Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.
Países das Olimpíadas
Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos
Na história das Olimpíadas, alguns atletas competiram de forma independente. Esta situação pode ocorrer por motivos diversos como: transição política (um novo país ainda sem um Comitê Olímpico), compaixão, suspensões de comitês olímpicos nacionais ou sanções internacionais. Estes atletas disputam os Jogos Olímpicos sob a bandeira olímpica ou de seu comitê olímpicos individualmente ou agrupados numa equipe como: Participantes Olímpicos Independentes, Atletas Olímpicos Individuais e Atletas Olímpicos Independentes.A nomeação e as convenções de código de país para esses atletas olímpicos independentes não foram consistentes. Em 1992 os atletas da República Federal da Iugoslávia (RFI) e da Macedônia competiram como "Participantes Olímpicos Independentes" com o código "IOP"; em 2000 os atletas do Timor-Leste competiram como "Atletas Individuais Olímpicos" (código "IOA"); e em 2012 os participantes da Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas) que foram dissolvidas em 2010 e do recém-criado Sudão do Sul competiram nos Jogos Olímpicos como "Atletas Olímpicos Independentes" (IOA).
Em outras edições dos Jogos Olímpicos alguns atletas também competiram sob a bandeira olímpica. Nos Jogos Olímpicos de 1980, atletas de 14 países competiram sob a bandeira olímpica. Devido ao boicote liderado pelos Estados Unidos após a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas iniciada em 1979, 69 países boicotaram totalmente os Jogos Olímpicos de 1980 enquanto Andorra, Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Porto Rico, San Marino e Suíça aderiram parcialmente ao boicote, mas não proibiram seus atletas de disputar as competições, por conta disso, enviaram delegações menores e competiram sob a Bandeira Olímpica.
Com o desmembramento da URSS em 1991, as ex-repúblicas soviéticas (exceto Lituânia, Estônia e Letônia) participaram dos Jogos Olímpicos de 1992 como Equipe Unificada (Comunidade dos Estados Independentes). A CEI ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas em sua primeira e única participação nos Jogos Olímpicos de Verão. A Equipe Unificada competiu com a bandeira olímpica e não a bandeira da CEI. Nas Olimpíadas de 1996 as 12 nações competiram em separado. A ex-república da Geórgia competiu pela Equipe Unificada antes de ingressar na CEI, que ocorreu apenas em 1993. A Equipe Unificada também participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, em Albertville, França. Mesmo com apenas seis ex-repúblicas soviéticas (Rússia, Armênia, Bielorrússia (Belarus), Cazaquistão, Ucrânia e Uzbequistão), a Equipe Unificada ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da Alemanha.
Em março de 2016, Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), anunciou a criação do "Time Olímpico de Refugiados" para competir nos Jogos Olímpicos de 2016, devido à crise migratória global. Dez atletas de três esportes representaram os refugiados na Olímpiada de 2016. Eles competiram sob a bandeira olímpica e com o código ROA (Refugee Olympic Athletes).
A Olimpíada de 2016 foi a primeira participação do time do Time Olímpico de Refugiados. Além do Time Olímpico de Refugiados participaram também dos Jogos Olímpicos de 2016 os Atletas Olímpicos Independentes.
Desempenho e medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos de Verão
Confira abaixo os dados, estatísticas e nome dos medalhistas dos Atletas Olímpicos Independentes nas OlimpíadasTotal de Medalhas dos Participantes Olímpicos Independentes (IOP): 3
0 medalha de ouro
1 medalhas de prata
2 medalha de bronze
Colocação no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos até 2020 (2021): 125º
Total de Medalhas dos Atletas Olímpicos Individuais / Atletas Olímpicos Independentes (IOA): 2
1 medalha de ouro
0 medalhas de prata
1 medalha de bronze
Colocação no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos até 2020 (2021): 108º
Total de Medalhas dos Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC): 71
20 medalhas de ouro
28 medalhas de prata
23 medalhas de bronze
Colocação no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos até 2020 (2021): 43º
• Quadro de Medalhas de todos os Jogos Olímpicos
Medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos de Verão
Jogos - Ouro - Prata - Bronze - Total - Posição
1992 - 0 - 1 - 2 - 3 (Como Participantes Olímpicos Independentes)
1996 - Não participaram
2000 - 0 - 0 - 0 - 0 (Como Atletas Olímpicos Individuais)
2004 - Não participaram
2008 - Não participaram
2012 - 0 - 0 - 0 - 0 (Como Atletas Olímpicos Independentes)
2016 - 1 - 0 - 1 - 2 (Como Atletas Olímpicos Independentes)
2020 - 20 - 28 - 23 - 71 (Como Atletas Olímpicos da Rússia)
Total dos Participantes Olímpicos Independentes (IOP) - 0 - 1 - 2 - 3 (125º no quadro de medalhas total)
Total dos Atletas Olímpicos Individuais / Atletas Olímpicos Independentes (IOA) - 1 - 0 - 1 - 2 (108º no quadro de medalhas total)
Total dos Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) - 20 - 28 - 23 - 71 (43º no quadro de medalhas total)
Total sem os Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) - 1 - 1 - 3 - 5
Total incluindo os Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) - 21 - 29 - 26 - 76
Medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes por esporte em todos os Jogos Olímpicos de Verão
Esporte - Ouro - Prata - Bronze - Total
-
Atletas Olímpicos da Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (2021)
Em dezembro de 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA) proibiu a Rússia de participar de qualquer competição internacional por um período de quatro anos, depois que foi descoberto que os dados fornecidos pela Agência Antidopagem Russa haviam sido manipulados pelas autoridades russas com o objetivo de proteger os atletas envolvidos em seu esquema de doping patrocinado pelo estado russo. Assim como nas Olimpíadas de Inverno de 2018, a WADA permitiu que atletas russos autorizados competissem de maneira neutra sob o acrônimo "ROC" (mesma sigla em inglês do Comitê Olímpico Russo), embora o nome Comitê não pudesse ser usado para se referir à delegação russa. Após a redução da penalidade, ficou decidido que a equipe russa não poderia usar o nome russo, a bandeira ou o hino e deve apresentar-se como "atleta neutro(a)" ou "equipe neutra" por um período de dois anos. A equipe ROC foi representada pela bandeira do Comitê Olímpico Russo e os atletas russos participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 como Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC). Nos Jogos Paralímpicos de 2020, os atletas russos participaram sob o acrônimo "RPC" (mesma sigla em inglês do Comitê Paralímpico Russo).Os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020 (Jogos da XXXII Olimpíada) foram disputados em Tóquio, Japão, entre os dias 21 de julho a 8 de agosto de 2021. Confira no site Quadro de Medalhas o calendário, eventos, atletas e programação da tv dos Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (2021).
Saiba mais:
• Perfil dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
• Perfil dos Atletas Olímpicos Independentes Jogos Olímpicos de Londres 2012
Curiosidades dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos de Verão
• Após a independência das repúblicas da Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia, as duas repúblicas remanescentes da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) criaram a República Federal da Iugoslávia (RFI) em 1991. Em 2003 o nome do país foi modificado para Sérvia e Montenegro. Três anos depois Montenegro se separou da Sérvia em um referendo. Em 2008 a república autônoma sérvia de Kosovo declarou sua independência unilateralmente. A independência de Kosovo é reconhecida por alguns países.
• Devido às sanções da ONU por causa da Guerra Civil, a Iugoslávia não pôde competir nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Entretanto, os atletas iugoslavos e da Macedônia participaram da Olimpíada como "Participantes Olímpicos Independentes" com o código IOP e a bandeira olímpica. Os atletas da nova Iugoslávia ganharam 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze em 1992. Croácia, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina enviaram suas próprias delegações. A Iugoslávia não participou dos Jogos de Inverno de 1994. Nos Jogos Olímpicos de 1996 a Iugoslávia voltaria a competir como República Federal da Iugoslávia (RFI).
• Os atletas de Timor-Leste competiram nos Jogos Olímpicos de 2000 como "Atletas Individuais Olímpicos" sob a bandeira olímpica.
• Nos Jogos Olímpicos de 2012, os Atletas Olímpicos Independentes são atletas da Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas) que foram dissolvidas em 2010 e do recém-criado Sudão do Sul. As Antilhas Neerlandesas ou Antilhas Holandesas foram dissolvidas em 10 de outubro de 2010. Com o resultado desta dissolução, Curaçao e São Martinho tornaram-se países pertencentes ao Reino dos Países Baixos. Este reino é constituído por quatro nações: os Países Baixos, na Europa; Aruba, Curaçau e São Martinho (Sint Maarten), no Caribe. Aruba separou-se das Antilhas Holandesas em 1986.
Saiba mais:
• Perfil do Time Olímpico de Refugiados em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil da Sérvia e Montenegro em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil da Sérvia em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil de Montenegro em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil da Macedônia do Norte em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil de Kosovo em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil da Iugoslávia em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil de Timor-Leste em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil das Antilhas Neerlandesas em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil do Sudão em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil do Sudão do Sul em todos os Jogos Olímpicos
• Perfil de Rússia em todos os Jogos Olímpicos
Destaques dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos de Verão
Jasna Sekaric, Aranka Binder e Stevan Pletikosic
Lista dos atletas dos Participantes Olímpicos Independentes / Atletas Olímpicos Individuais / Atletas Olímpicos Independentes que ganharam medalha nos Jogos Olímpicos de Verão
Jogos Olímpicos - Medalha - Atleta - País - Esporte - Modalidade1992 - Prata - Jasna Sekaric - Iugoslávia - Tiro
1992 - Bronze - Aranka Binder - Iugoslávia - Tiro
1992 - Bronze - Stevan Pletikosic - Iugoslávia - Tiro
2016 - Ouro - Fehaid Al-Deehani - Kuwait - Tiro
2016 - Bronze - Abdullah Al-Rashidi - Kuwait - Tiro
Ficha dos Atletas Olímpicos Independentes
Nome - Participantes Olímpicos Independentes (1992) / Atletas Individuais Olímpicos (2000) / Atletas Olímpicos Independentes (2012 e 2016) / Atletas Olímpicos da Rússia (2020)Código - IOP / IOA / ROC
Primeira participação - 1992
Site oficial - n.d.
Tags: Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Atletas Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Países - Quadro de Medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Atletas Olímpicos
Home » Jogos Olímpicos (Olimpíadas) » Países » Atletas Olímpicos Independentes
Tópicos desta página:
Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Olimpíadas - História dos Jogos Olímpicos - História das Olimpíadas - Quadro de Medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Medalhas de Ouro dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Medalhas de Prata dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Medalhas de Bronze nos Jogos Olímpicos - Total de medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes nos Jogos Olímpicos - Atletas dos Atletas Olímpicos Independentes nas Olimpíadas - Quem ganhou mais medalhas nos Jogos Olímpicos? - Quadro de medalhas dos Atletas Olímpicos Independentes em todos os Jogos Olímpicos - Jogos Olímpicos dos Atletas Olímpicos Independentes
Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 - Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)
Página oficial do Comitê Olímpico dos Atletas Olímpicos Independentes - n.d.
Jogos Olímpicos
História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da JuventudeQuadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)
Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040
Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034