Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Estádio Krestovsky - Um dos estádios de São Petersburgo à Copa do Mundo de Futebol de 2018

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Tags: Curiosidades da Copa do Mundo de 2014 no Brasil | Fatos curiosos da Copa do Mundo de 2014 | Números da Copa do Mundo de 2014 | Classificação da Copa do Mundo 2014 | Média de público do Mundial do Brasil | Países classificados | Tabela da Copa 2014

Home » Futebol » Copa do Mundo » Brasil 2014 » Curiosidades da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Vídeos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Notícias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Curiosidades da Copa do Mundo - Brasil 2014

• Dezesseis dos 23 jogadores da convocados da Argélia que participam da Copa do Mundo de 2014 nasceram na França. As seleções europeias são famosas por nacionalizar jogadores de outros países e descendentes diretos. A Argélia, antiga colônia francesa, fez o caminho inverso. No Mundial de 2014 a Argélia conta com quase 70% de seus jogadores convocados nascidos na antiga metrópole. Os franco-argelinos são descendentes de imigrantes que decidiram optar pela pátria dos pais.

• O pontapé inicial foi dado por um paciente paraplégico que utilizou a tecnologia do exoesqueleto - um robô (eito de ligas superleves com peso de 70 quilos) que permitirá ao paciente paraplégico ficar de pé, andar e dar o chute inicial com a brazuca antes da partida entre Brasil e Croácia. O projeto "Andar de Novo" é comandado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Ele lidera um grupo de mais de 150 pessoas, de 25 países diferentes. O projeto é orçado em R$ 33 milhões, e conta atualmente com oito pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Destes, um foi escolhido para ir ao campo na partida inaugural. O objetivo do projeto é devolver as pessoas com paralisia nas pernas a possibilidade de ficar de pé. Os movimentos são feitos de duas formas. Ou o paciente imagina o movimento a máquina responde ou por toque.

• Andrea e Daniele na equipe da Itália na Copa do Mundo de 2014? Você sabe por que alguns jogadores da Itália parecem ter nome de mulher? Em italiano alguns nomes próprios terminam com as letras "a" ou "e". Desta forma, alguns nomes masculinos italianos soam de forma semelhante aos nomes próprios femininos em outras línguas latinas como espanhol, francês e português. Entre os exemplos podemos destacar que o equivalente para Daniel em italiano é Daniele, assim como Emanuel é Emanuele; Gabriel é Gabriele; Rafael é Raffaele; Miguel ou Michel é Michele (em italiano se lê "Miquele"); André é Andrea; etc. Com estes nomes destacam-se o cineasta Gabriele Salvatores, o piloto de Fórmula 1 Michele Alboreto, o piloto de motociclismo Raffaele De Rosa e os jogadores Andrea Pirlo, Daniele De Rossi, Daniele Bonera, Simone Perrotta e... Emanuele Giaccherini. Quando este aparece em campo a confusão aumenta por que além de ter um nome próprio que parece feminino para nós brasileiros ainda tem um sobrenome que tem a pronúncia "djaquerine", o que com que alguns telespectadores entendam "Jaqueline" quando os narradores falam rápido o seu nome. Já o goleiro do Milan Marco Amelia não deve ser confundido com aquela que era mulher de verdade. Neste caso é apenas o sobrenome que é igual ao nome próprio feminino. Marco Amelia esteve presente no grupo que foi campeão mundial pela seleção italiana na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.

• De Espíndola, Galvão e Bagy; D. Silva, Sisenando, T. Silva, Marinho, Vieira, D. Santos, Andrade e Buss; Nascimento, Emboaba Jr., Maciel Jr., Lima, Dias, Duarte, Roza e W. Silva; N. Santos Jr., Souza, Guedes e J. Silva - Assim seriam anunciados os convocados da Seleção Brasileira se fossem utilizados os sobrenomes nos lugares de alcunhas (apelido) ou o primeiro nome (prenome). No Brasil usa-se o termo "apelido" para alcunha, mas em Portugal "apelido" é usado para o nome de família (sobrenome).

• Na história da Copa do Mundo de Futebol é comum a contratação de treinadores de outras nacionalidades para dirigir às equipes. Entre as seleções que estarão na Copa do Mundo, 14 foram dirigidas por treinadores de outras nacionalidades. Curiosamente, as seleções da Costa Rica, Equador e Honduras foram dirigidas por técnicos colombianos, mas a seleção colombiana foi treinada por um argentino.

• A Alemanha é o país com mais treinadores na Copa do Mundo de 2014. São quatro alemães no comando das seleções da Alemanha, Camarões, Estados Unidos e Suíça. Os quatro treinadores nasceram na Alemanha Ocidental. Argentina, Colômbia, Itália e Portugal têm três treinadores cada no Mundial de 2014. Bósnia e Herzegovina e França tem dois técnicos cada.

• A Copa do Mundo de 2014 do Brasil trouxe novidades em matéria de tecnologias e inovações. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, os jogos vão usar tecnologia na linha do gol e spray de marcação.

• Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, os árbitros e assistentes terão o auxílio da tecnologia da linha do gol. Após erros nas edições anteriores da Copa do Mundo, a IFAB (International Football Association Board) aprovou seu uso. A IFAB é o órgão que regulamenta as regras do futebol. A Copa do Mundo de 2014 é a quarta competição da FIFA a usar a tecnologia da linha do gol; após testes bem sucedidos no Mundial de Clubes de 2012 e de 2013 e na Copa das Confederações de 2013. A empresa alemã GoalControl foi escolhida como fornecedora oficial da tecnologia de linha do gol da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A tecnologia elimina dúvidas se a bola passou ou não a linha do gol.

• Como funciona o sistema de linha do gol? No campeonato inglês a tecnologia utilizada é a chamada "olho de falcão", semelhante à utilizada nos torneios de tênis. A FIFA utiliza o sistema "GoalControl-4D". Neste sistema são utilizadas 14 câmeras de alta velocidade, sete para cada baliza. As câmeras seguem a trajetória da bola em 3D e capturam até 500 quadros por segundo.

• As câmeras são conectadas a um moderno sistema de processamento de imagem que acompanha o movimento de todos os objetos em campo e filtra jogadores, árbitros, interferências e objetos. O sistema reconhece a bola com precisão de poucos milímetros no sistema de coordenadas do campo. Quando a bola passa a linha do gol, o sistema envia uma vibração e um sinal aos relógios dos árbitros. Todas as imagens e eventos são armazenados e podem ser reproduzidos a qualquer hora para eventuais dúvidas.

• Após testes bem sucedidos nos campeonatos mundiais Sub-17 e Sub-20 de 2013 e no Campeonato Mundial de Clubes de 2013, a FIFA aprovou o uso do spray pelos árbitros durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. O spray para marcação já era comum em torneios do Brasil. Esta foi a primeira vez que a tecnologia do spray foi usada em uma Copa do Mundo. O spray é usado pelo árbitro para marcar a linha da equipe de defesa durante uma cobrança de falta e também onde a bola deve ser colocada em uma cobrança de falta. O spray é à base de água, e sua marcação desaparece um minuto após o uso.

• Apesar de a Austrália estar localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia.

• O Brasil é o país sede e não precisou disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

• A Oceania é o único continente sem vaga garantida para a Copa do Mundo de 2014.

• A logomarca oficial da Copa do Mundo de 2014 foi apresentada em 8 de julho de 2010, em Joanesburgo, África do Sul, país sede da Copa do Mundo anterior à Copa de 2014 no Brasil. O logotipo "Inspiração" foi criado pela agência brasileira África e escolhido entre as 25 agências que submeteram seus projetos para o emblema oficial da Copa do Mundo de 2014. O júri para a escolha foi formado por sete personalidades: a supermodelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, o então presidente da CBF Ricardo Teixeira, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer e o designer Hans Donner.

• Em setembro de 2012 foi apresentada a mascote da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

• A ideia para tornar o tatu-bola a mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

• O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

• Dias depois de ser anunciada a mascote da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

• O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia. E o tatu-bola já tem até uma biografia. Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos. Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols. Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

• Apesar de Fuleco ser um mascote masculino, a palavra mascote é feminina, ao contrário do que muitos pensam. Mascote significa uma figura que representa a marca, sendo masculina ou feminina.

• O cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014 foi anunciado em 30 de janeiro de 2013, pelos embaixadores da Copa do Mundo: Ronaldo, Bebeto, Zagallo, Amarildo, Carlos Alberto Torres (todos campeões mundiais pelo Brasil) e a jogadora de futebol Marta, eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora de futebol pela FIFA. A arte foi criada por Karen Haidinger, designer da agência brasileira Crama. O pôster da Copa é representado com um mapa do Brasil a partir dos contornos das pernas de jogadores de futebol chutando uma bola; além de detalhes da fauna, flora e cultura brasileira.

• Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

• Inicialmente, 18 cidades brasileiras se candidataram a ser sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Os critérios da FIFA sugeriam de oito a dez cidades, mas devido ao tamanho continental do país a exceção foi realizada para a escolha das 12 sedes do mundial de 2014.

• Recife e Olinda tinham uma candidatura em conjunto, mas o projeto foi transferido para São Lourenço da Mata, cidade da Região Metropolitana do Recife. Mesmo assim, a candidatura é designada apenas como a do Recife.

• Maceió desistiu antes do anuncio final das sedes da Copa do Mundo, divulgada em 31 de maio de 2009. Dourados, Guarulhos e Jundiaí também demonstraram interesse em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Da lista final foram eliminadas as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.

• Em 16 de junho de 2010, o Estádio do Morumbi foi excluído da Copa do Mundo por não garantir garantias financeiras suficientes para as reformas necessárias para abrigar o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. A cidade de São Paulo apresentou como alternativa o novo estádio do Corinthians em Itaquera, distrito da Zona Leste da cidade de São Paulo. O estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014 também é conhecido como Itaquerão, Arena Corinthians (provisório) ou Arena de São Paulo (a ser utilizado na Copa de 2014). O nome oficial será definido através de um contrato de direitos de nome (naming rights).

• Os seis primeiros estádios inaugurados ou reinaugurados foram palco da Copa das Confederações 2013, evento que serviu de teste para a Copa do Mundo de 2014. O primeiro estádio a ficar pronto foi o Castelão, em Fortaleza, reinaugurado em 16 de dezembro de 2012. Depois, foram entregues o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte; a Arena Fonte Nova, em Salvador; o Maracanã, no Rio de Janeiro; o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília; e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Recife).

Distribuição das vagas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Confira abaixo a distribuição das vagas de cada Confederação para a Copa do Mundo de 2014:

• Brasil - país sede - classificado automaticamente
• Europa (UEFA) - 13 seleções
• África (CAF) - 5 seleções
• América do Sul (CONMEBOL) - 4 ou 5 seleções*
• Ásia (AFC) - 4 ou 5 seleções *
• América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) - 3 ou 4 seleções *
• Oceania (OFC) - 0 ou 1 seleção *

* O quinto lugar das eliminatórias da América do Sul disputou uma vaga para a Copa do Mundo de 2014 contra o quinto lugar da Ásia em dois jogos. O quarto colocado das eliminatórias da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) enfrentou o vencedor das eliminatórias da Oceania, também em dois jogos, por uma vaga na Copa do Mundo de 2014.

Curiosidades da Copa do Mundo de futebol

A Copa do Mundo é um evento que reúne muitas fatos curiosos. Idealizada na fundação da FIFA em 1904, a Copa do Mundo só foi realizada após a reconstrução da Europa dos destroços da Primeira Guerra Mundial. O primeiro torneio foi disputado em 1930 no Uruguai. Os anfitriões foram os primeiros campeões mundiais. O Brasil ganhou as Copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coreia do Sul e Japão. Conheça mais sobre as curiosidades das Copas do Mundo.

Bandeira da Itália
• Você sabe por que a Itália joga de azul? Por que a camisa da seleção italiana é azul se a bandeira não tem esta cor? Estas dúvidas aparecem sempre nas competições esportivas. Quase sempre é explicada apenas pelo brasão da Casa de Saboia, mas poucas pessoas lembram que a bandeira italiana tinha a cor azul até 1947. Em 1948 a Bandeira foi modificada para o modelo atual - sem o brasão da Casa Real de Saboia. Mesmo assim, a cor azul da bandeira antiga permance presente nos uniformes italianos em competições esportivas, incluindo o clássico uniforme azul da seleção de futebol.

• O Uniforme da seleção da Holanda é laranja, mas a bandeira é vermelha, azul e branca. A cor laranja nos uniformes esportivos dos Países Baixos é uma homenagem a Guilherme I, príncipe de Orange. A Atual bandeira da Holanda é uma variação da Bandeira do Príncipe (Prinsenvlag) que tinha o laranja no lugar do vermelho.

• Os Países Baixos são conhecidos também como Holanda ou Neerlândia. A Holanda é a região mais importante dos Países Baixos e está dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

• A Austrália não joga de verde e amarelo para copiar o Brasil como muitos pensam. A primeira vez que os australianos usaram as cores verde e dourado foi num campeonato de críquete na Inglaterra em 1899. Em poucos anos as cores se tornaram padrão para todos os uniformes australianos em competições internacionais.

• A Nova Zelândia joga de branco e preto porque estas são as cores nacionais do país, embora a bandeira ainda seja vermelha, azul e branca. Existe um debate na Nova Zelândia para adotar uma nova bandeira que não seja tão parecida com a da Austrália, nem remeta ao Reino Unido. A bandiera alternativa da Nova Zelândia mais utilizada é justamente branca e preta.

• Assim como a Itália outras seleções utilizam cores que não estão nas suas atuais bandeiras. A Alemanha joga de branco pela mesma razão da Itália. Quando a seleção nacional foi criada em 1908 a bandeira do Imério Alemão tinha as cores branca, vermelha e preta. Em 1919, o amarelo substitui o branco na chamada "República de Weimar". Quando os nazistas tomaram o poder o branco retornou à bandeira. Após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha ocupada usou uma bandeira azul, vermelha e branca. Após a divisão em dois países, a Alemanha Ocidental e Oriental voltaram a usar as cores amarela, preta e vermelha em suas bandeiras. A bandeira da Alemanha Ocidental passou a ser a bandeira da Alemanha após a reunificação, mas mantendo a tradição a seleção nacional continuou a usar as cores da bandeira do Império Alemão em seu uniforme principal. A Alemanha Ocidental já usou um uniforme reserva verde, que eram as cores da Federação Alemã de Futebol. A camisa reserva da Alemanha unificada já foi cinza, vermelha e agora é preta. A Alemanha Oriental utilizava um uniforme azul e branco.

• Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.

Saiba mais: Curiosidades da Copa do Mundo de futebol

Sorteio da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

O sorteio para definir os grupos e os jogos da Primeira Fase da Copa do Mundo de 2014 foi realizado no Costa do Sauípe Resort, Mata de São João (Bahia) em 6 de dezembro de 2013. Neste sorteio foram definidos os grupos e os jogos das seleções.

Saiba mais: Sorteio da Copa do Mundo - Brasil 2014

Que tal viajar para o Brasil?

Conheça o Brasil! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2014. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2014. Saiba mais em Viagem pelo Brasil.

Copa do Mundo de Futebol FIFA - Brasil 2014

Escolha da Sede : Brasil - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2014 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem) : Classificados : Sorteio da Copa

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Oitavas-de-final : Quartas-de-final : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Possíveis confrontos das oitavas de final : Possíveis confrontos das quartas de final : Possíveis semifinais : Possíveis confrontos da final

Seleções - Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Bélgica : Bósnia e Herzegovina : Brasil : Camarões : Chile : Colômbia : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Costa Rica : Croácia : Equador : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda (Países Baixos) : Honduras : Inglaterra : Irã : Itália : Japão : México : Nigéria : Portugal : Rússia : Suíça : Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Seleção Brasileira : Sedes - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : 2030 : 2034 : 2038


Leia também

 

Que tal viajar para a Polônia?

O Parque Lazienki é um parque urbano que fica na área central de Varsóvia, capital da Polônia. O parque é imenso!! São 76 hectares de extensão, e é o maior parque de Varsóvia... Assista ao vídeo!


Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.