Copa do Mundo de Futebol - Espanha, Marrocos e Portugal 2030
XXIV edição da Copa do Mundo de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA).
História da Copa do Mundo de 2026 na Espanha, Marrocos e Portugal
A Copa do Mundo da Espanha, Marrocos e Portugal em 2030 será o primeiro Mundial de Futebol a ser disputado em continentes diferentes. Além de Espanha e Portugal (Europa) e Marrocos (África), a Copa do Mundo de 2030 também terá jogos iniciais na Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul).A partida inaugural será disputada no Estádio Centenário, local da final da primeira Copa do Mundo, em 1930. A FIFA decidiu que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal era a única opção para o Mundial de 2030. Entretanto, para celebrar os cem anos do primeiro mundial, esta Copa do Mundo terá jogos inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai, países da América do Sul, continente sede do primeiro Mundial.
Esta será a segunda Copa do Mundo disputada na Argentina, Uruguai e Espanha. O Uruguai sediou o primeiro Mundial em 1930. A Argentina foi sede da Copa do Mundo de 1978, enquanto a Espanha havia sediado a Copa do Mundo seguinte, em 1982. Marrocos, Paraguai e Portugal serão palco de jogos da Copa do Mundo pela primeira vez.
A África voltará a ser sede da Copa do Mundo. O primeiro Mundial do continente africano foi disputado na África do Sul em 2010. A Copa do Mundo volta a América do Sul, após o Mundial do Brasil de 2014. A Copa do Mundo foi disputada na Europa pela última vez em 2018 no Mundial da Rússia.
Com esta escolha, o Mundial de 2034 só poderá ser disputado na Ásia ou na Oceania, já que a América do Norte será sede da Copa do Mundo de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México) e o Mundial de 2030 será disputado na Europa, África e América do Sul.
O Mundial de 2030 celebrará os cem anos da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai. Desde 1930, o Mundial de Futebol é disputado a cada quatro anos; com exceção das edições de 1942 e 1946, canceladas devido à Segunda Guerra Mundial.
O torneio deve ser disputado entre junho e julho de 2030 e deve contar com 48 seleções, assim como está planejado para a realização da Copa do Mundo de 2026.
Escolha da sede da Copa do Mundo de 2030
O cronograma da escolha para a sede ou sedes da Copa do Mundo de 2030 foi anunciado pelo Conselho da FIFA em sua reunião em Xangai, na China, em 24 de outubro de 2019. O processo de escolha está previsto para ser começar no segundo trimestre de 2022. O país-sede do Mundial de Futebol de 2030 possivelmente será escolhido no 74º Congresso da FIFA, em 2024. Existe a possibilidade da escolha do país-sede da Copa do Mundo de 2034 seja feita na mesma ocasião.As regras para definir as sedes da Copa do Mundo foram modificadas pelo Conselho da FIFA em maio de 2015, quando este estipulou que qualquer país pode participar do processo de escolha da sede do Mundial, desde que outro país de sua confederação não houvesse sediado o Mundial anterior. Em outubro do ano seguinte, o mesmo conselho aprovou a medida de permitir apenas países em que a mesma confederação não tenha sediado as duas últimas Copas do Mundo.
Os países filiados à Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) não poderão se candidatar a ser sede do Mundial de 2030, já que a Copa do Mundo de 2026 será disputada no Canadá, Estados Unidos e México (países filiados à CONCACAF) e a de 2022 no Catar (país filiado à AFC). Portanto, podem ser candidatos a sede da Copa do Mundo de 2030, os países filiados à CAF, CONMEBOL, UEFA e OFC.
Contudo, o Conselho da FIFA tem o poder de conceder exceções aos membros da confederação da penúltima Copa do Mundo, neste caso, membros filiados à AFC, no caso de nenhuma das propostas recebidas preencherem os requisitos técnicos e financeiros para a realização do Mundial de 2030.
A primeira proposta para sediar a Copa do Mundo de 2030 foi feita em conjunto pela Associação do Futebol Argentino (AFA) e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) com o objetivo de celebrar o bicentenário da primeira Constituição do Uruguai e os 100 anos da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai, na qual os dois países candidatos foram finalistas do torneio. A proposta conjunta da Argentina e do Uruguai foi anunciada em 29 de julho de 2017. Quatro semanas antes da partida entre as duas seleções, o uruguaio Luis Suárez e o Lionel Messi, então companheiros de equipe do Barcelona, promoveram a candidatura sul-americana com camisas comemorativas. Suárez com a camisa 20 do Uruguai e Messi com a camisa 30 da Argentina, em alusão à proposta de sediar o Mundial de 2030.
Em setembro do mesmo ano, A CONMEBOL, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) confirmou a inclusão do Paraguai nesta candidatura conjunta. Em fevereiro de 2019, o Chile revelou a intenção de se juntar aos outros três países. A proposta chilena foi aceita e a candidatura sul-americana passou a ter quatro países, tornando-se a primeira candidatura de um quarteto para a Copa do Mundo.
Esta não é a única proposta sul-americana. Em setembro de 2019, o presidente do Equador Lenín Moreno propôs uma candidatura conjunta com a Colômbia e o Peru para sediar o Mundial de 2030. Na semana seguinte, Ivan Duque, presidente da Colômbia confirmou a intenção da candidatura conjunta dos países andinos. Ele também afirmou que o presidente do Peru, Martin Vizcarra, havia dito que esta candidatura era importante para os três países.
Em 2015, o vice-presidente da Associação de Futebol da Inglaterra (FA), David Gill, declarou que seu país poderia concorrer para 2030, desde que o processo de escolha da sede fosse mais transparente. Em junho de 2017, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, declarou que a Europa estaria na briga para sediar a Copa do Mundo em 2030. No mesmo mês, a UEFA declarou que apoiaria uma candidatura exclusivamente na Inglaterra ou uma candidatura pan-britânica para 2030, incluindo todos os quatro países constituintes do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e a República da Irlanda. Em janeiro de 2022, as cinco associações anunciaram uma proposta conjunta do Reino Unido e da Irlanda para a Eurocopa de 2028, o que fez com que a candidatura pan-britânica para a Copa do Mundo fosse abandonada no mês seguinte.
Em julho de 2018, o presidente da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, confirmou que Marrocos se candidatara a sediar a Copa do Mundo de 2030, Após cinco tentativas frustradas de sediar o Mundial em 1994, 1998, 2006, 2010 e 2026. A sexta candidatura de Marrocos também pode ser uma proposta em conjunto com outros países do Norte da África, como a Tunísia, a Argélia e o Egito.
Em novembro de 2018, os líderes da Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia confirmaram sua intenção de sediar em conjunto o Mundial de 2030. Em fevereiro do ano seguinte, foi oficialmente confirmado que estes países apresentariam uma candidatura conjunta para a organização da Eurocopa 2028 e da Copa do Mundo de 2030.
Em outubro de 2020, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmaram que os dois países apresentariam uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030. A candidatura ibérica foi oficialmente apresentada em 4 de junho de 2021.
Embora as regras atuais da FIFA impeçam as nações da Confederação Asiática de Futebol de sediar qualquer Copa do Mundo até 2034, já que o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022. No entanto, o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in, sugeriu em junho de 2017 que a Copa do Mundo de 2030 fosse sediada por um bloco do Nordeste da Ásia, incluindo tanto a Coréia do Sul quanto o Japão, a China e a Coréia do Norte, dizendo que melhoraria as relações na região.
Em agosto de 2021, a Federação de Futebol da Austrália também mostrou interesse em sediar a Copa do Mundo de 2030. Embora a Austrália esteja localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia. Por este motivo, a Austrália está impedida de ser sede do Mundial de 2030, de acordo com as regras atuais da FIFA, a não ser que nenhuma das outras candidaturas preencha os requisitos.
Existem rumores que a Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF) estaria disposta a organizar sozinha o torneio de 2030 ou então realizá-lo em conjunto com países da Ásia ou de outras confederações, como Marrocos ou Egito (membros da CAF) a Itália (afiliada à UEFA).
Em 13 de outubro de 2021, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, divulgaram uma declaração anunciando que Israel, membro da UEFA, considera uma possível proposta conjunta com outros países, incluindo os Emirados Árabes Unidos e Bahrein, membros da AFC.
Em 4 de outubro de 2023, a FIFA suspendeu o processo de escolha para a escolha da sede do Mundial de 2030, que estava previsto para o segundo semestre de 2024. A entidade definiu que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal era a vencedora. Para não deixar o centenário da Copa do Mundo sem uma celebração a FIFA definiu que a Argentina, Paraguai e o Uruguai serão sede dos três primeiros jogos do Mundial de 2030. O Chile que havia ingressado na candidatura conjunta sul-americana para o Mundial de 2030, não foi incluído nos jogos inaugurais da Copa do Mundo de 2030.
Candidaturas para sediar a Copa do Mundo de 2030
Candidaturas oficiais:País(es) - Confederação
• Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai - CONMEBOL
• Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia - UEFA
• Espanha, Marrocos e Portugal - UEFA e CAF
Manifestou interesse em se candidatar:
País(es) - Confederação
• Arábia Saudita (em associação com a Itália ou Egito e Marrocos) - AFC, AFC e UEFA ou AFC e CAF
• Argélia - CAF
• Austrália (sozinha ou em conjunto com a Indonésia ou Nova Zelândia) - AFC ou AFC e OFC
• Camarões - CAF
• Cazaquistão - UEFA
• China - AFC
• Colômbia, Equador e Peru - CONMEBOL
• Coreia do Sul (sozinha ou em conjunto com a Coréia do Norte, com o Japão, com a China ou em conjunto com este três países) - AFC
• Egito - CAF
• Israel, Emirados Árabes Unidos e Bahrein - UEFA/AFC
• Tunísia - CAF
Candidataruras descontinuadas:
País(es) - Confederação
• Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e República da Irlanda - UEFA
Eleição da sede da Copa do Mundo de 2030
A eleição para definir o país-sede do Mundial de Futebol de 2030 seria realizada no 74º Congresso da FIFA, em 2024. Geralmente, a sede da Copa do Mundo é escolhida quando uma candidatura obtém a maioria dos votos, que pode ocorrer no 1º turno da eleição ou nos turnos seguintes. Em cada turno a última colocada é eliminada. Entretanto, em 4 de outubro de 2023, a FIFA definiu que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal seria a única opção viável para o Mundial de 2030, mas inclui a Argentina, Paraguai e Uruguai em jogos iniciais do torneio.Ficha da Copa do Mundo de 2030 na Espanha, Marrocos e Portugal
Participantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2030: seleções
Classificados automaticamente: Argentina, Espanha, Marrocos, Paraguai, Portugal e Uruguai (paíse-sedes)
Sedes: Espanha, Marrocos e Portugal
Sedes de jogos inaugurais: Argentina, Paraguai e Uruguai
Campeão:
Jogos: 80 (estimado)
Seleções: 48 (estimado)
Gols:
Média de gols:
Público:
Média de público:
Artilheiro (Chuteira de Ouro): gols
Chuteira de Prata:
Chuteira de Bronze:
Melhor jogador:
Prêmio Yashin de Melhor Goleiro:
Prêmio de melhor jogador jovem:
Prêmio de Fair-play:
Prêmio seleção mais empolgante:
Seleção da Copa do Mundo de 2030:
Goleiros:
Zagueiros:
Meias:
Atacantes:
Eliminatórias da Copa do Mundo de 2030
Se as vagas para a Copa do Mundo das confederações permanecerem as mesmas, a AFC deve ter oito vagas diretas, a CAF nove, a CONCACAF seis, a CONMEBOL seis, a OFC uma, e a UEFA 16. Um torneio intercontinental decidirá as duas últimas vagas à Copa do Mundo da FIFA. Esta competição deve ser disputada no país ou nos países-sede do Mundial de 2030 e servirá também de evento-teste para o torneio.Com a classificação autómática de Argentina, Paraguai e Uruguai, as eliminatórias da América do Sul devem ser disputadas por Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Estas sete seleções devem jogar entre si em turno e returno para definir as três seleções que se classificarão automaticamente para o Mundial de 2030. A quarta colocada deve disputar a repescagem internacional.
Confederação - Seleções - Vagas para a Copa do Mundo - Total de vagas antes da expansão *
AFC - 46 - 8 - 4.5
CAF - 54 - 9 - 5
CONCACAF - 35 - 6 - 3.5
CONMEBOL - 10 - 6 - 4.5
OFC - 11 - 1 - 0.5
UEFA - 55 - 16 - 13
Play-Off - - 2 -
Total - 211 - 48 - 26 (+6 países sedes)
* Projeção baseada nas eliminatórias da Copa do Mundo anterior.
Cidades-sede da Copa do Mundo 2030
Confira abaixo as cidades propostas pelos comitês de candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030.Cidades candidatas a sede da candidatura de Marrocos para a Copa do Mundo de 2030
-
Cidades candidatas a sede da candidatura sul-americana (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) para a Copa do Mundo de 2030*
Buenos Aires, La Plata, Córdoba, Rosário, Santiago del Estero e Mar del Plata (Argentina); Santiago de Chile, Concepción, Antofagasta e Valparaíso (Chile); Assunção e Ciudad del Este (Paraguai); e Montevidéu e Maldonado (Uruguai).
Também podem ser incluídas: Mendoza, San Juan e Salta (Argentina), Coquimbo e Temuco (Chile); e Encarnación (Paraguai).
Cidades candidatas a sede da candidatura sul-europeia (Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia) para a Copa do Mundo de 2030
Sófia e Plovdiv (Bulgária); Atenas (Grécia); Bucareste, Cluj-Napoca, Craiova, Iasi e Timisoara (Romênia) e Belgrado, Niš e Kragujevac (Sérvia).
Cidades candidatas a sede da candidatura ibérica (Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia) para a Copa do Mundo de 2030
Madri, Barcelona, Valência, Bilbau, San Sebastián, A Coruña, Málaga, Gijón, Vigo, Zaragoza, Múrcia, Las Palmas de Gran Canaria e Sevilha (Espanha); e Lisboa e Porto (Portugal).
Estádios propostos para sediar a Copa do Mundo 2030
Estádios propostos na candidatura de Marrocos para a Copa do Mundo de 2030-
Estádios propostos na candidatura sul-americana (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) para a Copa do Mundo de 2030*
Monumental de Núñez, Ciudad de La Plata, Mario Alberto Kempes, Gigante de Arroyito, Único Madre de Ciudades e José María Minella (Argentina); Nacional Julio Martínez, Ester Roa Rebolledo, Regional Calvo y Bascuñán e Elías Figueroa Brander (Chile); General Pablo Rojas, Defensores del Chaco e Antonio Aranda (Paraguai); e Centenário, Gran Parque Central e Domingo Burgueño Miguel (Uruguai).
Também podem ser incluídos: La Bombonera, Malvinas Argentinas, San Juan del Bicentenario, Padre Ernestro Martearen e Jose Amalfitani (Argentina); Novo Estádio de Santiago, Monumental David Arellano, Francisco Sánchez e Germán Becker (Chile); Villa Alegre (Paraguai) e Campeón del Siglo (Uruguai).
Estádios propostos na candidatura sul-europeia (Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia) para a Copa do Mundo de 2030
Sófia e Plovdiv (Bulgária); Atenas (Grécia); Bucareste, Cluj-Napoca, Craiova, Iasi e Timisoara (Romênia) e Belgrado, Niš e Kragujevac (Sérvia).
Estádios propostos na candidatura ibérica (Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia) para a Copa do Mundo de 2030
Madri, Barcelona, Valência, Bilbau, San Sebastián, A Coruña, Málaga, Gijón, Vigo, Zaragoza, Múrcia, Las Palmas de Gran Canaria e Sevilha (Espanha); e Lisboa e Porto (Portugal).
-
Seleções estreantes: (%) -
Seleções por continente
-
Pôster, Logo e Mascotes da Copa do Mundo de 2030
Pôster da Copa do Mundo de 2030Não definido
Logo da Copa do Mundo de 2030
Não definido
Mascotes da Copa do Mundo de 2030
Não definido
Artilheiros na Copa do Mundo de 2030
-Imagens da Copa do Mundo de 2030
-Vídeos da Copa do Mundo de 2030
-Brasil na Copa do Mundo de 2030
º lugar -jogos | vitórias | gols a favor e gols sofridos | saldo de gols
Ficha dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2030
Primeira fase:
-
• Histórico do Brasil nas Copas do Mundo
Eliminatórias da Copa do Mundo de 2030
Eliminatórias da África (CAF) à Copa do Mundo de 2030Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Ásia (AFC) à Copa do Mundo de 2030
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) à Copa do Mundo de 2030
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da América do Sul (CONMEBOL) à Copa do Mundo de 2030
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Europa (UEFA) à Copa do Mundo de 2030
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Oceania (OFC) à Copa do Mundo de 2030
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Seleções classificadas: a definir
Jogadores da Copa do Mundo de 2030
-Sistema de disputa da Copa do Mundo de 2030
As 48 seleções devem ser divididas em 16 grupos de três equipes cada. As duas melhores equipes de cada grupo avançam à fase seguinte e a terceira colocada está eliminada do Mundial. A partir da Segunda Fase os jogos são eliminatórios.Primeira Fase da Copa do Mundo de 2030
-Tabela dos jogos da Copa do Mundo de 2030
Jogos do Grupo A-
Jogos do Grupo B
-
Jogos do Grupo C
-
Jogos do Grupo D
-
Jogos do Grupo E
-
Jogos do Grupo F
-
Jogos do Grupo G
-
Jogos do Grupo H
-
Jogos do Grupo I
-
Jogos do Grupo J
-
Jogos do Grupo K
-
Jogos do Grupo L
-
Jogos do Grupo M
-
Jogos do Grupo N
-
Jogos do Grupo O
-
Jogos do Grupo P
-
Jogos das Segunda Fase
-
Jogos das Oitavas-de-Final
-
Jogos das Quartas-de-Final
-
Jogos das Semifinais
-
Jogo da Disputa do 3º Lugar
-
Jogo da Final
-
Ficha da Final da Copa do Mundo de 2030
-Campeão da Copa do Mundo de 2030
-Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção PortuguesaSedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050
Tags: Copa do Mundo de 2030 | História da Copa do Mundo de Futebol da FIFA | Escolha da Sede | Estádios | Mascote | Tabela | Final | Jogadores | Artilheiros | Seleções | Brasil na Copa | Eliminatórias | Abertura | Encerramento
• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA.