Países sede da Copa do Mundo

Confira a história e as principais curiosidades das edições da Copa do Mundo de Futebol.

Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, palco da abertura e final da Copa do Mundo de 1950 no Brasil - Foto: Arquivo Nacional

Países sede da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Países sede da Copa do Mundo de Futebol

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.

A Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão de 2002 foi a primeira realizada em dois países diferentes, também foi o primeiro mundial disputado fora do eixo Europa-Américas; primeira Copa que um time fora do eixo Europa-América chega entre os quatro primeiros; primeira Copa em que pelo menos uma das seleções a Europa, América do Sul, América do Norte, Ásia e África chegam às oitavas-de-final. A Copa da Coreia do Sul e Japão foi uma Copa de novidades do mundo globalizado. As edições da Copa do Mundo na África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022) consolidam esta tendência.

Como se escolhe um país para ser sede da Copa do Mundo?

Para sediar uma Copa o país interessado deve se candidatar ao cargo. Atualmente os 24 membros do Comitê Executivo da FIFA analisarão as condições (infra-estrutura, estádios, segurança, turismo, etc.) para avaliar se o país tem condições de sediar o evento. Os países candidatos com condições de sediar a Copa do Mundo participam da eleição que escolherá a sede da Copa do Mundo em voto secreto. Se um país candidato obtiver mais de 12 votos a votação é encerrada. Caso contrário, o país com menos votos é eliminado. Este processo se repete até sobrarem dois candidatos. Em caso de empate o voto de Minerva é dado pelo presidente da FIFA.

As escolhas sempre foram motivos de discussão. Existem alguns fatores para a escolha da sede da Copa. Alguns são políticos. Com o sucesso do evento os governantes vislumbraram a propaganda de seu regime e seu país neste evento. Com o resultado da expansão militar e das Olimpíadas de 1936 a Alemanha não teve sequer um voto para sediar a Copa do Mundo de 1938. Mussolini fez de tudo para sediar a Copa de 1934 e ganhar a Copa seguinte na França. A questão política é essencial para entender porque a Europa e as Américas são as sedes de 90% de todas as Copas do Mundo (de 1930 a 2010). Somente em 2002 com a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão o Mundial deixou de ser realizado no eixo Europa-Américas. Para as próximas décadas são fortes candidatos a Austrália, China e Índia. Além das tradicionais equipes de ponta do futebol mundial (Inglaterra, Itália, Brasil, Argentina, etc.).

A escolha da sede é realizada agora seis anos antes do Mundial. Este tempo é necessário para que o país-sede possa se preparar com a reforma e construção de novos estádios, aeroportos, hotéis e etc. Nem sempre foi assim. A sede da primeira Copa foi escolhida apenas um ano antes do evento e com a desistência da Colômbia o México teve apenas três anos para preparar a Copa de 1986. Em 1966 com o grande acordo realizado entre os competidores a Espanha pode se preparar 16 anos para sediar o Mundial, tempo recorde de preparação.

Em 28 de maio de 1928 foi decidida no 17º Congresso da FIFA a realização da primeira Copa do Mundo. O congresso foi realizado em Amsterdã, Holanda, e aprovou a criação do Campeonato Mundial de quatro em quatro anos. Foram 25 votos a favor e cinco contra. Neste mesmo congresso foi eleito o Uruguai a primeira sede, após a desistência de outros países.

Na década de 1990 a FIFA decidiu ampliar entre os continentes as sedes. Desde 1958 as Copas eram alternadas entre as Américas e a Europa. A Europa sediou as Copas de 1958, 1966, 1974, 1982, 1990 e 2006. As Américas sediaram 1962, 1970, 1978, 1986, 1994. Devido a desorganização do continente sul-americano a última copa realizada no subcontinente foi na Argentina em 1978. As seleções da América do Sul venceram nove Copas do Mundo (cinco com o Brasil, duas com a Argentina e duas com o Uruguai), mas sediaram apenas cinco vezes, e a última a mais de 26 anos. Confirmada a Copa na América do Sul em 2014, 36 anos separam a última Copa do Mundo na América do Sul (1978 na Argentina) à Copa do Mundo no Brasil em 2014. A Europa venceu oito Copas (três da Alemanha Ocidental, três da Itália e uma conquista para a França e Inglaterra). Mesmo assim os europeus sediaram 10 Copas do Mundo. Esta desproporção está na organização e infra-estrutura dos países europeus em relação aos da América do Sul.

Um exemplo é a Copa de 1986. A Colômbia desistiu de sediar o mundial alegando problemas financeiros oito anos depois de ser escolhida para sediar a Copa do Mundo. O resultado é que havia pouco tempo para preparar um país para o Mundial. O Brasil desistiu de sediar a competição e como o México já havia sediado a Copa de 1970 foi a escolha de última hora. Pela primeira vez um país seria novamente a sede do torneio. O que aconteceu na Itália em 1990 e França em 1998, mas não por desorganização, política ou problemas financeiros.

Os europeus sempre desconfiaram da falta de organização da América do Sul. Em 1938 o congresso da FIFA decidiu fazer uma Copa novamente na Europa, contrariando um acordo com os sul-americanos de fazer um revezamento. A Argentina era a candidata natural, a equipe foi vice-campeã em 1930 e era o país em ascensão no continente. Entretanto, os franceses ganharam o direito de sediar a segunda Copa consecutiva na Europa. Fato que revoltou os sul-americanos e resultou no boicote à Copa da França. Na Copa de 1938 apenas Brasil e Cuba representaram as Américas.

A Segunda Guerra Mundial foi responsável pelo cancelamento das Copas de 1942 e 1946. Para a Copa de 1942, Alemanha e Brasil eram os países candidatos. Não era segredo que o Führer queria repetir a propaganda dos Jogos Olímpicos de 1936 e tornar sua equipe campeã como fez Mussolini em 1934 e 1938.

Depois da Segunda Guerra a FIFA optou como sedes países que não se envolveram diretamente no conflito ou não foram palco da guerra. A Copa no Brasil seria em 1949, mas no dia seguinte decidiu-se manter a tradição e as Copas do Brasil e da Suíça ocorreram em 1950 e 1954, mantendo a periodicidade como se as Copas da década de 1940 tivessem sido realizadas. Neste mesmo dia foi escolhida a Suíça como sede para 1954. No pós-guerra o Brasil foi escolhido como uma opção de país que não foi afetado pelo conflito. Na Copa seguinte foi escolhida a Suíça, apesar de ser uma país europeu foi neutra durante o conflito que arrasou a Europa. A escolha da Suécia em 1958 teve o mesmo procedimento. Assim como o Chile em 1962. A Copa voltaria ao teatro de Guerra apenas em 1966, na Inglaterra. Mais de 20 anos após o conflito. Ironicamente com um final entre dois países rivais, Alemanha e Inglaterra.

Na década de 60 apenas três países europeus se candidataram para sediar as Copas seguintes. Inglaterra (1966), Alemanha Ocidental (1974) e Espanha (1982) acabaram por sediar os eventos, de acordo com o revezamento entre a Europa e as Américas. Em 1966 foram escolhidas em Londres três sedes de uma só vez. Alemanha Ocidental e Espanha disputavam o direito de sediar a Copa de 1974. Um acordo foi feito para que e Espanha se retirasse da disputa. Com isso a Alemanha Ocidental sediaria a Copa de 1974 e a Espanha sediaria a Copa de 1982. No mesmo dia foi decidido que a Argentina sediaria a Copa de 1978, já que dois anos antes perdeu a disputa para os mexicanos para sediar o evento de 1970.

Em 1984 foi decidida a sede da Copa de 1990. Por pouco a União Soviética não sediaria o evento. Em 1990 a URSS estava à beira da desintegração e poderia ser a sede do evento esportivo mais visto do mundo.

Os Estados Unidos foram escolhidos para sediar a Copa de 1994, mesmo sem ser um país com tradição no futebol. Apesar da investida do futebol na década de 1970 com a contratação de Pelé e Beckenbauer a futebol era menos popular do que o basquete, hóquei, futebol americano e baseball. Entretanto, os EUA organizaram um Mundial com a melhor média de público de todas as Copas. O esporte se popularizou principalmente entre as mulheres e o país está entre os 10 primeiros no ranking da FIFA e venceu duas das quatro Copas do Mundo de Futebol Feminino.

A França foi a escolhida para sediar a Copa de 1998 derrotando Marrocos na escolha. Marrocos é candidato permanente a sediar a Copa do Mundo desde 1994.

Em 2002. Primeira Copa do Mundo sediada na Ásia e a primeira sediada em conjunto por dois países. Em 31 de maio de 1996 a escolha da sede foi realizada em Zurique entre dois forte adversários. Coreia do Sul, Japão e México eram os candidatos. O México, país mais pobre e tendo realizado duas Copas recentes (1970 e 1986) era o grande azarão. Desde 1958 a Copa era sediada alternadamente entre a Europa e as Américas. Entretanto o interesse pelo futebol na Ásia era fator fundamental para consolidar o esporte. Como os dois países tinham estrutura e capital para a Copa, mas ambos não tinham retrospectos de suas seleções a FIFA optou pela aclamação diplomática de dividir a competição em duas sedes. Antes de a votação começar os dois concorrentes se uniram para ter o evento, apesar da rivalidade histórica entre a Coreia e o Japão.

A escolha para a sede da Copa de 2006 foi uma das mais disputadas e controversas eleições de sedes. O Brasil desistiu apenas três dias antes da eleição. Na verdade, o país foi aconselhado a se retirar devido a falta de infra-estrutura, falta de segurança e estádios defasados. Esta foi a primeira eleição com mais de um turno. A cada turno sairia o mais votado até o concorrente chegar a maioria dos votos. Depois de Marrocos e Inglaterra perderem a eleição a África do Sul era a favorita na última eleição contra a Alemanha. Entretanto, a Nova Zelândia que votaria no país africano se absteve da final. Em caso de empate o voto de minerva seria dado pelo presidente da FIFA Joseph Blatter, inclinado a votar na candidatura da África do Sul. Com este resultado e denúncias de compra de votos a FIFA decidiu iniciar a rotatividade entre as sedes das Copas do Mundo. O caminho estava livre para a África do Sul sediar a Copa de 2010.

A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este foi o maior evento esportivo no continente africano que até então não havia sediado nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004 foi decidido em Zurique que a África do Sul seria a sede da Copa de 2010. Líbia e Tunísia desistiram da competição.

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da CONMEBOL (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Mesmo com a escolha oficial, se o Brasil não realizar todos os procedimentos exigidos, a FIFA poderia mudar a sede da Copa do Mundo até meados de 2012. Mesmo com problemas, o sonho de realização da segunda Copa do Mundo no país com mais títulos mundiais foi concretizado após 64 anos. Mesmo com toda a incompetência dos políticos em quase todas as áreas para a realização de evento deste porte (deficiência em diversos setores, corrupção, violência, etc.) e denúncias de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007 o Brasil foi sede da Copa do Mundo de 2014.

O sistema de revezamento entre continentes para sediar a Copa do Mundo foi oficialmente sepultado pela FIFA, após a candidatura única da América do Sul para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, os países da África não puderam se candidatar para a Copa de 2018 e os países da América do Sul para as Copas de 2018 e 2022.

Em 2 de dezembro de 2010 foram decididas as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. A Rússia superou as candidaturas de Bélgica e Holanda (em conjunto), Espanha e Portugal (em conjunto) e Inglaterra para sediar a Copa do Mundo de 2018. O Catar foi a sede da Copa do Mundo de 2022. O país do Oriente Médio superou as candidaturas de Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

A Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México em 2026 foi a primeira a ser realizada em três países. Também será a primeira Copa do Mundo no Canadá, a segunda Copa nos Estados Unidos e a terceira Copa do Mundo no México, tornando-se o primeiro país a sediar três Copas do Mundo, após as Copas do Mundo de 1970 e 1986. O Canadá e os Estados já foram sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O Canadá sediou o torneio em 2015 e os Estados Unidos sediaram em 1999 e em 2003.

Em 13 junho de 2018, no 68º Congresso da FIFA em Moscou, foi decidida a sede das Copas do Mundo de 2026. A proposta conjunta do Canadá, Estados Unidos e México superou a candidaturas de Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2026. A candidatura do Canadá, Estados Unidos e México foi escolhida por 134 votos. 65 dos membos votantes escolheram o Marrocos, enquanto um país não votou em nenhum deles. A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções que irão jogar nas cidades do Canadá, Estados Unidos e México.

Os uruguaios queriam sediar a Copa de 2030 para comemorar os 100 anos da primeira Copa do Mundo. Entretanto, em 4 de outubro de 2023, a FIFA suspendeu o processo de escolha para a escolha da sede do Mundial de 2030, que estava previsto para o segundo semestre de 2024. A entidade definiu que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal era a vencedora. Para não deixar o centenário da Copa do Mundo sem uma celebração a FIFA definiu que a Argentina, Paraguai e o Uruguai serão sede dos três primeiros jogos do Mundial de 2030. O Chile que havia ingressado na candidatura conjunta sul-americana para o Mundial de 2030, não foi incluído nos jogos inaugurais da Copa do Mundo de 2030.

A Copa do Mundo da Espanha, Marrocos e Portugal em 2030 será o primeiro Mundial de Futebol a ser disputado em continentes diferentes. Além de Espanha e Portugal (Europa) e Marrocos (África), a Copa do Mundo de 2030 também terá jogos iniciais na Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul).

A partida inaugural será disputada no Estádio Centenário, local da final da primeira Copa do Mundo, em 1930. A FIFA decidiu que a candidatura conjunta de Espanha, Marrocos e Portugal era a única opção para o Mundial de 2030. Entretanto, para celebrar os cem anos do primeiro mundial, esta Copa do Mundo terá jogos inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai, países da América do Sul, continente sede do primeiro Mundial.

Esta será a segunda Copa do Mundo disputada na Argentina, Uruguai e Espanha. O Uruguai sediou o primeiro Mundial em 1930. A Argentina foi sede da Copa do Mundo de 1978, enquanto a Espanha havia sediado a Copa do Mundo seguinte, em 1982. Marrocos, Paraguai e Portugal serão palco de jogos da Copa do Mundo pela primeira vez.

A África voltará a ser sede da Copa do Mundo. O primeiro Mundial do continente africano foi disputado na África do Sul em 2010. A Copa do Mundo volta a América do Sul, após o Mundial do Brasil de 2014. A Copa do Mundo foi disputada na Europa pela última vez em 2018 no Mundial da Rússia.

Com esta escolha, o Mundial de 2034 só poderá ser disputado na Ásia ou na Oceania, já que a América do Norte será sede da Copa do Mundo de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México) e o Mundial de 2030 será disputado na Europa, África e América do Sul.

O Mundial de 2030 celebrará os cem anos da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai. Desde 1930, o Mundial de Futebol é disputado a cada quatro anos; com exceção das edições de 1942 e 1946, canceladas devido à Segunda Guerra Mundial.

Após a escolha do Mundial de 2030, a FIFA deu um prazo até 31 de outubro de 2023 para apresentações oficiais de candidaturas para o Mundial de 2034. A Indonésia, que poderia ter uma candidatura em conjunto com a Austrália, passou a apoiar a candidatura da Arábia Saudita, assim como grande parte dos países membros da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Em 31 de outubro, a Federação de Futebol da Austrália comunicou oficialmente a sua desistência, deixando a Arábia Saudita como única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2034.

Em 31 de outubro de 2023, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou que a Arábia Saudita sediaria a Copa do Mundo de 2034. Esta será a segunda Copa do Mundo disputada no Oriente Médio e o terceiro mundial de futebol a ser realizado na Ásia. A Copa do Mundo de 2002 foi disputada na Coreia do Sul e no Japão; enquanto o Mundial de 2022 foi disputado no Catar.

Todas as edições da Copa do Mundo de Futebol

Uruguai 1930
Itália 1934
França 1938
Brasil 1950
Suíça 1954
Suécia 1958
Chile 1962
Inglaterra 1966
México 1970
Alemanha Ocidental 1974
Argentina 1978
Espanha 1982
México 1986
Itália 1990
Estados Unidos 1994
França 1998
Coreia do Sul e Japão 2002
Alemanha 2006
África do Sul 2010
Brasil 2014
Rússia 2018
Catar 2022
Canadá, Estados Unidos e México 2026
Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai)
Arábia Saudita 2034

Países sede da Copa do Mundo de Futebol (1930-2034)

3 vezes
México - 1970, 1986 e 2026*

2 vezes
Alemanha - 1974 e 2006
Argentina - 1978 e 2030**
Brasil - 1950 e 2014
Espanha - 1982 e 2030*
Estados Unidos - 1994 e 2026*
França - 1938 e 1998
Itália - 1934 e 1990
Uruguai - 1930 e 2030**

1 vez
África do Sul - 2010
Arábia Saudita - 2034
Canadá - 2026*
Catar - 2022
Chile - 1962
Coreia do Sul - 2002*
Inglaterra - 1966
Japão - 2002*
Marrocos - 2030*
Paraguai - 2030**
Portugal - 2030*
Rússia - 2018
Suécia - 1958
Suíça - 1954

* Sede dividida entre dois ou mais países.
** Apenas jogos inaugurais da Copa do Mundo nesta edição

Continentes sede da Copa do Mundo de Futebol (1930-2034)

12 vezes
Europa - 1934, 1938, 1954, 1958, 1966, 1974, 1982, 1990, 1998, 2006, 2018 e 2030*

6 vezes
América do Sul - 1930, 1950, 1962, 1978, 2014 e 2030**

4 vezes
América do Norte - 1970, 1986, 1994 e 2026

3 vezes
Ásia - 2002, 2022 e 2034

2 vezes
África - 2010 e 2030*

* Sede dividida entre dois ou mais continentes.
** Apenas jogos inaugurais da Copa do Mundo nesta edição

Tags: Países que foram sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA | Uruguai | Itália | França | Brasil | Suíça | Suécia | Chile | Inglaterra | México | Alemanha | Argentina | Espanha | Estados Unidos | Coreia do Sul | Japão | África do Sul

Home » Futebol » Copa do Mundo » Países que foram sede da Copa do Mundo

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050



 

Que tal viajar para a Bolívia?

A Bolívia é surpreendente! São diversos atrativos num país que oferece uma grande diversidade de locais para visitar, como lagos, salares, parques nacionais, lagunas, paisagens impressionantes e cidades históricas. Conheça no vídeo os 20 fatos e curiosidades da Bolívia.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro