Torneio dos Campeões de 1937

O Torneio dos Campeões de 1937 foi reconhecido como a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol pela CBF em 2023.

Campeonato Brasileiro - Maracanã

Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de 1937

O Campeonato Brasileiro de Futebol, também chamado de Campeonato Brasileiro, Brasileirão ou Série A, é a principal competição de futebol interclubes no país.



Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de 1937

O Torneio dos Campeões foi disputado por seis equipes de cinco unidades federativas (quatro estado e o Distrito Federal) e de duas regiões do Brasil da época. O Fluminense, campeão carioca de 1936 pela LCF era considerado o favorito da competição pela mídia esportiva; a Portuguesa, campeã paulista de 1936 pela APEA; o Atlético Mineiro, campeão mineiro de 1936; o Rio Branco, campeão capixaba de 1936; o Alliança, campeão fluminense de 1936 e a Liga de Sports da Marinha (LSM).

Na época, o Campeonato Carioca e o Campeonato Paulista eram divididos em duas ligas: o Campeonato Carioca era disputado pela Liga Carioca de Futebol (LCF) e pela Federação Metropolitana de Desportos (FMD), enquanto a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) e a Liga de Futebol do Estado de São Paulo (LPF) realizavam os torneios paulistas. O Vasco da Gama, vencedor do Campeonato Carioca de 1936 pela FMD, e o Palestra Itália (atual Palmeiras), campeão paulista de 1936 pela LPF, não participaram do Torneio dos Campeões de 1937.

A profissionalização do futebol foi a principal responsável pela criação de diferentes ligas e campeonatos estaduais. Os clubes que defendiam que o amadorismo deveria ser mantido e os clubes que defendiam o esporte profissional passaram a pertencera a diferentes ligas e disputar campeonatos em separado. As ligas estaduais pró-amadorismo e pró-profissionalização coexistiram até a reunificação dos campeonatos no final dos anos 1930.

O embate "amadorismo x profissionalismo” também foi responsável pela criação da Federação Brasileira de Football (FBF) em 1933. A FBF tinha a ambição de criar um campeonato nacional exclusivamente para clubes de futebol profissional, enquanto a CBD (atual CBF) era dedicada ao futebol amador e à Seleção Brasileira. O Torneio dos Campeões teria a participação de clubes profissionais.

Apesar do favoritismo do Fluminense, o Atlético Mineiro conquistou o Torneio dos Campeões de 1937 com uma campanha de quatro vitórias, um empate e uma derrota, justamente um goleada para o rival carioca por 6 a 0 na estreia da equipe mineira. O Galo empatou com o Rio Branco no jogo seguinte e venceu seus quatro outros confrontos, assegurando o título da competição, incluindo a vitória por 4 a 1 sobre o campeão carioca.

A conquista foi noticiada e comemorada pelos torcedores como um título nacional. Na excursão do Atlético Mineiro pela Europa em 1950, o jornal Le Monde noticiou que a equipe do Stade Français enfrentaria o campeão brasileiro. Quando o Atlético Mineiro conquistou o Campeonato Brasileiro de 1971, a mídia local tratou de enfatizar que este se tratava do segundo título nacional do clube. O título tem tanta importância para o clube mineiro que está destacado na letra de seu hino: "Nós somos campeões dos Campeões".

Após várias tentativas de homologar o título do Torneio dos Campeões de 1937 como Campeonato Brasileiro, a CBF oficializou o título de 1937 como primeira edição do Campeonato Brasileiro em 25 de agosto de 2023.

História do Torneio dos Campeões (Copa dos Campeões)

A Copa dos Campeões ou Torneio dos Campeões foram três edições (duas oficiais e uma amistosa) que reuniam campões estaduais. A Primeira edição foi disputada em 2020, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade precursora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A segunda edição, disputada em 1937, foi organizada pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), rival da CBD. Em 1967, a Federação Mineira de Futebol (FMF) retomou o torneio de vencedores estaduais com o nome de "Copa Minas". O primeiro torneio foi vencido pelo Club Athletico Paulistano, o segundo pelo Atlético Mineiro e o terceiro pelo Bangu. Em 2023, a CBF reconheceu o título do Atlético Mineiro do Torneio dos Campeões de 1937 como a primeira edição do Campeonato Brasileiro.

A Copa dos Campeões Estaduais também foi chamada de Torneio dos Campeões. Na primeira edição participaram os campeões estaduais de 1919 de São Paulo, Rio de Janeiro (então Distrito Federal) e do Rio Grande do Sul. Na segunda edição participaram seis equipes de cinco estados e duas regiões do Brasil e na última representantes de três estados e o campeão da Taça Brasil do ano anterior.

Atualmente, a CBF reconhece apenas a edição de 1937 do Torneio dos Campeões como edição oficial do Campeonato Brasileiro. As edições de 1920, vencida pelo Paulistano, e a de 1967, vencida pelo Bangu, não foram confirmadas como edições do Campeonato Brasileiro.

Saiba mais: Torneio dos Campeões (Copa dos Campeões)

Clubes do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

Clube - Unidade Federativa - Região *
Alliança - Rio de Janeiro - Oriental
Atlético Mineiro - Minas Gerais - Oriental
Fluminense - Distrito Federal ** - Oriental
Liga da Marinha - Distrito Federal ** - Oriental
Portuguesa - São Paulo - Meridional
Rio Branco - Espírito Santo - Oriental

* De 1913 a 1938, o Brasil era subdividido em cinco regiões: Central (GO e MT), Meridional (PR, RS, SC e SP), Norte Oriental (AL, CE, MA, PB, PE, PI e RN), Oriental (BA, DF**, ES, MG, RJ e SE), e Setentrional (AC, AM e PA).

* Na época, o atual estado do Rio de Janeiro era dividido em Distrito Federal (composto apenas pela cidade do Rio de Janeiro) e o Estado do Rio de Janeiro (demais cidades do atual estado, com Niterói como capital). Havia, portanto, o Campeonato Carioca, disputado no então Distrito Federal e o Campeonato Fluminense, disputado no estado do Rio de Janeiro.

Critérios para as vagas do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

Clube - Classificação
Alliança - campeão fluminense de 1936
Atlético Mineiro - campeão mineiro de 1936
Fluminense - campeão carioca de 1936 (LCF)
Liga da Marinha -
Portuguesa - campeã paulista de 1936 (APEA)
Rio Branco - campeão capixaba de 1936

Forma de disputa do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

O torneio foi dividido em duas etapas. Alliança, Liga da Marinha e Rio Branco disputaram a Fase Preliminar, que foi dividida em duas fases, ambas eliminatórias em jogo único em cada confronto. A Liga da Marinha venceu o Alliança e perdeu para o Rio Branco do Espírito Santo, que começou na segunda etapa e, com a vitória, assegurou sua vaga à Fase Final, que foi disputada em grupo único de quatro equipes em turno e returno. Atlético Mineiro, Fluminense e Portuguesa começaram nesta etapa. O Atlético Mineiro conquistou o título ao ficar em primeiro lugar deste grupo com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Tabela e classificação do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

Fase Preliminar
Primeira Etapa
Alliança 0 x 2 Liga da Marinha

Segunda Etapa
Rio Branco 2 x 0 Liga da Marinha

Fase Final
Posição - Clube - P* - J - V- E - D - GP - GC - SG
1º - Atlético Mineiro - 9 - 6 - 4 - 1 - 1 - 18 - 11 - +7
2º - Fluminense - 6 - 6 - 3 - 0 - 3 - 22 - 16 - +6
3º - Rio Branco - 5 - 6 - 2 - 1 - 3 - 11 - 20 - -9
4º - Portuguesa - 4 - 6 - 2 - 0 - 4 - 14 - 18 - -4

* O vitória dava dois pontos ao vencedor e o empate um ponto para cada equipe.

Legenda:
P - Pontos | J - Jogos | V - Vitórias | E - Empates | D - Derrotas | GP - Gols Pró | GC - Gols Contra | SG - Saldo de Gols

Classificação Final do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

1º lugar - Atlético Mineiro
2º lugar - Fluminense
3º lugar - Rio Branco
4º lugar - Portuguesa
5º lugar - Liga da Marinha
6º lugar - Alliança

Campeão do Torneio dos Campeões de 1937 - Campeonato Brasileiro de Futebol 1937

Atlético Mineiro

Equipes brasileiras classificadas para disputar a Copa Libertadores do ano seguinte

Nenhuma. A primeira edição do Copa Libertadores da América ocorreu em 1960 com o nome de Copa dos Campeões da América de 1960.

Equipes rebaixadas para a Série B do ano seguinte

Nenhuma.

Artilheiro do Torneio dos Campeões de 1937

Paulista (Atlético Mineiro) - 8 gols

Todos os nomes do Campeonato Brasileiro - 1º Divisão:
Anos - Nome
1937 - Torneio dos Campeões
1959 a 1968 - Taça Brasil
1967 a 1970 - Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Robertão ou Taça de Prata
1971 a 1974 - Campeonato Nacional de Clubes
1975 a 1980 - Copa Brasil
1981 a 1983 - Taça de Ouro
1984 - Copa Brasil
1985 - Taça de Ouro
1986 - Copa Brasil
1987 e 1988 - Copa União
1989 - Campeonato Brasileiro
1990 a 1999 - Campeonato Brasileiro Série A
2000 - Copa João Havelange - Módulo Azul
2001 - Campeonato Brasileiro
Desde 2002 - Campeonato Brasileiro Série A

Tags: Torneio dos Campeões de 1937 - Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro | Todos os campeões do Campeonato Brasileiro de futebol - Série A | Torneio dos Campeões Estaduais | Copa dos Campeões Estaduais | Campeões do Torneio dos Campeões | Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de futebol | Tabela da Copa dos Campeões de 1937 | Gols do Torneio dos Campeões de 1937 | História do Torneio dos Campeões | Classificação do Torneio dos Campeões de 1937 | Resultados do Torneio dos Campeões de 1937 | Clubes do Campeonato Brasileiro de 1937 | Artilheiros do Torneio dos Campeões de 1937

• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Campeonato Brasileiro de Futebol

História : Campeões : Campeões Invictos : Clubes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Troféu : Bola oficial : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Estádios : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Recordes : Torneio dos Campeões : Taça Brasil : Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) : Tabela : Divisões - Série A : Série B : Série C : Série D : Clubes brasileiros que nunca foram rebaixados

Edições - 1937 : 1959 : 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 (Taça Brasil) : 1967 (Robertão) : 1968 (Taça Brasil) : 1968 (Robertão) : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro