Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
A Supercopa do Brasil é um torneio disputado entre o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil.
Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
Saiba nesta página as principais informações da Supercopa do Brasil de Futebol.A Supercopa do Brasil de Futebol é uma competição disputada entre o campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol e o campeão da Copa do Brasil de Futebol. Os campeões nacionais disputam a Supercopa no ano seguinte da conquista dos títulos. Em 2024, a CBF mudou o nome oficial da competição para Supercopa Rei, uma homenagem a Pelé, também conhecido como o Rei do Futebol.
Caso uma mesma equipe vença as duas competições (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) o vice-campeão brasileiro disputa a Supercopa do Brasil. O torneio tem o formato semelhante às Supercopas de vários países europeus. Assim, quando um clube ganha os dois campeonatos o vice-campeão nacional disputa a Supercopa. A Supercopa da Inglaterra de 2019 (2019 FA Community Shield) foi disputada entre o Manchester City (Campeão Premier League de 2018-2019 e da Copa da Inglaterra de 2019) e o Liverpool (vice-campeão inglês).
A maioria das Supercopas dos países da Europa são disputadas em jogo único como na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Portugal, entre outros. A Espanha inovou com a inclusão de mais duas equipes. Classificaram-se para a Supercopa da Espanha de 2019-2020 os dois finalistas da Copa do Rei (equivalente à nossa Copa do Brasil) e os melhores do campeonato espanhol. Este torneio é disputado com semifinal e final no início do ano (em uma sede única fora da Espanha).
Na década de 2010 surgiram na América do Sul o mesmo tipo de torneio em alguns países, como a Supercopa Argentina em 2012, Supercopa do Chile em 2013 e a Supercopa Uruguaia em 2018. No Brasil, após 28 anos, a Supercopa voltou a ser disputada em 2020.
História da Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
A história da Supercopa passa primeiro pela criação da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil foi criada em 1989 e é atualmente o segundo torneio de futebol mais importante do país. Concebida nos moldes das Copas Europeias a competição integra todos os estados e o Distrito Federal do Brasil. A Copa do Brasil é disputada desde 1989. É o segundo torneio de futebol mais importante do país, atrás apenas do Campeonato Brasileiro.Com a criação da Copa do Brasil seria natural a criação de uma Supercopa do Brasil nos moldes dos torneios europeus. Isto realmente aconteceu em 1990. Vasco da Gama, campeão brasileiro de 1989 e Grêmio, campeão da primeira edição da Copa do Brasil em 1989, enfrentaram-se em dois jogos para decidir o título da primeira Supercopa do Brasil. Inicialmente, a Supercopa do Brasil de 1990 seriam confrontos adicionados ao calendários, mas foram utilizados os confrontos dos dois clubes brasileiros na Primeira Fase da Copa Libertadores da América de 1990 para decidir o campeão do torneio, já que Grêmio e Vasco estavam no mesmo grupo. O Grêmio foi o primeiro campeão da Supercopa do Brasil após um empate em 0 a 0 no jogo de ida e uma vitória por 2 a 0 no Estádio Olímpico Monumental. Curiosamente, o clube foi eliminado da Libertadores de 1990 ao ficar em último lugar no grupo 5. Olimpia, Cerro Porteño e Vasco da Gama se classificaram para as oitavas de final da competição. Neste ano, o Vasco foi eliminado nas quartas-de-final pelo Atlético Nacional da Colômbia.
No ano seguinte os clubes das duas maiores torcidas do Brasil decidiram a Supercopa do Brasil. Em 27 de janeiro de 1991, o Corinthians (campeão do Campeonato Brasileiro de 1990) venceu o Flamengo (campeão da Copa do Brasil de 1990) por 1 a 0, gol de José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, atualmente é comentarista esportivo da Bandeirantes. O jogo foi realizado no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Em algumas supercopas o mando de campo é neutro, como será a partir na volta da Supercopa do Brasil em 2020, mas em outras competição deste tipo o mando de campo é do campeão nacional, o que de fato ocorreu na Supercopa do Brasil de 1991.
A volta da Supercopa era especulada havia muitos anos. Em 2013, surgiu o rumor que a CBF estaria elaborando a volta do torneio para 2015. No entanto, a competição não foi confirmada, mas em 2017 foi criada a Supercopa do Brasil Sub-20. A dificuldade para a volta da Supercopa do Brasil seriam as datas.
Em 1992 foi criada a Taça Brahma dos Campeões (também chamada de Taça dos Campeões Brasileiros ou Taça Brahma). Este torneio promovido pela Companhia Cervejaria Brahma. O torneio reuniu o campeão do primeira divisão e o campeão da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 1992 em uma partida única, realizada no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba. O jogo terminou 2 a 2, com o Flamengo (campeão Brasileiro de 1992) vencendo o Paraná (campeão Brasileiro Série B de 1992) nos pênaltis em 12 de agosto de 1992, menos de um mês após a conclusão do Campeonato Brasileiro daquele ano. O site da RSSSF, organização internacional que registra dados estatísticos, cita a Taça dos Campeões Brasileiros como uma espécie de Supercopa do Brasil de futebol, embora a disputa não tenha sido do campeão nacional contra o campeão da Copa nacional (Copa do Brasil) e sim com um campeão de divisão inferior (Série B).
Em 2019, a CBF confirmou a volta da Supercopa do Brasil para 2020, que retornou após 28 anos.
A edição de 2019 foi decidida em jogo único, às 11 da manhã do dia 16 de fevereiro de 2020, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Flamengo venceu o Athletico Paranaense por 3 a 0 e conquistou seu primeiro título da Supercopa do Brasil.
Inicialmente, a Supercopa seria decidida no dia 19 de janeiro, mas a Supercopa de 2020 teve a data remarcada devido à participação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes de 2019, que foi finalizada em 21 dezembro de 2019. O elenco do clube carioca não teria tempo para disfrutar férias e fazer uma pré-temporada a tempo de disputar a Supercopa de 2020.
O Athletico Paranaense ao se sagrar campeão da Copa do Brasil de Futebol de 2019 garantiu a presença. Em 24 de novembro de 2019 seu oponente foi definido com a conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019 pelo Flamengo. Se o clube paranaense também fosse campeão brasileiro o vice-campeão brasileiro disputaria a Supercopa do Brasil de 2020.
A Supercopa do Brasil de 2021 foi disputada no dia 11 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O Flamengo venceu o Palmeiras na disputa de pênaltis e conquistou seu segundo título da Supercopa do Brasil. O jogo foi disputado com portões fechados devido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Chegou-se a cogitar a possibilidade da partida ter um público de sete mil pessoas, mas a proposta foi descartada Em 5 de abril de 2021, a CBF confirmou oficialmente o local de disputa da Supercopa do Brasil 2021 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, o Tribunal Regional Federal definiu o retorno do lockdown no Distrito Federal, incluindo a proibição da realização de eventos esportivos, inviabilizando a disputa da Supercopa em Brasília. Em 11 de abril de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o recurso do Governo do Distrito Federal e a partida foi realizada na capital federal.
Transmissão pela tv dos jogos da Supercopa do Brasil
Os dois jogos da primeira edição da Supercopa do Brasil foram transmitidos pela Rede Globo. A segunda edição da Supercopa do Brasil foi transmitida pela Rede Bandeirantes. O jogo da terceira edição da Supercopa do Brasil foi transmitido pela Globo e SporTV. A TV Globo foi e emissora que transmitiu as demais edições do jogo da Supercopa do Brasil pela televisão.
Sistema de disputa da Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
A primeira Supercopa do Brasil de Futebol foi disputada em dois jogos (utilizando os confrontos da Copa Libertadores). Na segunda edição a Supercopa foi decidida em jogo único a parte com mando de campo para o campeão brasileiro. No retorno da Supercopa, em 2020, o mando de campo foi neutro, na capital do país. No atual sistema, caso o jogo termine empatado haverá disputa de pênaltis para determinar o campeão da Supercopa do Brasil.Ano - Campeão da Supercopa do Brasil de Futebol - Vaga para a Supercopa do Brasil
1990 - Grêmio - Campeão da Copa do Brasil de 19891991 - Corinthians - Campeão Brasileiro de 1990
2020 - Flamengo - Campeão Brasileiro de 2019
2021 - Flamengo - Campeão Brasileiro de 2020
2022 - Atlético Mineiro - Campeão Brasileiro de 2021 e da Copa do Brasil de 2021
2023 - Palmeiras - Campeão Brasileiro de 2022
2024 - São Paulo - Campeão da Copa do Brasil de 2023
2025 -
Títulos da Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
2 títulos - Flamengo
1 título - Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo
Títulos da Supercopa do Brasil por Estado
3 títulos - São Paulo
2 títulos - Rio de Janeiro
1 título - Minas Gerais e Rio Grande do Sul
Títulos da Supercopa do Brasil por Região
6 títulos - Sudeste
1 título - Sul
0 títulos - Centro-Oeste, Nordeste e Norte
Títulos da Supercopa do Brasil por competição
5 títulos * - Campeão do Campeonato Brasileiro do ano anterior
3 títulos * - Campeão da Copa do Brasil do ano anterior
* O Atlético Mineiro foi o Campeão Brasileiro de 2021 e da Copa do Brasil de 2021.
Todos os campeões nacionais de futebol do Brasil
Quem é o maior campeão brasileiro? Qual clube tem mais títulos nacionais no Brasil? Confira a lista de todos os campeões de futebol do Brasil.Estão incluídos os campeões de competições nacionais brasileiras: Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão), Campeonato Brasileiro (Brasileirão, incluindo os torneios em formatos de copa, campeonatos diversos e pontos corridos), Copa dos Campeões Estaduais, Torneio dos Campeões da CBD, Copa dos Campeões da Copa Brasil, Torneio dos Campeões, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Copa dos Campeões.
O Palmeiras é o maior campeão nacional com 18 títulos: 12 Campeonatos Brasileiros (sendo 2 Taças Brasil e 2 Torneios Roberto Gomes Pedrosa), quatro Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Copa dos Campeões. O Flamengo é o segundo lugar com 14 títulos nacionais. Em seguida aparecem Corinthians com 11 títulos nacionais e Cruzeiro com dez títulos nacionais.
Confira os títulos nacionais de futebol do Brasil por equipe (incluindo todos os campeões de torneios nacionais, exceto os de divisões inferiores). Saiba mais em: Todos os campeões nacionais de futebol do Brasil
Quais os clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão em todo o mundo?
Saiba quais foram os clubes de futebol em todo o mundo que nunca foram rebaixados das divisões principais para as outras divisões nos campeonatos nacionais na história das ligas nacionais.Saiba mais em: Lista dos clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão
Quais os clubes brasileiros que nunca foram rebaixados da primeira divisão?
Saiba quais foram os clubes brasileiros de futebol que nunca foram rebaixados da Primeira Divisão (Série A) para as outras divisões no campeonato nacional na história do Brasileirão.Saiba mais em: Quais os clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão do Campeonato Brasileiro?
Artilheiros de todas as edições da Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
Ano - Artilheiro (Clube) - Gols
1990 - Nilson e Darci (Grêmio) - 1 gol1991 - Neto (Corinthians) - 1 gol
2020 - Bruno Henrique, Gabriel Barbosa "Gabigol" e Giorgian De Arrascaeta (Flamengo) - 1 gol
2021 - Raphael Veiga (Palmeiras) - 2 gols
2022 - Ignacio Fernández "Nacho Fernández" e Hulk (Atlético Mineiro) e Bruno Henrique e Gabriel Barbosa "Gabigol" (Flamengo) - 1 gol
2023 - Gabriel Barbosa "Gabigol" (Flamengo), Gabriel Menino e e Raphael Veiga (Palmeiras) - 2 gols
2024 - nenhum
2025 -
Curiosidades da Supercopa do Brasil:
• As duas primeiras edições da Supercopa do Brasil não tiveram muita repercussão na imprensa esportiva.
• Na primeira edição os jogos da Copa Libertadores de 1990 entre Vasco da Gama e Grêmio serviram também para decidir o campeão da Supercopa do Brasil. Esta foi uma decisão de comum acordo entre os dois clubes e a CBF devido à falta de datas.
• O troféu do título de 1990 até hoje não foi entregue pela CBF ao Grêmio, segundo o clube gaúcho.
• O Rio de Janeiro esteve presente nas duas primeiras edições da Supercopa do Brasil. Entretanto nas duas vezes os clubes cariocas foram vice-campeões do torneio. O Vasco foi superado pelo Grêmio em 1990 e o Flamengo perdeu para o Corinthians em 1991.
• As duas primeiras edições tiveram um equilíbrio de campeões. Na primeira edição, o campeão da Supercopa foi o campeão da Copa do Brasil do anterior (Grêmio) e na segunda edição o campeão da Supercopa foi o campeão do Campeonato Brasileiro do ano anterior (Corinthians).
Supercopa Rei (Supercopa do Brasil de Futebol)
História : Campeões : Clubes participantes : Curiosidades : Artilheiros : Regulamento : Estatísticas : Recordes : Troféu : Bola oficial : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Estádios : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Assistências : Ingressos : Uniformes e CamisasEdições - 1990 : 1991 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028 : 2029 : 2030
Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Supercopa do Brasil de Futebol
Tags: Supercopa do Brasil de Futebol | Tabela da Supercopa do Brasil | Gols da Supercopa do Brasil | História da Supercopa do Brasil | Todos os campeões da Supercopa do Brasil | Classificação da Supercopa do Brasil | Resultado da Supercopa do Brasil | Tabela dos jogos da Supercopa do Brasil | Jogo da Supercopa do Brasil | Próximo jogo da Supercopa do Brasil | Clubes da Supercopa do Brasil | Recordes da Supercopa do Brasil | Curiosidades da Supercopa do Brasil | Artilheiros da Supercopa do Brasil
• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.