Doha - Cidade-sede da Copa do Mundo - Catar (Qatar) 2022
A Copa do Mundo de 2022 (Campeonato Mundial de Futebol de 2022) foi realizada no Catar (Qatar) entre 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
Doha - Cidade-sede da Copa do Mundo de 2022
Doha é um das cinco cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2022, a ser realizada no Catar (Qatar) entre novembro e dezembro de 2022.A Copa do Mundo do Catar em 2022 foi a primeira a ser realizada no Oriente Médio. O Catar ou Qatar é um país de cerca de 1,7 milhão de habitantes e pouco mais de 11 mil quilômetros quadrados. Com estas dimensões os jogos da Copa do Mundo foram realizados em apenas oito estádios em cinco cidades. Doha, capital e cidade mais populosa do Catar, teve dois estádios no Mundial.
Em agosto de 2022, o Bureau do Conselho da FIFA aprovou a proposta feita dias antes de antecipar o jogo e a Cerimônia de Abertura para o dia 20 de novembro, um dia antes do programado. O jogo de abertura que seria entre Senegal e Holanda (Países Baixos) passou a ser entre Catar (país-sede do Mundial) e Equador, que seria apenas o terceiro jogo da Copa do Mundo, no dia 21 de novembro.
A abertura do Mundial com a seleção do país-sede manteve a tradição das Copas do Mundo envolvendo ou o último campeão ou a seleção do país que sedia o torneio. Catar e Equador abriram a Copa do Mundo no domingo, 20 de novembro, às 19:00h do horário local (13:00h no horário de Brasília). Este foi o único jogo do primeiro dia de disputa do Mundial do Catar de 2022.
Os titulares dos ingressos para os dois jogos com horários alterados foram notificados por e-mail. Segundo a FIFA, os ingressos permaneceriam válidos, independentemente da nova data ou horário, e quaisquer questões decorrentes destas alterações deveriam ser resolvidas caso a caso.
A alteração das datas não mudou o período de liberação dos jogadores às seleções participantes do Mundial. A última rodada antes do Mundial dos principais campeonatos nacionais do mundo, incluindo a Série A do Campeonato Brasileiro, deveria ser concluída em 13 de novembro, um dia antes da apresentação dos jogadores convocados por suas seleções para a disputa da Copa do Mundo de 2022.
Saiba abaixo mais sobre Doha, uma das cidades-sede da Copa do Mundo do Catar de 2022.
Conheça Doha
Doha é a capital e cidade mais populosa do Catar (Qatar). Com uma população de 2,4 milhões de habitantes, a cidade de Doha tem uma população maior que todo o restante do país. 80% da população do Catar vivem em Doha ou em suas cidades adjacentes.
Localizada no leste do país e na costa do Golfo Pérsico, Doha foi fundada na década de 1820 como uma parte de Al Bidda, a maior cidade do Catar no século XIX. Quando o Catar deixou de ser um protetorado britânico, Doha foi promovida a capital do novo país independente. Doha é um dos um dos centros financeiros emergentes no Oriente Médio e é considerada uma cidade global. A cidade foi anfitriã da primeira reunião em nível ministerial das negociações da Ronda de Doha para o Desenvolvimento da Organização Mundial do Comércio. A 20ª Conferência Mundial do Petróleo em Doha foi realizada em Doha em 2011. Além disso, a cidade sediou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2012.
Doha também foi escolhida como de vários eventos esportivos, incluindo os Jogos Asiáticos de 2006, os Jogos Pan-Arábicos de 2011, a maioria dos jogos da Copa da Ásia de 2011 e a maioria dos jogos da Copa do Mundo foram realizados em Doha e em seus arredores.
O da cidade tem origem no termo árabe "dohat", que significa "redondeza". Esta é uma referência às baías arredondadas que rodeiam a região.
O cultivo de pérolas desempenhou um papel crucial na economia de Doha no século XX. A população aumentou para 12 mil habitantes na primeira metade do século XX devido ao florescente comércio de pérolas. Após o colapso do mercado das pérolas em 1907 foi criada em Doha a primeira alfândega do país.
Com a independência do país, em 1971, Doha e o Catar tiveram uma rápida prosperidade. Em 1973, foi inaugurada a Universidade do Catar; dois anos depois, o Museu Nacional do Catar abriu no que era originalmente o palácio do governante. A população da área metropolitana cresceu de cerca de 90 mil na década de 1970 para mais de 430 mil em 1997. Além disso, as medidas para aumento da área total de terra resultaram num aumento de 130 hectares em meados do século XX.
Nas décadas seguintes houve um grande aumento da indústria hoteleira na cidade, acompanhando os crescentes eventos sediados no Catar. Em 1993, ATP de Doha se tornou o primeiro grande evento esportivo a ser organizado na cidade. O ATP International Series são os principais torneios de tênis do circuito da Associação de Tênis Profissional (ATP). A Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 1995 também foi sediada no Catar, com a final entre Brasil e Argentina na capital do país.
Em 1996, a cidade ganhou mais um impulso com a abertura do canal de notícias árabe Al Jazeera, sediado em Doha. Atualmente a Al Jazeera Media Network é uma organização global de notícias com 80 escritórios em todo o mundo.
No final dos anos 90, o governo catariano planejou a construção da Cidade da Educação, um complexo de 2,5 mil hectares principalmente para institutos educacionais baseado em Al Rayyan, região metropolitana de Doha.
Vários e imponentes arranha-céus foram construídos na cidade. Doha obteve uma atenção significativa dos meios de comunicação social devido à realização de vários eventos globais e à inauguração de uma série de megaprojetos arquitetônicos, como o The Pearl-Qatar, uma ilha artificial que se estende por quase quatro quilômetros quadrados. Esta foi a primeira propriedade no país disponível para compra por estrangeiros.
Atualmente, quase 30 mil pessoas residem na ilha. Quando for totalmente concluída, o projeto terá criado mais de 32 quilômetros de orla, para utilização como zona residencial com 18,8 mil habitações e 45 mil residentes. A ilha está localizada a 350 metros ao largo da West Bay Lagoon, também chamada Leqtaifiya, um distrito conhecido pelas suas luxuosas mansões à beira-mar, que são algumas das mais caras do país. Outras ilhas ao largo da costa de Doha incluem a Ilha das Palmeiras, a Ilha de Shrao, a Ilha de Al Safliya e a Ilha de Alia.
A escolha de Doha para sediar os Jogos Asiáticos de 2006 fez a cidade crescer ainda mais. O Aspire Zone, por exemplo, é um complexo esportivo de 250 hectares também conhecido como Doha Sports City. Durante o período de preparação para sediar os Jogos Asiáticos também foram restauradas e construídas novas atrações culturais na cidade.
O clima em Doha é desértico com verões longos e extremamente quentes e invernos curtos e quentes. As temperaturas máximas médias entre maio e setembro ultrapassam 38°C e se se aproximam frequentemente dos 45°C. A humidade é geralmente a mais baixa em maio e junho. Durante todo o verão quase não chove na cidade. A precipitação em Doha é escassa, num total de 75 mm por ano, caindo em dias isolados, principalmente entre outubro e março. Os dias de inverno são quentes durante o dia e mais amenos durante a noite. A temperatura raramente cai abaixo dos 7°C. A temperatura mais alta registrada na cidade foi de 50,4°C, em 14 de julho de 2010, que também é a temperatura mais alta registrada no Catar.
A maioria da população de Doha é formada por estrangeiros do sudeste e do sul da Ásia, principalmente da Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Filipinas, e Bangladesh. Há também um grande número de estrangeiros de países árabes do Oriente Médio, do Djibuti, da Somália, do Norte de África, e da Ásia Oriental; além de estrangeiros da Europa, América do Norte, África do Sul e Austrália. O árabe é a língua oficial do Catar. O inglês é normalmente usado como segunda língua, especialmente no comércio. Como existem muitos estrangeiros residindo em Doha, além do inglês outros idiomas são amplamente falados na capital do Catar, destacando-se o malaio, tâmil, bengali, tagalo, espanhol, sinhala, francês, urdu e hindi.
Além de ser a capital e a cidade mais populosa do Catar, Doha é o centro económico do país. A cidade é a sede de numerosas organizações nacionais e internacionais, incluindo as maiores empresas de petróleo e gás do país, como a Qatar Petroleum, Qatargas e RasGas. Em 2011, a revista Fortune incluiu Doha entre as 15 melhores novas cidades para negócios.
Embora a maioria dos residentes em Doha seja de muçulmanos, os cristãos são cerca 150 mil habitantes na cidade, com os católicos representam mais de 90% da população cristã. Inaugurada em 2008, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi a primeira igreja católica da cidade. A estrutura da igreja é discreta e os símbolos cristãos não estão expostos no exterior do edifício. Existem outras igrejas em Doha, como a Igreja Ortodoxa Grega de Santo Isaac e São Jorge, Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, a Igreja Ortodoxa Malankara, a Igreja Síria Mar Thoma de Malabar, a Igreja do Sul da Índia (CSI), a Igreja Católica Siro-Malancar e uma igreja Pentecostal. A maioria das mesquitas da cidade é orientada pelo salafismo ou sunismo.
No final do século XX, o governo do Catar lançou numerosas iniciativas para diversificar a economia do país a fim de diminuir a sua dependência dos recursos de petróleo e gás. A indústria do turismo ganhou o incremento de novo hotéis, atrações e um novo aeroporto internacional com quase o dobro do tamanho do aeroporto anterior. Como resultado do rápido boom populacional de Doha e do aumento da procura de habitação, os preços imobiliários aumentaram significativamente nas primeiras décadas do século XXI. Um relatório em 2014 revelou aumentos substanciais nos preços imobiliários após um pico em 2008. Um estudo de 2015 conduzido pelo banco de dados global de contribuição colaborativa Numbeo nomeou Doha como a décima cidade mais cara para se viver no mundo.
Muitas das estruturas mais antigas (construídas entre os anos 60 e 70) nos distritos da Velha Doha foram demolidas para criar espaço para novos edifícios. Os governantes criaram iniciativas para preservar o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade.
Devido ao calor excessivo do sol durante o Verão, algumas empresas de construção sediadas em Doha introduziram várias formas de tecnologia de arrefecimento para aliviar as condições climáticas extremamente tórridas. Este tipo de tecnologia estará presente nos estádios da Copa do Mundo de 2022.
Para acompanhar o crescimento acelerado da região metropolitana de Doha e do país, o Catar tem investido fortemente na melhoria das infraestruturas. Novas autoestradas, aeroporto, novo porto marítimo em 2016, e um sistema de metrô com 85 km, que entrou em funcionamento em 2019.
O metrô de Doha é composto por quatro linhas: a Linha Vermelha (também conhecida como Linha Costeira), a Linha Ouro (também conhecida como Linha Histórica), a Linha Verde (Linha da Educação) e A Linha Azul (Linha da Cidade), que deverá estar concluída até 2025.
A cidade foi sede de vários torneios de futebol. Entre eles a Copa da Ásia de 1988 e de 2011 a Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 1995. Em 2010, o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2022. Após a escolha da sede para o Mundial, o Catar também recebeu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2019 e de 2020, que serviram como preparação aos organizadores para a Copa do Mundo.
No Basquetebol, Doha sediou o Campeonato Asiático da FIBA de 2005, torneio de qualificação das seleções asiáticas para o Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino de 2006. Doha também sediou quatro edições do Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino (2009, 2010, 2011 e 2012), rês do Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino (2010, 2011 e 2012) e o Campeonato Asiático de Voleibol Masculino de 1997.
Em 2001, o Qatar tornou-se o primeiro país do Oriente Médio a realizar um torneio de tênis feminino com a primeira edição do WTA de Doha. Com a exceção de 2009 e 2010, o torneio da categoria mais alta do circuito profissional de tênis feminino é realizado desde então. Doha também sedia torneios femininos da Federação Internacional de Tênis (ITF). Doha sediou em 2008 e em 2010 o WTA Finals, torneio de tênis profissional feminino que finaliza a temporada da WTA.
No Campeonato Mundial de Motovelocidade, o Grande Prêmio da MotoGP de Doha é realizado anualmente no Circuito Internacional de Lusail, localizado fora dos limites da cidade. Na Baía de Doha ocorrem o Grande Prêmio do Catar do Campeonato do Mundo de F1 Motonáutica e a corrida de hidroplanos Oryx Cup. Doha também sediou o Campeonato Mundial de Squash de 2012, o Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 2014 e o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019.
A cidade investiu 2,8 bilhões de dólares para sediar os XV Jogos Asiáticos, realizados em dezembro de 2006. Doha também sediaria os Jogos Asiáticos em Recinto Coberto (Asian Indoor Games) de 2011, mas o evento multiesportivo foi cancelado com sua última edição disputada em 2009. Doha foi uma das candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016, mas acabou sendo preterida pelo Rio de Janeiro. A cidade seria candidata aos jogos seguintes, mas acabou desistindo. A capital do Catar será sede novamente dos Jogos Asiáticos de 2030.
A cidade abriga renomados museus como o Museu Árabe de Arte Moderna e o Museu de Arte Islâmica (MIA), inaugurado em 2008. O Museu Nacional do Catar abriu ao público em março de 2019. Entre 2009 e 2012 ocorreu o Festival de Cinema de Doha Tribeca (DTFF), evento organizado para promover filmes árabes e internacionais e desenvolver a indústria cinematográfica no país. Mais de 50 mil convidados estiveram presentes na edição de 2010. Este festival foi uma parceria entre o Instituto de Cinema de Doha (DFI) e o Festival de Cinema de Tribeca de Nova York.
Doha terá dois estádios na Copa do Mundo de 2022: o Estádio 974 e o Estádio Al Thumama. Serão 12 jogos na Primeira Fase na cidade, além de duas partidas nas Oitavas de Final e uma das Quartas de Final.
Saiba mais:
• Cidades-sede da Copa do Mundo de 2022
Localização de Doha
Ver mapa maior
Estádio 974
O Estádio 974 está localizado no distrito de Estádio Ras Abu Aboud, em Doha, capital do Catar. Anteriormente, o estádio era conhecido como Estádio Ras Abu Aboud, mas mudou de nome porque em sua construção foram utilizados exatamente 974 contêineres reciclados de transporte marítimo. O estádio tem capacidade para 40 mil pessoas. Ele será demolido após a Copa do Mundo de 2022. Este é o primeiro estádio temporário na história das Copas do Mundo de Futebol da FIFA. O conceito do Estádio 974 foi concebido pela Fenwick Iribarren Architects. O estádio foi construído num terreno de 450 mil metros quadrados à beira-mar e está situado num aterro. O estádio tem um design modular. Os 974 contêineres utilizados para a sua construção são uma homenagem à história industrial do local e ao Código telefônico do Catar (Qatar). O código de DDI do Catar é 974.
Saiba mais: Estádio 974
Estádio Al Thumama
O Estádio Al-Thumama foi inaugurado em 22 de outubro de 2021, na final da Copa do Emir do Catar de 2021. A obra é uma parceira da empresa catariana Al Jaber Engineering e da empresa turca Tekfen Construction and Installation. O projeto arquitetônico foi comandado por Ibrahim Jaidah, arquiteto-chefe do Gabinete de Engenharia Árabe. O formato do estádio é inspirado no taqiyah, tradicional chapéu usado por homens e rapazes do Oriente Médio. Localizado próximo do Aeroporto Internacional de Hamad, o Estádio Al-Thumama tem capacidade de 40 mil lugares. Após o Mundial do Catar, metade dos lugares do estádio será retirada e doada a outros países. O projeto prevê a construção de um parque de 50 mil metros quadrados ao redor do estádio.
Saiba mais: Estádio Al Thumama
Seleções que jogam em Doha na Copa do Mundo de 2022
Saiba quais são as seleções que jogam em Doha na Copa do Mundo de 2022 ou que escolheram Doha como base do Mundial de Futebol de 2022.Seleções com partidas em Doha na Copa do Mundo de 2022*
Seleção - Quantidade de Jogos *
Argentina - 1 jogoBélgica - 1 jogo
Brasil - 1 jogo
Canadá - 1 jogo
Catar - 1 jogo
Costa Rica - 1 jogo
Dinamarca - 1 jogo
Espanha - 1 jogo
Estados Unidos - 1 jogo
França - 1 jogo
Holanda (Países Baixos) - 1 jogo
Gana - 1 jogo
Irã - 1 jogo
Marrocos - 2 jogos
México - 1 jogo
Polônia - 2 jogos
Portugal - 1 jogo
Senegal - 2 jogos
Sérvia - 1 jogo
Suíça - 2 jogos
* Jogos confirmados da Primeira Fase. As seleções e/ou o número de jogos por seleção aumentará com os jogos das Fases Eliminatórias, também conhecidos como mata-mata (Oitavas de final, Quartas de final, Semifinais, Disputa do terceiro lugar e Final).
Seleções com base em Doha na Copa do Mundo de 2022
-
Jogos em Doha na Copa do Mundo de 2022
Confira quais jogos disputados na cidade de Doha para o Mundial de Futebol de 2022.Jogos em Doha na Primeira Fase da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha receberá 12 jogos na 1ª Fase da Copa do Mundo de 2022.
Senegal 0 x 2 Holanda (Países Baixos)
21/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio Al Thumama - Doha
México 0 x 0 Polônia
22/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio 974 - Doha
Espanha 7 x 0 Costa Rica
23/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Portugal 3 x 2 Gana
24/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio 974 - Doha
Catar 1 x 3 Senegal
25/11/2022 - 16:00 (10:00) - Estádio Al Thumama - Doha
França 2 x 1 Dinamarca
26/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio 974 - Doha
Bélgica 0 x 2 Marrocos
27/11/2022 - 16:00 (10:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Brasil 1 x 0 Suíça
28/11/2022 - 19:00 (13:00) - Estádio 974 - Doha
Irã 0 x 1 Estados Unidos
29/11/2022 - 22:00 (16:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Polônia 0 x 2 Argentina
30/11/2022 - 22:00 (16:00) - Estádio 974 - Doha
Canadá 1 x 2 Marrocos
01/12/2022 - 18:00 (12:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Sérvia 2 x 3 Suíça
02/12/2022 - 22:00 (16:00) - Estádio 974 - Doha
Jogos em Doha nas Oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha receberá dois jogos nas Oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2022.
Jogo 52 - França 3 x 1 Polônia
04/12/2022 - 18:00 (12:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Jogo 54 - Brasil 4 x 1 Coreia do Sul
05/12/2022 - 22:00 (16:00) - Estádio 974 - Doha
Jogos em Doha nas Quartas-de-final da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha receberá um jogo nas Quartas-de-final da Copa do Mundo de 2022.
Jogo 60 - Marrocos 1 x 0 Portugal
10/12/2022 - 18:00 (12:00) - Estádio Al Thumama - Doha
Jogos em Doha nas Semifinais da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha não receberá nenhum jogo na Semifinal da Copa do Mundo de 2022.
Jogo em Doha na Disputa de Terceiro Lugar da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha não foi o palco da Disputa de 3º Lugar da Copa do Mundo de 2022.
Jogos em Doha na Final da Copa do Mundo de 2022
A cidade de Doha não foi o palco da decisão final da Copa do Mundo de 2022.
* Os jogos acima referem-se a cidade de Doha. A maioria dos Jogos da Copa do Mundo de 2022 foi realizada na Região Metropolitana de Doha e em seus arredores.
Previsão do tempo em Doha durante a Copa do Mundo de 2022
Veja a previsão das temperaturas em Doha no período da Copa do Mundo de 2022.Temperatura máxima média em novembro em Doha: 29.6º C (média)
Temperatura mínima média em novembro em Doha: 20,4º C (média)
Temperatura máxima média em dezembro em Doha: 24,4º C (média)
Temperatura mínima média em dezembro em Doha: 15,6ºC (média)
Ficha de Doha - Sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
Nome - Município de DohaFundação - 1825
Gentílico -
Município - Ad-Dawhah
Distância até a capital - 0 quilômetros
Área - 132 km² (cidade propriamente dita)
População - 2.382.000 habitantes (cidade propriamente dita)
Densidade - 18.000 habitantes/km²
Altitude - metros
Clima -
Fuso horário - UTC+3
IDH -
PIB -
PIB per capita -
Mapa de Doha - Localização de Doha no Catar (Qatar)
Cidades-sede da Copa do Mundo - Catar (Qatar) 2022
• Al Khor• Al Rayyan
• Al Wakrah
• Doha
• Lusail
Saiba mais: Cidades-sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
Estádios sede da Copa do Mundo - Catar (Qatar) 2022
Estádio - Cidade - Capacidade• Estádio 974 - Doha - 40.000
• Estádio Ahmad bin Ali - Al Rayyan - 44.740
• Estádio Al Bayt - Al Khor - 60.000
• Estádio Al Janoub - Al Wakrah - 40.000
• Estádio Al Thumama - Doha - 40.000
• Estádio da Cidade da Educação - Al Rayyan - 45.350
• Estádio Internacional Khalifa - Al Rayyan - 45.416
• Estádio Icônico de Lusail - Lusail - 80.000
Saiba mais: Estádios da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
Datas dos jogos da Copa do Mundo de 2022
Jogos da Primeira FaseA 1ª Fase da Copa do Mundo de 2022 (Fase de Grupos) teve três rodadas em turno único entre 20 de novembro a 2 de dezembro de 2022.
Jogos das Oitavas de final
Os jogos das Oitavas de final da Copa do Mundo de 2022 foram disputados de 3 a 6 de dezembro de 2022.
Jogos das Quartas de final
As partidas da Quartas de final da Copa do Mundo de 2022 foram disputadas em 9 e 10 de dezembro de 2022.
Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa do Mundo de 2022 foram disputadas em 13 e 14 de dezembro de 2022.
Jogos da Disputa do 3º lugar
A Disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2022 foi disputada em 17 de dezembro de 2022.
Jogo Final
A Final da Copa do Mundo de 2022 foi disputada em 18 de dezembro de 2022.
• Fotos da cidade Doha - Cidade-sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
• Vídeos da cidade Doha - Cidade-sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
• Notícias da cidade Doha - Cidade-sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar (Qatar)
Que tal viajar para o Catar?
Conheça o Catar! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2022. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022. Veja informações de como comprar de ingressos da Copa do Mundo de 2022 de última hora. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2022. Saiba mais em Que tal viajar para o Catar?Copa do Mundo de Futebol FIFA - Catar (Qatar) 2022
Escolha da Sede : Catar (Qatar) - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Controvérsias : Álbum de figurinhasEliminatórias da Copa do Mundo - África (CAF) : Ásia (AFC) : América do Norte (CONCACAF) : América do Sul (CONMEBOL) : Europa (UEFA) : Repescagem Europeia : Oceania (OFC) : Repescagem Intercontinental : Seleções classificadas para a Copa do Mundo
Tabela da Copa do Mundo : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Possíveis confrontos das oitavas de final : Oitavas-de-final : Possíveis confrontos das quartas de final : Quartas-de-final : Possíveis confrontos das semifinais : Semifinal : Possíveis confrontos da Disputa do 3º lugar : Disputa do 3º lugar : Possíveis confrontos da final : Final
Classificação : Estatísticas : Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Homem do Jogo : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções : Regulamento : Sorteio da Copa do Mundo
Seleções participantes da Copa do Mundo de 2022 - Alemanha Arábia Saudita Argentina Austrália Bélgica Brasil Camarões Canadá Catar (Qatar) Coreia do Sul Costa Rica Croácia Dinamarca Equador Espanha Estados Unidos França Gana Holanda (Países Baixos) Inglaterra Irã Japão Marrocos México País de Gales Polônia Portugal Senegal Sérvia Suíça Tunísia Uruguai
Calendário : 20 de novembro, domingo : 21 de novembro, segunda-feira : 22 de novembro, terça-feira : 23 de novembro, quarta-feira : 24 de novembro, quinta-feira : 25 de novembro, sexta-feira : 26 de novembro, sábado : 27 de novembro, domingo : 28 de novembro, segunda-feira : 29 de novembro, terça-feira : 30 de novembro, quarta-feira : 01 de dezembro, quinta-feira : 02 de dezembro, sexta-feira : 03 de dezembro, sábado : 04 de dezembro, domingo : 05 de dezembro, segunda-feira : 06 de dezembro, terça-feira : 07 de dezembro, quarta-feira : 08 de dezembro, quinta-feira : 09 de dezembro, sexta-feira : 10 de dezembro, sábado : 11 de dezembro, domingo : 12 de dezembro, segunda-feira : 13 de dezembro, terça-feira : 14 de dezembro, quarta-feira : 15 de dezembro, quinta-feira : 16 de dezembro, sexta-feira : 17 de dezembro, sábado : 18 de dezembro, domingo
Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção PortuguesaSedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050