Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Confira os resultados e o Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021).

Anéis olímpicos em exibição na Baía de Tóquio para promover os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Foto: Dick Thomas Johnson

Países dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram disputados de 21 de julho a 8 de agosto de 2021 por mais de 11 mil atletas de 206 países.



Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021)


Países dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020 (Jogos da XXXII Olimpíada) foram disputados em Tóquio, Japão, entre os dias 21 de julho a 8 de agosto de 2021. A Cerimônia de Abertura foi realizada no dia 23 de julho e a Cerimônia de Encerramento no dia 8 de agosto. Alguns eventos, como futebol masculino e futebol feminino, foram disputados antes da abertura oficial da Olimpíada de 2020. Confira no site Quadro de Medalhas o calendário (dia a dia), eventos, esportes, países, atletas, curiosidades, programação da tv e o Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021).

Países participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 de Tóquio 205 comitês olímpicos internacionais, além do Time Olímpico de Refugiados - equipe formada por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países. Esta equipe competiu nas Olimpíadas de Verão 2020 em Tóquio, Japão, como participantes olímpicos independentes utilizando o acrônimo "EOR" ("Equipe de refugiados olímpicos" em francês).

Em abril de 2021, a Coreia do Norte anunciou que não participaria dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, devido a preocupações com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Esta é a primeira ausência da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Verão desde 1988, quando o país asiático boicotou as Olimpíadas de Seul, realizadas na Coreia do Sul.

Em dezembro de 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA) proibiu a Rússia de participar de qualquer competição internacional por um período de quatro anos, depois que foi descoberto que os dados fornecidos pela Agência Antidopagem Russa haviam sido manipulados pelas autoridades russas com o objetivo de proteger os atletas envolvidos em seu esquema de doping patrocinado pelo estado russo. Assim como nas Olimpíadas de Inverno de 2018, a WADA permitiu que atletas russos autorizados competissem de maneira neutra sob o acrônimo "ROC" (mesma sigla em inglês do Comitê Olímpico Russo), embora o nome Comitê não pudesse ser usado para se referir à delegação russa. Após a redução da penalidade, ficou decidido que a equipe russa não poderia usar o nome russo, a bandeira ou o hino e deve apresentar-se como "atleta neutro(a)" ou "equipe neutra" por um período de dois anos. A equipe ROC foi representada pela bandeira do Comitê Olímpico Russo e os atletas russos participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 como Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC). Nos Jogos Paralímpicos de 2020, os atletas russos participaram sob o acrônimo "RPC" (mesma sigla em inglês do Comitê Paralímpico Russo).

Grã-Bretanha é o nome utilizado pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos Jogos Olímpicos, apesar de geograficamente a Irlanda do Norte não integrar a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Inglaterra e Gales). O nome foi escolhido em 1908 quando, inclusive, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas não da Grã-Bretanha. A Irlanda se separou em 1922 e os atletas da Irlanda do Norte continuaram a competir pela Grã-Bretanha. A República da Irlanda (Éire) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1922 e nos Jogos Olímpicos de Verão em 1924.

Os Países Baixos são conhecidos também como Holanda ou Neerlândia. A Holanda é a região mais importante dos Países Baixos e está dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Em 2016, o governo tcheco aprovou oficialmente o nome abreviado "Tchéquia" para a República Tcheca. O nome abreviado é usado pelas Nações Unidas (ONU) e por outras organizações, como a União Europeia, CIA e Google Maps. No Brasil são mais utilizadas as palavras com "T" para o país ou seus habitantes (República Tcheca, Tchéquia, tcheco, tchecos, tcheca e tchecas). Em Portugal são usadas estas palavras sem a letra "T" (República Checa, Chéquia, checo, checos, checa e checas). Assim como a antiga "Tchecoslováquia" é escrita "Checoslováquia" no português europeu.

Taipé Chinês ou China Taipei são as designações utilizadas pela República da China (Taiwan) para participar das Olimpíadas e de outras competições esportivas internacionais. A ONU e a maioria das nações não reconhecem Taiwan como nação independente.

O Time Olímpico de Refugiados é formado por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países. Esta equipe competiu nas Olimpíadas de Verão 2020 em Tóquio, Japão, como participantes olímpicos independentes utilizando o acrônimo "EOR" ("Equipe de refugiados olímpicos" em francês).

No desfile da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, o Time Olímpico de Refugiados foi a segunda "nação" a desfilar, depois da Grécia, país-berço dos Jogos Olímpicos. Tradicionalmente, a Grécia abre Desfile das Nações na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos e o país-anfitrião fecha o desfile. Depois do Time Olímpico de Refugiados, a ordem passou a ser alfabética do idioma local. Por este motivo, a delegação brasileira (Burajiru) foi a 151ª a desfilar, depois de Puerto Rico (Puerutoriko) e antes da Bulgária (Burugaria). A delegação do Japão foi a última a entrar no estádio olímpico durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2020.

Países estreantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Nenhum. Os Jogos Olímpicos de 2020 marcam a primeira edição de Essuatíni (anteriomente chamado "Suazilândia") e da Macedônia do Norte (chamada anteriomente "Macedônia") nos Jogos Olímpicos de Verão com seus novos nomes.

Em 2018, o Reino da Suazilândia mudou de nome para Reino de Essuatíni durante as comemorações do quinquagésimo aniversário da independência do país. O novo nome, Essuatíni, significa "terra dos suázis" em suázi, língua bantu falada em Essuatíni e na África do Sul.

Existe a Macedônia do Sul? Em 2018, a "República da Macedônia" oficialmente mudou seu nome para "República da Macedônia do Norte". Anteriormente, a Macedônia havia competido anteriormente em eventos esportivos tais quais a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos como "Antiga República Iugoslava da Macedônia ("FYROM" na sigla em inglês, "ARIM" em português brasileiro e "ARJM" em português europeu).

A Macedônia é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, atualmente dividida entre a Grécia, a Macedônia do Norte, a Bulgária, a Albânia e a Sérvia. O nome foi questionado pelos gregos com preocupações sobre uma possível reivindicação territorial da Macedônia do Norte sobre a região costeira grega de mesmo nome, a "Macedônia do Sul". Os gregos chamam esta região apenas de Macedônia.

Em junho de 2018, os primeiros-ministros da Macedônia do Norte e da Grécia decidiram assinar o acordo de Prespa, na fronteira natural entre os dois países, que encerrou a disputa de quase três décadas sobre o nome da Macedônia, que passou a se chamar oficialmente República da Macedônia do Norte. O novo nome foi imediatamente reconhecido pelo COI, embora o Comitê Olímpico da Macedônia do Norte tenha alterado oficialmente de nome apenas em fevereiro de 2020. Antes era chamado Comitê Olímpico da Antiga República Iugoslava da Macedônia.

Lista dos países participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

País (Código do COI)
Afeganistão Afeganistão (AFG)
África do Sul África do Sul (RSA)
Albânia Albânia (ALB)
Alemanha Alemanha (GER)
Andorra Andorra (AND)
Angola Angola (ANG)
Antígua e Barbuda Antígua e Barbuda (ANT)
Arábia Saudita Arábia Saudita (KSA)
Argélia Argélia (ALG)
Argentina Argentina (ARG)
Armênia Armênia (ARM)
Aruba Aruba (ARU)
Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC)*
Austrália Austrália (AUS)
Áustria Áustria (AUT)
Azerbaijão Azerbaijão (AZE)
Bahamas Bahamas (BAH)
Bahrein Bahrein (BRN)
Bangladesh Bangladesh (BAN)
Barbados Barbados (BAR)
Bélgica Bélgica (BEL)
Belize Belize (BIZ)
Benim Benim (BEN)
Bermudas Bermudas (BER)
Bielorrússia (Belarus) Bielorrússia / Belarus (BLR)
Bolívia Bolívia (BOL)
Bósnia e Herzegovina Bósnia e Herzegovina (BIH)
Botswana Botswana (BOT)
Brasil Brasil (BRA)
Brunei Brunei (BRU)
Bulgária Bulgária (BUL)
Burquina Fasso Burquina Fasso (BUR)
Burundi Burundi (BDI)
Butão Butão (BHU)
Cabo Verde Cabo Verde (CPV)
Camboja Camboja (CAM)
Camarões Camarões (CMR)
Canadá Canadá (CAN)
Catar (Qatar) Catar / Qatar (QAT)
Cazaquistão Cazaquistão (KAZ)
Chade Chade (CHA)
Chile Chile (CHI)
China China (CHN)
Chipre Chipre (CYP)
Colômbia Colômbia (COL)
Comores Comores (COM)
Congo Congo (CGO)
Coreia do Sul Coreia do Sul (KOR)
Costa do Marfim Costa do Marfim (CIV)
Costa Rica Costa Rica (CRC)
Croácia Croácia (CRO)
Cuba Cuba (CUB)
Dinamarca Dinamarca (DEN)
Djibouti Djibouti (DJI)
Dominica Dominica (DMA)
Egito Egito (EGY)
El Salvador El Salvador (ESA)
Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (UAE)
Eritreia Eritreia (ERI)
Equador Equador (ECU)
Eslováquia Eslováquia (SVK)
Eslovênia Eslovênia (SLO)
Espanha Espanha (ESP)
Essuatíni (ex-Suazilândia) Essuatíni / Suazilândia (SWZ) *
Estados Federados da Micronésia Estados Federados da Micronésia (FSM)
Estados Unidos Estados Unidos (EUA)
Estônia Estônia (EST)
Etiópia Etiópia (ETH)
Fiji Fiji (FIJ)
Filipinas Filipinas (PHI)
Finlândia Finlândia (FIN)
França França (FRA)
Gabão Gabão (GAB)
Gâmbia Gâmbia (GAM)
Gana Gana (GHA)
Geórgia Geórgia (GEO)
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte Grã-Bretanha (GBR) *
Granada Granada (GHA)
Grécia Grécia (GRE)
Guam Guam (GUM)
Guatemala Guatemala (GUA)
Guiana Guiana (GUY)
Guiné Guiné (GUI) Guiné-Bissau Guiné-Bissau (GBS)
Guiné Equatorial Guiné Equatorial (GEQ)
Haiti Haiti (HAI)
Honduras Honduras (HON)
Hong Kong Hong Kong (HKG)
Hungria Hungria (HUN)
Iêmen Iêmen (YEM)
Ilhas Cayman Ilhas Cayman / Ilhas Caimão (CAY)
Ilhas Cook Ilhas Cook (COK)
Ilhas Marshall Ilhas Marshall (MHL)
Maurício Ilhas Maurício (MRI)
Ilhas Salomão Ilhas Salomão (SOL)
Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Americanas (ISV)
Ilhas Virgens Britânicas Ilhas Virgens Britânicas (IVB)
Índia Índia (IND)
Indonésia Indonésia (INA)
Irã Irã (IRI)
Iraque Iraque (IRQ)
Irlanda Irlanda (IRL)
Islândia Islândia (ISL)
Israel Israel (ISR)
Itália Itália (ITA)
Jamaica Jamaica (JAM)
Japão Japão (JPN)
Jordânia Jordânia (JOR)
Kiribati Kiribati (KIR)
Kosovo Kosovo (KOS)
Kuwait Kuwait (KUW)
Laos Laos (LAO)
Lesoto Lesoto (LES)
Letônia Letônia (LAT)
Líbano Líbano (LBN)
Libéria Libéria (LBR)
Líbia Líbia (LBA)
Liechtenstein Liechtenstein (LIE)
Lituânia Lituânia (LTU)
Luxemburgo Luxemburgo (LUX)
Macedônia do Norte Macedônia do Norte (MKD) *
Madagascar Madagascar (MAD)
Malásia Malásia (MAS)
Malawi Malawi (MAW)
Maldivas Maldivas (MDV)
Mali Mali (MLI)
Malta Malta (MLT)
Marrocos Marrocos (MAR)
Mauritânia Mauritânia (MTN)
México México (MEX)
Mianmar Mianmar (MYA)
Moçambique Moçambique (MOZ)
Moldávia Moldávia (MDA)
Mônaco Mônaco (MON)
Mongólia Mongólia (MGL)
Montenegro Montenegro (MNE)
Namíbia Namíbia (NAM)
Nauru Nauru (NRU)
Nepal Nepal (NEP)
Nicarágua Nicarágua (NCA)
Níger Níger (NIG)
Nigéria Nigéria (NGR)
Noruega Noruega (NOR)
Nova Zelândia Nova Zelândia (NZL)
Omã Omã (OMA)
Países Baixos (Holanda) Países Baixos / Holanda (NED) *
Paquistão Paquistão (PAK)
Palau Palau (PLW)
Palestina Palestina (PLE)
Panamá Panamá (PAN)
Papua-Nova Guiné Papua-Nova Guiné (PNG)
Paraguai Paraguai (PAR)
Peru Peru (PER)
Polônia Polônia
Portugal Portugal (POR)
Porto Rico Porto Rico (PUR)
Quênia Quênia (KEN)
Quirguistão Quirguistão (KGZ)
República Centro-Africana República Centro-Africana (CAF)
República Democrática do Congo República Democrática do Congo (COD)
República Dominicana República Dominicana (DOM)
República Tcheca (Tchéquia) República Tcheca / Tchéquia (CZE)
Romênia Romênia (ROU)
Ruanda Ruanda (RWA)
Samoa Samoa (SAM)
Samoa Americana Samoa Americana (ASA)
San Marino San Marino (SMR)
Santa Lúcia Santa Lúcia (LCA)
São Cristóvão e Neves São Cristóvão e Neves (SKN)
São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe (STP)
São Vicente e Granadinas São Vicente e Granadinas (VIN)
Senegal Senegal (SEN)
Sérvia Sérvia (SRB)
Serra Leoa Serra Leoa (SLE)
Seicheles Seychelles (SEY)
Singapura Singapura (SGP)
Síria Síria (SYR)
Somália Somália (SOM)
Sri Lanka Sri Lanka (SRI)
Sudão Sudão (SUD)
Sudão do Sul Sudão do Sul (SSD)
Suécia Suécia (SWE)
Suíça Suíça (SUI)
Suriname Suriname (SUR)
Tailândia Tailândia (THA)
Taipé Chinês (Taiwan) Taipé Chinês / Taiwan (TPE) *
Tadjiquistão Tadjiquistão (TJK)
Tanzânia Tanzânia (TAN)
Time Olímpico de Refugiados Time Olímpico de Refugiados (EOR) *
Timor-Leste Timor-Leste (TLS)
Togo Togo (TOG)
Tonga Tonga (TGA)
Trinidad e Tobago Trinidad e Tobago (TTO)
Tunísia Tunísia (TUN)
Turcomenistão Turcomenistão (TKM)
Turquia Turquia (TUR)
Tuvalu Tuvalu (TUV)
Ucrânia Ucrânia (UKR)
Uganda Uganda (UGA)
Uruguai Uruguai (URU)
Uzbequistão Uzbequistão (UZB)
Vanuatu Vanuatu (VAN)
Venezuela Venezuela (VEN)
Vietnã Vietnã (VIE)
Zâmbia Zâmbia (ZAM)
Zimbábue Zimbábue (ZIM)

Lista dos países que não participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Coreia do Norte Coreia do Norte (KOR)
Rússia Rússia (RUS) *

* Os atletas russos participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) como Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) e os paraatletas russos participam dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) como Comitê Paralímpico Russo (RPC).

Tags: Países dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Países da Olimpíada de Tóquio de 2020 - Jogos Olímpicos - Olimpíadas Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Mascotes - Medalhas de Ouro em 2012 - Sede

Home » Jogos Olímpicos (Olimpíadas) » Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) » Países

Tópicos desta página: Países dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Olimpíada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 - Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Jogos Olímpicos de Verão de 2020 - Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Quadro de Medalhas de 2020 (2021) : Mascotes : Medalhas : Tocha Olímpica : Escolha da sede : Tóquio, a cidade-sede : Japão, o país-sede : Programação da TV : Locais das provas : Ingressos : Cerimônia de Abertura : Desfile dos países na Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Países : Brasil : Portugal : Atletas : Brasileiros : Portugueses : Musas : Musos : Curiosidades

Esportes - Atletismo | Badminton | Basquetebol (Basquete Feminino | Basquete Masculino | Basquete 3×3 Feminino | Basquete 3×3 Masculino) | Beisebol | Boxe | Canoagem (Slalom e Velocidade) | Caratê | Ciclismo (Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, BMX e Bicicleta de montanha) | Escalada esportiva | Esgrima | Futebol (Futebol Feminino e Futebol Masculino) | Ginástica (Artística, Rítmica e Trampolim) | Golfe | Halterofilismo | Handebol (Handebol Feminino | Handebol Masculino) | Hipismo | Hóquei sobre a grama | Judô | Lutas (Wrestling) | Natação | Natação artística | Pentatlo moderno | Polo aquático | Remo | Rugby Sevens (Rugby Sevens Feminino | Rugby Sevens Masculino) | Saltos ornamentais | Skate | Softbol | Surfe | Taekwondo | Tênis | Tênis de mesa | Tiro | Tiro com arco (Arco e Flecha) | Triatlo | Vela | Voleibol (Vôlei de Praia Feminino | Vôlei de Praia Masculino | Vôlei de Quadra Feminino | Vôlei de Quadra Masculino)

Calendário : 21/07/2021, quarta-feira : 22/07/2021, quinta-feira : 23/07/2021, sexta-feira : 24/07/2021, sábado : 25/07/2021, domingo : 26/07/2021, segunda-feira : 27/07/2021, terça-feira : 28/07/2021, quarta-feira : 29/07/2021, quinta-feira : 30/07/2021, sexta-feira : 31/07/2021, sábado : 01/08/2021, domingo : 02/08/2021, segunda-feira : 03/08/2021, terça-feira : 04/08/2021, quarta-feira : 05/08/2021, quinta-feira : 06/08/2021, sexta-feira : 07/08/2021, sábado : 08/08/2021, domingo

Paraolimpíada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) : Mascotes da Paraolimpíada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) : Quadro de Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Jogos Olímpicos

História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro