : Escolha da sede das Olimpíadas de 2016 : Rio de Janeiro - cidade-sede : Brasil - país-sede : Programação da TV : Locais das provas : Tocha : Ingressos : Musas : Musos : Atletas : Brasileiros : Portugueses : Cerimônia de Abertura : Desfile dos países na Cerimônia de abertura : Cerimônia de Encerramento : Brasil na Olimpíada : Portugal na Olimpíada

Calendário : 03/08, quarta-feira : 04/08, quinta-feira : 05/08, sexta-feira : 06/08, sábado : 07/08, domingo : 08/08, segunda-feira : 09/08, terça-feira : 10/08, quarta-feira : 11/08, quinta-feira : 12/08, sexta-feira : 13/08, sábado : 14/08, domingo : 15/08, segunda-feira : 16/08, terça-feira : 17/08, quarta-feira : 18/08, quinta-feira : 19/08, sexta-feira : 20/08, sábado : 21/08, domingo

Esportes - Atletismo | Badminton | Basquete (Basquete Feminino | Basquete Masculino) | Boxe | Canoagem | Ciclismo | Esgrima | Futebol (Futebol Feminino | Futebol Masculino) | Ginástica | Golfe | Halterofilismo | Handebol (Handebol Feminino | Handebol Masculino) | Hipismo | Hóquei sobre a grama | Judô | Nado Sincronizado | Natação | Pentatlo moderno | Polo aquático | Remo | Rugby Sevens (Rugby Sevens Feminino | Rugby Sevens Masculino) | Saltos ornamentais | Taekwondo | Tênis | Tênis de mesa | Tiro | Tiro com arco | Triatlo | Vela | Vôlei (Vôlei de Praia Feminino | Vôlei de Praia Masculino | Vôlei de Quadra Feminino | Vôlei de Quadra Masculino) | Wrestling

Quadro de Medalhas : Por população : Medalhas de ouro por população : Medalhas por PIB : Total de medalhas : Medalhas por atletas : Medalhas de ouro por atletas : Quadro de Medalhas dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016

Jogos Olímpicos

História : Quadro de Medalhas : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Paraolimpíadas : Países : Brasil : Portugal

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : 2032 : 2036 : 2040 : 2044

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : 2026 : 2030 : 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050 : 2054 : 2058 : 2062 : 2066 : 2070 : 2074 : 2078 : 2082


Leia também

 

Países das Américas com os melhores IDH em 2017

Confira no vídeo quais são os países do continente americano com as melhores posições no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) divulgado em 2017.

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Copa das Confederações - Rússia 2017
Copa das Confederações - Rússia 2017 Copa das Confederações
Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa