Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de 2023

Copa do do Mundo de Futebol Feminino de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia.

Estádio Olímpico de Sydney (Stadium Australia), palco da final da Copa do Mundo Feminina de 2023 da Austrália e Nova Zelândia

Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de 2023

A nona edição da Copa do do Mundo de futebol feminino foi realizada na Austrália e na Nova Zelândia de 20 de julho a 20 de agosto de 2023.



Curiosidades da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Confira nesta página as curiosidades e as novidades da Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia.

• A Copa do Mundo Feminina de 2023 foi o primeiro Mundial Feminino de Futebol com 32 seleções.

• O Mundial Feminino da Austrália e Nova Zelândia foi a primeira Copa do Mundo Feminina realizada em dois países. Esta também foi a primeira edição do torneio no Hemisfério Sul e a primeira disputa em dois países de Confederações diferentes. A Nova Zelândia é afiliada à Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e a Austrália à Confederação Asiática de Futebol (AFC). Apesar de a Austrália também estar situada na Oceania, a Federação de Futebol da Austrália filiou-se à AFC em 2006.

• Na história da Copa do Mundo de Futebol, tanto na Masculina quanto na Feminina, é comum a contratação de treinadores de outras nacionalidades para dirigir às equipes na competição. Entre as 32 seleções com treinadores que devem disputar a Copa do Mundo Feminina de 2023, 14 são dirigidas por treinadores de outras nacionalidades.

• França, Países Baixos* e Suécia foram os países com mais treinadores na Copa do Mundo Feminina de 2023. A lista considerou os países constituintes do Reino Unido como entidades separadas, já que as suas seleções disputam os principais campeonatos de futebol e não o Reino Unido.

* Os Países Baixos são conhecidos também como Holanda ou Neerlândia. A Holanda é a região mais importante dos Países Baixos e está dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. O Reino dos Países Baixos é composto pelos Países Baixos, na Europa; Aruba, Curaçau e São Martinho (Sint Maarten) no Caribe.

• Apenas uma das 23 jogadoras convocadas pela Seleção Filipina para disputar a Copa do Mundo Feminina de 2023 nasceu nas Filipinas; 18 delas nasceram nos Estados Unidos.

• Dirigindo a Seleção Feminina da Espanha desde 2015, o treinador Jorge Vilda teve de enfrentar um boicote de 15 jogadoras meses antes do ínicio da Copa do Mundo Feminina de 2023. As atletas alegaram descontentamento com o estilo de treinamento do técnico espanhol e seu tratamento com as jogadoras e, portanto, decidiram não participar do Mundial Feminino de 2023. Apesar da crise, a equipe espanhola conseguiu o inédito título da Copa do Mundo Feminina de 2023.

• Ao levar a equipe inglesa à final do Mundial Feminino de 2023, a treinadora neerlandesa Sarina Wiegman chegou a sua segunda final consecutiva de Copa do Mundo. A treinadora foi vice-campeã com a Seleção da Holanda (Países Baixos) em 2019 e vice-campeã com a Seleção da Inglaterra em 2023. Sarina Petronella Wiegman, também conhecida como Sarina Wiegman-Glotzbach, é uma ex-jogadora que atualmente é técnica da Seleção Inglesa Feminina. A técnica holandesa é cogitada para dirigir a Seleção Masculina de Futebol da Inglaterra.

• Como treinadora, Sarina Wiegman conquistou a a Eurocopa Feminina (Campeonato Europeu de Futebol Feminino) duas vezes consecutivas. Em 2017, pela Seleção da Holanda (Países Baixos) e em 2021 pela Seleção da Inglaterra, além da Finalíssima Feminina de 2023, também chamada Copa dos Campeões CONMEBOL-UEFA Feminina, competição que envolve os campeões da Copa América Feminina e da Eurocopa Feminina. Wiegman também foi campeã como técnica do Campeonato da Vrouwen Eredivisie, o Campeonato Neerlandês de Futebol Feminino pela equipe do ADO Den Haag e três vezes campeã da Copa dos Países Baixos Feminina.

• O técnico da Seleção Francesa Feminina, Hervé Jean-Marie Roger Renard, também conhecido como Hervé Renard, nasceu em 30 de setembro de 1968 na cidade francesa de Aix-les-Bains, departamento de Saboia. Seus avós maternos nasceram na Polônia. Antes de treinar a Seleção Feminina da França, ele dirigiu diversas equipes da Europa e da Ásia e as seleções masculinas da Zâmbia, Angola, Costa do Marfim, Marrocos e da Arábia Saudita, a qual foi a única seleção a vencer a campeã Argentina de Messi na Copa do Mundo de 2022 do Catar.

• Como atleta profissional, Hervé Renard jogou como zagueiro em equipes francesas. Antes de se aposentar como jogador profissional, ele trabalhou como faxineiro, ocupando-se nesta profissão durante o dia e treinando com a equipe do Draguignan ao fim da tarde e a noite. Após habilitar-se como técnico de futebol, Renard passou a treinar este clube e, depois, fundou sua própria empresa de limpeza.


Treinador Hervé Renard contando sua experiência de funcionário de limpeza a técnico do clube. Áudio em francês e inglês com legendas em inglês. Fonte: BBC.

Tecnologias e inovações da Copa do Mundo Feminina de 2023

A Copa do Mundo Feminina de 2023 contará com árbitros assistentes de vídeo (VAR). Em janeiro de 2023, o Comitê de Árbitros da FIFA anunciou a lista de 33 árbitros, 55 árbitros assistentes e 19 árbitros assistentes de vídeo (VAR) para o torneio. Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos têm dois árbitros cada no Mundial de Futebol Feminino de 2023.

O VAR na Copa do Mundo Feminina de 2023 teve falas transmitidas no estádio e na televisão. Esta novidade foi parte de um teste que visa dar mais transparência a decisões frequentemente controversas pelos árbitros de vídeo. Outros esportes com árbitros de vídeo já usam esta medida, e a FIFA também a introduziu na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2022 e na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA de 2023.

A Adidas OCEAUNZ, bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023, utilizou a mesma tecnologia da bola oficial da Copa do Mundo Masculina de 2022. Esta bola conectada fornece dados precisos de localização combinando dados de posição da jogadora com uso da Inteligência Artificial (AI), que podem disponibilizados pelos os árbitros da partida de vídeo em tempo real. Esta tecnologia inovadora de "bola conectada" contribui para a detecção de impedimentos semiautomatizados e oferece informações instantâneas aos árbitros assistentes de vídeo para ajudá-los na tomada de decisões.

Slogan da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

O lema oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi revelado junto com o cartaz oficial. O slogan oficial do torneio é "Beyond Greatness" ("Além da grandeza" em inglês), que reflete o objetivo da FIFA em tornar ainda maior o futebol feminino.

Logotipo da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

O logo da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia incorpora designs maoris e indígenas australianos em seu visual, sob o lema "Além da Grandeza". Descrito como uma "abordagem verdadeiramente inovadora" pela organização do torneio. O pôster oficial do torneio apresenta 32 quadrados coloridos ao redor de uma bola de futebol como parte de seu design geral. Este número representa as 32 seleções que fazem parte do Mundial Feminino de 2023, a primeira Copa do Mundo Feminina com 32 seleções. A criação do logo foi uma colaboração entre a organização do torneio, a artista maori Fiona Collis e o artista indígena australiano Chern'ee Sutton.

Músicas oficais da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

A música ofical da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi revelada em 28 de outubro de 2021, mesmo dia do anúncio oficial do emblema e slogan da Copa do Mundo Feminina de 2023. A DJ e produtora musical britânica Kelly Lee Owens lançou "Unity" como a música-tema oficial do evento. A música oficial do torneio é "Do It Again", interpretada pela cantora neozelandesa Benee e a cantora australiana Mallrat, que foi lançada em 29 de junho de 2023, junto com um vídeo com a letra da música. A cantora australiana Tones and I e a rapper norte-americana BIA e a cantora e a compositora franco-senegalesa Diarra Sylla para “Bring It On”, que é a trilha oficial de todos os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Mascote da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Tazuni, a mascote da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023
Mascote da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023
Países-sede - Austrália e Nova Zelândia
Mascote - Tazuni.
O que é - um pinguim-azul. A mascote oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 foi revelada no dia 19 de Outubro de 2022. O nome da mascote é Tazuni, que é uma junção das palavras "Mar de Tasmânia" e 'Unidade'. O mar de Tasman, também chamado mar de Tasmânia, está localizado entre a Austrália e a Nova Zelândia. O pinguim-azul ou pinguim-fada é o menor pinguim do mundo. Eles têm uma altura média de 30 cm e pesam de 1,1 a 1,2 kg. Esta espécie é encontrada na Austrália e na Nova Zelândia, países que sediaram o torneio.

Saiba mais:
Tazuni, a mascote da Copa do Mundo de 2023
Mascotes da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Escolha da sede para a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Inicialmente, nove países manifestaram interesse em sediar a Copa do Mundo Feminina de 2023. África do Sul; Austrália; Argentina; Bolívia; Brasil; Colômbia; Coreia do Sul (com a possibilidade de incluir a Coreia do Norte em uma candidatura conjunta); Nova Zelândia e Japão.

A Bélgica também expressou interesse em sediar o torneio, mas depois desistiu em setembro de 2019. Austrália e Nova Zelândia anunciaram posteriormente que uniriam suas propostas em uma apresentação conjunta. As candidaturas do Brasil e do Japão se retiraram antes da votação final, que foi decidida apenas entre duas candidaturas: Colômbia (candidata única) e Austrália e Nova Zelândia (candidatura conjunta). Em 25 de junho de 2020, a Austrália e a Nova Zelândia foram escolhidas para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2023. A candidatura vencedora teve 22 votos do Conselho da FIFA, enquanto a candidatura colombiana teve 13 votos.

Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Confira o melhor da Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo Feminina de 2023. Saiba o que aconteceu no dia 20 de julho de 2023. Veja informações da cerimônia de abertura com músicas, apresentações, atletas, desfile, curiosidades, programação da tv, hora, modalidade e local de disputa dos eventos do Mundial Feminino da Austrália e da Nova Zelândia de 2023.

Cerimônia de Encerramento da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Confira o melhor da Cerimônia de Encerramento da Copa do Mundo Feminina de 2023. Saiba o que aconteceu no dia 20 de agosto de 2023. Veja informações da cerimônia de encerramento com músicas, apresentações, atletas, desfile, curiosidades, programação da tv, hora, modalidade e local de disputa dos eventos do Mundial Feminino da Austrália e da Nova Zelândia de 2023.

Como o Mundial de Futebol Feminino de 2023 foi disputado na Austrália e na Nova Zelândia, cada país sede teve a honra de uma Cerimônia e das partidas que marcam o início ou o fim do torneio. A Cerimônia de Abertura e o jogo inicial da Copa do Mundo Feminina de 2023 aconteceram no estádio Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia. Já a Cerimônia de Encerramento e o jogo final foram realizados no Estádio Olímpico, em Sydney, Austrália.

Bola oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

A bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi apresentada em 24 de janeiro de 2023. O desenho foi inspirado nas paisagens naturais únicas da Austrália e da Nova Zelândia, as nações anfitriãs Mundial Feminino de 2023. O nome da bola "OCEAUNZ" é uma junção do continente (Oceania) e dos países sedes do torneio (Austrália e Nova Zelândia). Esta foi a nona bola de futebol consecutiva produzida pela Adidas para a Copa do Mundo Feminina.

A bola tem um fundo branco perolado, com decoração em tons azuis e verdes, inspirada na paisagem única dos dois países que sediam o evento. Os desenhos da bola oficial da Copa do Mundo de 2023 remetem às vastas montanhas da Nova Zelândia e à conexão da Austrália com o Oceano Índico.

Adidas OCEAUNZ - Bola Oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia Foto: Steffen Prößdorf
Adidas OCEAUNZ - Bola Oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia.

Datas dos jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023

Jogos da Primeira Fase
A 1ª Fase (Fase de Grupos) da Copa do Mundo Feminina de 2023 teve três rodadas em turno único entre 20 de julho a 3 de agosto de 2023.

Jogos das Oitavas de final
Os jogos das Oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023 foram disputados de 5 a 8 de agosto de 2023.

Jogos das Quartas de final
As partidas da Quartas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023 foram disputadas em 11 e 12 de agosto de 2023.

Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa do Mundo Feminina de 2023 foram disputadas em 15 e 16 de agosto de 2023.

Jogos da Disputa do 3º lugar
A Disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi disputada em 19 de agosto de 2023.

Jogo Final
A Final da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi disputada em 20 de agosto de 2023.

Que tal viajar para a Austrália e Nova Zelândia?

Conheça a Austrália e a Nova Zelândia! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo Feminina de 2023. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023. Veja informações de como comprar de ingressos da Copa do Mundo de 2023 de última hora. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediaram a Copa 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. Saiba mais em Que tal viajar para a Austrália e Nova Zelândia?

Copa do Mundo de Futebol Feminino - Austrália e Nova Zelândia 2023

A IX Copa do Mundo teve a participação de 32 seleções. Esta foi a primeira Copa do Mundo Feminina com 32 países e a primeira a ser disputada em dois países (Austrália e Nova Zelândia). Esta também foi a primeira edição da Copa do Mundo Feminina no Hemisfério Sul e a primeira em dois países de Confederações diferentes. Apesar dos dois países serem da Oceania, a Austrália faz parte da Confederação Asiática de Futebol (AFC) desde 2006. Saiba mais em: Copa do Mundo Feminina de 2023 - Austrália e Nova Zelândia

Como é a Copa do Mundo Feminina de Futebol?

A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA (Campeonato Mundial de Futebol FIFA) é um campeonato de futebol feminino realizado a cada quatro anos pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association). A seleção dos Estados Unidos é a maior vencedora da competição com quatro títulos (1991, 1999, 2015 e 2019), seguida da Alemanha (2003 e 2007). Espanha (2023), Japão (2011) e Noruega (1995) tem um título cada. A Seleção Brasileira foi vice-campeã em 2007 e terceira colocada em 1999.

A Copa do Mundo masculina foi concebida em 1904 e teve a sua primeira edição em 1930. A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada em 1991, na China.

Tags: Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia | Novidades da Copa do Mundo Feminina de 2023 | Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de 2023 | Resultado dos jogos do Mundial Feminino de 2023 | Quem fez mais gol no Mundial Feminino de 2023 | Classificados | Datas | Horário dos jogos | tv | Resultados da Copa Feminina de 2023 | Futebol Feminino na TV

Home » Futebol » Campeonatos de Futebol » Copa do Mundo de Futebol Feminino » Copa do Mundo Feminina de 2023 - Austrália e Nova Zelândia » Curiosidades da Copa do Mundo Feminina de 2023

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino - FIFA.

Copa do Mundo de Futebol FIFA - Austrália e Nova Zelândia 2023

Escolha da Sede : Austrália e Nova Zelândia - Países-sedes : Cidades : Estádios : Mascote : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Controvérsias : Álbum de figurinhas

Eliminatórias da Copa do Mundo - África (CAF) : Ásia (AFC) : América do Norte (CONCACAF) : América do Sul (CONMEBOL) : Europa (UEFA) : Repescagem Europeia : Oceania (OFC) : Repescagem Intercontinental : Seleções classificadas para a Copa do Mundo

Tabela da Copa do Mundo : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Possíveis confrontos das oitavas de final : Oitavas-de-final : Possíveis confrontos das quartas de final : Quartas-de-final : Possíveis confrontos das semifinais : Semifinal : Possíveis confrontos da Disputa do 3º lugar : Disputa do 3º lugar : Possíveis confrontos da final : Final

Classificação : Estatísticas : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Premiação : Árbitros e auxiliares : Tecnologias e inovações : Jogadoras : Treinadores : Artilheiras : Assistências : Melhores jogadoras : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes de treinamento das seleções : Regulamento : Sorteio da Copa do Mundo

Seleções participantes da Copa do Mundo de 2023 - África do Sul África do Sul   Alemanha Alemanha   Argentina Argentina  Austrália Austrália   Brasil Brasil   Canadá Canadá   China China   Colômbia Colômbia   Coreia do Sul Coreia do Sul   Costa Rica Costa Rica   Dinamarca Dinamarca   Espanha Espanha   Estados Unidos Estados Unidos   França França   Filipinas Filipinas   Haiti Haiti   Holanda (Países Baixos)   Holanda (Países Baixos)   Inglaterra Inglaterra   Irlanda Irlanda   Itália Itália   Jamaica Jamaica   Japão Japão   Marrocos Marrocos   Nigéria Nigéria   Noruega Noruega   Nova Zelândia Nova Zelândia   Panamá Panamá   Portugal Portugal   Suécia Suécia   Suíça Suíça   Vietnã Vietnã   Zâmbia Zâmbia

Calendário : 20 de julho, quinta-feira : 21 de julho, sexta-feira : 22 de julho, sábado : 23 de julho, domingo : 24 de julho, segunda-feira : 25 de julho, terça-feira : 26 de julho, quarta-feira : 27 de julho, quinta-feira : 28 de julho, sexta-feira : 29 de julho, sábado : 30 de julho, domingo : 31 de julho, segunda-feira : 01 de agosto, terça-feira : 02 de agosto, quarta-feira : 03 de agosto, quinta-feira : 04 de agosto, sexta-feira : 05 de agosto, sábado : 06 de agosto, domingo : 07 de agosto, segunda-feira : 08 de agosto, terça-feira : 09 de agosto, quarta-feira : 10 de agosto, quinta-feira : 11 de agosto, sexta-feira : 12 de agosto, sábado : 13 de agosto, domingo : 14 de agosto, segunda-feira : 15 de agosto, terça-feira : 16 de agosto, quarta-feira : 17 de agosto, quinta-feira : 18 de agosto, sexta-feira : 19 de agosto, sábado : 20 de agosto, domingo

Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA (Copa do Mundo Feminina)

Campeãs : História : Artilheiras : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - China 1991 : Suécia 1995 : EUA 1999 : EUA 2003 : China 2007 : Alemanha 2011 : Canadá 2015 : França 2019 : Austrália e Nova Zelândia 2023 : Brasil 2027 : 2031 : 2035



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro