Copa do Mundo

Confira a história e as principais curiosidades das edições da Copa do Mundo de Futebol.

Torcedor com vuvuzela na Copa do Mundo de Futebol de 2010 na África do Sul - Foto: Andrew Moore

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Tags: Estádios da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul | Conheça as cidades-sede da África do Sul | Sede da Copa do Mundo de 2010 | Escolha da Sede | Rodízio Continental da África | Capacidade | Ingresso | Pacotes e hospedagem

Home » Futebol » Copa do Mundo » África do Sul 2010 » Estádios

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Vídeos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Notícias da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Estádios da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

O Mundial da África do Sul foi realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de Futebol. A Copa do Mundo da África do Sul foi a primeira realizada no continente africano.

Estádios da Copa do Mundo da África do Sul 2010

Confira abaixo um pouco da história, dados e informações dos estádios onde foram realizados os jogos da Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Free State Stadium
O Free State Stadium foi o estádio da cidade de Bloemfontein na Copa do Mundo de 2010. Jogam no estádio os times de rugby Central Cheetahs e Free State Cheetahs, além do clube de futebol Bloemfontein Celtic. O Free State Stadium, conhecido também por Vodacom Parl, tem capacidade para 48 mil pessoas e foi testado na Copa das Confederações de 2009. Na Copa do Mundo de 2010 foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase e um das oitavas de final.

Bloemfontein é uma das três capitais da África do Sul. A sexta maior cidade do país é a sede do poder judiciário. Bloemfontein também a capital do Estado Livre (Free State / Vrystaat). A cidade também se chama Mangaung (idioma sesotho), que tem o significado de "lugar onde o guepardo habita".

Saiba mais: Bloemfontein - Sede da Copa do Mundo 2010
Free State Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Cape Town Stadium
O estádio da Cidade do Cabo na Copa do Mundo de 2010 foi o African Renaissance Stadium ou Cape Town Stadium. O estádio foi construído no lugar do Green Point Stadium, demolido em 2007. O novo estádio foi inaugurado em dezembro de 2009 e tem capacidade para 69 mil espectadores. Na Copa do Mundo de 2010 foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase (incluindo Portugal x Coreia do Norte), uma partida das oitavas de final, uma das quartas de final e uma semifinal.

A Cidade do Cabo é o maior destino turístico de toda a África. O sucesso do turismo da cidade se dá pelo clima, infraestrutura, atrativos naturais e localização. Os destinos turísticos da Cidade do Cabo também são os mais populares da África do Sul: a Montanha da Mesa, a Baía da Mesa e o porto natural da cidade.

Saiba mais: Cidade do Cabo - Sede da Copa do Mundo 2010
Cape Town Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Moses Mabhida Stadium
Os jogos da Copa do Mundo de 2010 em Durban foram no Moses Mabhida Stadium. O estádio tem capacidade para 70 mil espectadores. Foram disputados cinco jogos da Primeira Fase (incluindo o jogo Brasil x Portugal), além de um jogo das oitavas de final e uma semifinal.

Durban ("eThekwini" em zulu) é a terceira mais populosa cidade da África do Sul, atrás apenas de Joanesburgo e Cidade do Cabo. Durban tem cerca de 3 milhões de habitantes e é conhecida como a maior cidade indiana do mundo fora da Índia. Os idiomas mais falados em Durban são: zulu, inglês, afrikaans e hindi.

Saiba mais: Durban - Sede da Copa do Mundo 2010
Moses Mabhida Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Soccer City
Com capacidade para quase 95 mil espectadores o Soccer City (antigo FNB Stadium) foi sede da partida inaugural (África do Sul x México em 11 de junho) e mais quatro jogos da Primeira Fase (entre eles, Brasil x Costa do Marfim), além de um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e a grande final realizada em 11 de julho.

Ellis Park Stadium
No Ellis Park foram cinco jogos da Primeira Fase (incluindo Brasil x Coreia do Norte em 15 de junho), além de um jogo das oitavas de final e um das quartas de final.

O Soccer City e o Ellis Park Stadium são os dois estádios de Joanesburgo para a Copa do Mundo de 2010. Joanesburgo não é um dos destinos tradicionais do turismo da África do Sul. Entretanto, a cidade faz ponte com a Cidade do Cabo, Durban e o Parque Nacional Kruger (maior área de conservação de fauna bravia da África do Sul).

Saiba mais: Joanesburgo - Sede da Copa do Mundo 2010
Soccer City - Estádio da Copa do Mundo 2010
Ellis Park Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Mbombela Stadium
Na Copa do Mundo de 2010 o estádio utilizado em Nelspruit foi o Mbombela Stadium, que fica a 7 km da cidade da cidade. O Mbombela Stadium tem capacidade para 43,5 mil torcedores. Foram realizados no estádio quatro jogos da Primeira Fase.

Nelspruit é conhecida como a "Capital Selvagem da África". Localizada no vale do rio Crocodile, a cidade é cercada de atrações naturais e montanhas. Próximo a Nelspruit estão o Parque Nacional Kruger e as Quedas Mac Mac ("Mac Mac Falls").

Saiba mais: Nelspruit - Sede da Copa do Mundo 2010
Mbombela Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Peter Mokaba Stadium
Em Polokwane, os jogos da Copa do Mundo de 2010 foram disputados no Peter Mokaba Stadium. O estádio tem capacidade para 46 mil torcedores. Foram disputados quatro jogos da Primeira Fase.

Polokwane é a capital da província de Limpopo. A cidade ainda é mais conhecida pelo seu antigo nome, Pietersburg (que até 1992 tinha esta denominação oficial).

Saiba mais: Polokwane - Sede da Copa do Mundo 2010
Peter Mokaba Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Que tal viajar para a África do Sul?

Viaje para a África do Sul! Veja as melhores informações para a sua viagem para o país sede da Copa do Mundo de 2010. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, cassinos, compras, consulados e dicas de viagem para viajar à África do Sul. Saiba também como chegar de avião à África do Sul ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediaram a Copa de 2010. Saiba mais em Viagem para a África do Sul.

Nelson Mandela Bay Stadium
Na Copa do Mundo de 2010 o estádio utilizado na cidade de Porto Elizabeth foi o Nelson Mandela Bay Stadium, com capacidade para 48 mil espectadores. Foram realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase (incluindo Portugal e Costa do Marfim), além de um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010.

Porto Elizabeth foi fundada em 1820 por colonos britânicos. Atualmente vivem na cidade mais de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana. Quinto maior centro urbano da África do Sul Porto Elizabeth (Porto Elizabeth ou Die Baai) está localizada às margens da Baía de Algoa na província do Cabo Oriental. Porto Elisabeth é um dos maiores portos do país.

Saiba mais: Porto Elizabeth - Sede da Copa do Mundo 2010
Nelson Mandela Bay Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Loftus Versfeld Stadium
Os jogos da Copa do Mundo de 2010 em Petrória foram no Loftus Versfeld Stadium. O estádio pertencente ao time de rugby do Blue Bulls e tem capacidade para 51 mil espectadores. Foram disputdos cinco jogos da Primeira Fase, além de um jogo das oitavas de final. O Loftus Versfeld Stadium também foi utilizado na Copa das Confederações de 2009.

Pretória é uma das três capitais da África do Sul, porém é considerada "a capital" do país por abrigar a sede do poder executivo. O nome é uma homenagem a Andries Wilhelmus Jacobus Pretorius, fundador da cidade e primeiro presidente da República Bôer do Transvaal.

Saiba mais: Pretória - Sede da Copa do Mundo 2010
Loftus Versfeld Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Conheça em Royal Bafokeng Stadium
Para a Copa do Mundo de 2010 o Royal Bafokeng Stadium em Rusteburgo foi reformado a teve a capacidade aumentada para 40.000 espectadores. O estádio foi palco de cinco jogos da Primeira Fase e um jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. O estádio foi utilizado na Copa do Mundo de Rugby de 1995 e na Copa das Conferações em 2009.

Rustenburgo é conhecida pelas minas de platina. Cerca de 70% da produção deste metal é feita nos arredores da cidade. Rustenburg significa "Local de Descanso" em africâner.

Saiba mais: Rustenburgo - Sede da Copa do Mundo 2010
Royal Bafokeng Stadium - Estádio da Copa do Mundo 2010

Cidades-sede Copa do Mundo da África do Sul 2010

Bloemfontein
Cidade do Cabo
Durban
Joanesburgo
Nelspruit
Polokwane
Porto Elizabeth
Pretória
Rustenburgo

Estádios Copa do Mundo da África do Sul 2010

Free State Stadium - Bloemfontein
Cape Town Stadium - Cidade do Cabo
Moses Mabhida Stadium - Durban
Soccer City - Joanesburgo
Ellis Park Stadium - Joanesburgo
Mbombela Stadium - Nelspruit
Peter Mokaba Stadium - Polokwane
Nelson Mandela Bay Stadium - Porto Elizabeth
Loftus Versfeld Stadium - Pretória
Royal Bafokeng Stadium - Rustenburgo

Ficha da África do Sul

Bandeira da África do Sul   Brasão da África do Sul
Bandeira da África do Sul e Brasão da África do Sul

Nome oficial - República da África do Sul, Republiek van Suid-Afrika (Afrikaans), Republic of South África (Inglês), Riphabliki yeSewula Afrika (Ndebele), IRiphabliki yaseMzantsi Afrika (Xhosa), IRiphabliki yaseNingizimu Afrika (Zulu), Rephaboliki ya Afrika-Borwa (seSotho do norte), Rephaboliki ya Afrika Borwa (seSotho do sul), Rephaboliki ya Aforika Borwa (Tswana) IRiphabhulikhi yeNingizimu Afrika (Swazi), Riphabuliki ya Afurika Tshipembe (Venda), Riphabliki ra Afrika Dzonga (Tsonga)
Lema - Verskillende mense verenig (Diversos povos unem-se, em afrikaans)
Línguas oficiais - africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda
Continente: África
Capitais - Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (administrativa) e Bloemfontein (judiciária)
Maior cidade - Joanesburgo
Área - 1.221.037 km²
População - 60.142.978 - 23º lugar (estimativa de 2021)
Densidade - 42,4 habitantes/km²
IDH - 0,709 - alto - 114º lugar (2019)
Independência - 31 de maio de 1910, do Reino Unido
Moeda - Rand
PIB nominal - US$ 419 bilhões - 33º lugar (estimativa de 2022)
Fuso horário - UTC +2
Código de internet - .za
Código telefônico - 27
Hino nacional: Hino nacional da África do Sul (God Bless Africa / Nkosi sikelel' iAfrika)
Escute o Hino Nacional da África do Sul em mp3

Mapa da África do Sul
Mapa da África do Sul

Copa do Mundo de Futebol FIFA - África do Sul 2010

Escolha da Sede : Sede : Cidades : Estádios : Pôster : Logo : Troféu : Mascote : Abertura : Encerramento : Eliminatórias: África : Ásia : Am. N. : Am. S. : Europa : OFC : Classificados : Sorteio : Curiosidades : Bola : Calendário : Tabela : Grupos : A : B : C : D : E : F : G : H : Oitavas : Quartas : Semifinal : 3º lugar : Final : Fotos : Estatísticas : Classificação : TV : Internet : Vídeos : Árbitros : Jogadores : Artilheiros : Ingressos : Notícias : Seleções - África do Sul : Alemanha : Argélia : Argentina : Austrália : Brasil : Camarões : Chile : Coreia do Norte : Coreia do Sul : Costa do Marfim : Dinamarca : Eslováquia : Eslovênia : Espanha : Estados Unidos : França : Gana : Grécia : Holanda : Honduras : Inglaterra : Itália : Japão : México : Nigéria : Nova Zelândia : Paraguai : Portugal : Sérvia : Suíça : Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050



 

Que tal viajar para a Bolívia?

A Bolívia é surpreendente! São diversos atrativos num país que oferece uma grande diversidade de locais para visitar, como lagos, salares, parques nacionais, lagunas, paisagens impressionantes e cidades históricas. Conheça no vídeo os 20 fatos e curiosidades da Bolívia.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro