Jogos Olímpicos da Antiguidade

Confira a história das Olimpíadas da Antiguidade e as principais competições.

Detalhe de uma copa usada para se beber vinho na Grécia Antiga representanto uma luta do Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Jogos Olímpicos da Antiguidade

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos.



História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Os primeiros Jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos há mais de 2.700 anos na Grécia Antiga. A competição era uma celebração de tributo aos deuses. O imperador Teodósio I terminou com os Jogos entre os anos de 393 e 394. Segundo a lei, todas as referências pagãs da Antiguidade deveriam ser interrompidas imediatamente.

Os antigos Jogos Olímpicos eram uma série de competições atléticas entre os representantes de cidades-Estado e um dos Jogos Pan-Helênicos da Grécia Antiga, civilização que habitou a Bacia do Mediterrâneo entre os séculos XIV a.C. até o fim da Idade Antiga (476 d.C.). A cultura grega clássica, com destaque para a filosofia, teve uma enorme influência na Roma Antiga. A Grécia é geralmente considerada o berço da civilização ocidental e dos Jogos Olímpicos.

Por estes motivos, a Grécia é geralmente a primeira nação a desfilar na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Depois, desfilam os países em ordem alfabética do idioma local, e finalmente, o país que sedia o evento.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade ocorreram em 776 a.C. Os Jogos realizavam-se de quatro em quatro anos, ou Olimpíadas, que se tornaram uma unidade de tempo em cronologias históricas. Estes eventos foram realizados em honra a Zeus, o rei dos Deuses, que supervisionava o universo e exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos na antiga religião grega. Júpiter é o seu equivalente da Roma Antiga. O maior planeta do Sistema Solar foi nomeado assim pelos romanos em sua homenagem.

Ânfora de cerca de 500 a.C. com uma pintura de uma corrida de carruagem com quadriga (carroça conduzida por quatro cavalos lado a lado, utilizada nos jogos olímpicos antigos). Foto: MatthiasKabel
Ânfora de cerca de 500 a.C. com uma pintura de uma corrida de carruagem com quadriga (carroça conduzida por quatro cavalos lado a lado, utilizada nos jogos olímpicos antigos).

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade continuaram a ser disputados quando a Grécia ficou sob o domínio romano, no século II a.C. A Grécia romana é o período da história grega quando a Grécia foi dominada primeiramente pela República Romana e depois pelo Império Romano entre 146 a.C. (Batalha de Corinto) até 330 d.C. (restabelecimento da cidade de Bizâncio).

Oficialmente, considera-se que a última edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade ocorreu em 393 d.C., quando o Teodósio I proibiu as celebrações. Entretanto, provas arqueológicas indicam que alguns jogos foram realizados após esta data. Os jogos Olímpicos da Antiguidade provavelmente chegaram ao fim sob o reinado de Teodósio II, possivelmente devido ao incêndio do Templo de Zeus Olímpico em Atenas.

A Grécia era dividida em pequenas províncias com autonomia. Apesar disto, as cidades-Estado gregas estavam unificadas em termos religiosos. Assim como nos Jogos Olímpicos da Modernidade, os Jogos Olímpicos da Antiguidade tornaram-se um instrumento político. As cidades-Estado utilizavam o desempenho de seus atletas nas competições para afirmarem o domínio sobre os seus rivais. Os jogos também eram utilizados para ajudar a difundir a cultura helenística por todo o Mediterrâneo. Para que os atletas e peregrinos religiosos pudessem viajar das suas cidades para os jogos em segurança ocorria a trégua olímpica (ekecheiria). Os vencedores das provas eram premiados com coroas de folhas de oliveira ou coroas. Homenagens eram concedidas nas cidades-estados aos vencedores das Olimpíadas.

Durante a celebração dos jogos, alianças políticas eram formadas e sacrifícios aos deuses pela vitória eram oferecidos pelos líderes religiosos. Além das atividades esportivas, políticas e religiosas, as Olimpíadas da Antiguidade também atraiam artistas, como escultores e poetas, que exibiam suas obras para atrair potenciais compradores e patrocinadores.

A Estátua de Zeus em Olímpia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tinha 13 metros de altura representava Zeus sentado em um trono de madeira de cedro ornamentado com ébano, marfim, ouro e pedras preciosas. A obra foi feita por volta de 435 a.C. pelo escultor grego Fídias no santuário de Olímpia. A estátua foi destruída durante o século V.

A Estátua de Zeus em Olímpia, erguida no Templo de Zeus, era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
Estátua de Zeus em Olímpia, erguida no Templo de Zeus, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Apenas homens gregos nascidos livremente eram autorizados a participar. Desde que preenchessem os critérios de qualificação, atletas de qualquer cidade-estado e reino grego eram autorizados a participar dos Jogos. Mesmo assim, algumas mulheres foram consideradas vencedoras olímpicas. A primeira mulher a ganhar um evento olímpico da Antiguidade foi a treinadora de cavalos e a princesa espartana Cynisca, por ter financiado a equipe da competição de corridas de carruagem. Apenas homens gregos livres podiam controlar as carruagens.

Durante a maior parte da sua história, os eventos olímpicos foram realizados com atletas nus. O primeiro corredor nu foi Orsippus, vencedor da corrida em 720 AC, que perdeu a sua roupa de propósito porque correr sem ela era mais fácil. O historiador Thucydides do século V a.C. credita os espartanos com a introdução do costume de "desnudar-se e ungir-se publicamente com óleo nos seus exercícios de ginástica".

Quais eram as sedes dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

Ao contrário dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram celebrados apenas em uma única sede, Olímpia. O Sítio Arqueológico de Olímpia foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Maquete representando Olímpia, sede dos antigos Jogos Olímpicos da Antiguidade, tal como era por volta de 100 a.C. Foto: Carole
Maquete representando Olímpia, sede dos antigos Jogos Olímpicos da Antiguidade, tal como era por volta de 100 a.C. Esta maquete foi encomendada em 1980 para uma grande exposição sobre os Jogos Olímpicos no Museu Britânico. Desde então, tem sido exibida tanto em Londres para coincidir com vários Jogos Olímpicos, como também em numerosos locais em todo o mundo.

Quais eram as modalidades dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

As antigas Olimpíadas também tinham menos eventos do que os jogos modernos. Os eventos eram divididos em corridas (estádio, o diaulo ou duplo estádio, o dólico e o hoplitódromo ou corrida com armas), combate (luta grega, pugilato e pancrácio), lançamento de disco, salto em distância, Pentatlo e eventos equestres. O estádio era a prova mais antiga e de maior prestígio dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Seu vencedor daria o seu nome aos Jogos. Nas lutas as provas eram divididas entre homens adultos e rapazes.

O pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, diferentemente do pentatlo moderno, era composto pelo lançamento do disco, lançamento do dardo, salto em comprimento, corrida de estádio (semelhante aos 200 m) e luta. A competição era disputada em apenas um único dia e o vencedor era aquele com mais vitórias. Caso um atleta tivesse vencido as três primeiras provas, as duas últimas não eram realizadas. Já o Pentatlo moderno é composto pelas modalidades de hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Os atletas ganham pontos pelo seu desempenho em cada evento e as pontuações são somadas no total geral, que determina a posição dos competidores.

Ambos os pentatlos (Antigo e Moderno) são compostos por cinco modalidades. O nome tem origem no prefixo matemático grego "penta" para o número cinco. Utilizado também para o Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia), Pentagrama (estrela de cinco pontas), Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que recebeu este nome por ser um edifício de cinco lados, cinco andares acima do solo e cinco corredores).

Datas de introdução das provas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade
Ano - Prova (Nome da prova em grego)
776 a.C.: Estádio (stadio)
724 a.C.: Diaulo (diaulos)
720 a.C.: Dolico (dolichos)
708 a.C.: Luta e pentatlo
688 a.C.: Pugilato
680 a.C.: Corridas de quadrigas (tethrippon)
648 a.C.: Pancrácio e corrida a cavalo
632 a.C.: Luta para rapazes
628 a.C.: Pentatlo para rapazes (rapidamente abandonada)
616 a.C.: Pugilato para rapazes
520 a.C.: Corrida com armas (hoplitodromos)
500 a.C.: Corrida de carroças puxadas com mulas (apene)
496 a.C.: Corridas com éguas (calpe)
444 a.C.: As provas apene e calpe são abandonadas
408 a.C.: Corridas de bigas (synoris)
396 a.C.: Concurso para arautos 200 a.C.: Pancrácio para rapazes

 Fragmento de um papiro com a lista dos vencedores olímpicos das Olimpíadas da Antiguidade realizadas entre 480 a 468 a.C e 456 a 448 a.C.
Fragmento de um papiro com a lista dos vencedores das Olimpíadas da Antiguidade realizadas entre 480 a 468 a.C e 456 a 448 a.C.

Vencedores dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

O número total de provas em cada edição deste Jogos é desconhecido, assim como o número de vencedores que neles participavam. Além disso, a correlação entre vencedores e cidades pode nem sempre ser verdadeira, uma vez que não era incomum, durante a antiguidade, que alguns escritores antigos inventassem ou distorcessem uma cidade vitoriosa olímpica para que a cidade dada ganhasse a glória e a fama que acompanhava a vitória de um atleta. Tornando praticamente impossível a elaboração de um quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade por cidades-Estado. Provavelmente, mais de 3,5 mil atletas foram os vencedores dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Deste número, apenas cerca de 800 deles são conhecidos atualmente.

O imperador romano Nero foi o protagonista de um dos acontecimentos mais infames da história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Ele desejava para si a vitória em todas as corridas de carruagem dos Jogos num único ano. Para isto, ele ordenou aos quatro principais anfitriões que realizassem os seus jogos em 67 e, por conseguinte, as Olimpíadas programadas para o ano de 65 foram adiadas. Na competição de carro com dez cavalos, o imperador quase morreu após sofrer uma queda do veículo. No entanto, foi declarado vencedor da competição com base no fato de que supostamente teria ganhado se tivesse terminado a corrida, segundo os juízes da prova. Nero também incluiu concursos de música e canto aos festivais que lhe faltavam, incluindo os Jogos Olímpicos. Apesar de ter um canto terrível, Nero ganhou todos os concursos musicais. Suas vitórias são atribuídas ao medo ou suborno dos juízes das competições. Após sua morte, os juízes tiveram que devolver o dinheiro do suborno e declararam nulas as vitórias olímpicas de Nero.

Outros Jogos Olímpicos da Antiguidade

Em várias cidades da Grécia Antiga foram disputadas competições chamadas de "Jogos Olímpicos" imitando as competições originais de Olímpia. O registro de muitas destas competições são conhecidos apenas por inscrições e moedas. Algumas delas, como Antioquia, atual sudeste da Turquia e Pisa, na Itália, tiveram registros preservados.

Atualmente, os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos Jogos Olímpicos. Em cada prova são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros colocados (nos esportes coletivos é contabilizada apenas uma medalha por equipe no quadro de medalhas). Geralmente, chamam-se os Jogos Olímpicos de Olimpíadas, mas originalmente a Olimpíada era o tempo decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

Tags: Jogos Olímpicos da Antiguidade - Olimpíadas da Antiguidade - Jogos Olímpicos da Grécia Antiga - Olimpíadas da Grécia Antiga - História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade - Mascotes - Quadro de medalhas de todas as Olimpíadas da Antiguidade - Sedes das Olimpíadas da Antiguidade - História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade - Esportes dos Jogos Olímpicos da Antiguidade - Modalidades - Provas - Vencedores - Curiosidades

  Links e sites oficiais das Olimpíadas:
  • Site do COI (Comitê Olímpico Internacional)

Jogos Olímpicos

História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro