Copa do Mundo de Futebol - Arábia Saudita 2034
XXV edição da Copa do Mundo de Futebol da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA).
Ficha da Copa do Mundo de 2034
Participantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2034: seleções
Classificado automaticamente: Arábia Saudita (país-sede)
Sede: Arábia Saudita
Campeão:
Jogos: 80 (estimado)
Seleções: 48 (estimado)
Gols:
Média de gols:
Público:
Média de público:
Artilheiro (Chuteira de Ouro): gols
Chuteira de Prata:
Chuteira de Bronze:
Melhor jogador:
Prêmio Yashin de Melhor Goleiro:
Prêmio de melhor jogador jovem:
Prêmio de Fair-play:
Prêmio seleção mais empolgante:
Seleção da Copa do Mundo de 2034:
Goleiros:
Zagueiros:
Meias:
Atacantes:
Escolha da sede da Copa do Mundo de 2034
A escolha para a sede ou sedes da Copa do Mundo de 2034 deveria ocorrer em 2027. A escolha do país-sede da Copa do Mundo de 2034 ocorreu em 31 de outubro de 2023, poucas semanas após a definição do país sede do Mundial de 2030, que deveria ocorrer no 74º Congresso da FIFA, em 2024.As regras para definir as sedes da Copa do Mundo foram modificadas pelo Conselho da FIFA em maio de 2015, quando este estipulou que qualquer país pode participar do processo de escolha da sede do Mundial, desde que outro país de sua confederação não houvesse sediado o Mundial anterior. Em outubro do ano seguinte, o mesmo conselho aprovou a medida de permitir apenas países em que a mesma confederação não tenha sediado as duas últimas Copas do Mundo.
Os países filiados à Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e a confederação escolhida para sediar o Mundial de 2030 não poderão se candidatar a ser sede do Mundial de 2034, já que a Copa do Mundo de 2026 será disputada no Canadá, Estados Unidos e México (países filiados à CONCACAF) e a de 2030 pode ser sediada pelos países-membros da CAF, CONMEBOL, UEFA e OFC.
Contudo, o Conselho da FIFA tem o poder de conceder exceções aos membros da confederação da penúltima Copa do Mundo, neste caso, membros filiados à CONCACAF, no caso de nenhuma das propostas recebidas preencherem os requisitos técnicos e financeiros para a realização do Mundial de 2034.
A primeira proposta para sediar a Copa do Mundo de 2034 foi feita pelos membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), organização intergovernamental regional formada por dez países do sudeste asiático: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar (Birmânia), Singapura, Tailândia e Vietnã. A ideia de uma proposta conjunta da ASEAN já havia sido sugerida em 2011, quando Zainudin Nordin, ex-presidente da Associação de Futebol de Singapura (FAS), disse que a proposta havia sido feita em uma reunião dos Ministros das Relações Exteriores da ASEAN, apesar do fato de que os países não podem concorrer (pois isso depende das associações de futebol nacionais).
Posteriormente, a Malásia se retirou da candidatura, mas os outros países da ASEAN continuaram a campanha para apresentar uma proposta conjunta para a Copa do Mundo em 2034. Em fevereiro de 2017, a ASEAN manteve conversações sobre o lançamento de uma proposta conjunta durante uma visita do Presidente da FIFA Gianni Infantino a Yangon, em Myanmar. Em julho de 2017, o vice-presidente geral da Associação de Futebol da Indonésia, Joko Driyono, disse que a Indonésia e a Tailândia estavam preparadas para liderar um consórcio de nações do sudeste asiático na proposta. Driyono acrescentou que, devido a considerações geográficas e de infraestrutura e ao formato expandido (48 times), pelo menos dois ou três países da ASEAN poderiam sediar o Mundial de Futebol de 2034.
Em setembro de 2017, o vice-CEO do Campeonato Tailandês de Futebol, Benjamin Tan, confirmou que sua Associação pôs em seu interesse a candidatura de coanfitriã da Copa do Mundo 2034 com a Indonésia. Na mesma ocasião, o Secretário Geral da Federação de Futebol da ASEAN (AFF), Dato Sri Azzuddin Ahmad, confirmou que a Indonésia e a Tailândia apresentarão uma proposta conjunta. A Indonésia foi a primeira equipe asiática e o único país do sudeste asiático a participar de uma edição da Copa do Mundo, quando era conhecida como Índias Orientais Neerlandesas (Índias Orientais Holandesas).
Em junho de 2018, o membro do comitê executivo da FIFA, Yang di-Pertuan Agong e o sultão de Pahang, o maior estado da Malásia, Tengku Abdullah, que também é o ex-presidente da Associação de Futebol da Malásia (FAM), expressou interesse em se juntar aos dois países para sediar juntos a Copa do Mundo. No mesmo ano, o Vietnã também mostrou interesse em se juntar à candidatura para a mesma competição, apesar de algumas preocupações com relação à infraestrutura devido ao estado da economia vietnamita. Os quatro países já sediaram juntos a Copa Asiática de Futebol de 2007.
Em junho de 2019, o Primeiro Ministro da Tailândia, Prayuth Chan-o-cha, anunciou que todas as dez nações da ASEAN lançariam uma proposta conjunta para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2034, o que seria a primeira candidatura conjunta de dez países na história da escolha de sedes para a Copa do Mundo da FIFA. Entretanto, em outubro do mesmo 2019, apenas cinco países da ASEAN, liderados pela Tailândia, lançaram o interesse em sediar a Copa do Mundo de 2034. A possível candidatura da ASEAN propõe um Mundial de Futebol com jogos disputados na Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Além da ASEAN, Egito, Nigéria, Zimbábue e Austrália manifestaram interesse em sediar o Mundial de 2034. O Ministro de Esportes e Juventude do Egito, Ashraf Sobhy, disse em 2018, que o Egito estaria considerando uma candidatura para sediar a Copa do Mundo da 2034. Já o Ministro do Turismo e da Indústria Hoteleira do Zimbábue disse que a ideia da candidatura do país africano é ter Harare, capital do Zimbábue, como a cidade principal do torneio, mas em colaboração com outras grandes cidades da região como Maputo, Joanesburgo, Gaborone e Lusaka.
Na escolha da sede da Copa do Mundo de 2022, a Austrália teve apenas um voto e foi eliminada logo no 1º turno. Após esta frustrante candidatura, a federação local considerou uma candidatura conjunta com a vizinha Nova Zelândia, membro da OFC, com a qual será coanfitriã da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Austrália restabeleceu essa intenção em agosto de 2021, logo após o sucesso de Brisbane na candidatura para sediar as Olimpíadas de Verão de 2032. A Federação Australiana também analisa uma proposta em conjunto com a Indonésia. No entanto, a Indonésia tem permanecido relutante à candidatura conjunta com a Austrália, considerando que o país também está participando da candidatura da ASEAN para o mesmo Mundial.
A FIFA restringiu a elegibilidade para sediar a Copa do Mundo de 2030 à Ásia ou à Oceania depois de ter tomado a polêmica decisão de realizá-la em três continentes (África, Europa e América do Sul). Observadores caracterizaram essa decisão como uma forma de preparar o caminho para a Arábia Saudita sediar a Copa do Mundo de 2034, reduzindo substancialmente as possíveis candidaturas a sede. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, também tinha fortes laços com o presidente da Confederação Asiática de Futebol, Salman bin Ibrahim Al Khalifa, que apoiou a candidatura da Arábia Saudita.
O processo de licitação para a Copa do Mundo de 2034 começou em 4 de outubro de 2023 e usou os mesmos requisitos da Copa do Mundo de 2030. Devido à política de rodízio de confederações da FIFA, somente as federações afiliadas da Confederação Asiática de Futebol e da Confederação de Futebol da Oceania eram elegíveis para sediar a Copa do Mundo.
A FIFA havia tomado a decisão de sediar a Copa do Mundo de 2030 em três continentes (África, Europa e América do Sul) e a Copa do Mundo de 2026 havia sido definida para ser realizada na América do Norte, o que significava que a Copa do Mundo de 2034 teria necessariamente que ser realizada na Ásia ou na Oceania. Esta decisão abriu caminho para que a Arábia Saudita sediasse a Copa do Mundo de 2034, reduzindo substancialmente as possíveis propostas de sediar o torneio de futebol de seleções mais importante do mundo.
Candidaturas para sediar a Copa do Mundo de 2034
Candidaturas oficiais:País(es) - Confederação
Arábia Saudita - AFC
Manifestou interesse em se candidatar:
País(es) - Confederação
• Austrália (sozinha ou em conjunto com a Indonésia ou Nova Zelândia) - AFC ou AFC/OFC
• Egito - CAF
• Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã - AFC
• Nigéria - CAF
• Zimbábue - CAF
Candidataruras descontinuadas:
País(es) - Confederação
-
Eleição da sede da Copa do Mundo de 2034
Após não conseguir sediar a Copa do Mundo de 2022, a Austrália considerou uma candidatura conjunta com a vizinha Nova Zelândia, membro da OFC, com a qual foi co-anfitriã da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Austrália restabeleceu essa intenção em agosto de 2021, logo após a escolha de Brisbane para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2032. Uma candidatura conjunta com a Indonésia e outras nações da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em vez da Nova Zelândia também foi levada em consideração pela Federação de Futebol da Austrália. Entretanto, a Indonésia permaneceu relutante em relação à candidatura conjunta com a Austrália, considerando que o país também está participando da candidatura da ASEAN para a mesma edição da Copa do Mundo. Também foi cogitada uma candidatura em conjunto da Austrália e Nova Zelândia com Malásia e Singapura.Após a escolha do Mundial de 2030, a FIFA deu um prazo até 31 de outubro de 2023 para apresentações oficiais de candidaturas para o Mundial de 2034. A Indonésia, que poderia ter uma candidatura em conjunto com a Austrália, passou a apoiar a candidatura da Arábia Saudita, assim como grande parte dos países membros da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Em 31 de outubro, a Federação de Futebol da Austrália comunicou oficialmente a sua desistência, deixando a Arábia Saudita como única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2034.
Em 31 de outubro de 2023, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou que a Arábia Saudita sediaria a Copa do Mundo de 2034. Esta será a segunda Copa do Mundo disputada no Oriente Médio e o terceiro mundial de futebol a ser realizado na Ásia. A Copa do Mundo de 2002 foi disputada na Coreia do Sul e no Japão; enquanto o Mundial de 2022 foi disputado no Catar.
1º turno da eleição para sede da Copa do Mundo de 2034
Não houve votação. A Arábia Saudita, candidata única, foi declara sede da Copa do Mundo de 2034 em 31 de outubro de 2023.
História da Copa do Mundo de 2034
O Mundial de Futebol 2034 deve ser disputado entre 11 de outubro a 19 de novembro de 2034 e deve contar com 48 seleções, assim como está planejado para a realização da Copa do Mundo de 2026.Se as vagas para a Copa do Mundo das confederações permanecerem as mesmas, a AFC deve ter oito vagas diretas, a CAF nove, a CONCACAF seis, a CONMEBOL seis, a OFC uma, e a UEFA 16. Um torneio intercontinental decidirá as duas últimas vagas à Copa do Mundo da FIFA. Esta competição deve ser disputada no país ou nos países-sede do Mundial de 2034 e servirá também de evento-teste para o torneio.
Confederação - Seleções - Vagas para a Copa do Mundo - Total de vagas antes da expansão *
AFC - 46 - 8 - 4.5
CAF - 54 - 9 - 5
CONCACAF - 35 - 6 - 3.5
CONMEBOL - 10 - 6 - 4.5
OFC - 11 - 1 - 0.5
UEFA - 55 - 16 - 13
Play-Off - - 2 -
Total - 211 - 48 - 31 (+ país sede)
* Projeção baseada nas eliminatórias da Copa do Mundo anterior.
Cidades-sede da Copa do Mundo 2034
Confira abaixo as cidades propostas pelos comitês de candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034.Cidades candidatas a sede da candidatura da ASEAN para a Copa do Mundo de 2034
-
Estádios propostos para sediar a Copa do Mundo 2034
Estádios propostos na candidatura da ASEAN para a Copa do Mundo de 2034-
Seleções estreantes: (%) -
Seleções por continente
-
Pôster, Logo e Mascotes da Copa do Mundo de 2034
Pôster da Copa do Mundo de 2034Não definido
Logo da Copa do Mundo de 2034
Não definido
Mascotes da Copa do Mundo de 2034
Não definido
Artilheiros na Copa do Mundo de 2034
-Imagens da Copa do Mundo de 2034
-Vídeos da Copa do Mundo de 2034
-Brasil na Copa do Mundo de 2034
º lugar -jogos | vitórias | gols a favor e gols sofridos | saldo de gols
Ficha dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2034
Primeira fase:
-
• Histórico do Brasil nas Copas do Mundo
Eliminatórias da Copa do Mundo de 2034
Eliminatórias da África (CAF) à Copa do Mundo de 2034Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Ásia (AFC) à Copa do Mundo de 2034
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: Arábia Saudita (páis-sede) e outras seleções a definir
Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) à Copa do Mundo de 2034
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da América do Sul (CONMEBOL) à Copa do Mundo de 2034
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Europa (UEFA) à Copa do Mundo de 2034
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Sorteio dos grupos e confrontos: a definir
Seleções classificadas: a definir
Eliminatórias da Oceania (OFC) à Copa do Mundo de 2034
Seleções participantes: a definir
Vagas: a definir
Datas: a definir
Sistema de disputa: a definir
Seleções classificadas: a definir
Jogadores da Copa do Mundo de 2034
-Sistema de disputa da Copa do Mundo de 2034
As 48 seleções devem ser divididas em 16 grupos de três equipes cada. As duas melhores equipes de cada grupo avançam à fase seguinte e a terceira colocada está eliminada do Mundial. A partir da Segunda Fase os jogos são eliminatórios.Primeira Fase da Copa do Mundo de 2034
-Tabela dos jogos da Copa do Mundo de 2034
Jogos do Grupo A-
Jogos do Grupo B
-
Jogos do Grupo C
-
Jogos do Grupo D
-
Jogos do Grupo E
-
Jogos do Grupo F
-
Jogos do Grupo G
-
Jogos do Grupo H
-
Jogos do Grupo I
-
Jogos do Grupo J
-
Jogos do Grupo K
-
Jogos do Grupo L
-
Jogos do Grupo M
-
Jogos do Grupo N
-
Jogos do Grupo O
-
Jogos do Grupo P
-
Jogos das Segunda Fase
-
Jogos das Oitavas-de-Final
-
Jogos das Quartas-de-Final
-
Jogos das Semifinais
-
Jogo da Disputa do 3º Lugar
-
Jogo da Final
-
Ficha da Final da Copa do Mundo de 2034
-Campeão da Copa do Mundo de 2034
-Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção PortuguesaSedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050
Tags: Copa do Mundo de 2034 | História da Copa do Mundo de Futebol da FIFA | Escolha da Sede | Estádios | Mascote | Tabela | Final | Jogadores | Artilheiros | Seleções | Brasil na Copa | Eliminatórias | Abertura | Encerramento
• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA.