Futebol

Confira a história do Futebol e as principais competições.

Final da Copa do Mundo de Futebol de 2006 em Berlim, Alemanha

Eliminatórias da Copa do Mundo - Rússia 2018

A Copa do Mundo 2018 (Campeonato Mundial de Futebol 2018) será realizada na Rússia entre 14 de junho a 15 de julho de 2018.



Eliminatórias da Copa do Mundo - Rússia 2018

Sistema de disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 são torneios organizados pelas seis confederações (AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC e UEFA) da FIFA. 208 seleções disputaram mais de 800 jogos para definir as 31 vagas nas eliminatórias de suas respectivas confederações. A Rússia por ser o país sede não disputou as eliminatórias e se classificou automaticamente.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo todas as seleções nacionais se inscreveram para as eliminatórias, embora nem todos os países competiram, como o Zimbábue e a Indonésia. A seleção africana foi expulsa da competição em março de 2015 por uma dívida pendente desde 2008 com o técnico brasileiro José Claudinei Georgini, mais conhecido como Valinhos. Já a Indonésia foi excluída da competição por interferência do governo na federação nacional. Butão e Sudão do Sul estrearam nas eliminatórias da Copa do Mundo.

O sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 foi realizado no Palácio Konstantinovsky em São Petersburgo, em 25 de julho de 2015. Alguns jogos qualificatórios foram realizados antes do sorteio, que definiu os grupos das fases seguintes.

Os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 começaram no dia 12 de março de 2015. As últimas vagas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 foram conhecidas no dia 15 de novembro de 2017.

Distribuição das vagas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Confira abaixo a distribuição das vagas de cada Confederação para a Copa do Mundo de 2018:

• Europa (UEFA) - 13 seleções + Rússia (país-sede) classificada automaticamente
• África (CAF) - 5 seleções
• América do Sul (CONMEBOL) - 5 seleções*
• Ásia (AFC) - 5 seleções *
• América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) - 3 seleções *
• Oceania (OFC) - Nenhuma seleção *

* O quinto lugar das eliminatórias da América do Sul disputou uma vaga para a Copa do Mundo de 2018 contra o quinto lugar da Oceania em dois jogos. O quarto colocado das eliminatórias da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) enfrentou o vencedor das eliminatórias da Ásia, também em dois jogos, por uma vaga na Copa do Mundo de 2018.

Seleções participantes da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Seleções participantes: 32 | Seleções confirmadas: 32
Alemanha Alemanha  Argentina Argentina  Arábia Saudita Arábia Saudita  Austrália Austrália  Bélgica Bélgica   Brasil Brasil  Colômbia Colômbia  Coreia do Sul Coreia do Sul  Costa Rica Costa Rica  Croácia Croácia  Dinamarca Dinamarca  Egito Egito  Espanha Espanha  França França  Inglaterra Inglaterra  Irã Irã  Islândia Islândia  Japão Japão  Marrocos Marrocos  México México  Nigéria Nigéria  Panamá Panamá  Peru Peru  Polônia Polônia  Portugal Portugal  Rússia Rússia (país-sede)  Senegal Senegal  Sérvia Sérvia  Suécia Suécia  Suíça Suíça  Tunísia Tunísia  Uruguai Uruguai

Seleções estreantes: 2 (6%) - Islândia Islândia e Panamá Panamá

Seleções da a Copa do Mundo de 2018 por continente (confederação)
Seleções da África (CAF) na Copa do Mundo de 2018
Egito Egito  Marrocos Marrocos  Nigéria Nigéria   Senegal Senegal  Tunísia Tunísia

Seleções da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) na Copa do Mundo de 2018
Costa Rica Costa Rica  México México  Panamá Panamá

Seleções da América do Sul (CONMEBOL) na Copa do Mundo de 2018
Argentina Argentina  Brasil Brasil   Colômbia Colômbia  Peru Peru  Uruguai Uruguai

Seleções da Ásia (AFC) na Copa do Mundo de 2018
Arábia Saudita Arábia Saudita  Austrália Austrália*  Coreia do Sul Coreia do Sul  Irã Irã  Japão Japão

* Apesar de a Austrália estar localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia.

Seleções da Europa (UEFA) na Copa do Mundo de 2018
Alemanha Alemanha   Bélgica Bélgica   Croácia Croácia   Dinamarca Dinamarca  Espanha Espanha   França França  Inglaterra Inglaterra  Polônia Polônia  Portugal Portugal  Rússia Rússia (país-sede)   Sérvia Sérvia  Suécia Suécia  Suíça Suíça

Seleções da Oceania (OFC) na Copa do Mundo de 2018
Nenhuma. A Nova Zelândia, representante do continente, não se classificou na Repescagem Intercontinental

* O total de seleções por federação será confirmado após a repescagem intercontinental.

Saiba mais: Seleções participantes da Copa do Mundo de 2018

Sorteio da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

O sorteio para definir os grupos e os jogos da Primeira Fase da Copa do Mundo de 2018 foi realizado no Palácio Estatal do Kremlin, Moscou, em 1 de dezembro de 2017. Neste sorteio serão definidos os grupos e os jogos das seleções. Saiba mais em: Sorteio da Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Eliminatórias da África (CAF) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 54
Vagas: 5
Datas: 7 de outubro de 2015 a 14 de novembro de 2017
Sistema de disputa: na Primeira Fase as 26 piores equipes classificadas no ranking africano de julho de 2015 da FIFA disputam 13 grupos com duas seleções cada, de forma eliminatória com jogos de ida e volta. As 13 seleções classificadas se juntam às 27 melhores seleções do ranking da FIFA na Segunda Fase, composta por 40 equipes no total, divididas em 20 grupos de duas seleções cada também em jogos eliminatórios de ida e volta. Os 20 vencedores avançam para a Terceira Fase, composta por cinco grupos de quatro equipes cada a jogar em sistema de turno e returno (seis rodadas). Os vencedores de cada grupo disputam a Copa do Mundo de 2018.
Sorteio dos grupos e confrontos: 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia
Seleções classificadas: Egito Egito  Marrocos Marrocos  Nigéria Nigéria   Senegal Senegal  Tunísia Tunísia

Saiba mais: Eliminatórias da África à Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da Ásia (AFC) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 46
Vagas: 4 ou 5
Datas: 12 de março de 2015 a 10 de outubro de 2017
Sistema de disputa: as 46 seleções asiáticas foram divididas de acordo com o ranking de seleções da FIFA de janeiro de 2015. As doze últimas começaram na Primeira Fase, divididas em seis grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. Os seis vencedores se juntaram aos 34 melhores colocados do ranking na disputa da Segunda Fase. As 40 seleções foram divididas em oito grupos com cinco equipes cada a jogar em sistema de turno e returno. Os primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores segundos avançaram à Terceira Fase, composta por 12 seleções, divididas em dois grupos com seis equipes cada a jogar também em sistema de turno e returno. As duas melhores seleções de cada grupo se classificaram diretamente para a Copa do Mundo de 2018, os dois terceiros lugares disputaram uma repescagem em dois jogos para definir o representante da Ásia na repescagem intercontinental, que foi definida contra o quarto lugar da Concacaf, também em partidas de ida e volta.
Sorteio dos grupos e confrontos: 10 de fevereiro de 2015 em Kuala Lumpur, Malásia (Primeira Fase); 14 de abril de 2015 em Kuala Lumpur, Malásia (Segunda Fase); 12 de abril de 2016 em Kuala Lumpur, Malásia (Terceira Fase e Quarta Fase)
Seleções classificadas: Arábia Saudita Arábia Saudita  Austrália Austrália*  Coreia do Sul Coreia do Sul  Irã Irã  Japão Japão

Saiba mais: Eliminatórias da Ásia à Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 35
Vagas: 3 ou 4
Datas: 22 de março de 2015 a 10 de outubro de 2017
Sistema de disputa: as 35 seleções começaram em fases diferentes de acordo com o Ranking da FIFA de agosto de 2014. Os seis primeiros do ranking começaram na Quarta Fase; as seleções do 7º ao 8º lugar iniciaram na Terceira Fase; do 9º ao 21º lugar na Segunda Fase; enquanto as demais seleções iniciaram na Primeira Fase. A Primeira Fase foi composta por 14 equipes divididas em sete grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. Os sete classificados juntaram-se aos 13 pré-selecionados para a 2ª Fase, disputada dez grupos com duas seleções cada de forma eliminatória com jogos de ida e volta. Os dez classificados se juntaram ao 7º ao 8º lugar do ranking na Terceira Fase, composta de seis grupos de duas equipes cada, também com dois jogos eliminatórios em cada grupo. As seis seleções classificadas se juntaram aos seis primeiros do ranking na Quarta Fase. As seleções foram divididas em três grupos de quatro equipes cada em sistema de turno e returno (seis rodadas). Os dois primeiros de cada grupo avançaram à Quinta Fase, disputada em um hexagonal com dez rodadas (turno e returno). As três primeiras seleções nesta fase se classificaram diretamente para a Copa do Mundo de 2018, enquanto Honduras, o 4º lugar, perdeu para a Austrália a disputa na repescagem intercontinental.
Sorteio dos grupos e confrontos: 15 de janeiro de 2015 em Miami Beach, Estados Unidos (1ª Fase e 2ª Fase); 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia (3ª Fase e 4ª Fase); a definir (Hexagonal Final - 5ª Fase)
Seleções classificadas: Costa Rica Costa Rica  México México  Panamá Panamá

Saiba mais: Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe à Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da América do Sul (Conmebol) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 10
Vagas: 4 ou 5
Datas: 8 de outubro de 2015 a 10 de outubro de 2017
Sistema de disputa: as dez seleções jogaram em grupo único com jogos em turno e returno. Os quatro melhores se classificaram diretamente para a Copa do Mundo de 2014. O Peru, quinto colocado, venceu o confronto contra a Nova Zelândia, representante da Oceania, na disputa de uma vaga na repescagem intercontinental em partidas de ida e volta.
Sorteio dos confrontos: 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia
Seleções classificadas: Argentina Argentina  Brasil Brasil   Colômbia Colômbia  Peru Peru  Uruguai Uruguai

Saiba mais: Eliminatórias da da América do Sul à Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da Europa (UEFA) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 52 (A Rússia por ser o país sede não disputará as eliminatórias)
Vagas: 13 + 1 (país sede)
Datas: 4 de setembro de 2016 a 14 de novembro de 2017
Sistema de disputa: inicialmente, 52 seleções disputariam a Primeira Fase das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018. Com a admissão de Gibraltar e Kosovo como membros da FIFA em maio de 2016, ambas as equipes nacionais foram incluídas nas eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2018. Desta forma as 54 seleções ficaram dividas em nove grupos de seis equipes cada. Cada uma das seleções jogou com as outras equipes de seu grupo em sistema de turno e returno. Os primeiros colocados de cada grupo se classificaram automaticamente para a Copa do Mundo de 2018. Os oito melhores segundos colocados da 1ª Fase decidiram as últimas vagas na repescagem europeia, disputadas em quatro grupos de duas seleções cada em sistema de ida e volta. Os vencedores dos confrontos se classificaram para a Copa do Mundo de 2018.
Sorteio dos grupos e confrontos: 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia (Primeira Fase); a definir (Repescagem)
Seleções classificadas: Alemanha Alemanha   Bélgica Bélgica   Croácia Croácia   Dinamarca Dinamarca  Espanha Espanha   França França  Inglaterra Inglaterra  Polônia Polônia  Portugal Portugal  Rússia Rússia (país-sede)   Sérvia Sérvia  Suécia Suécia  Suíça Suíça

* A Rússia por ser o país-sede do Mundial de 2018 não precisou disputar as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018.

Saiba mais: Eliminatórias da Europa à Copa do Mundo - Rússia 2018

Eliminatórias da Oceania (OFC) para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Seleções participantes: 11
Vagas: 0 ou 1
Datas: 31 de agosto de 2015 a 5 de setembro de 2017
Sistema de disputa: as 11 seleções começaram em fases diferentes de acordo com o Ranking da FIFA. Os sete primeiros do ranking começaram na Segunda Fase, enquanto os demais iniciaram na Primeira Fase. A Primeira Fase foi composta por quatro equipes em grupo único em sistema de turno único (três rodadas). Apenas a primeira colocada se juntou aos outros sete pré-selecionados na Copa das Nações da OFC de 2016, que também serviu como parte da eliminatória da Oceania para a Copa do Mundo de 2018. As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro equipes cada em turno único. As três primeiras de cada grupo avançaram à Terceira Fase, dividida em dois grupos de três seleções cada. As primeiras se classificaram à final da Repescagem da Oceania. A Nova Zelândia se classificou para disputar a Repescagem Intercontinental contra um representante da Conmebol (América do Sul).
Sorteio dos grupos e confrontos: 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia (Segunda Fase); 8 de julho de 2016 em Auckland, Nova Zelândia (Terceira Fase); e 15 de junho de 2017 em Auckland, Nova Zelândia (Ordem dos jogos da Fase Final)
Seleções classificadas: Nenhuma. A Nova Zelândia, representante do continente, não se classificou na Repescagem Intercontinental

Saiba mais: Eliminatórias da Oceania à Copa do Mundo - Rússia 2018

Repescagem intercontinental para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
As duas últimas vagas para a Copa do Mundo de 2018 foram definidas na Repescagem Intercontinental. Um representante da Conmebol (América do Sul) enfrentou uma seleção da Oceania (OFC) e um representante da AFC (Ásia) enfrentou um da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe). As vagas foram definidas em duas partidas (ida e volta) em novembro de 2017. O sorteio dos confrontos foi realizado em 25 de julho de 2015 em São Petersburgo, Rússia.

Confrontos da Repescagem Intercontinental para a Copa do Mundo da Rússia de 2018
Concacaf x AFC
Honduras x Austrália*

* Apesar de a Austrália estar localizada geograficamente na Oceania a Federação Australiana de Futebol ingressou na AFC (Confederação Asiática de Futebol) em 2006. Desde então, as seleções e os clubes australianos disputam campeonatos e vagas pela Confederação da Ásia.

OFC x Conmebol
Nova Zelândia x Peru

* Em negrito os classificados na repescagem intercontinental para o Mundial de 2018.

Saiba mais: Repescagem intercontinental das eliminatórias à Copa do Mundo - Rússia 2018

Tags: Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia | AFC | CAF | Concacaf | Conmebol | OFC | UEFA | Classificação África | Ásia | América do Sul | América do Norte | Oceania | Europa | Países classificados | Resultados | Rússia 2018 | Tabela da Copa

• Site oficial da Copa do Mundo de Futebol - FIFA

Fotos da Copa do Mundo de 2018 na Rússia
Vídeos da Copa do Mundo de 2018 na Rússia
Notícias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia

Datas dos jogos da Copa do Mundo de 2018

Jogos da Primeira Fase
A 1ª Fase da Copa do Mundo de 2018 (Fase de Grupos) terá três rodadas em turno único entre 14 a 28 de junho de 2018.

Jogos das Oitavas de final
Os jogos das Oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 serão disputados de 30 de junho a 3 de julho de 2018.

Jogos das Quartas de final
As partidas da Quartas de final da Copa do Mundo de 2018 serão disputadas em 6 e 7 de julho de 2018.

Jogos das Semifinais
As Semifinais da Copa do Mundo de 2018 serão disputadas em 10 e 11 de julho de 2018.

Jogos da Disputa de 3º lugar
A disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2018 será disputada em 14 de julho de 2018.

Jogo Final
A Final da Copa do Mundo de 2018 será disputada em 15 de julho de 2018.

Que tal viajar para a Rússia?

Conheça a Rússia! Veja as melhores informações para a sua viagem à Copa do Mundo de 2018. Conheça a história, clima, cultura, hospedagem, passeios, praias, museus, compras, consulados e dicas de viagem para torcer com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018. Saiba também como viajar de avião durante a Copa do Mundo ou como se locomover de metrô, trem, avião e ônibus nas cidades que sediarão a Copa 2018. Saiba mais em Viagem para a Rússia.

Copa do Mundo de Futebol FIFA - Rússia 2018

Escolha da Sede : Rússia - País-sede : Cidades : Estádios : Mascote : Pôster : Logo : Bola : Troféu : Slogan : Música : Video game : Jogos na TV : Internet : Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Curiosidades : Ônibus das Seleções : Musas : Musos : Protestos : FIFA Fan Fest 2018 : Eliminatórias (África : Ásia : América do Norte : América do Sul : Europa : Oceania : Repescagem Europeia : Repescagem Intercontinental) : Classificados : Sorteio da Copa do Mundo

Cerimônia de Abertura : Cerimônia de Encerramento : Calendário : Tabela : 1ª Fase : Grupo A : Grupo B : Grupo C : Grupo D : Grupo E : Grupo F : Grupo G : Grupo H : Possíveis confrontos das oitavas de final : Oitavas-de-final : Possíveis confrontos das quartas de final : Quartas-de-final : Possíveis semifinais : Semifinal : Disputa de 3º lugar : Possíveis confrontos da final : Final : Estatísticas : Classificação : Premiação : Árbitros : Inovações : Jogadores : Treinadores : Artilheiros : Assistências : Ingressos : Uniformes e Camisas : Sedes das Seleções

Seleções participantes da Copa do Mundo de 2018 - Alemanha Alemanha  Argentina Argentina  Arábia Saudita Arábia Saudita  Austrália Austrália  Bélgica Bélgica   Brasil Brasil  Colômbia Colômbia  Coreia do Sul Coreia do Sul  Costa Rica Costa Rica  Croácia Croácia  Dinamarca Dinamarca  Egito Egito  Espanha Espanha  França França  Inglaterra Inglaterra  Irã Irã  Islândia Islândia  Japão Japão  Marrocos Marrocos  México México  Nigéria Nigéria  Panamá Panamá  Peru Peru  Polônia Polônia  Portugal Portugal  Rússia Rússia (país-sede)  Senegal Senegal  Sérvia Sérvia  Suécia Suécia  Suíça Suíça  Tunísia Tunísia  Uruguai Uruguai

Copa do Mundo de Futebol FIFA

Campeões : História : Sedes : Artilheiros : Curiosidades : Estatísticas : Cartazes : Logos : Troféus : Mascotes : Bolas : Seleções : Brasil

Edições - Uruguai 1930 : Itália 1934 : França 1938 : Brasil 1950 : Suíça 1954 : Suécia 1958 : Chile 1962 : Inglaterra 1966 : México 1970 : Alemanha Ocidental 1974 : Argentina 1978 : Espanha 1982 : México 1986 : Itália 1990 : Estados Unidos 1994 : França 1998 : Coreia do Sul e Japão 2002 : Alemanha 2006 : África do Sul 2010 : Brasil 2014 : Rússia 2018 : Catar 2022


Leia também

 

Dupla Cidadania - Melhores países em 2017

Quer tirar a dupla cidadania? Confira neste vídeo os países com as melhores cidadanias de todo o mundo a partir do Índice de qualidade de nacionalidade 2016, também chamado de QNI, divulgado em 13 de setembro de 2017. Confira no vídeo quais são os países com as melhores cidadanias do mundo. Você concorda?

Fonte do vídeo: quetalviajar

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Pan-Americano - Lima 2019
Pan-Americano - Lima 2019 Jogos Pan-Americanos
Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa
Copa das Confederações - 2021
Copa das Confederações 2021 Copa das Confederações