Copa do Mundo

Confira a história e as principais curiosidades das edições da Copa do Mundo de Futebol.

Estádio Krestovsky - Um dos estádios de São Petersburgo à Copa do Mundo de Futebol de 2018

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Tags: Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Fuleco é a mascote da Copa do Mundo de 2014 | O que é mascote | origem da palavra mascote | Produtos da mascote | Promoção da mascote | Comprar mascote da Copa do Mundo de 2014 | Nome da mascote

Home » Futebol » Copa do Mundo » Brasil 2014 » Fuleco - Mascote da Copa de 2014

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Em setembro de 2012 foi apresentada a mascote da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

A ideia para tornar o tatu-bola a mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

Dias depois de ser anunciada a mascote da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

No dia 25 de dezembro foi anunciado que Fuleco é o nome da mascote da Copa do Mundo de 2014. A escolha popular teve mais de 1,7 milhão de votos pela internet. O nome da mascote escolhido recebeu 48%, enquanto Zuzeco teve 31% e Amijubi 21% dos votos.

O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia. E o tatu-bola já tem até uma biografia. Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos. Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols. Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

Apesar de Fuleco ser um mascote masculino, a palavra mascote é feminina, ao contrário do que muitos pensam. Mascote significa uma figura que representa a marca, sendo masculina ou feminina.

Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil - 20º Copa do Mundo
Fuleco - Mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Saiba mais: Mascotes da Copa do Mundo de futebol
Mascotes dos Jogos Pan-Americanos
Todas as mascotes das Olimpíadas
Todos as mascotes da Copa América

O que significa mascote

A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas e de eventos esportivos como a Copa do Mundo.

História da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Que tal viajar para o Brasil?

Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.

Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014

Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Seleção Brasileira : Sedes - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : 2030 : 2034 : 2038



 

As dez melhores cidades para viajar em 2020

Veja o vídeo quais são as das dez melhores cidades para viajar em 2020. Esta seleção foi feita por centenas de colaboradores da maior editora de guias de viagem do mundo. Eles escolheram os destinos com as melhores atrações para você conhecer em 2020.


Fonte: Quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Gattopardo Pro - Mentoria e Análise de Desempenho Digital
Cadê Meu Táxi?
Qual DDD?
Qual DDI?
Quadro de Medalhas
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa