Quais os clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão do Campeonato Brasileiro?
Time grande não cai? Saiba quais foram os clubes brasileiros de futebol que nunca foram rebaixados da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Clubes que nunca caíram para a Série B do Campeonato Brasileiro de futebol
Saiba quais foram os clubes brasileiros de futebol que nunca foram rebaixados da Primeira Divisão para as outras divisões no campeonato nacional na história do Brasileirão.Lista dos clubes brasileiros que nunca foram rebaixados da primeira divisão
No Brasil, apenas Flamengo (desde 1966), São Paulo (desde 1971) e Cuiabá (desde 2021) não foram rebaixados da divisão principal. Fundado em 2001, o Cuiabá Esporte Clube chegou à elite do futebol brasileiro em 2021 e nunca mais saiu dela. Até recentemente, Cruzeiro (de 1966 a 2019), Chapecoense (de 2014 a 2019) e Santos (de 1959 a 2023) também integravam este seleto clube dos não rebaixados. Entretanto, o clube catarinense que estava na elite brasileira desde 2014 teve seu primeiro rebaixamento decretado antes do campeonato ser finalizado. Já o clube mineiro foi rebaixado na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. O Santos Futebol Clube foi rebaixado pela primeira vez ao terminar em 17º lugar no Campeonato Brasileiro de 2023.A lista não inclui os clubes que nunca foram rebaixados em formatos anteriores ao atual. É necessário lembrar que alguns campeonatos, incluindo o Brasileiro, durante muitos anos não eram disputados em formatos de ligas, nem tinham promoção ou rebaixamento, e sim, classificação através de outros campeonatos. No caso do Brasil, a classificação se dava por campeonatos estaduais ou regionais como o Rio-São Paulo. A lista de clubes nunca rebaixados inclui também clubes que desde que foram promovidos às primeiras divisões nacionais não foram rebaixados.
Lista dos clubes brasileiros que nunca foram rebaixados da primeira divisão
Clube brasileiro que nunca foi rebaixado - Desde
Flamengo - 1966São Paulo - 1971
Cuiabá - 2021
Curiosidades do rebaixamento de clubes da primeira divisão
• No Brasil, apenas Flamengo, São Paulo e Cuiabá nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro (atualmente chamada de Série B). Cruzeiro e Chapecoense eram parte deste seleto grupo até 2019, enquanto o Santos foi rebaixado pela primeira vez em 2023.
• Apenas o Flamengo disputou todas as edições do Campeonato Brasileiro. O regulamento do Campeonato Brasileiro de 1979 contava com 94 clubes. Os clubes cariocas e paulistas entrariam apenas na Segunda Fase do Brasileirão, já que disputariam o Torneio Rio-São Paulo (o que acabou não acontecendo). Os clubes paulistas desejavam ingressar no Campeonato Brasileiro daquele ano somente na Terceira Fase. Como não foram atendidos, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.
• Não estão incluídos na lista rebaixamentos de competições estaduais ou regionais. Na maioria das vezes, os clubes de futebol jogaram em mais de uma competição de primeira linha. Portanto, é possível que as equipes tenham sido rebaixadas em algum ponto de sua história, mas não o tenham feito na competição em que competem atualmente. É o caso de várias equipes em países onde o futebol era disputado em ligas regionais antes da criação de uma liga nacional unificada. Nesses países, um campeão nacional foi declarado anteriormente por meio de um torneio de play-off entre equipes que se classificaram em seus torneios regionais.
O que é rebaixamento?
Em competições esportivas, acesso (também chamado de promoção, acesso ou subir) e descenso (também chamado de rebaixamento ou cair) é um modelo de ligas que prevê que as melhores e piores equipes colocadas possam participar de ligas de diferentes. Quando um campeonato é elaborado ou tem muitos clubes, as equipes são divididas em ligas, também com o objetivo de manter o nível mais homogêneo entre os participantes. Um sistema de ligas com 64 equipes pode ter a liga mais importante (geralmente chamada de Primeira Divisão, Série A, Liga 1, etc.) com 20 clubes; o segundo nível também com 20 equipes (geralmente chamado de Segunda Divisão, Série B, Liga 2, Liga 1B, etc.); o terceiro nível teria 24 equipes (geralmente chamado de Terceira Divisão, Série C, Liga 2, Liga 1C, etc.). O campeão nacional é o vencedor do primeiro nível. Os piores colocados do primeiro nível caem para o segundo nível, enquanto um número pré-determinado do segundo nível sobe para o primeiro.Geralmente o número de acesso e descenso é o mesmo das ligas próximas, para manter o número de equipes das ligas, quando se deseja diminuir ou aumentar o número das ligas o número de rebaixados de uma liga pode ser diferente daqueles que serão promovidas em outra liga. Exemplo: se quisermos diminuir o número da Primeira Divisão que apresentamos acima com 20 clubes para 18 clubes. Num determinado ano que subiam quatro da "B" para a "A" e caiam quatro clubes da "A" para "B", muda-se o sistema em que em uma determinada edição continuam caindo quatro para a "B", mas naquela edição sobem apenas dois clubes. O que vai ocorrer neste exemplo é que a Série A passará a ter na edição seguinte 18 clubes, enquanto a Série B passará a ter 22 clubes (Isto se o acesso e descenso da B para a C não forem também alterados).
Na maioria dos países se usa o sistema de promoção em ligas com os últimos sendo rebaixados e os primeiros da liga seguinte sendo promovidos. Em alguns países existe um desempate entre um clube melhor posicionado da Primeira Divisão contra um da Segunda Divisão. Exemplo, a Primeira Divisão da Alemanha (Bundesliga) tem 18 clubes. Os dois últimos colocados são rebaixados diretamente, enquanto o 16º lugar participa de uma disputa de rebaixamento (play-off de rebaixamento) contra o terceiro lugar da Segunda Divisão (2. Bundesliga), já que os dois primeiros são promovidos diretamente. O vendedor do play-off garante a vaga na Primeira Divisão e o perdedor vai para Segunda Divisão no ano seguinte. Neste sistema o número de clubes rebaixados varia entre dois e três ao longo dos anos, assim como o número de promovidos à divisão principal (dois ou três). Em alguns campeonatos é usado um sistema de "Torneio da Morte" com mais clubes. Rebaixando os dois últimos num hexagonal (seis clubes no mesmo grupo), por exemplo.
No sistema brasileiro são rebaixados da Série A para a B quatro clubes todos os anos, assim como sobem da Série B para a A quatro clubes. Mas nem sempre foi assim. A história do Campeonato Brasileiro é marcada por inúmeras mudanças de regulamento, quantidade de clubes, desorganização, viradas de mesa e demais complexidades para um país de dimensão continental. Em algumas ocasiões alguns clubes foram promovidos à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Em outros casos os campeonatos regionais ou estaduais serviram de classificação para o campeonato nacional.
Na Argentina e, mais recentemente, no Uruguai existe o sistema de rebaixamento chamado "Promedios", com base no desempenho médio ao longo de várias temporadas. Originalmente nas duas temporadas anteriores, e mais tarde nas três ou quatro temporadas, os clubes evitam o rebaixamento por terem um alto coeficiente, obtido através da divisão dos pontos alcançados nas últimas três temporadas pelo número de partidas disputadas no mesmo período. As equipes com o menor coeficiente de pontos no final da temporada são rebaixadas para a Primera B Nacional. A Primeira Divisão Argentina (atualmente chamada Superliga Argentina) usou este sistema entre 1957 a 1966 e voltou a utilizar desde 1983. A Primeira Divisão Uruguaia adotou o mesmo sistema em 2016.
Este sistema tem aspectos positivos e negativos, uma vez que todos os jogos disputados pelo campeonato nas últimas temporadas estão incluídos no coeficiente para os clubes. As equipes têm um incentivo para marcar pontos em todas as partidas da temporada, o que significa que as equipes que não disputam o título ou lutam contra o rebaixamento na temporada atual queiram vencer mesmo nas partidas finais para reduzir o risco de rebaixamento na próxima temporada. Este sistema força as equipes recém-promovidas a lutar contra o rebaixamento desde o início da temporada. Também permite que equipes com um orçamento baixo e com boas campanhas anteriores possam competir nos torneios internacionais sem ter que priorizar o campeonato para evitar rebaixamento. No Brasil, este sistema foi usado apenas na edição de 1999 do Campeonato Brasileiro Série A. Nesta edição foram usadas as médias dos campeonatos de 1998 e de 1999. Foram rebaixados à Série B do Campeonato Brasileiro de 2000: Gama, Paraná, Juventude e Botafogo-SP. Enquanto os quatro últimos foram: Juventude, Botafogo-SP, Portuguesa e Sport.
Nos Estados Unidos não há tradicionalmente um sistema de promoção e rebaixamento, já que as ligas são exclusivas às franquias. Os clubes são tratados como empresas e as ligas tem um limite restrito no número de equipes, ampliando-as apenas quando as condições são favoráveis para a inclusão de novos membros. O sistema fechado sem rebaixamento tem a finalidade de prover a continuidade dos franqueados com um planejamento em longo prazo. Não há uma Primeira Divisão nos esportes de massa norte-americano, o que há são ligas mais importantes. A Major League Soccer (MLS) é o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos (que também inclui equipes do Canadá, assim como outras ligas dos EUA) é considerada pela Federação de Futebol dos Estados Unidos o campeonato mais importante do país, sendo que o campeão da MLS Cup de 2018 é um dos representantes dos Estados Unidos na Liga dos Campeões da CONCACAF (torneio continental da América do Norte, Central e Caribe equivalente à nossa Libertadores da América - O campeão deste torneio tem vaga para o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA).
Atualizado em 7 de dezembro de 2023.
Quais os clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão em todo o mundo?
Saiba quais foram os clubes de futebol em todo o mundo que nunca foram rebaixados das divisões principais para as outras divisões nos campeonatos nacionais na história das ligas nacionais.Saiba mais em: Lista dos clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão
Home » Futebol » Campeonato Brasileiro » Cubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão do Campeonato Brasileiro
Tags: Clubes que nunca foram rebaixados | Clubes sempre na Série A | Clubes sempre na Primeira Divisão | Clube que nunca caíram na história do Campeonato Brasileiro de futebol | Tabela do Campeonato Brasileiro | Gols do Brasileirão | História do Campeonato Brasileiro | Todos os campeões do Campeonato Brasileiro | Classificação do Campeonato Brasileiro | Resultado do Campeonato Brasileiro | Tabela dos jogos do Campeonato Brasileiro | Jogo do Campeonato Brasileiro | Próximo jogo do Campeonato Brasileiro | Clubes do Campeonato Brasileiro | Recordes do Campeonato Brasileiro | Rebaixamento do Campeonato Brasileiro | Curiosidades do Campeonato Brasileiro | Campeonato de 1987 do Campeonato Brasileiro | Série B do Campeonato Brasileiro | Série C do Campeonato Brasileiro | Série D do Campeonato Brasileiro | Artilheiros do Campeonato Brasileiro | Artilheiro Série A do Campeonato Brasileiro
• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.
Campeonato Brasileiro de Futebol
História : Campeões : Campeões Invictos : Clubes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Troféu : Bola oficial : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Estádios : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Recordes : Torneio dos Campeões : Taça Brasil : Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) : Tabela : Divisões - Série A : Série B : Série C : Série D : Clubes brasileiros que nunca foram rebaixadosEdições - 1937 : 1959 : 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 (Taça Brasil) : 1967 (Robertão) : 1968 (Taça Brasil) : 1968 (Robertão) : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030