Países da Copa do Mundo
Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo
A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.
Seleção da Irlanda do Norte nas Copas do Mundo
A Seleção Norte-Irlandesa participou de três edições da Copa do Mundo. A estreia da Irlanda do Norte ocorreu na Suécia de 1958, a melhor participação dos norte-irlandeses nos Mundiais de Futebol. A Seleção da Irlanda do Norte também esteve presente nas Copas do Mundo de 1982 e 1986. Desde então, os norte-irlandeses não conseguiram mais se classificar para o Mundial da FIFA. A Irlanda do Norte só disputou apenas uma edição da Eurocopa, alcançando as Oitavas de Final do torneio.Quando a Associação de Futebol (FA), foi criada na Inglaterra em 1863, o seu âmbito geográfico não era claro: não havia qualquer especificação sobre se abrangia apenas a Inglaterra, todo o Reino Unido, o Império Britânico ou mesmo o mundo inteiro. Quando foram fundadas a Associação Escocesa de Futebol (SFA), em 1873; a Associação de Futebol do País de Gales, em 1876; e a Associação Irlandesa de Futebol (IFA), em 1880; o futebol britânico desenvolveu-se com associações e seleções nacionais separadas para cada um dos países do Reino Unido, as chamadas "Home Nations".
A seleção norte-irlandesa compete em separado das seleções da Inglaterra, do País de Gales e da Escócia nos torneios de futebol, incluindo a Eurocopa e a Copa do Mundo. Nos Jogos Olímpicos, as quatro nações competem juntas sob a bandeira do Reino Unido.
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte utiliza a designação "Grã-Bretanha" nos Jogos Olímpicos, apesar de geograficamente a Irlanda do Norte não integrar a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Inglaterra e Gales). O nome foi escolhido em 1908 quando, inclusive, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas não da Grã-Bretanha. A Irlanda se separou em 1922 e os atletas da Irlanda do Norte continuaram a competir pela Grã-Bretanha. A República da Irlanda (Éire) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1922 e nos Jogos Olímpicos de Verão em 1924.
As quatro seleções do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (anteriormente Irlanda, antes de sua partição) disputaram entre as temporadas de 1883-1884 e de 1983-1984 o Campeonato Interbritânico (British Home Championship). Enquanto existiu, a competição só deixou de ser realizada entre 1914 a 1919 e entre 1939 a 1945, período das duas Guerras Mundiais e em 1980-1981, quando a competição não foi disputada devido aos conflitos na Irlanda do Norte conhecidos como "The Troubles". Os ingleses foram os maiores vencedores deste torneio com 54 títulos, seguido da Escócia com 41 conquistas. O País de Gales levantou doze vezes esta taça, enquanto a Irlanda do Norte foi oito vezes campeã interbritânica, incluindo a última edição do torneio.
De 1882 a 1920, toda a Irlanda era representada por uma única seleção nacional de futebol, administrada pela Associação Irlandesa de Futebol (IFA). Em 1921, a jurisdição da IFA foi reduzida à Irlanda do Norte, após a secessão de clubes do futuro Estado Livre Irlandês. Em 6 de dezembro de 1921, 26 dos 32 condados da Irlanda foram separados do Reino Unido sob o Tratado Anglo-Irlandês, mas permanecendo como um domínio da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth). Com a Partição da Irlanda, os seis condados restantes formaram a Irlanda do Norte, uma nação constituinte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, chamado anteriormente de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. O Estado Livre Irlandês foi abolido em 1937, dando lugar à República da Irlanda (Éire), que deixou a Comunidade Britânica das Nações em 1949.
Entre 1928 e 1946, a Associação Norte-Irlandesa de Futebol (IFA) não era filiada à FIFA e as duas seleções irlandesas coexistiram, mas nunca na mesma competição. A Seleção da IFA (Irlanda do Norte) disputou uma vaga na Copa do Mundo através do Campeonato Interbritânico de 1949-1950, enquanto a Seleção da FAI (Irlanda) não conseguiu se classificar ao terminar em segundo lugar do Grupo 5, atrás da Suécia, mas na frente da Finlândia.
Em 8 de março de 1950, num empate sem gols contra o País de Gales, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1950, a IFA colocou em campo uma equipe que incluía quatro jogadores nascidos no território do Estado Livre Irlandês (Tom Aherne, Reg Ryan, Davy Walsh e Con Martin). Todos este quatro jogadores tinham jogado anteriormente pela Associação de Futebol da Irlanda (FAI) nas suas eliminatórias. Estes jogadores disputaram, portanto, partidas por duas seleções diferentes nas mesmas eliminatórias da Copa do Mundo.
Após queixas da FAI, a FIFA interveio e restringiu a elegibilidade dos jogadores com base na fronteira política. Em 1953, a FIFA decidiu que nenhuma das seleções poderia ser referida apenas como Irlanda, decretando que a equipe da FAI fosse oficialmente designada como a "República da Irlanda", enquanto que a equipa da IFA seria chamada "Irlanda do Norte".
George Best é considerado o melhor jogador de futebol da Irlanda da Norte e um dos melhores do mundo de todos os tempos. Best foi eleito Jogador Europeu do Ano em 1968 e ficou em sexto lugar na votação do Jogador do Século da FIFA. Apesar da presença desta lenda da Seleção Norte-Irlandesa e do Manchester United, a Irlanda do Norte não conseguiu a classificação para os principais torneios nas décadas de 1960 e 1970, auge da carreira deste craque norte-irlandês.
A Seleção da Irlanda do Norte tem os apelidos de Green and White Army (Exército Verde e Branco) e Norn Iron.
Saiba mais:
• Irlanda nas Copas do Mundo
• Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nas Copas do Mundo
Explicação para a bandeira Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A bandeira nacional do Reino Unido também conhecida por Bandeira da União ("Union Flag" ou "Union Jack" em inglês). A bandeira é resultado da sobreposição da cruz de São Jorge da bandeira da Inglaterra (cruz vermelha com fundo branco); da cruz de Santo André da bandeira da Escócia (cruz branca, em formato de X, com fundo azul); e da cruz de São Patrício, que representa a Ilha da Irlanda (cruz vermelha em formato de X, com fundo branco). O País de Gales nunca foi representado. A bandeira de Gales é formada por um dragão vermelho sobre fundo horizontalmente dividido entre as cores branca e verde. A cruz de São Davi (cruz amarela sobre fundo preto) também poderia representar o País de Gales na Union Jack, mas não foi usada.
Retrospecto da seleção da Irlanda do Norte em Copas do Mundo
1930 a 1938 - Não era afiliada à FIFA1950 a 1954 - Não se classificou
1958 - Eliminada nas Quartas de Final
1962 a 1978 - Não se classificou
1982 - Eliminada na 2ª Fase
1986 - Eliminada na 1ª Fase
1990 a 2022 - Não se classificou
2026 -
Retrospecto da seleção da Irlanda do Norte na Eurocopa
1960 - Não disputou1964 a 2012 - Não se classificou
2016 - Eliminada nas Oitavas de Final
2020 - Não se classificou
2024 -
A Irlanda do Norte já sediou a Copa do Mundo?
Não. A Irlanda do Norte ainda não sediou a Copa do Mundo. A Irlanda do Norte ainda não foi sede dos Jogos Olímpicos.Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 2022
A Seleção da Irlanda do Norte não se classificou para a Copa do Mundo do Catar em 2022.Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 2018
A Seleção da Irlanda do Norte não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 2014
A Seleção da Irlanda do Norte não se classificou para a Copa do Mundo do Brasil em 2014.Ficha da seleção da Irlanda do Norte
Escudo da seleção da Irlanda do Norte
Dados da seleção da Irlanda do Norte
Federação: Associação Norte-Irlandesa de Futebol (Irish Football Association - IFA)
Fundação: 18 de novembro de 1880
Confederação: UEFA - União das Associações Europeias de Futebol
Site oficial da Associação Norte-Irlandesa de Futebol (IFA) - irishfa.com
Afiliada da UEFA desde: 1954
Afiliada da FIFA desde: 1911
Código da FIFA: NIR
Estádio: Windsor Park
Estatísticas da seleção da Irlanda do Norte
Primeiro jogo internacional: Irlanda 0 x 13 Inglaterra (Belfast, Irlanda - 18.02.1882)
Primeiro jogo internacional como Irlanda do Norte: Irlanda do Norte 1 x 4 Inglaterra (Belfast, Irlanda do Norte - 07.10.1950)
Maior vitória: Irlanda 7 x 0 País de Gales (Belfast, Irlanda - 1.02.1930)
Maiores vitórias como Irlanda do Norte: Irlanda do Norte 5 x 0 Chipre (Belfast, Irlanda do Norte - 21.04.1971) e Ilhas Feroe 0 x 5 Irlanda do Norte (Landskrona, Sweden - 11.09.1991)
Maior derrota: Irlanda 0 x 13 Inglaterra (Belfast, Irlanda - 18.02.1882)
Maior derrota como Irlanda do Norte: Países Baixos 6 x 0 Irlanda do Norte (Amsterdã, Países Baixos - 02.06.2012)
Jogador com mais jogos: Steven Davis
Artilheiro: David Healy
Melhor posição no Ranking da FIFA: 20º (setembro de 2017)
Pior posição no Ranking da FIFA: 129º (setembro de 2012)
Participações na Copa do Mundo: 3
Melhor Resultado na Copa do Mundo: Quartas de Final (1958)
Participações na Eurocopa: 1
Melhor Resultado na Eurocopa: Oitavas de Final (2016)
Participações na Copa das Confederações: 0
Melhor Resultado na Copas das Confederações: -
Símbolos e uniforme da seleção da Irlanda do Norte
Uniformes 1 e 2 da seleção da Irlanda do Norte
Fornecedor de material esportivo: Adidas
Uniforme titular da Irlanda do Norte: Camisa verde, calção branco e meias verdes
Uniforme reserva da Irlanda do Norte: Camisa branca, calção azul e meias azuis
Ficha da Irlanda do Norte
Bandeira da Irlanda do Norte e Brasão da Irlanda do Norte (1953-1972)*
Nome - Irlanda do Norte ("Northern Ireland" em inglês, "Tuaisceart Éireann" em irlandês e "Norlin Airlann" em scots do Ulster)
Origem do nome - Em irlandês "Éire" tem origem na deusa "Ériu" da mitologia céltica.
Continente - Europa
Lema -
Gentílico - norte-irlandês e norte-irlandesa
Língua oficial - A Irlanda do Norte não tem uma língua oficial. O inglês serve como língua de facto do governo e da diplomacia e é a língua de jure de procedimentos legais. O irlandês e o scots de Ulster são oficialmente reconhecidos pelo Governo Brtiânico como línguas minoritárias.
Capital e cidade mais populosa - Belfast, Belfástia ou Belfast ("Belfast" em inglês e "Béal Feirste" em irlandês)
Governo - Monarquia Constitucional
Formação da Irlanda do Norte - 1921
Formação do Reino Unido - 1535 e 1542 (Atos das Leis em Gales 1535-1542)
Área da Irlanda do Norte - 14.130 km²
Área do Reino Unido - 242.495 km² - 78º lugar
População da Irlanda do Norte - 1.903.100 habitantes (censo de 2021)
População do Reino Unido - 63.182.178 habitantes - 21º lugar (censo de 2021)
Densidade da Irlanda do Norte - 135 habitantes/km² (censo de 2021)
Densidade do Reino Unido - 270,7 habitantes/km² (censo de 2021)
PIB nominal da Irlanda do Norte -
PIB nominal do Reino Unido - US$ 3,376 trilhões - 6º lugar (estimativa de 2022)
PIB per capita da Irlanda do Norte -
PIB per capita do Reino Unido - US$ 49.751 - 25º lugar (estimativa de 2022)
IDH da Irlanda do Norte - 0,899 - muito alto (2019)
IDH do Reino Unido - 0,932 - muito alto - 13º lugar (2019)
Moeda - Libra esterlina (GBP)
Fuso horário - UTC e UTC+1 (horário de verão)
Código de Internet da Irlanda do Norte-
Código de Internet do Reino Unido- .uk
Código telefônico +44
Site oficial da Irlanda do Norte - nio.gov.uk
Site oficial do Reino Unido - gov.uk
Hino nacional da Irlanda do Norte ** - Em eventos esportivos são utilizadas duas músicas para representar a Irlanda do Norte. "Londonderry Air" tocada como hino da Irlanda do Norte nos Jogos da Commonwealth (A canção "Danny Boy" usa a mesma melodia, mas com letra do início do século XX); e "God Save the Queen / God Save the King", hino nacional e real do Reino Unido, tocado como hino da Irlanda do Norte em alguns eventos, tais como o futebol. A seleção irlandesa de rúgbi utiliza "Ireland's Call" em seus jogos, já que esta seleção representa toda a Ilha da Irlanda. Amhrán na bhFiann (The Soldier's Song), o hino nacional da República da Irlanda, é utilizado por algumas organizações nacionalistas irlandesas como a Associação Atlética Gaélica.
Hino nacional do Reino Unido ** - "God Save the Queen" ("Deus salve a Rainha") ou "God Save the King" ("Deus salve o Rei")
Escute a canção "Londonderry Air”, utilizada como Hino da Irlanda do Norte em mp3
Escute o Hino Nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em mp3
Mapa da Irlanda do Norte nas Ilhas Britânicas
* Atualmente, a única bandeira oficial da Irlanda do Norte é a bandeira do Reino Unido. Não existe uma bandeira oficial local que represente apenas a Irlanda do Norte. Até 1972, o governo norte-irlandês utilizava oficialmente o Estandarte do Ulster para representar a Irlanda do Norte. Em eventos esportivos essa bandeira ainda é usada para representar a Irlanda do Norte em competições da UEFA e da FIFA e nos Jogos da Commonwealth, nos quais os países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) competem em separado, diferentemente das Olimpíadas.
** A Irlanda do Norte não tem um hino oficial, já que é uma nação constituinte do Reino Unido. Quando o monarca é do sexo masculino o título do hino é alterado para "God Save the King" ("Deus salve o rei"). Também são trocadas menções à Rainha para Rei na segunda parte do hino. O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, desde 1922, compreende quatro países constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Estes quatro países têm seleções próprias e competem em separados em eventos de futebol. Entretanto, nos Jogos Olímpicos, o Reino Unido é representado pela equipe da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, embora os atletas da Irlanda do Norte possam optar por competir pela equipe olímpica da República da Irlanda.
Saiba mais:
• Seleções da Copa do Mundo
Tags: Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA | Irlanda do Norte nas Copas do Mundo | Retrospecto da seleção norte-irlandesa no Campeonato Mundial de Futebol | Classificação | Jogos | Jogadores convocados | Resultado
Home » Futebol » Copa do Mundo » Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo
• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA
• Site oficial da Associação Norte-Irlandesa de Futebol (IFA)
Fotos da Seleção da Irlanda do Norte
Vídeos da Seleção da Irlanda do Norte
Notícias da Seleção da Irlanda do Norte
Copa do Mundo de Futebol FIFA
Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção PortuguesaSedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050