Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

O Pan de Lima 2019 foi realizado entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.

Lima, capital do Peru, sede dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram realizados em Lima, capital do Peru, entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.



XVIII Jogos Pan-Americanos - Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram realizados em Lima, capital do Peru. Os Jogos Pan-Americanos retornaram à América do Sul 12 anos após os Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro.

Mais de 6 mil atletas de 41 países disputaram os 419 eventos esportivos de 39 esportes dos XVIII Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 que foram realizados entre 26 de julho a 11 de agosto de 2019.

A cada quatro anos, atletas de todo o continente americano disputam várias modalidades esportivas nos Jogos Pan-Americanos, evento esportivo inspirado nos Jogos Olímpicos (Olimpíadas).

As Ilhas Virgens Britânicas conquistaram sua primeira medalha de ouro e sua primeira medalha de Jogos Pan-Americanos quando Chantel Malone venceu o evento de atletismo de salto em distância feminino. Aruba também ganhou sua primeira medalha na história dos Jogos Pan-Americanos, uma medalha de bronze foi conquistada por Mack van den Eerenbeemt na classe de Vela RS masculino. Barbados, Bolívia, Granada e Paraguai conquistaram suas primeiras medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019.

Em 2019, o Brasil teve a melhor participação em Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira bateu o recorde de medalhas de ouro e do total de medalhas. No Pan de 2019, o Brasil conquistou 55 medalhas de ouro, 45 medalhas de prata e 71 medalhas de bronze, totalizando 171 medalhas. A campanha brasileira superou a do Pan do Rio de Janeiro de 2017, quando o Brasil conquistou 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, totalizando 157 na competição disputada em casa.

As despesas totais para a preparação dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos foram de aproximadamente 1,2 bilhão de dólares. As despesas foram distribuídas do seguinte modo: 470 milhões de dólares em infra-estrutura esportiva; 180 milhões para a Aldeia Pan-Americana; 430 milhões em despesas organizacionais; e 106 milhões para outras despesas suplementares.

Data da cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

26 de julho de 2019

Data da cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

11 de agosto de 2019

Como foi a eleição que escolheu Lima para ser a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2019?

A candidatura de Lima superou as cidades de La Punta (Argentina), Santiago (Chile) e Ciudad Bolivar (Venezuela). As quatro candidatas para sediar os Jogos Pan-americanos de 2019 foram oficialmente anunciadas em 1 de fevereiro de 2013. Lima foi escolhida para ser a sede do Pan de 2019 em 11 de outubro de 2013, quando os membros da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) se reuniram em Toronto, no Canadá, para eleger a cidade anfitriã. Curiosamente, a candidatura de Lima foi preterida por Toronto para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2015.

Votação pela escolha da sede do Pan 2019
1º Turno
Cidade - País - Votos
Lima - Peru - 31 (cidade escolhida)
La Punta - Argentina - 9
Santiago - Chile - 9
Ciudad Bolívar - Venezuela - 8

Dados de Lima - Cidade Sede dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

País - Peru
Província - Lima
Fundação - 18 de janeiro de 1535
Altitude - 154 metros
População - 7.605.742 / 8.472.935 (região metropolitana)
Densidade demográfica - 3.008 hab./km²
Fuso Horário - UTC-5
Site oficial: munlima.gob.pe

Esportes dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

No total são 419 eventos de 39 esportes. A lista dos esportes do Pan de 2019 foi anunciada com muitas mudanças. Esta é a edição com o maior número de eventos já realizados nos Jogos Pan-Americanos. O fisiculturismo e o surfe estrearam nos Jogos Pan-Americanos em 2019, enquanto a pelota basca foi disputada novamente depois de estar ausente dos Jogos de 2015.

Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional anunciou diversas mudanças no programa dos Jogos Olímpicos a partir de 2020 para tornar os jogos mais populares e modernos, como a inclusão do basquete 3x, skate e escalada esportiva. As mudanças nos Jogos Olímpicos também foram implementadas a partir da edição de 2019 dos Jogos Pan-Americanos. Quase todos os novos eventos disputados nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 já estavam no programa dos Jogos Pan-Americanos. A escalada esportiva foi excluída porque não tinha o número necessário de federações nacionais nas Américas para ser inclúida no programa dos Jogos de 2019. O skate foi retirado do programa em maio de 2019, devido ao conflito de datas entre a ODEPA e a World Skate America. O único evento retirado dos jogos anteriores foi o beisebol feminino, que só fora adicionado pela primeira vez quatro anos antes.

Lista dos esportes dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019
Confira abaixo os esportes que foram disputados no Pan de Lima em 2019.

Atletismo : Badminton : Basquete (Basquetebol) / Basquete Feminino / Basquete Masculino / Basquete 3x3 Feminino / Basquete 3x3 Masculino : Beisebol : Boliche : Boxe : Canoagem : Caratê : Ciclismo : Esgrima : Esqui aquático : Fisiculturismo : Futebol / Futebol Feminino / Futebol Masculino : Futsal (Futebol de Salão) : Ginástica : Golfe : Handebol / Handebol Feminino / Handebol Masculino : Hipismo : Hóquei sobre a grama / Hóquei sobre a grama Feminino / Hóquei sobre a grama Masculino : Judô : Levantamento de peso : Lutas / Luta Livre (Freestyle wrestling) / Luta greco-romana : Natação artística (Nado Sincronizado) : Natação : Patinação sobre rodas : Pelota basca : Paleta frontón (esporte peruano similar ao squash) : Pentatlo Moderno : Polo Aquático : Raquetebol : Remo : Rugby sevens : Saltos Ornamentais : Softbol : Surfe : Squash : Taekwondo : Tênis : Tênis de mesa : Tiro com Arco (Arco e Flecha) : Tiro esportivo : Triatlo : Vela (Iatismo) : Vôlei / Vôlei Feminino | Vôlei Masculino : Vôlei de praia / Vôlei de praia Feminino / Vôlei de praia Masculino

Saiba mais:
Lista dos esportes dos Jogos Pan-americanos 2019

Locais das provas dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

As provas dos Jogos Pan-Americanos de 2019 foram disputadas em vários distritos de Lima e cidades vizinhas, com a maioria concentrada nos núcleos do VIDENA (um complexo no distrito de San Luis), no Parque Pan-Americano (Villa María del Triunfo), na Vila Esportiva de Callao e um complexo esportivo na Costa Verde. O comitê de nomeação de Lima 2019 estabeleceu um total de 21 instalações esportivas e instalações para a realização dos Jogos na cidade de Lima.

Em 23 de outubro de 2014, foi anunciado o Plano Diretor de Lima 2019, no qual foram definidos os locais oficiais para os jogos; Em 7 de julho de 2015, durante a 53ª Assembléia Geral da Organização Pan-Americana do Esporte, realizada em Toronto, o presidente do Comitê Organizador de Lima 2019 anunciou o progresso dos locais, bem como o plano oficial (que sofreu algumas mudanças) . Em 2017, o Plano Diretor passou por variações para reduzir custos e finalmente se tornou o local oficial da Vila Pan-Americana, que ficaria localizada no Distrito de Villa el Salvador. As cinco áreas onde os eventos foram realizados foram distribuídos em 14 distritos de Lima e no departamento de Ica.

Lista das cidades por local dos Jogos Pan-americanos de 2019 e dos Jogos Parapan-Americanos de 2019

As sedes do Pan 2019 e do Parapan 2019 foram divididas em seis aglomerados (clusters) na cidade de Lima e adjacências.

Saiba mais:
Locais das provas dos Jogos Pan-americanos 2019

Mascote dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Em junho de 2017, depois de mais de mil inscrições, o comitê organizador revelou os três últimos na corrida para ser a mascote dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Os três projetos finais foram: Milco, mascote influenciada por esculturas Cuchimilco (figuras pré-hispânicas da cultura Chancay desenvolvidas em Lima por volta de 1200 a 1470 d.C.); uma flor chamada Amantis; e Wayqi, uma lagartixa com folhas. Em julho de 2017, foi anunciado que Milco foi o vencedor do concurso, recebendo 45% dos votos. Houve aproximadamente 44.154 votos no concurso, o maior de todos os tempos em uma competição de mascote para os Jogos Pan-Americanos. Andrea Norka Medrano Moy, de 24 anos, foi a designer vencedora da competição. Ela recebeu 15 mil novos sóis peruanos (ou aproximadamente R$ 17,7 mil). A cor de Milco é laranja justamente para homenagear as esculturas do povo Chancay, enquanto as cores de seu uniforme, short vermelho e camiseta branca representam as cores da bandeira do Peru.

Mascote dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Saiba mais:
Mascote dos Jogos Pan-americanos 2019
Todas as mascotes dos Jogos Pan-americanos

Países participantes dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Atletas de 41 países disputaram os eventos oficiais do Pan-Americano de 2019.

Confira a lista dos paises dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

Antígua e Barbuda Antígua e Barbuda   Argentina Argentina   Aruba Aruba   Bahamas Bahamas   Barbados Barbados   Belize Belize   Bermudas Bermudas   Bolívia Bolívia   Brasil Brasil   Canadá Canadá   Chile Chile   Colômbia Colômbia   Costa Rica Costa Rica   Cuba Cuba   Dominica Dominica   El Salvador El Salvador   Equador Equador   Estados Unidos Estados Unidos   Granada Granada   Guatemala Guatemala   Guiana Guiana   Haiti Haiti   Honduras Honduras   Ilhas Cayman Ilhas Cayman   Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Americanas   Ilhas Virgens Britânicas Ilhas Virgens Britânicas   Jamaica Jamaica   México México   Nicarágua Nicarágua   Panamá Panamá   Paraguai Paraguai   Peru Peru   Porto Rico Porto Rico   República Dominicana República Dominicana   Santa Lúcia Santa Lúcia   São Cristóvão e Névis São Cristóvão e Névis   São Vicente e Granadinas São Vicente e Granadinas   Suriname Suriname   Trinidad e Tobago Trinidad e Tobago   Uruguai Uruguai   Venezuela Venezuela

Quadro de Medalhas dos países dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Resultado Final. Atualizado em 12 de agosto de 2019.

Classificação - País - Ouro - Prata - Bronze - Total
1 - Estados Unidos Estados Unidos (USA) - 120 - 88 - 85 - 293
2 - Brasil Brasil (BRA) - 55 - 45 - 71 - 171
3 - México México (MEX) - 37 - 36 - 63 - 136
4 - Canadá Canadá (CAN) - 35 - 64 - 53 - 152
5 - Cuba Cuba (CUB) - 33 - 27 - 38 - 98
6 - Argentina Argentina (ARG) - 32 - 35 - 34 - 101
7 - Colômbia Colômbia (COL) - 28 - 23 - 33 - 84
8 - Chile Chile (CHI) - 13 - 19 - 18 - 50
9 - Peru Peru (PER)* - 11 - 7 - 21 - 39
10 - República Dominicana República Dominicana (DOM) - 10 - 13 - 17 - 40
Total - 419 - 419 - 523 - 1361

* País-sede.

Critério de classicação dos Jogos Pan-Americanos: 1) total de medalhas de ouro; 2) total de medalhas de prata; 3) total de medalhas de bronze

Veja a tabela completa na página Quadro de Medalhas dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Saiba mais: Quadro de Medalhas de todos os Jogos Pan-Americanos

Pôster dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Logo dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Saiba mais: Pôsteres, cartazes e logos dos Jogos Pan-Americanos

O Peru já sediou os Jogos Olímpicos?

Não. O Peru ainda não sediou nenhuma edição dos Jogos Olímpicos.

O Peru já sediou os Jogos Pan-Americanos?

O Peru sediou os seus primeiros Jogos Pan-Americanos em 2019, em Lima.

Datas das modalidades dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Esporte - Datas das provas -

Programação dia a dia dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

-

Medalhas dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Confira informações das medidas, peso e design das medalhas concedidas aos atletas nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Tocha dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Em 6 de setembro de 2018, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos de 2019 divulgou os detalhes sobre a turnê da tocha pan-americana durante a 56ª Assembléia Geral da ODEPA, realizada em Lima, capital do Peru e sede do Pan 2019.

Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Saiba mais: Tocha Olímpica dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019

Atletas dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Confira os medalhistas do Pan 2019 com a lista dos atletas que participaram com destaque no Pan-Americano de 2019.

Brasileiros dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Confira os medalhistas brasileiros do Pan 2019 com a lista dos atletas do Brasil que participaram com destaque no Pan-Americano de 2019.

Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Veja o quadro de medalhas do Brasil no Pan-Americano de 2019, a lista dos medalhistas brasileiros no Pan de Lima, ficha do Brasil no Pan 2019, ficha do Comitê Olímpico do Brasil e outras informações.

Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

São esperados mais de 1,5 mil atletas de 26 países para disputar os eventos esportivos de 13 esportes dos VI Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 que serão realizados de 23 de agosto a 1 de setembro de 2019. As provas dos Jogos Parapan-Americanos de 2019 serão disputadas em Lima.

Temperatura de Lima - Cidade Sede dos Jogos Pan-americanos de 2019

Temperatura máxima em Lima em julho: 18,7º (média)
Temperatura mínima em Lima em julho: 15,0º (média)

Temperatura máxima em Lima em agosto: 18,4º (média)
Temperatura mínima em Lima em agosto: 14,6º (média)

Lima 2019 - Sede dos XVIII Jogos Pan-Americanos em 2019
Lima (Peru) - Sede dos XVIII Jogos Pan-Americanos em 2019

Tags: Jogos Pan-americanos Lima 2019 | Próximo Pan | Peru | Países | Esportes | Quadro de Medalhas | Mascotes | Calendário | Programação da TV | Atletas Brasileiros | Brasil | Cerimônia de Abertura | Cerimônia de Encerramento

Tópicos desta página:
Pan-Americano 2019 | Pan Lima 2019 | Países | Esportes | Quadro de Medalhas | Mascotes | Medalhas | Tocha | Locais das provas | Ingressos | Conheça Lima | Peru País | Calendário | Programação da TV | Musas | Musos | Atletas | Brasileiros | Brasil no Pan | Voluntários | Cerimônia de Abertura | Cerimônia de Encerramento | ParaPan 2019

Links e sites oficiais dos Jogos Pan-Americanos e site oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019:
Site oficial dos Jogos Pan-americanos Lima 2019

XVIII Jogos Pan-Americanos - Lima 2019
Atletas : Atletas brasileiros : Brasil no Jogos Pan-americanos : Calendário : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Conheça Lima : Visite o Peru : Esportes : Ingressos : Locais das provas : Mascotes : Medalhas : Musas : Musos : Países : Pan na TV : Quadro de Medalhas : Tocha : Voluntários

Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 (Parapan 2019)
Atletas : Atletas brasileiros : Brasil no Jogos Parapan-americanos : Calendário : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Conheça Lima : Visite o Peru : Esportes : Ingressos : Locais das provas : Mascotes : Medalhas : Musas : Musos : Países : Pan na TV : Quadro de Medalhas do Parapan 2019 : Tocha : Voluntários

Jogos Pan-Americanos
História : Quadro de Medalhas de todas as edições do Jogos Pan-Americanos : Sedes : Países : Esportes : Curiosidades : Cartazes : Mascotes : Parapan : : Quadro de Medalhas de todas as edições do Parapan

Edições : Buenos Aires 1951 : México 1955 : Chicago 1959 : São Paulo 1963 : Winnipeg 1967 : Cali 1971 : México 1975 : San Juan 1979 : Caracas 1983 : Indianápolis 1987 : Havana 1991 : Mar del Plata 1995 : Winnipeg 1999 : Santo Domingo 2003 : Rio de Janeiro 2007 : Guadalajara 2011 : Toronto 2015 : Lima 2019 : Santiago 2023 : 2027 (a definir)



 

As dez melhores cidades para viajar em 2020

Veja o vídeo quais são as das dez melhores cidades para viajar em 2020. Esta seleção foi feita por centenas de colaboradores da maior editora de guias de viagem do mundo. Eles escolheram os destinos com as melhores atrações para você conhecer em 2020.


Fonte: Quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Gattopardo Pro - Mentoria e Análise de Desempenho Digital
Cadê Meu Táxi?
Qual DDD?
Qual DDI?
Quadro de Medalhas
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa