Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Final da Copa do Mundo de Futebol de 2006 em Berlim, Alemanha

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).



Tags: Mascotes da Copa do Mundo | História da Copa do Mundo de futebol da FIFA | Curiosidades | Willie | Tip e Tap | Gauchito | Naranjito 1982 | Pique | Ciao | Striker | Footix | Ato, Kaz e Nik | Goleo VI e Pille | Zakumi | Mascote de 2014

Home » Futebol » Copa do Mundo » Mascotes da Copa do Mundo

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA.

Mascotes da Copa do Mundo de futebol

Quem não se lembra da Naranjito, a simpática laranja que era a mascote da Copa do Mundo de 1982? As mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares.

Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote.

As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los. É impossível lembrar das Olimpíadas de Moscou sem se associar ao ursinho Misha. Realizadas em 1980, durante a Guerra Fria, as Olimpíadas viraram uma arma de propaganda política. Mesmo com o boicote liderado pelos Estados Unidos, devido à invasão do Afeganistão pelos soviéticos, a lembrança da Olimpíada realizada em 1980 continua viva. Como não esquecer o choro de Misha no encerramento dos jogos?

A primeira mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie. Curiosamente os alemães adotaram este ano um leão, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.

Os anos 1970 foram marcados pela humanização das mascotes nas Copas do Mundo. No México em 1970 a mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola. Em 1974 as mascotes foram a dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as inicias de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa (74). Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais.

Os anos 1980 mudaram a concepção de mascotes. Uma laranja e uma pimenta com sombreiro foram as mascotes da década. Em 1982, Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.

O estranho Pique foi a mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.

Em 1990 tentaram criar uma mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja a mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.

O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA. Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilização das mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgação do evento em cartões telefônicos, selos e todos os tipos de peças para promover a Copa do Mundo.

Seguindo uma tendência de ter mais de uma mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coreia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes. A mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outras mascotes Goleo VI não é um desenho.

A estratégia de mais mascotes por evento aumenta as vendas de produtos mas dificulta a lembrança do evento. Assim como as mascotes da Copa passada já caíram no esquecimento a lembrança da Águia Sam das Olimpíadas de 1984, do Ursinho Misha de 1980, Naranjito de 1982 permanecem.

Zakumi é um leopardo com o cabelo verde e a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Você sabe o que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi tinha 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

Em setembro de 2012 foi apresentada a mascote da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

A ideia para tornar o tatu-bola a mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

Dias depois de ser anunciada a mascote da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

No dia 25 de dezembro foi anunciado que Fuleco é o nome da mascote da Copa do Mundo de 2014. A escolha popular teve mais de 1,7 milhão de votos pela internet. O nome da mascote escolhido recebeu 48%, enquanto Zuzeco teve 31% e Amijubi 21% dos votos.

O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia. E o tatu-bola já tem até uma biografia. Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos. Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols. Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

Apesar de Fuleco ser um mascote masculino, a palavra mascote é feminina, ao contrário do que muitos pensam. Mascote significa uma figura que representa a marca, sendo masculina ou feminina.

A mascote da Copa do Mundo de 2018 é um Lobo. Zabivaka foi anunciado em 22 de outubro de 2016 durante um programa de tv russo. O lobo recebeu 53% dos votos, superando o tigre (27%) e o gato com 20%. Mais de um milhão de pessoas participaram da votação pela internet. O nome significa em russo "aquele que marca". Zabivaka usa as cores da bandeira russa (branco, azul e vermelho), além do nome do país em inglês e o ano da Copa do Mundo (2018). A apresentação da mascote teve a presença do jogador brasileiro Ronaldo Fenômeno.

Lista de mascotes da Copa do Mundo de Futebol FIFA
Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra - Willie, um leão
Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap, dois jovens
Copa do Mundo de 1978 na Argentina - Gauchito, um garoto
Copa do Mundo de 1982 na Espanha - Naranjito, uma laranja
Copa do Mundo de 1986 no México - Pique, uma pimenta
Copa do Mundo de 1990 na Itália - Ciao, um boneco
Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos - Striker, um cão
Copa do Mundo de 1998 na França - Footix, um galo
Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão - Ato, Kaz e Nik, criaturas futurísticas
Copa do Mundo de 2006 na Alemanha - Goleo VI e Pille
Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - Zakumi
Copa do Mundo de 2014 no Brasil - Fuleco
Copa do Mundo de 2018 na Rússia - Zabivaka
Copa do Mundo de 2022 no Catar - a definir

Lista das mascotes de todas as Copas do Mundo (1930-2010)

Willie, mascote da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra
Mascote da Copa de 1966 na Inglaterra - Willie

Juanito, a mascote da Copa do Mundo de 1970 no México
Mascote da Copa de 1970 no México - Juanito

Mascotes da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap
Mascotes da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap

Mascote da Copa de 1978 na Argentina - Gauchito
Mascote da Copa de 1978 na Argentina - Gauchito

Mascote da Copa de 1982 na Espanha - Naranjito
Mascote da Copa de 1982 na Espanha - Naranjito

Pique, mascote da Copa do Mundo de 1986 no México
Mascote da Copa de 1986 no México - Pique

 Mascote da Copa de 1990 na Itália - Ciao
Mascote da Copa de 1990 na Itália - Ciao

 Mascote da Copa de 1994 nos Estados Unidos - Striker
Mascote da Copa de 1994 nos Estados Unidos - Striker

 Mascote da Copa de 1998 na França - Footix
Mascote da Copa de 1998 na França - Footix

Mascotes da Copa de 2002 na Coreia do Sul e Japão - Ato, Kaz e Nik
Mascotes da Copa de 2002 na Coreia do Sul e Japão - Ato, Kaz e Nik

Goleo VI e Pille, mascotes da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha
Mascotes da Copa de 2006 - Goleo VI e Pille
Zakumi, a mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo Fifa
Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Saiba mais:
Zakumi, a mascote da Copa do Mundo - África do Sul 2010

Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil - 20º Copa do Mundo
Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Saiba mais:
Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2018 na Rússia - 21º Copa do Mundo
Zabivaka - Mascote da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Saiba mais:
Zabivaka - Mascote da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Mascote da Copa do Mundo de 2022 no Catar - A ser definido

Saiba mais:
Mascotes dos Jogos Pan-Americanos
Todas as mascotes das Olimpíadas
Todos as mascotes da Copa América

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Brasil

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022


Leia também

 

Países das Américas com os melhores IDH em 2017

Confira no vídeo quais são os países do continente americano com as melhores posições no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) divulgado em 2017.

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Copa das Confederações - Rússia 2017
Copa das Confederações - Rússia 2017 Copa das Confederações
Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa