Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Confira os resultados e o Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021).

Anéis olímpicos em exibição na Baía de Tóquio para promover os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Foto: Dick Thomas Johnson

Curiosidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram disputados de 21 de julho a 8 de agosto de 2021 por mais de 11 mil atletas de 206 países.



Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021)


Os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020 (Jogos da XXXII Olimpíada) foram disputados em Tóquio, Japão, entre os dias 21 de julho a 8 de agosto de 2021. A Cerimônia de Abertura foi realizada no dia 23 de julho e a Cerimônia de Encerramento no dia 8 de agosto. Alguns eventos, como futebol masculino e futebol feminino, foram disputados antes da abertura oficial da Olimpíada de 2020. Confira no site Quadro de Medalhas o calendário (dia a dia), eventos, esportes, países, atletas, curiosidades, programação da tv e o Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Tóquio de 2020 (2021).

Curiosidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Em julho de 2019 (um ano antes da cerimônia de abertura programada), as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 foram reveladas. As medalhas projetadas por Junichi Kawanishi venceram o concurso realizado em todo o país-sede. As fitas das medalhas paralímpicas contêm uma, duas ou três linhas para diferenciar as medalhas de ouro, prata e bronze. Em 2017, o Comitê Organizador anunciou um programa de reciclagem de eletrônicos em parceria com o Japan Ambiental Sanitation Center e NTT Docomo, solicitando doações de eletrônicos, como telefones celulares, que foram recuperados como materiais para confecção das medalhas dos Jogos Olímpicos de 2020. Embora as medalhas de bronze e prata usem apenas seus respectivos materiais, o COI instrui que as medalhas de ouro utilizem a prata como base. Devido aos protocolos de contenção à COVID-19, os atletas deverão colocar as medalhas em si mesmos, em vez receberam as medalhas por outra pessoa.

Mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Japão

Miraitowa (de azul) foi a mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Someity (de rosa) foi a mascote oficial dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2020.

A mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 é Miraitowa, uma figura com padrões em xadrez azul inspirados no emblema oficial dos Jogos. Suas características fictícias incluem a habilidade de se teletransportar. As mascotes dos Jogos Olímpicos de 2020 foram criadas pelo artista japonês Ryo Taniguchi. As mascotes foram selecionadas numa seleção que ocorreu no final de 2017 e início de 2018. Mais de dois mil desenhos foram submetidos ao Comitê Organizador de Tóquio, que selecionou três pares de mascotes para que os estudantes japoneses do ensino fundamental fizessem a decisão final. O resultado da seleção foi anunciado em 28 de fevereiro de 2018, e as mascotes foram nomeadas em 22 de julho do mesmo ano.

O nome "Miraitowa" é uma junção das palavras japonesas para "futuro" e "eternidade"; já "Someity" tem a origem do nome no "someiyoshino", um tipo de flor de cerejeira. O nome de Someity também se refere à frase em inglês "so mighty" (que pode ser traduzido para português como "tão poderoso"). A expectativa do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio é que as mascotes ajudem a divulgar e financiar o evento, através de acordos de comercialização e licenciamento.

Saiba mais:
Mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)
Mascotes dos Jogos Olímpicos

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)
Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)
Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Saiba mais:
Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)
Todas as medalhas dos Jogos Olímpicos

Países participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 de Tóquio 205 comitês olímpicos internacionais, além do Time Olímpico de Refugiados - equipe formada por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países. Esta equipe competiu nas Olimpíadas de Verão 2020 em Tóquio, Japão, como participantes olímpicos independentes utilizando o acrônimo "EOR" ("Equipe de refugiados olímpicos" em francês).

Em abril de 2021, a Coreia do Norte anunciou que não participaria dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, devido a preocupações com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Esta é a primeira ausência da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Verão desde 1988, quando o país asiático boicotou as Olimpíadas de Seul, realizadas na Coreia do Sul.

Em dezembro de 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA) proibiu a Rússia de participar de qualquer competição internacional por um período de quatro anos, depois que foi descoberto que os dados fornecidos pela Agência Antidopagem Russa haviam sido manipulados pelas autoridades russas com o objetivo de proteger os atletas envolvidos em seu esquema de doping patrocinado pelo estado russo. Assim como nas Olimpíadas de Inverno de 2018, a WADA permitiu que atletas russos autorizados competissem de maneira neutra sob o acrônimo "ROC" (mesma sigla em inglês do Comitê Olímpico Russo), embora o nome Comitê não pudesse ser usado para se referir à delegação russa. Após a redução da penalidade, ficou decidido que a equipe russa não poderia usar o nome russo, a bandeira ou o hino e deve apresentar-se como "atleta neutro(a)" ou "equipe neutra" por um período de dois anos. A equipe ROC foi representada pela bandeira do Comitê Olímpico Russo e os atletas russos participaram dos Jogos Olímpicos de 2020 como Atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC). Nos Jogos Paralímpicos de 2020, os atletas russos participaram sob o acrônimo "RPC" (mesma sigla em inglês do Comitê Paralímpico Russo).

Grã-Bretanha é o nome utilizado pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos Jogos Olímpicos, apesar de geograficamente a Irlanda do Norte não integrar a Grã-Bretanha (formada por Escócia, Inglaterra e Gales). O nome foi escolhido em 1908 quando, inclusive, toda a Irlanda fazia parte do Reino Unido, mas não da Grã-Bretanha. A Irlanda se separou em 1922 e os atletas da Irlanda do Norte continuaram a competir pela Grã-Bretanha. A República da Irlanda (Éire) estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1922 e nos Jogos Olímpicos de Verão em 1924.

Os Países Baixos são conhecidos também como Holanda ou Neerlândia. A Holanda é a região mais importante dos Países Baixos e está dividida atualmente em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Em 2016, o governo tcheco aprovou oficialmente o nome abreviado "Tchéquia" para a República Tcheca. O nome abreviado é usado pelas Nações Unidas (ONU) e por outras organizações, como a União Europeia, CIA e Google Maps. No Brasil são mais utilizadas as palavras com "T" para o país ou seus habitantes (República Tcheca, Tchéquia, tcheco, tchecos, tcheca e tchecas). Em Portugal são usadas estas palavras sem a letra "T" (República Checa, Chéquia, checo, checos, checa e checas). Assim como a antiga "Tchecoslováquia" é escrita "Checoslováquia" no português europeu.

Taipé Chinês ou China Taipei são as designações utilizadas pela República da China (Taiwan) para participar das Olimpíadas e de outras competições esportivas internacionais. A ONU e a maioria das nações não reconhecem Taiwan como nação independente.

O Time Olímpico de Refugiados é formado por atletas que foram obrigados a sair de seu país devido a algum tipo de perseguição (raça, religião, nacionalidade, associação a um grupo social ou opinião política) e não podem retornar à sua pátria natal e buscam refúgio em outros países. Esta equipe competiu nas Olimpíadas de Verão 2020 em Tóquio, Japão, como participantes olímpicos independentes utilizando o acrônimo "EOR" ("Equipe de refugiados olímpicos" em francês).

No desfile da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, o Time Olímpico de Refugiados foi a segunda "nação" a desfilar, depois da Grécia, país-berço dos Jogos Olímpicos. Tradicionalmente, a Grécia abre Desfile das Nações na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos e o país-anfitrião fecha o desfile. Depois do Time Olímpico de Refugiados, a ordem passou a ser alfabética do idioma local. Por este motivo, a delegação brasileira (Burajiru) foi a 151ª a desfilar, depois de Puerto Rico (Puerutoriko) e antes da Bulgária (Burugaria). A delegação do Japão foi a última a entrar no estádio olímpico durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2020.

Países estreantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Nenhum. Os Jogos Olímpicos de 2020 marcam a primeira edição de Essuatíni (anteriomente chamado "Suazilândia") e da Macedônia do Norte (chamada anteriomente "Macedônia") nos Jogos Olímpicos de Verão com seus novos nomes.

Em 2018, o Reino da Suazilândia mudou de nome para Reino de Essuatíni durante as comemorações do quinquagésimo aniversário da independência do país. O novo nome, Essuatíni, significa "terra dos suázis" em suázi, língua bantu falada em Essuatíni e na África do Sul.

Existe a Macedônia do Sul? Em 2018, a "República da Macedônia" oficialmente mudou seu nome para "República da Macedônia do Norte". Anteriormente, a Macedônia havia competido anteriormente em eventos esportivos tais quais a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos como "Antiga República Iugoslava da Macedônia ("FYROM" na sigla em inglês, "ARIM" em português brasileiro e "ARJM" em português europeu).

A Macedônia é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, atualmente dividida entre a Grécia, a Macedônia do Norte, a Bulgária, a Albânia e a Sérvia. O nome foi questionado pelos gregos com preocupações sobre uma possível reivindicação territorial da Macedônia do Norte sobre a região costeira grega de mesmo nome, a "Macedônia do Sul". Os gregos chamam esta região apenas de Macedônia.

Em junho de 2018, os primeiros-ministros da Macedônia do Norte e da Grécia decidiram assinar o acordo de Prespa, na fronteira natural entre os dois países, que encerrou a disputa de quase três décadas sobre o nome da Macedônia, que passou a se chamar oficialmente República da Macedônia do Norte. O novo nome foi imediatamente reconhecido pelo COI, embora o Comitê Olímpico da Macedônia do Norte tenha alterado oficialmente de nome apenas em fevereiro de 2020. Antes era chamado Comitê Olímpico da Antiga República Iugoslava da Macedônia.

Tags: Curiosidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Medalha de Ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Medalha de Prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) - China

Home » Jogos Olímpicos (Olimpíadas) » Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) » Curiosidades

Tópicos desta página:
Curiosidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) | Quadro de Medalhas Olimpíadas 2020 | Primeiro lugar no Quadro de Medalha Olimpíadas 2020 | Medalha de ouro nas Olimpíadas 2020 | Medalha de prata nas Olimpíadas 2020 | Medalha de bronze nas Olimpíadas 2020

Links e sites oficiais das Olimpíadas:
Página oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 - Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Jogos Olímpicos de Verão de 2020 - Olimpíadas de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Quadro de Medalhas de 2020 (2021) : Mascotes : Medalhas : Tocha Olímpica : Escolha da sede : Tóquio, a cidade-sede : Japão, o país-sede : Programação da TV : Locais das provas : Ingressos : Cerimônia de Abertura : Desfile dos países na Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Países : Brasil : Portugal : Atletas : Brasileiros : Portugueses : Musas : Musos : Curiosidades

Esportes - Atletismo | Badminton | Basquetebol (Basquete Feminino | Basquete Masculino | Basquete 3×3 Feminino | Basquete 3×3 Masculino) | Beisebol | Boxe | Canoagem (Slalom e Velocidade) | Caratê | Ciclismo (Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, BMX e Bicicleta de montanha) | Escalada esportiva | Esgrima | Futebol (Futebol Feminino e Futebol Masculino) | Ginástica (Artística, Rítmica e Trampolim) | Golfe | Halterofilismo | Handebol (Handebol Feminino | Handebol Masculino) | Hipismo | Hóquei sobre a grama | Judô | Lutas (Wrestling) | Natação | Natação artística | Pentatlo moderno | Polo aquático | Remo | Rugby Sevens (Rugby Sevens Feminino | Rugby Sevens Masculino) | Saltos ornamentais | Skate | Softbol | Surfe | Taekwondo | Tênis | Tênis de mesa | Tiro | Tiro com arco (Arco e Flecha) | Triatlo | Vela | Voleibol (Vôlei de Praia Feminino | Vôlei de Praia Masculino | Vôlei de Quadra Feminino | Vôlei de Quadra Masculino)

Calendário : 21/07/2021, quarta-feira : 22/07/2021, quinta-feira : 23/07/2021, sexta-feira : 24/07/2021, sábado : 25/07/2021, domingo : 26/07/2021, segunda-feira : 27/07/2021, terça-feira : 28/07/2021, quarta-feira : 29/07/2021, quinta-feira : 30/07/2021, sexta-feira : 31/07/2021, sábado : 01/08/2021, domingo : 02/08/2021, segunda-feira : 03/08/2021, terça-feira : 04/08/2021, quarta-feira : 05/08/2021, quinta-feira : 06/08/2021, sexta-feira : 07/08/2021, sábado : 08/08/2021, domingo

Paraolimpíada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) : Mascotes da Paraolimpíada de Tóquio 2020 (Tóquio 2021) : Quadro de Medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2021)

Jogos Olímpicos

História : Esportes : Emblemas : Cartazes : Tochas : Mascotes : Medalhas : Sedes : Curiosidades : Olimpíadas de Verão : Olimpíadas de Inverno : Países : Brasil nos Jogos Olímpicos : Portugal nos Jogos Olímpicos : Paraolimpíadas : Jogos Olímpicos da Antiguidade : Jogos Olímpicos da Juventude

Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Verão : Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno : Quadro de Medalhas de todas as Olimpíadas Modernas (Verão e Inverno)

Jogos Olímpicos de Verão : Atenas 1896 : Paris 1900 : Saint Louis 1904 : Atenas 1906 (Intercalares) : Londres 1908 : Estocolmo 1912 : 1916 : Antuérpia 1920 : Paris 1924 : Amsterdã 1928 : Los Angeles 1932 : Berlim 1936 : 1940 : 1944 : Londres 1948 : Helsinque 1952 : Melbourne 1956 : Roma 1960 : Tóquio 1964 : México 1968 : Munique 1972 : Montreal 1976 : Moscou 1980 : Los Angeles 1984 : Seul 1988 : Barcelona 1992 : Atlanta 1996 : Sydney 2000 : Atenas 2004 : Pequim 2008 : Londres 2012 : Rio de Janeiro 2016 : Tóquio 2020 : Paris 2024 : Los Angeles 2028 : Brisbane 2032 : 2036 : 2040

Jogos Olímpicos de Inverno: Chamonix 1924 : St. Moritz 1928 : Lake Placid 1932 : G.-Partenkirchen 1936 : St. Moritz 1948 : Oslo 1952 : Cortina d'Ampezzo 1956 : Squaw Valley 1960 : Innsbruck 1964 : Grenoble 1968 : Sapporo 1972 : Innsbruck 1976 : Lake Placid 1980 : Sarajevo 1984 : Calgary 1988 : Albertville 1992 : Lillehammer 1994 : Nagano 1998 : Salt Lake 2002 : Turim 2006 : Vancouver 2010 : Sóchi 2014 : Pyeongchang 2018 : Pequim 2022 : Milão e Cortina d'Ampezzo 2026 : 2030 : 2034



 

Melhores cidades para visitar em 2025: uma cidade brasileira está entre elas!

Você sabia que uma capital brasileira está na lista das dez melhores cidades de todo o mundo para visitar em 2025? Confira neste vídeo as dez melhores cidades, as dez melhores regiões e os dez melhores países para conhecer em 2025.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro