Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Copa do Mundo

Confira a história e as principais curiosidades das edições da Copa do Mundo de Futebol.

Seleção do Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Dinamarca na final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo, Suécia - Foto:
Países da Copa do Mundo

Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol (Campeonato Mundial de Futebol) é um campeonato de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA.



Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nas Copas do Mundo

Apesar de o futebol ser o esporte mais popular no Reino Unido, a seleção nacional de futebol do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nunca foi filiada à FIFA ou à UEFA, uma vez que cada país constituinte do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) é representado por sua própria seleção em todos os grandes torneios internacionais de futebol, como a Copa do Mundo da FIFA e a Eurocopa, assim como são representadas pelas suas seleções em jogos amistosos.

Exceto nos Jogos Olímpicos, a seleção nacional do Reino Unido só jogou em amistosos e partidas comemorativas. A Seleção Britânica de Futebol, juntamente com a Seleção da Hungria, são as maiores vencedoras dos torneios de futebol masculino das Olimpíadas. A Seleção Britânica conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908 e 1912.

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte utiliza a designação "Grã-Bretanha" nos Jogos Olímpicos, apesar de geograficamente a Irlanda do Norte não integrar a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Inglaterra e Gales). O nome foi escolhido em 1908 quando, inclusive, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas não da Grã-Bretanha. A Irlanda se separou em 1922 e os atletas da Irlanda do Norte continuaram a competir pela Grã-Bretanha. A República da Irlanda (Éire) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1922 e nos Jogos Olímpicos de Verão em 1924.

As quatro seleções do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (anteriormente Irlanda, antes de sua partição) disputaram entre as temporadas de 1883-1884 e de 1983-1984 o Campeonato Interbritânico (British Home Championship). Enquanto existiu, a competição só deixou de ser realizada entre 1914 a 1919 e entre 1939 a 1945, período das duas Guerras Mundiais e em 1980-1981, quando a competição não foi disputada devido aos conflitos na Irlanda do Norte conhecidos como "The Troubles". Os ingleses foram os maiores vencedores deste torneio com 54 títulos, seguido da Escócia com 41 conquistas. O País de Gales levantou doze vezes esta taça, enquanto a Irlanda do Norte foi oito vezes campeã interbritânica, incluindo a última edição do torneio.

Após a criação da Copa do Mundo, foi acordado que o futebol olímpico se tornaria exclusivamente amador, levando a seleção a competir novamente nos Jogos Olímpicos de 1936, desta vez incorporando jogadores de outras nações do Reino Unido. Após o intervalo causado pela Segunda Guerra Mundial, a seleção do Reino Unido competiu então em todos os jogos entre 1948 e 1972, embora não se tenha conseguido qualificar para o torneio principal após 1960. Neste período, o melhor desempenho da Seleção Britânica foi o quarto lugar em 1948, nos segundos Jogos organizados em Londres.

Após a FA ter abolido a distinção entre jogadores amadores e profissionais em 1974, a Seleção Britânica deixou de participar das eliminatórias dos torneios olímpicos. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, as seleções nacionais passaram a poder utilizar profissionais, mas restritas a jogadores com menos de 23 anos, com apenas três jogadores acima da idade permitida por seleção. Esta decisão entre o COI e a FIFA foi para não criar-se um concorrente para a Copa do Mundo e para continuar a destacar outros esportes nos Jogos Olímpicos. Apesar desta mudança, a Grã-Bretanha não voltou a tentar uma vaga nos torneios de futebol das Olimpíadas até Londres ser escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Nestes jogos, a Grã-Bretanha classificou-se automaticamente como país-sede. Após muita discussão entre as quatro nações do Reino Unido e oposição das associações da Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, as seleções masculinas e femininas participaram nas Olimpíadas de 2012 sob organização da Associação de Futebol da Inglaterra.

Durante o torneio de 2012, alguns jogadores como o galês Ryan Giggs e alguns membros da Associação Olímpica Britânica expressaram o desejo de participar de uma seleção de futebol britânica em futuros Jogos Olímpicos. Após a eliminação da Grã-Bretanha dos Jogos Olímpicos de 2012, não havia planos públicos para reformar a equipe para os futuros Jogos Olímpicos. Entretanto, a Seleção da Grã-Bretanha não participou dos Jogos Olímpicos seguintes, exceto a Seleção Feminina, que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, sendo eliminada pela Austrália nas Quartas de Final.

A Seleção do Reino Unido nunca disputou uma Copa do Mundo porque não é filiada à FIFA, ao contrário de seus quatro países constituintes: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Todas as seleções que representam os quatro países do Reino Unido já estiveram presentes no Mundial de Futebol. A Seleção Inglesa é a mais bem sucedida destas com título da Copa do Mundo de 1966, sediada na própria Inglaterra, mas nenhuma das quatro seleções comemorou o título da Eurocopa.

A seleção inglesa compete em separado das seleções da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte nos torneios de futebol, incluindo a Eurocopa e a Copa do Mundo. Nos Jogos Olímpicos, as quatro nações competem juntas sob a bandeira do Reino Unido.

A seleção de futebol do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte participa regularmente no torneio de futebol da Universíade, evento multiesportivo organizado para atletas universitários nos moldes dos Jogos Olímpicos.

Fundada em 1873, a Associação Escocesa de Futebol é a segunda federação nacional mais antiga do mundo, atrás apenas da Football Association, entidade que controla o futebol na Inglaterra, fundada dez anos antes. Escócia x Inglaterra, disputado em 30 de novembro de 1872, é considerado oficialmente o primeiro jogo entre seleções nacionais da história do futebol. A partida realizada no estádio Hamilton Crescent, em Partick, na Escócia, terminou em um empate sem gols.

Saiba mais:
Escócia nas Copas do Mundo
Irlanda nas Copas do Mundo
Irlanda do Norte nas Copas do Mundo
Inglaterra nas Copas do Mundo

Explicação da Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Mostando a evolução da União entre a Inglaterra, Escócia e Irlanda
Explicação para a bandeira Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A bandeira nacional do Reino Unido também conhecida por Bandeira da União ("Union Flag" ou "Union Jack" em inglês). A bandeira é resultado da sobreposição da cruz de São Jorge da bandeira da Inglaterra (cruz vermelha com fundo branco); da cruz de Santo André da bandeira da Escócia (cruz branca, em formato de X, com fundo azul); e da cruz de São Patrício, que representa a Ilha da Irlanda (cruz vermelha em formato de X, com fundo branco). O País de Gales nunca foi representado. A bandeira de Gales é formada por um dragão vermelho sobre fundo horizontalmente dividido entre as cores branca e verde. A cruz de São Davi (cruz amarela sobre fundo preto) também poderia representar o País de Gales na Union Jack, mas não foi usada.

Retrospecto da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em Copas do Mundo

1930 a 2022 - Não disputou. Seleção não afiliada à FIFA
2026 -

Retrospecto da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Eurocopa

1960 a 2020 - Não disputou. Seleção não afiliada à UEFA
2024 -

Ficha da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Escudo da Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Escudo da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Dados da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Federação: Nenhuma *
Fundação: 1863 *
Confederação: nenhuma.
Site oficial da Associação do Reino Unido de Futebol - nenhum
Afiliada da UEFA desde: não afiliada
Afiliada da FIFA desde: não afiliada
Código da FIFA: GBR
Estádio: -

* Quando a Associação de Futebol (FA), foi criada na Inglaterra em 1863, o seu âmbito geográfico não era claro: não havia qualquer especificação sobre se abrangia apenas a Inglaterra, todo o Reino Unido, o Império Britânico ou mesmo o mundo inteiro. Quando foram fundadas a Associação Escocesa de Futebol (SFA), em 1873; a Associação de Futebol do País de Gales, em 1876; e a Associação Irlandesa de Futebol (IFA), em 1880; o futebol britânico desenvolveu-se com associações e seleções nacionais separadas para cada um dos países do Reino Unido, as chamadas "Home Nations".

Estatísticas da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Primeiro jogo internacional: Grã-Bretanha 12 x 1 Suécia (Londres, Reino Unido - 20.10.1908)
Maior vitória: Grã-Bretanha 12 x 1 Suécia (Londres, Reino Unido - 20.10.1908)
Maiores derrotas: Bulgária 6 x 1 Grã-Bretanha (Melbourne, Austrália - 30.11.1956) e Bulgária 5 x 0 Grã-Bretanha (Sófia, Bulgária - 05.05.1971)
Jogadores com mais jogos: Jim Lewis e Mike Pinner
Artilheiro: Will Campbell
Melhor posição no Ranking da FIFA: nenhuma
Pior posição no Ranking da FIFA: nenhuma
Participações na Copa do Mundo: 0
Melhor Resultado na Copa do Mundo: -
Participações na Eurocopa: 0
Melhor Resultado na Eurocopa: -
Participações na Copa das Confederações: 0
Melhor Resultado na Copas das Confederações: -

Símbolos e uniforme da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Uniforme 1 da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte   Uniforme 2 da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Uniformes 1 e 2 da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Uniforme da seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Fornecedor de material esportivo:
Uniforme titular do Reino Unido: Camisa azul, calção azul e meias azuis
Uniforme reserva do Reino Unido: Camisa branca, calção azul e meias brancas

O Reino Unido já sediou a Copa do Mundo?

O Reino Unido nunca realizou em conjunto um Mundial de Futebol. A Copa do Mundo de 1966 foi disputada apenas em cidades inglesas. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 e de 2012, ambos em Londres, foram disputados na capital do Reino Unido.

Seleção do Reino Unido na Copa do Mundo de 2022

A Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte não disputou as eliminatórias da Copa do Mundo do Catar em 2022. A Seleção Britânica não é filiada à FIFA.

Seleção da Escócia na Copa do Mundo de 2022

A Seleção da Escócia não se classificou para a Copa do Mundo do Catar em 2022.

Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 2022

A seleção da Inglaterra ficou em 1º lugar no Grupo B da 1ª Fase da Copa do Mundo de 2022 e se classificou para as Oitavas de Final. Os adversários da Inglaterra foram: Irã, Estados Unidos e País de Gales, definidos sorteio da Copa do Mundo de 2022. Os jogos da Inglaterra na 1º Fase foram em Al Khor e Al Rayyan. Nas Oitavas de Final, a Seleção Inglesa eliminou o Senegal. Nas Quartas de Final, a Inglaterra foi eliminada pela França.

Confira a campanha da Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 2022 com data, horário e local dos jogos da Inglaterra para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos da Seleção da Inglaterra da Copa do Mundo de 2022 que forem televisionados.

Saiba mais: Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 2022

Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 2022

A Seleção da Irlanda do Norte não se classificou para a Copa do Mundo do Catar em 2022.

Seleção do País de Gales na Copa do Mundo de 2022

A seleção do País de Gales ficou em 4º lugar no Grupo B da 1ª Fase da Copa do Mundo de 2022 e não se classificou para as Oitavas de Final. Os adversários do País de Gales foram: Estados Unidos, Irã e Inglaterra, definidos sorteio da Copa do Mundo de 2022. Os jogos do País de Gales na 1º Fase foram em Al Khor e Al Rayyan.

Confira a campanha da Seleção do País de Gales na Copa do Mundo de 2022 com data, horário e local dos jogos do País de Gales para você assistir na tv ou acompanhar pelos sites da internet. Além da programação dos jogos da Seleção do País de Gales da Copa do Mundo de 2022 que forem televisionados.

Saiba mais: Seleção do País de Gales na Copa do Mundo de 2022

Seleção do Reino Unido na Copa do Mundo de 2018

A Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte não disputou as eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia em 2018. A Seleção Britânica não é filiada à FIFA.

Seleção da Escócia na Copa do Mundo de 2018

A Seleção da Escócia não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 2018

A seleção da Inglaterra foi a segunda colocada no Grupo G da 1ª Fase da Copa do Mundo de 2018 Os adversários da Inglaterra foram: Panamá, Tunísia e Bélgica, definidos sorteio da Copa do Mundo de 2018. Os jogos da Inglaterra na 1º Fase foram em Volgogrado, Níjni Novgorod e Kaliningrado. Nas Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2018, a Inglaterra eliminou a Colômbia (1º lugar do Grupo H) em Moscou. Nas Quartas de Final, a Inglaterra eliminou a Suécia em Samara. Nas semifinais os ingleses foram superados na prorrogação pela Croácia em Moscou. A seleção da Inglaterra perdeu o jogo de disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo para a Bélgica em São Petersburgo. A Inglaterra terminou a Copa do Mundo de 2018 em quarto lugar.

Saiba mais: Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 2018

Seleção da Irlanda do Norte na Copa do Mundo de 2018

A Seleção da Irlanda do Norte não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Seleção do País de Gales na Copa do Mundo de 2018

A Seleção do País de Gales não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Ficha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Bandeira do Reino Unido   Brasão do Reino Unido
Bandeira do Reino Unido e Brasão do Reino Unido

Nome: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ("United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland" em inglês; "Rywvaneth Unys Breten Veur ha Kledhbarth Iwerdhon" em córnico; "Ríocht Aontaithe nd Breataine Móire agus Thuaisceart Éireann" em irlandês; "Unitit Kinrick o Great Breetain um Northren Irland" em escocês; "Rìoghachd Aonaichte Bhreatainn Mhòir agus Èireann um Tuath" em gaélico escocês; e "Teyrnas Unedig Prydain Fawr um Gogledd Iwerddon" em galês).
Origem do nome: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é o nome completo do país. O nome Bretanha é derivado do nome latino "Britannia", nome usado pelos romanos a partir do século I a.C. A palavra "Bretanha" é originada do latim "pritani" que significa "pintado", referência às pinturas no corpo dos habitantes da ilha. Irlanda vem de Eire ("lugar fértil" em proto céltico). Inglaterra é originada de "Englaland", palavra do inglês antigo que significa terra dos anglos.
Lema: Dieu et mon droit ("Deus e o meu direito" em francês). O lema original era "Dieut et mon droict", mas foi atualizado para o francês moderno. O francês era o idioma usado pela corte real inglesa e pela classe dominante britânica no século XV, quando Henrique V foi coroado Rei da França e da Inglaterra. O lema também está presente no Brasão do Reino Unido.
Línguas oficiais nacionais do Reino Unido - não existe um idioma oficial no país. O inglês é o idioma "de facto"
Línguas oficiais regionais do Reino Unido - galês em Gales e gaélico escocês na Escócia
Capital: Londres ("London" em inglês)
Governo - Monarquia Constitucional
Formação: 1535 e 1542 (Atos das Leis em Gales 1535-1542)
Área: 242.495 km² - 78º lugar
População: 63.182.178 habitantes - 21º lugar (censo de 2021)
Densidade demográfica: 270,7 habitantes/km² (censo de 2021)
Divisões políticas: O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é composto por países constituintes (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) e nos seguintes territórios: Anguilla, Bases Britânicas Soberanas, Bermudas, Gibraltar, Ilha de Man, Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey), Ilhas Cayman, Ilhas Falklands (Malvinas), Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, Pitcairn, Santa Helena, Território Britânico da Antártica, Território Britânico do Oceano Índico e Turks e Caicos
Moeda - Libra esterlina (GBP)
IDH do Reino Unido - 0,932 - muito alto - 13º lugar (2019)
PIB nominal - US$ 3,376 trilhões - 6º lugar (estimativa de 2022)
PIB per capita - US$ 49.751 - 25º lugar (estimativa de 2022)
Fuso horário - UTC e UTC+1 (horário de verão)
Comidas típicas do Reino Unido: -
Código Internet: .uk
Código telefônico: +44
Hino nacional do Reino Unido ** - "God Save the Queen" ("Deus salve a Rainha") ou "God Save the King" ("Deus salve o Rei")
Site do governo britânico: gov.uk

Escute o Hino Nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em mp3

Mapa do Reino Unido
Mapa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

* Quando o monarca é do sexo masculino o título do hino é alterado para "God Save the King" ("Deus salve o rei"). Também são trocadas menções à Rainha para Rei na segunda parte do hino. O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, desde 1922, compreende quatro países constituintes: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Estes quatro países têm seleções próprias e competem em separados em eventos de futebol. Entretanto, nos Jogos Olímpicos, o Reino Unido é representado pela equipe da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, embora os atletas da Irlanda do Norte possam optar por competir pela equipe olímpica da República da Irlanda.

Saiba mais:
Seleções da Copa do Mundo

Tags: Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Copa do Mundo de Futebol da FIFA | Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nas Copas do Mundo | Retrospecto da seleção britânica no Campeonato Mundial de Futebol | Classificação | Jogos | Jogadores convocados | Resultado

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Vídeos da Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Notícias da Seleção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas oficiais : Álbuns de figurinhas : Seleções : Seleção Brasileira : Seleção Portuguesa

Sedes da Copa do Mundo - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : 1942 : 1946 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022 : Canadá, Estados Unidos e México 2026 : Espanha, Marrocos e Portugal 2030 (com partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai) : Arábia Saudita 2034 : 2038 : 2042 : 2046 : 2050



 

Que tal viajar para a Bolívia?

A Bolívia é surpreendente! São diversos atrativos num país que oferece uma grande diversidade de locais para visitar, como lagos, salares, parques nacionais, lagunas, paisagens impressionantes e cidades históricas. Conheça no vídeo os 20 fatos e curiosidades da Bolívia.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro