Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Copa Libertadores da América - Foto: Jimmy Baikovicius

Copa Libertadores da América 2017

A 58ª edição da Copa Libertadores foi disputada por 47 equipes de 10 países entre janeiro e novembro de 2017. O Grêmio, campeão da Libertadores 2017, disputou o Mundial de Clubes 2017 e a Recopa Sul-Americana 2018.



Copa Libertadores da América 2017

O Grêmio se sagrou tricampeão da Libertadores 2017 ao vencer o Lanús da Argentina nos dois jogos das finais. O Grêmio vai disputar o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2017. O campeão da Taça Libertadores também disputou a Recopa Sul-Americana 2018 contra o campeão da Copa Sul-Americana de 2017.

A partir da edição da Libertadores de 2017 algumas novidades foram incluídas no torneio de clubes mais importante das Américas. A Copa Libertadores passou a ter duração prolongada. O torneio, ampliado de 38 para 47 equipes, passou a começar no final de janeiro com conclusão no final de novembro. Também foi proposta a mudança para a final com jogo único, realizada em local escolhido com antecedência, nos mesmos moldes da Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League); mas esta proposta só foi implementada pela CONMEBOL a partir da edição de 2019.

A partir da Edição de 2017 clubes do mesmo país podem se enfrentar na final. Até 2016, os confontros eram alterados para que as duas equipes do mesmo país se enfrentassem na semifinal. Também foi alterado o último critério de desempate na Fase de Grupos. Até 2016 se dois os mais clubes empatessem em todos os critérios anteriores (pontos; saldo de gols; gols marcados; e gols marcados fora de casa) seria realizado um sorteio para definir o classificado. A partir de 2017 o último critério de desempate passa a ser o ranking da CONMEBOL.

Em 18 de novembro de 2016, o presidente da Liga MX anunciou que as equipes do México não iriam participar da edição da Copa Libertadores de 2017. Enrique Bonilla alegou incompatibilidade de datas da liga mexicana com o formato da Libertadores, que foi ampliada em número de clubes e duração. Entretanto, tanto a CONMEBOL e a Liga MX deixaram em aberto a possibilidade do retorno dos clubes mexicanos nas próximas edições da Copa Libertadores.

Desde 1998 os clubes mexicanos participaram de todas as edições da Libertadores. Em 19 participações do torneio, três times mexicanos foram vice-campeões da Libertadores: Cruz Azul em 2001, Chivas Guadalajara em 2010 e Tigres UANL em 2015.

As três vagas destinadas aos clubes do México foram distribuídas aos outros países sulamericanos que inicialmente teriam três vagas (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela); com esta decisão o torneio passou a ter 47 equipes.

Até a edição de 2016, 26 clubes entravam na fase de grupos e outros 12 disputavam a Pré-Libertadores com seis grupos de duas equipes cada, selecionando seis vagas para a fase de grupos com 32 clubes no total. Em 2017, são 47 clubes no total. Sendo que 28 clubes têm garantida classificação direta à fase de grupos e outros 19 clubes disputam a Pré-Libertadores (dividida em três partes; na primeira: seis equipes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela disputam três vagas à segunda parte; estes três clubes somam-se às 13 equipes que começam na segunda parte da Pré-Libertadores, dividida em oito grupos de duas equipes cada; os oito clubes classificados passam à terceira parte com quatro grupos de duas equipes cada; os quatro classificados da Pré-Libertadores disputam a Fase de Grupos, que manterá o mesmo padrão de 32 clubes divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Os campeões da temporada anterior da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana entram diretamente no Fase de Grupos.

A partir de 2017, a Pré-Libertadores será dividida em três partes: na primeira são três grupos de duas equipes cada, avançando um de cada grupo para a segunda parte; 13 equipes começaram na segunda parte. Os 16 clubes desta etapa foram divididos em oito grupos de duas equipes cada, os quatro classificados disputaram a terceira etapa da Pré-Libertadores, com quatro grupos de duas equipes cada, avançando os quatro clubes vencedores à Fase de Grupos.

Outra novidade inspirada na Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League) é transferência dos algumas equipes eliminadas para a Copa Sul-Americana. No torneio europeu, os perdedores da Terceira Fase, do play-off e os terceiros colocados da Fase de Grupos são transferidos para a Liga Europa (UEFA Europa League) em diferentes estágios da outra competição. Desde 2017, dez equipes eliminadas da Copa Libertadores são transferidas para a Copa Sul-Americana (os oito terceiros lugares eliminados da Fase de Grupos e as duas melhores equipes eliminadas da 3ª Etapa da Pré-Libertadores).

Além disso, as equipes mexicanas passam a ser consideradas membros de pleno direito da Copa Libertadores. Até a edição de 2016 os clubes do México entravam como convidados da competição, já que o país faz parte de outra confederação de futebol, a CONCACAF.

As seis vagas adicionais foram definidas posteriormente. O novo número de representantes de cada país foi definido em novembro na reunião do Conselho da CONMEBOL desta forma:

1 vaga ao Campeão da Copa Libertadores do ano anterior
1 vaga ao Campeão Copa Sul-Americana do ano anterior
7 vagas para o Brasil
6 vagas para a Argentina
4 vagas para cada um dos demais países participantes (Bolívia*, Chile, Colômbia, Equador*, Paraguai*, Peru*, Uruguai* e Venezuela*)

* Com a desistência dos três clubes mexicanos que disputariam a Libertadores 2017, a CONMEBOL anunciou que as outras seis associações que teriam três vagas (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) passaram a ter quatro vagas no torneio. Com esta decisão o total de participantes da Libertadores de 2017 foi aumentado de 44 para 47 clubes.

Com a adição de mais duas vagas para o Brasil o tradicional G4 do Brasileirão (quatro melhores colocados que disputam a Libertadores do ano seguinte) passou a ser G6 (sem contar que um clube seja campeão da Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana), ou seja, os clubes brasileiros na Libertadores de 2017 com esta mudança serão os seis melhores do Campeonato Brasileiro, além do campeão da Copa do Brasil e o clube campeão da Sul-Americana 2016 (se este for uma equipe brasileira).

A partir de 2017, o campeão da Copa Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana entram diretamente na Fase de Grupos. O campeão da Sul-Americana não vai tirar mais a última vaga do país da equipe campeã. O vencedor do torneio terá a vaga assegurada, assim como todos os outros clubes do país do clube campeão.

Para os próximos anos estuda-se ampliar as vagas para incluir os clubes da liga americana de futebol, a Major League Soccer (MLS), além de outros países da CONCACAF para disputar a Libertadores.

O sorteio da Libertadores 2017 que definiu os jogos eliminatórios da Pré-Libertadores 2017 e da Fase de Grupos foi realizado em 21 dezembro de 2016, no Centro de Convenções da CONMEBOL em Luque, na Grande Assunção, Paraguai. O sorteio da Libertadores 2017 definiu os confrontos da Pré-Libertadores e também os grupos e confrontos da Fase de Grupos da Taça Libertadores 2017.

Os clubes brasileiros da Copa Libertadores da América 2017 foram: Chapecoense (Campeã da Copa Sul-Americana de 2016); Palmeiras (Campeão do Campeonato Brasileiro 2016); Grêmio (Campeão da Copa do Brasil de 2016); Santos (Vice-campeão do Campeonato Brasileiro 2016); Flamengo (3º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); Atlético Mineiro (4º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); Botafogo (5º lugar do Campeonato Brasileiro 2016); e Atlético Paranaense (6º lugar do Campeonato Brasileiro 2016).

Desde 2017 é realizado também um sorteio para definir as chaves da Fase Final (popularmente chamada de Mata-Mata) da Libertadores. Anteriormente as 16 equipes classificadas das oitavas de final se enfrentavam de acordo com a classificação da fase de grupos. O sorteio das oitavas de final da Libertadores 2017 foi realizado após a conclusão da Fase de Grupos, em 14 de junho de 2017.

Campeão da Copa Libertadores da América 2017

Clube - Grêmio (3º título)
País - Brasil
Participações na Libertadores -17
Título da Libertadores - 3º título

Ficha da Copa Libertadores da América 2017

Campeão: Grêmio (3º título)
Jogos: 156
Gols: 426
Média de gols: 2,73 por partida
Público:
Média de público: por partida
Artilheiro: José Sand (Lanús) 9 gols
Mais assistências: Lucas Lima (Santos) 6 assistências
Melhor jogador: Luan (Grêmio)
Melhor Goleiro:
Prêmio de Fair-play:
Seleção da Copa Libertadores da América 2017:

Todas as equipes da Copa Libertadores da América 2017

Confira abaixo as equipes que disputaram o torneio de clubes mais importante das Américas. As equipes confirmadas para disputar a Copa Bridgestone Libertadores 2017 estão em negrito.

Vagas por país após as mudanças na Copa Libertadores

País Total de vagas Começam na Fase de Grupos Começam na 3ª Etapa da Pré-Libertadores Começam na 2ª Etapa da Pré-Libertadores Começam na 1ª Etapa da Pré-Libertadores
Brasil 7 5 0 2 0
Argentina 6 5 0 1 0
Chile 4 2 0 2 0
Colômbia 4 2 0 2 0
Bolívia ** 4 2 0 1 1
Equador ** 4 2 0 1 1
Paraguai ** 4 2 0 1 1
Peru ** 4 2 0 1 1
Uruguai ** 4 2 0 1 1
Venezuela ** 4 2 0 1 1
Campeão da Copa Libertadores da edição anterior* 1 1 0 0 0
Campeão da Copa Sul-Americana da edição anterior* 1 1 0 0 0
Total de clubes que começam nesta fase - 28 0 13 6
Total de clubes da fase anterior - 4 8 3 -
Total de Clubes 47 32 8 16 6

* Os campeões da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana não tiram vaga do país. Em 2017, por exemplo, a Colômbia terá uma vaga a mais porque o Atlético Nacional foi campeão da Copa Libertadores 2016, assim como o Brasil terá mais uma vaga adicional pela conquista da Copa Sul-Americana de 2016 pela Chapecoense.

** Os clubes mexicanos desistiram de disputar a Libertadores de 2017 alegando conflito de calendário. As três vagas destinadas às equipes mexicanas foram realocadas posteriormente pela CONMEBOL às federações que teriam apenas três vagas na competição (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O torneio passou a ter 47 clubes.

A lista abaixo é baseada no novo formato da competição com 47 clubes. A nova Libertadores aumentou de 38 para 47 equipes na edição de 2017.

Argentina Argentina
Lanús - Campeão da Primeira Divisão de 2016
San Lorenzo - Vice-campeão da Primeira Divisão de 2016
Estudiantes - 3º lugar da Primeira Divisão de 2016
Godoy Cruz - 4º lugar da Primeira Divisão de 2016
River Plate - Campeão da Copa Argentina 2015-2016
Atlético Tucumán - 5º lugar da Primeira Divisão de 2016

Bolívia Bolívia
Sport Boys - Campeão do Apertura 2015
Jorge Wilstermann - Campeão do Clausura 2016
The Strongest - Melhor colocação na temporada 2015-2016
Universitario de Sucre - 2º melhor colocação na temporada 2015-2016

Brasil Brasil
Chapecoense - Campeã da Copa Sul-Americana de 2016 *
Palmeiras - Campeão do Campeonato Brasileiro de 2016
Grêmio - Campeão da Copa do Brasil 2016
Santos - Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2016
Flamengo - 3º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016
Atlético Mineiro - 4º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016
Botafogo - 5º lugar do Campeonato Brasileiro 2016
Atlético Paranaense - 6º lugar do Campeonato Brasileiro 2016

Chile Chile
Universidad Católica - Campeão do Clasura 2016
Deportes Iquique - Vice-campeão do Apertura 2016
Colo-Colo - Campeão da Copa Chile 2016
Unión Española - Vencedor do torneio classificatório de 2016

Colômbia Colômbia
Atlético Nacional - Campeão da Copa Libertadores da América de 2016
Independiente Medellín - Campeão do Apertura 2016
Santa Fe - Campeão do Finalización 2016
Millonarios - Melhor colocado na temporada 2016
Junior Barranquilla - 2º melhor colocado na temporada 2016

Equador Equador
Barcelona de Guayaquil - Campeão do Campeonato Equatoriano 2016
Emelec - Vice-campeão do Campeonato Equatoriano 2016
El Nacional - 1º melhor colocado na temporada 2016
Independiente del Valle - 2º melhor colocado na temporada 2016

Paraguai Paraguai
Libertad - Campeão do Apertura 2016
Guaraní - Campeão do Clausura 2016
Olimpia - Melhor colocação na temporada 2016
Deportivo Capiatá - 2ª melhor colocação na temporada 2016

Peru Peru
Sporting Cristal - Campeão do Torneio Descentralizado 2016
Melgar - Vice-campeão do Torneio Descentralizado 2016
Universitario - 3º lugar do Torneio Descentralizado 2016
Deportivo Municipal - 4º lugar do Torneio Descentralizado 2016

Uruguai Uruguai
Peñarol - Campeão da temporada 2015-2016
Nacional - Vice-campeão da temporada 2015-2016
Cerro - Melhor colocado da temporada 2015-2016
Montevideo Wanderers - 2º melhor colocado da temporada 2015-2016

Venezuela Venezuela
Zamora - Campeão da Primeira Divisão de 2016
Zulia - Vice-campeão da Primeira Divisão de 2016
Carabobo - Melhor pontuação na temporada 2016
Deportivo Táchira - 2ª melhor pontuação na temporada 2016

* A Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana de 2016. O clube catarinense faria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia. O avião que transportava a equipe, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e convidados para o primeiro jogo da final na Colômbia caiu próximo à cidade de Medellín na noite de 28 de novembro de 2016, madrugada do dia 29 de novembro no horário de Brasília. Apenas três jogadores da Chapecoense sobreviveram à queda do avião, além de um jornalista e dois tripulantes. O Voo LaMia 2933 tornou-se o maior acidente aéreo da história de uma delegação esportiva e o maior do jornalismo brasileiro. Consternado, o clube colombiano enviou um pedido à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) para que fosse reconhecido o título da Copa Sul-Americana 2016 à Chapecoense. Em 5 de dezembro de 2016, a Chapecoense foi declarada campeã do torneio pela CONMEBOL, o que garantiu ao clube catarinense as vagas na Libertadores 2017, Recopa Sul-Americana 2017 e Copa Suruga Bank 2017; e pelo menos US$ 4,8 milhões em premiações. O Atlético Nacional recebeu da CONMEBOL o prêmio "Centenário da CONMEBOL ao Fair Play", além da quantia de US$ 1 milhão por este prêmio e mais US$ 1 milhão pelo vice-campeonato da Sul-Americana 2016.

Equipes que começaram na 1ª Parte da Pré-Libertadores - Copa Libertadores 2017

Seis clubes começaram na Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017. São seis equipes de cada um dos países que ganharam uma vaga adicional após a desistência dos clubes mexicanos (Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Confira abaixo quais clubes começaram na 1ª Parte da Pré-Libertadores 2017.

Bolívia Bolívia (1) - Universitario de Sucre
Equador Equador (1) - Independiente del Valle
Paraguai Paraguai (1) - Deportivo Capiatá
Peru Peru (1) - Deportivo Municipal
Uruguai Uruguai (1) - Montevideo Wanderers
Venezuela Venezuela - Deportivo Táchira

Equipes que começaram na 2ª Parte da Pré-Libertadores - Copa Libertadores 2017

13 clubes começaram na Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017. São dois clubes do Brasil, dois do Chile e dois da Colômbia; além de um clube de cada um dos demais países. Confira abaixo quais clubes começaram na 2ª Parte da Pré-Libertadores 2017.

Argentina Argentina (1) - Atlético Tucumán
Bolívia Bolívia (1) - The Strongest
Brasil Brasil (2) - Atlético Paranaense | Botafogo
Chile Chile (2) - Colo-Colo | Unión Española
Colômbia Colômbia (2) - Junior Barranquilla | Millonarios
Equador Equador (1) - El Nacional
Paraguai Paraguai (1) - Olimpia
Peru Peru (1) - Universitario
Uruguai Uruguai (1) - Cerro
Venezuela Venezuela (1) - Carabobo

Equipes que começam na Fase de Grupos da Copa Libertadores 2017

28 clubes começaram na Fase de Grupos da Copa Libertadores de 2017. Foram 5 clubes da Argentina, cinco do Brasil e dois de cada um dos demais países; além do campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior. Confira abaixo quais clubes começam na Fase de Grupos da Libertadores de 2017.

Argentina Argentina (5) - Estudiantes | Godoy Cruz | Lanús | River Plate | San Lorenzo
Bolívia Bolívia (2) - Jorge Wilstermann | Sport Boys
Brasil Brasil (5+1*) - Atlético Mineiro | Chapecoense | Flamengo | Grêmio | Palmeiras | Santos
Chile Chile (2) - Deportes Iquique | Universidad Católica
Colômbia Colômbia (2+1*) - Atlético Nacional | Independiente Medellín | Santa Fe
Equador Equador (2) - Barcelona de Guayaquil | Emelec
Paraguai Paraguai (2) - Guaraní | Libertad
Peru Peru (2) - Melgar | Sporting Cristal
Uruguai Uruguai (2) - Nacional | Peñarol
Venezuela Venezuela (2) - Zamora | Zulia

* Os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana entram diretamente no Fase de Grupos, sem tirar uma vaga do país do clube campeão. O Atlético Nacional foi o campeão da Copa Libertadores 2016 e a Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016.

Tabela da Pré-Libertadores 2017

A Pré-Libertadores 2017 foi dividida em três etapas. Na primeira as seis equipes que começaram nesta fase foram divididas em três chaves de dois clubes cada. Os vencedores passaram à Segunda Etapa da Pré-Libertadores (13 clubes começaram nesta etapa). A Segunda Etapa foi disputada em oito chaves de dois clubes cada. Os vencedores passaram à Terceira Etapa, disputada com quatro chaves de dois clubes cada. Os quatro vencedores se classificaram à Fase de grupos.

Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
E1 - Bolívia Universitario de Sucre x Montevideo Wanderers Uruguai
E2 - Peru Deportivo Municipal x Independiente del Valle Equador
E3 - Paraguai Deportivo Capiatá x Deportivo Táchira Venezuela

* Em negrito estão as equipes classificadas à 2ª Etapa da Pré-Libertadores 2017

Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
C1 - Brasil Atlético Paranaense x Millonarios Colômbia
C2 - Brasil Botafogo x Colo-Colo Chile
C3 - Uruguai Cerro x Unión Española Chile
C4 - Venezuela Carabobo x Junior Colômbia
C5 - Argentina Atlético Tucumán x El Nacional Equador
C6 - Uruguai Montevideo Wanderers x The Strongest Bolívia
C7 - Equador Independiente del Valle x Olimpia Paraguai
C8 - Paraguai Deportivo Capiatá x Universitario Peru

* Em negrito estão as equipes classificadas à 3ª Etapa da Pré-Libertadores 2017

Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2017
Chave - Confronto - Jogo de ida - jogo de volta (decisão de pênaltis)
G1 - Paraguai Deportivo Capiatá x Atlético Paranaense Brasil
G2 - Brasil Botafogo x Olimpia Paraguai
G3 - Chile Unión Española x The Strongest Bolívia
G4 - Argentina Atlético Tucumán x Junior Colômbia

* Em negrito estão as equipes classificadas à Fase de Grupos da Libertadores 2017

Equipe campeã da Copa Libertadores 2017

Grêmio (3º título)

Datas dos jogos da Copa Libertadores da América 2017 *

Confira as datas dos jogos de cada fase da Copa Libertadores de 2017.

Jogos da Primeira Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Primeira Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 23 a 27 de janeiro de 2017.

Jogos da Segunda Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Segunda Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 31 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017.

Jogos da Terceira Etapa da Pré-Libertadores
As partidas de ida e volta da Terceira Etapa da Pré-Libertadores 2017 foram disputadas de 15 a 23 de fevereiro de 2017.

Jogos da Fase de Grupos
A Fase de Grupos da Copa Libertadores da América 2017 teve seis rodadas com turno e returno de 7 de março a 25 de maio de 2017.

Jogos das Oitavas de final
Os jogos de ida e volta das Oitavas de final da Copa Libertadores da América 2017 foram disputados de 4 de julho a 10 de agosto de 2017.

Jogos das Quartas de final
As partidas de ida e volta da Quartas de final da Copa Libertadores da América 2017 foram disputadas de 13 a 21 de setembro de 2017.

Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa Libertadores da América 2017 foram disputadas de 24 de outubro a 1 de novembro de 2017.

Jogos das Finais
As Finais da Copa Libertadores da América 2017 foram disputadas de 22 a 29 de novembro de 2017.

* As datas podem ser modificadas pela CONMEBOL.

Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Os clubes brasileiros que estiveram na Copa Libertadores de 2017 foram definidos na Copa do Brasil de 2016, Campeonato Brasileiro de 2016, Copa Sul-Americana de 2016 e Copa Libertadores de 2016. Confira abaixo os clubes brasileiros que disputaram a Libertadores de 2017:

Copa do Brasil de 2016 - Grêmio (Campeão - confirmado)

Campeonato Brasileiro de 2016 - Atlético Mineiro (4º lugar - confirmado) | Atlético Paranaense (6º lugar - confirmado) | Botafogo (5º lugar - confirmado) | Flamengo (3º lugar - confirmado) | Palmeiras (Campeão - confirmado) | Santos (Vice-campeão - confirmado)

Copa Sul-Americana de 2016 - Chapecoense (Campeã - confirmada)

Copa Libertadores de 2016 - todos os clubes brasileiros foram eliminados.

* Garantiram vaga à Copa Sul-Americana do ano seguinte: seis clubes eliminados antes das oitavas de final da Copa do Brasil melhores colocados no Campeonato Brasileiro; campeão da Copa do Nordeste; e o campeão da Copa Verde. O critério de classificação dos classificados da Copa do Brasil é de acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Além do clube campeão do torneio do ano anterior.

Situação dos clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Oito clubes brasileiros garantiram vaga na Libertadores 2017 através do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Se um clube brasileiro fosse campeão da Libertadores do ano anterior o país teria mais uma vaga na competição.

Situação do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Mineiro se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 4º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Galo começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 6 com Libertad do Paraguai, Godoy Cruz da Argentina e Sport Boys da Bolívia. Nas oitavas de final da Libertadores 2017 o Atlético Mineiro foi eliminado pelo Jorge Wilstermann da Bolívia.

Situação do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Paranaense se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 6º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Furacão começou a Libertadores 2017 na Segunda Etapa da Pré-Libertadores eliminando nos pênaltis o Millonarios da Colômbia. O Atlético Paranaense eliminou na Terceira Etapa da Pré-Libertadores o Deportivo Capiatá do Paraguai. Na Fase de Grupos, o Furacão ficou em segundo lugar no Grupo 4 com: Flamengo, San Lorenzo da Argentina e Universidad Católica do Chile. O Atlético Paranaense foi eliminado pelo Santos nas oitavas de final da Libertadores 2017.

Situação do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
O Botafogo se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 5º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O Fogão começou a Libertadores 2017 na Segunda Etapa da Pré-Libertadores eliminando o Colo-Colo do Chile. O Botafogo eliminou na Terceira Etapa da Pré-Libertadores o Olimpia do Paraguai. Na Fase de Grupos, o Botafogo esteve no Grupo 1 com: Atlético Nacional da Colombia, Estudiantes da Argentina e Barcelona de Guayaquil do Equador. O Botafogo superou o Nacional do Uruguai nas oitavas de final, mas nas quartas de final foi eliminado pelo Grêmio.

Situação da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
A Chapecoense se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista da Copa Sul-Americana de 2016. O clube catarinense começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 7 com Nacional do Uruguai, Lanús da Argentina e Zulia da Venezuela. A Chapecoense ficou em terceiro lugar em seu grupo e não se classificou para as oitavas de final da Libertadores de 2017. O clube catarinense foi punido com a perda de três pontos no jogo contra o Lanús. A Chapecoense está eliminada da competição e disputa a Copa Sul-Americana de 2017.

Situação do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
O Flamengo se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 3º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube carioca começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 4 com San Lorenzo da Argentina, Universidad Católica do Chile e Atlético Paranaense. O Flamengo ficou em terceiro lugar em seu grupo e não se classificou para as oitavas de final da Libertadores de 2017. O clube carioca garantiu vaga para a Copa Sul-Americana de 2017.

Situação do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
O Grêmio se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista da Copa do Brasil de 2016. O Tricolor dos Pampas começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 6 com Guaraní do Paraguai, Zamora da Venezuela e Deportes Iquique do Chile. O Grêmio ficou em primeiro lugar nesse grupo e se classificou para as oitavas de final da Libertadores 2017. Nesta fase o Grêmio eliminou o Godoy Cruz da Argentina, adversário definido no sorteio das oitavas de final. Nas quartas de final o Grêmio eliminou o Botafogo e na semifinal eliminou o Barcelona de Guayaquil do Equador. O Grêmio venceu o confronto final da Libertadores 2017 contra o Lanús da Argentina e se tornou tricampeão da Libertadores da América.

Situação do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
O Palmeiras se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através da conquista do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube paulista começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 5 com Peñarol do Uruguai, Jorge Wilstermann da Bolívia e Atlético Tucumán da Argentina. O Palmeiras ficou em primeiro lugar nesse grupo e se classificou às oitavas de final da Libertadores 2017, mas foi eliminado nesta fase na disputa de pênaltis pelo Barcelona de Guayaquil.

Situação do Santos na Copa Libertadores da América 2017
O Santos se classificou para a Copa Libertadores da América de 2017 através do 2º lugar do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube santista começou a Libertadores 2017 na Fase de Grupos no Grupo 2 com Santa Fe da Colômbia, Sporting Cristal do Peru e The Strongest da Bolívia. O Peixe eliminou o Atlético Paranaense nas oitavas de final, mas nas quartas de final foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil.

Saiba mais: Campanha do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Santos na Copa Libertadores da América 2017
Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Próximos jogos dos clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Confira quais são os próximos jogos das equipes brasileiras na Libertadores de 2017.

Próximo jogo do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Mineiro foi eliminado nas Oitavas de Final e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
O Atlético Paranaense foi eliminado nas Oitavas de Final e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
O Botafogo foi eliminado nas Oitavas de Final e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
A Chapecoense foi eliminada na Fase de Grupos e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
O Flamengo foi eliminado na Fase de Grupos e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
O Grêmio foi o campeão da Libertadores e joga agora o Mundial de Clubes.

Próximo jogo do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
O Palmeiras foi eliminado nas Oitavas de Final e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Próximo jogo do Santos na Copa Libertadores da América 2017
O Santos foi eliminado na Fase de Grupos e não joga mais nesta edição da Taça Libertadores.

Obs.: O horário das partidas é local. O horário de Brasília para os jogos está em parênteses.

Saiba mais: Campanha do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Atlético Paranaense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Botafogo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha da Chapecoense na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Flamengo na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Grêmio na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Palmeiras na Copa Libertadores da América 2017
Campanha do Santos na Copa Libertadores da América 2017
Clubes brasileiros na Copa Libertadores da América 2017

Copa Libertadores da América 2017 - Taça Libertadores - Edição 2017

Pré-Libertadores : 1ª Etapa da Pré-Libertadores : 2ª Etapa da Pré-Libertadores : 3ª Etapa da Pré-Libertadores

Fase de Grupos : Grupo 1 : Grupo 2 : Grupo 3 : Grupo 4 : Grupo 5 : Grupo 6 : Grupo 7 : Grupo 8

Fase Final (Mata-Mata) - Possíveis confrontos das oitavas : Sorteio das oitavas de final : Oitavas de final : Quartas de final : Semifinal : Final

Sorteio da Libertadores 2017 : Tabela : Calendário : Classificados : Clubes transferidos à Copa Sul-Americana 2017 : Classificação Final : Estatísticas : Estádios : Bola : Troféu : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas

Clubes da Libertadores 2017 - Clubes da Argentina na Libertadores 2017 - Atlético Tucumán | Estudiantes | Godoy Cruz | Lanús | River Plate | San Lorenzo | Clubes da Bolívia na Libertadores 2017 - Jorge Wilstermann | Sport Boys | The Strongest | Universitario de Sucre | Clubes do Brasil na Libertadores 2017 - Atlético Mineiro | Atlético Paranaense | Botafogo | Chapecoense | Flamengo | Grêmio | Palmeiras | Santos | Clubes do Chile na Libertadores 2017 - Colo-Colo | Deportes Iquique | Unión Española | Universidad Católica | Clubes da Colômbia na Libertadores 2017 - Atlético Nacional | Independiente Medellín | Millonarios | Santa Fe | Clubes do Equador na Libertadores 2017 - Barcelona de Guayaquil | El Nacional | Emelec | Independiente del Valle | Clubes do México na Libertadores 2017 - Nenhum. Os clubes mexicanos desistiram de disputar esta edição da Libertadores. | Clubes do Paraguai na Libertadores 2017 - Deportivo Capiatá | Guaraní | Libertad | Olimpia | Clubes do Peru na Libertadores 2017 - Deportivo Municipal | Melgar | Sporting Cristal | Universitario | Clubes do Uruguai na Libertadores 2017 - Cerro | Montevideo Wanderers | Nacional | Peñarol | Clubes da Venezuela na Libertadores 2017 - Carabobo | Deportivo Táchira | Zamora | Zulia

Copa Libertadores da América - Taça Libertadores de América

História : Campeões : Campeões Invictos : Clubes : Recordes : Curiosidades : Artilheiros : Estatísticas : Brasileiros : Troféu : Bolas oficiais

Edição do Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões: 1948

Edições da Copa Libertadores da América: 1960 : 1961 : 1962 : 1963 : 1964 : 1965 : 1966 : 1967 : 1968 : 1969 : 1970 : 1971 : 1972 : 1973 : 1974 : 1975 : 1976 : 1977 : 1978 : 1979 : 1980 : 1981 : 1982 : 1983 : 1984 : 1985 : 1986 : 1987 : 1988 : 1989 : 1990 : 1991 : 1992 : 1993 : 1994 : 1995 : 1996 : 1997 : 1998 : 1999 : 2000 : 2001 : 2002 : 2003 : 2004 : 2005 : 2006 : 2007 : 2008 : 2009 : 2010 : 2011 : 2012 : 2013 : 2014 : 2015 : 2016 : 2017 : 2018 : 2019 : 2020 : 2021 : 2022 : 2023 : 2024 : 2025 : 2026 : 2027 : 2028

Site oficial da Copa Libertadores da América

Tags: Copa Libertadores da América 2017 | Copa Bridgestone Libertadores 2017 (antiga Taça Libertadores de América) | Clubes brasileiros na Libertadores | Pré-Libertadores | Grupos da Libertadores | Final | Edição 2017 da Taça Libertadores



 

Os melhores países para nômades digitais e trabalho remoto

Você tem planos de morar no exterior? Saiba quais são os melhores países para viver esta experiência, de acordo com uma pesquisa. Confira no vídeo a lista com os melhores países do mundo para nômades digitais e trabalho remoto.


Fonte: Que Tal Viajar?

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Sites recomendados

Cadê Meu Táxi?
Planeta PANC
Qual criptomoeda?
Qual DDD?
Qual DDI?
Qual TV por Assinatura
Que Tal Viajar
Só Passagem de Avião
Só Passagem de Ônibus
Tudo de Carros

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2024 (Euro 2024) - Alemanha
Eurocopa 2024 - Alemanha Campeonato Europeu de Futebol - UEFA Euro