Seleção da União Soviética na Copa do Mundo

Confira a história e as principais curiosidades das edições da Copa do Mundo de Futebol.

Lev Yashin faz uma defesa no jogo Argentina vs União Soviética (URSS) no estádio River Plate de Buenos Aires em 1961. - Foto:
Países da Copa do Mundo

Seleção da União Soviética

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Seleção da União Soviética nas Copas do Mundo

Formada no final de 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma união de várias repúblicas soviéticas (unidades administrativas étnicas subordinadas diretamente ao governo da União Soviética). A URSS era comandada pelo Partido Comunista da União Soviética e tinha como sua capital a cidade de Moscou, na República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFS da Rússia), uma das 15 repúblicas soviéticas. Além da Rússia, a União Soviética era formada pelas repúblicas da Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia (Belarus), Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Após a derrubada do Império Russo, também chamado Rússia Imperial ou Rússia Czarista, na Revolução Russa de 1917, foi criada a República Socialista Federativa Soviética Russa. Consequentemente, eclodiu a Guerra Civil Russa entre o novo governo bolchevique e seus opositores (incluindo desde conservadores monarquistas a correntes socialistas minoritárias). A vitória bolchevique na Guerra Civil Russa fez surgir a União Soviética.

A Seleção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) participou de sete edições da Copa do Mundo. A melhor participação dos soviéticos foi o quarto lugar no Mundial da Inglaterra de 1966. A União Soviética participou de seis Eurocopas, sendo campeã em 1960 e vice-campeã em 1964, 1972 e 1988. A URSS também foi medalhista de ouro nos torneios de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de 1956 e de 1988 e medalha de bronze nas Olimpíadas de 1972, 1976 e 1980.

O primeiro jogo internacional disputado por uma equipe soviética (como RSFS da Rússia) ocorreu em setembro de 1922, quando a Rússia Soviética venceu por 4 a 1 a equipe de futebol da Federação Finlandesa dos Trabalhadores do Desporto, que fazia uma turnê pela Rússia. Este histórico jogo também o primeiro confronto esportivo dos soviéticos após a Revolução de Outubro de 1917.

Em 1924 foi realizado o primeiro jogo oficial da seleção de futebol da atual União Soviética. Os soviéticos venceram a Seleção da Turquia por 3 a 0. A Seleção Soviética também jogou em Ancara, na Turquia. Estes foram os únicos jogos internacionais oficialmente reconhecidos pela União Soviética antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 1952, embora vários amistosos não oficiais contra a Turquia tenham sido disputados na década de 1930.

A Federação de Futebol da União Soviética foi criada em 27 de dezembro de 1934, mas só se filiou à FIFA em 1946. Portanto, não pode participar dos três primeiros Mundiais realizados antes da Segunda Guerra Mundial. A URSS poderia estar presente na Copa do Mundo do Brasil de 1950, mas recusou-se a participar sequer das eliminatórias, assim como vários outros países do Bloco Soviético como a Tchecoslováquia, finalista em 1934, e a Hungria, finalista em 1938. A Iugoslávia foi a única nação do Leste Europeu a participar do Mundial do Brasil de 1950. A União Soviética também não participou das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1954.

Em 1958, os soviéticos estreavam na Copa do Mundo. Dois anos depois do primeiro ouro olímpico. Nas eliminatórias eliminaram a Polônia e a Finlândia. No Mundial da Suécia, ficaram em segundo lugar no Grupo 4, atrás apenas do Brasil e na frente da Inglaterra e Áustria. Após empatar com a Inglaterra, a União Soviética vencer a Inglaterra por 1 a 0 no jogo desempate, como mandava o regulamento da competição. Nas Quartas de Final, a União Soviética foi derrotada pelos donos da casa. Os suecos eliminaram não apenas a então campeã olímpica, mas também eliminaram a então campeã mundial nas semifinais, a Alemanha Ocidental; entretanto, na final, a Suécia não resistiu a Seleção Brasileira de Garrincha, Pelé, Zagallo, Vavá, Didi, Nilton Santos, entre outros tantos craques.

O jogo entre a Seleção Brasileira e a URSS neste grupo marcou a estreia de Pelé em Copas do Mundo, o atacante brasileiro, futuro Atleta do Século, de apenas 17 anos foi reserva nos dois primeiros jogos. O jogo entre a Seleção Brasileira e a URSS neste grupo marcou a estreia de Pelé em Copas do Mundo, o atacante brasileiro de apenas 17 anos foi reserva nos dois primeiros jogos. Este foi o começo da história em Mundiais de Futebol do futuro Atleta do Século do Comitê Olímpico Internacional e Jogador do Século da IFFHS e da FIFA.

Na Copa do Mundo seguinte, a União Soviética também foi eliminada pela seleção do país-sede nas Quartas de Final. A URSS foi eliminada pelo Chile, após terminar em primeiro lugar na Fase de Grupos. No Mundial de 1966, a Seleção Soviética fez a sua melhor campanha em Copas do Mundo. Depois de três vitórias e o primeiro lugar de seu grupo na Primeira Fase, a URSS finalmente avançou às Quartas de Final, após eliminar a Hungria, mas foi derrotada pela Alemanha Ocidental nas semifinais. A União Soviética perdeu para Portugal de Eusébio, artilheiro do torneio, na disputa do 3º lugar.

Na Copa do Mundo de 1970, a URSS também caiu nas Quartas de Final, desta vez para a Seleção Uruguaia. A Seleção Soviética não participou das Copas do Mundo de 1974 e 1978. Estas foram as suas duas ausências em Mundiais de Futebol, desde a primeira participação da União Soviética até o fim de sua seleção.

Em novembro de 1973, os russos desistiram de participar da Repescagem Intercontinental contra o Chile, que valia uma vaga para o Mundial da Alemanha Ocidental de 1974. Após um empate sem gols no primeiro jogo na Rússia, os soviéticos não viajaram para enfrentar o Chile em Santiago.

Os soviéticos alegaram razões políticas e de segurança, já que o Estádio Nacional foi local de detenção de prisioneiros políticos, após o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, que derrubou o presidente chileno Salvador Allende.

A partida de ida, ocorrida duas semanas depois do golpe de estado, teve um clima bastante tenso com rumores que poderia ter sido cancelada. As autoridades soviéticas proibiram a entrada de jornalistas e câmaras fotográficas no estádio, assim como alguns jogadores chilenos foram detidos pelas autoridades de imigração por alegadas irregularidades nos seus passaportes. A Seleção Chilena segurou um empate que era considerado um jogo fácil pela imprensa local.

De qualquer modo, a Seleção Soviética já não era a mesma dos anos anteriores, tanto que não se classificou para a Copa do Mundo seguinte, em 1978, nem para as Eurocopas de 1976 e 1980. A Seleção da URSS fez uma boa campanha em 1982, quando retornou aos Mundiais de Futebol, chegando ao sétimo lugar geral. Na Copa do Mundo de 1986 foi eliminada nas Oitavas de Final e se despediu dos Mundiais de Futebol com uma campanha melancólica, último lugar de um grupo que classificou três seleções para a fase seguinte. Esta foi a primeira e única vez que os soviéticos não avançaram de fase na Copa do Mundo.

A grande estrela do futebol soviético foi o goleiro russo Lev Yashin (1929-1990). O Aranha Negra, apelido assim por seu uniforme escuro, com camisas, calções e meias de um azul tão escuro que a cor de sua vestimenta parecia ser preta. Yashin participou de quatro Copas do Mundo entre 1958 a 1970.

Em 1963, Yashin recebeu a Ballon d'Or, o único goleiro a receber este prêmio. Postumamente, foi eleito o melhor goleiro do século XX pela IFFHS; selecionado para a equipe de todos os tempos da Copa do Mundo da FIFA em 1994; escolhido como membro da Seleção Mundial do Século XX em 1998; escolhido no Dream Team da FIFA dos melhores de todas as Copas do Mundo em 2002; escolhido melhor jogador da Rússia dos últimos cinquenta anos no Prêmio do Jubileu da UEFA em 2003; escolhido como goleiro titular do Ballon d'Or Dream Team, seleção dos melhores jogadores de todos os tempos do futebol mundial.

Segundo a FIFA, Yashin defendeu mais de 150 pênaltis no futebol profissional, mais do que qualquer outro goleiro. Entre 1994 e 2006, a Luva de Ouro, prêmio criado pela FIFA para distinguir o melhor goleiro de uma Copa do Mundo, era conhecido como Troféu Lev Yashin.

Após a dissolução da União Soviética, os jogadores da maioria das repúblicas da extinta Seleção Soviética passaram a jogar na Seleção de Futebol da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Fundada em dezembro de 1991, a CEI é uma organização intergovernamental regional que integra atualmente 10 das 15 ex-repúblicas soviéticas. A Geórgia e a Ucrânia chegaram a participar desta organização, mas saíram da mesma após divergências com a Rússia. Os países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia), nunca fizeram parte deste grupo.

A FIFA considera a Seleção da CEI e, posteriormente, a Seleção da Rússia, como sucessoras da Seleção Soviética. Entretanto, muitos jogadores eram oriundos de outras Repúblicas da União Soviética, principalmente da Ucrânia. Oleg Blokhin, maior artilheiro e jogador que mais vestiu a camisa da Seleção da União Soviética é ucraniano. O segundo maior artilheiro da URSS, Oleh Protasov, também nascido na Ucrânia, chegou a jogar pela Seleção Ucraniana em 1994, depois da independência do país.

A União Soviética se classificou para a Eurocopa de 1992, mas com o fim do país passou a ser representada pela Seleção da CEI no torneio. As eliminatórias do Campeonato Europeu de Seleções foram disputadas entre setembro de 1990 a dezembro de 1991. A Seleção da CEI ficou em último lugar da Fase de Grupos da Eurocopa de 1992 com dois empates e uma derrota. O ucraniano Igor Dobrovolski, de pênalti, fez o único gol da Seleção da CEI no torneio. A Seleção da CEI não participou de nenhuma Copa do Mundo de Futebol, já que foi dissolvida logo após a Eurocopa de 1992. Todos os resultados da CEI foram transferidos para a seleção nacional de futebol da Rússia, que fez sua estreia como país independente em agosto de 1992. Várias seleções oriundas da União Soviética estrearam nas eliminatórias do Mundial de 1994 ou de 1998 como países independentes.

Os países da extinta União Soviética, exceto Lituânia, Estônia e Letônia, participaram dos Jogos Olímpicos de 1992 como Equipe Unificada (representando basicamente a Comunidade dos Estados Independentes). A Equipe Unificada ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas em sua primeira e única participação nos Jogos Olímpicos de Verão com 112 medalhas: 45 medalhas de ouro, 38 medalhas de prata e 29 medalhas de bronze. Nas Olimpíadas de 1996 as 12 nações que participaram da Equipe Unificada competiram em separado.

Andrei Kanchelskis, nascido na Ucrânia, ilustra um pouco da história do final da União Soviética. Nascido na Ucrânia, de pai lituano e mãe ucraniana, Kanchelskis jogou pela Seleção da CEI, após o desmembramento da União Soviética, e, posteriormente, pela Seleção da Rússia. O jogador poderia optar por jogar pelas seleções da Lituânia ou pela Ucrânia, mas preferiu defender a Seleção Russa. Kanchelskis teve passagens por equipes ucranianas então soviéticas como o Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk. Após a dissolução da URSS, Kanchelskis jogou em clubes europeus como Manchester United, Manchester City, Everton, Southampton, Fiorentina e Rangers. Terminou sua carreira de jogador em clubes russos, após passagem pela Arábia Saudita. Depois de aposentado, seguiu a carreira de treinador em equipes russas e de ex-países da União Soviética.

O apelido da Seleção Soviética era "Exército Vermelho", referência à cor do uniforme, à bandeira do país e ao Exército Vermelho de Trabalhadores e Camponeses, o exército e a força aérea da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

A participação da União Soviética em eventos esportivos foi marcada pelo desempenho de seus atletas e pela inscrição "CCCP" nos uniformes. Apesar de parecer uma sigla no alfabeto latino (também chamado de alfabeto romano), que é o utilizado para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental, a sigla está escrita em alfabeto cirílico, alfabeto utilizado em seis línguas nacionais eslavas (bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo, sérvio e ucraniano). O "És" é uma letra do alfabeto cirílico, semelhante ao "C" do alfabeto latino, mas que tem o som de s, como "sala", já o "Er" é semelhante ao nosso "P", mas tem o som semelhante a um "R". Logo, a inscrição refere-se ao nome do país em cirílico, que seria a sigla "SSSR" para a transliteração do russo "Soyuz Sovetskikh Sotsialisticheskikh Respublik" para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Saiba mais:
Comunidade dos Estados Independentes (CEI) nas Copas do Mundo
Armênia nas Copas do Mundo
Azerbaijão nas Copas do Mundo
Bielorrússia (Belarus) nas Copas do Mundo
Cazaquistão nas Copas do Mundo
Estônia nas Copas do Mundo
Geórgia nas Copas do Mundo
Letônia nas Copas do Mundo
Lituânia nas Copas do Mundo
Moldávia nas Copas do Mundo
Quirguistão nas Copas do Mundo
Rússia nas Copas do Mundo
Tajiquistão nas Copas do Mundo
Turcomenistão nas Copas do Mundo
Ucrânia nas Copas do Mundo
Uzbequistão nas Copas do Mundo

Retrospecto da seleção da União Soviética em Copas do Mundo

União Soviética (URSS):
1958 - Eliminada nas Quartas de Final
1962 - Eliminada nas Quartas de Final
1966 - 4º lugar
1970 - Eliminada nas Quartas de Final
1974 - Desistiu *
1978 - Não se classificou
1982 - Eliminada na 2ª fase
1986 - Eliminada nas Oitavas de Final
1990 - Eliminada na 1ª Fase

* A União Soviética desistiu da repescagem intercontinental contra o Chile. No jogo de ida em Moscou houve empate sem gols, na volta os soviéticos se recusaram a jogar em Santigo alegando prisões e execuções após o golpe de estado chileno de 11 de setembro de 1973.

Comunidade dos Estados Independentes (CEI):
A CEI não participou de nenhuma Copa do Mundo e nenhuma Eliminatórias da Copa do Mundo.

Rússia:
1994 - Eliminada na 1ª Fase
1998 - Não se classificou
2002 - Eliminada na 1ª Fase
2006 - Não se classificou
2010 - Não se classificou
2014 - Eliminada na 1ª Fase
2018 - Eliminada nas Quartas de Final
2022 - Banida*
2026 -

* A Rússia foi suspensa das eliminatórias do Mundial de 2022 após a invasão da Ucrânia pelos russos em fevereiro de 2022.

Retrospecto da seleção da União Soviética na Eurocopa

União Soviética (URSS):
1960 - Campeã
1964 - Vice-campeã
1968 - 4º lugar
1972 - Vice-campeã
1976 a 1984 - Não se classificou
1988 - Vice-campeã

Comunidade dos Estados Independentes (CEI):
1992 - Eliminada na 1ª Fase

Rússia:
1996 - Eliminada na 1ª Fase
2000 - Não se classificou
2004 - Eliminada na 1ª Fase
2008 - Eliminada na semi-final
2012 - Eliminada na 1ª Fase
2016 - Eliminada na 1ª Fase
2020 - Eliminada na 1ª Fase
2024 -

A União Soviética já sediou a Copa do Mundo?

A União Soviética não sediou nenhuma Copa do Mundo, mas a Rússia sediou a Copa do Mundo de 2018. Moscou, então na União Soviética, foi sede Jogos Olímpicos de Verão de 1980 e Sóchi foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Símbolos e uniforme da seleção da União Soviética
Uniforme 1 da seleção da União Soviética   Uniforme 2 da seleção da União Soviética
Uniformes 1 e 2 da seleção da União Soviética

Fornecedor de material esportivo: Adidas (1976-1991)
Uniforme titular da União Soviética: Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas
Uniforme reserva da União Soviética: Camisa branca, calção vermelho e meias vermelhas

Seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2022

A Seleção da Rússia foi banida da Copa do Mundo do Catar em 2022 devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2018

A seleção da Rússia foi a segunda colocada no Grupo A da 1ª Fase da Copa do Mundo de 2018. Por ser o país sede, a Seleção da Rússia foi a única cabeça-de-chave com grupo predeterminado. Os adversários da Rússia foram: Arábia Saudita, Egito e Uruguai, definidos sorteio da Copa do Mundo de 2018. Os jogos da Rússia na 1º Fase foram em Moscou (jogo de abertura da Copa do Mundo de 2018), São Petersburgo e Samara. Nas Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2018, a Rússia eliminou nos pênaltis a Espanha (1º lugar do Grupo B) em Moscou. Nas quartas-de-final a Rússia foi eliminada nos pênaltis pela Croácia em Sóchi.

Confira a campanha da seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2018 com data, horário e local dos jogos da Rússia para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos da Seleção da Rússia da Copa do Mundo de 2018 que forem televisionados.

Saiba mais:
Seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2018
Seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2014

Ficha da seleção da União Soviética

Escudo da Seleção da União Soviética
Escudo da seleção da União Soviética

Dados da seleção da União Soviética
Federação: Federação de Futebol da União Soviética
Fundação: 27 de dezembro de 1934
Extinta: 25 de dezembro de 1991
Confederação: UEFA - União das Associações Europeias de Futebol
Site oficial da Federação de Futebol da União Soviética -
Afiliada da UEFA de: 1946 a 1991
Afiliada da FIFA de: 1954 a 1991
Código da FIFA: URS
Estádio: -

Estatísticas da seleção da União Soviética
Primeiro jogo internacional: União Soviética 3 x 0 Turquia (Moscou, União Soviética - 16.11.1924)
Último jogo internacional: Chipre 0 x 3 União Soviética (Larnaca, Cyprus - 13.11.1991)
Maiores vitórias: União Soviética 11 x 1 Índia (Moscou, União Soviética - 16.09.1955) e Finlândia 0 x 10 União Soviética (Helsinki, Finlândia - 15.08.1957)
Maior derrota: Inglaterra 5 x 0 União Soviética (Londres, Inglaterra - 22.10.1958)
Jogador com mais jogos: Oleg Blokhin (112)
Artilheiros: Oleg Blokhin (42)
Melhor posição no Ranking da FIFA: nenhum. O ranking da FIFA foi criado em dezembro de 1992.
Pior posição no Ranking da FIFA: nenhum.
Participações na Copa do Mundo: 7
Melhor Resultado na Copa do Mundo: 4º lugar (1966)
Participações na Eurocopa: 6
Melhor Resultado na Eurocopa: Campeã (1960)
Participações na Copa das Confederações: 0
Melhor Resultado na Copas das Confederações: -

Ficha da União Soviética (URSS)

Bandeira da União Soviética (URSS)   Brasão da União Soviética (URSS)
Bandeira da União Soviética e Brasão da União Soviética

Nome: Soyuz Sovetskikh Sotsialisticheskikh Respublik - SSSR ou CCCP em cirílico ("União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS")
Origem do nome: A palavra soviete deriva da palavra russa sovet, que significa "junta", "assembleia" ou "conselho".
Continente - Europa e Ásia
Lema - Trabalhadores de todos os países, uni-vos!
Língua oficial - Russo
Línguas regionais reconhecidas - ucraniano, bielorrusso, uzbeque, cazaque, georgiano, azeri, lituano, moldavo, letão, quirguiz, tajique, armênio, turcomeno e estônio.
Capital - Moscou (Moscovo)
Cidade mais populosa - Moscou (Moscovo)
Governo - Estado socialista
Formação - 30 de dezembro de 1922
Área - 22.402.200 km²
População - 293.047.571 habitantes (estimativa de 1991)
PIB nominal - US$ 2,7 trilhões - 2º lugar (estimativa de 1990)
PIB per capita - US$ 9.000 - 28º lugar (estimativa de 1990)
Espectativa de vida -
Mortalidade infantil -
Moeda - Rublo Soviético (Rbl)
Fusos horários - UTC+2 a +12
Clima -
Comidas típicas da União Soviética -
Código Internet - .su
Código telefônico - +7
Hino nacional da União Soviética - A Internacional (entre 1922 a 1944) e Hino nacional da União Soviética (entre 1944 a 1991)
Escute a Internacional - Hino Nacional da União Soviética (1922-1944) em mp3
Escute o Hino Nacional da União Soviética (1944-1991) em mp3

Mapa da União Soviética (URSS)
Mapa das 15 repúblicas da União Soviética (URSS)

Saiba mais:
Seleções da Copa do Mundo

Tags: Seleção da União Soviética na Copa do Mundo de Futebol da FIFA | União Soviética nas Copas do Mundo | Retrospecto da seleção soviética no Campeonato Mundial de Futebol | Classificação | Jogos | Jogadores convocados | Resultado

Home » Futebol » Copa do Mundo » Seleção da União Soviética na Copa do Mundo

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da União Soviética na Copa do Mundo
Vídeos da União Soviética na Copa do Mundo
Notícias da União Soviética na Copa do Mundo

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro