História dos Campeonatos Estaduais do Brasil

Curiosidades, campeões e história dos campeonatos estaduais de futebol do Brasil.

Futebol

História dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

Quem é o maior campeão estadual brasileiro? Qual clube tem mais títulos estaduais no Brasil? Confira a lista dos campeonatos estaduais do Brasil.



História dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

O Brasil é um país continental. Alguns estados brasileiros são maiores do que muitos países. A impossibilidade de se criar um campeonato em âmbito nacional gerou a criação de campeonatos estaduais quando o futebol começou a se popularizar. A tradição destes campeonatos ainda resiste e é um dos motores das rivalidades das equipes do mesmo estado. Saiba nesta página qual o campeonato estadual mais antigo do país, qual o clube que tem mais títulos estaduais no país, entre outras curiosidades dos campeonatos estaduais de futebol do Brasil.

Cada unidade da federação brasileira (os 26 estados e o Distrito Federal) possui seu próprio campeonato. Atualmente, os campeonatos estaduais são realizados no começo da temporada, durando em torno de quatro meses. Em algumas ocasiões os campeonatos estaduais já duraram muito mais tempo; e, em algumas edições, terminaram somente no ano seguinte. Existem propostas para extinguir com os campeonatos estaduais, assim como existem planos para encurtar ainda mais os campeonatos estaduais para que sejam realizados em poucas semanas.

O primeiro campeonato estadual reconhecido é o Campeonato Paulista de Futebol de 1902, o torneio contou com cinco equipes da cidade de São Paulo: Germânia (atual Pinheiros), Internacional, Mackenzie, Paulistano e São Paulo Athletic (SPAC). O São Paulo Athletic venceu o paulistano com dois gols de Charles Miller na final e se tornou o primeiro campeão paulista e também o primeiro campeão estadual brasileiro. O "pai" do futebol e do rugby no Brasil foi o artilheiro do primeiro campeonato estadual brasileiro. Charles Miller também foi artilheiro do campeonato paulista de 1904.

O SPAC que já foi quatro vezes campeão paulista de futebol quatro vezes (1902, 1903, 1904 e 1911), mas que, atualmente, tem o seu departamento de futebol profissional desativado, destaca-se no rugby (também chamado de rúgbi ou râguebi), com diversas conquistas nacionais deste esporte. O clube também é considerado o clube que introduziu os jogos de badminton, hóquei sobre grama, squash e o rugby no Brasil.

Algumas tentativas de criar campeonatos estaduais vieram apenas décadas depois como: o Torneio dos Campeões de 1920 (torneio vencido pelo Club Athletico Paulistano, que reuniu os campeões carioca*, gaúcho e paulista), a Taça Rio-Sul de 1931 (torneio vencido pelo Botafogo, disputado entre os campeões do campeonato carioca*, gaúcho e de 1930. Obs.: o Estado de São Paulo até 1969 pertencia a Região Meridional, depois renomeada de Região Sul) e a Copa dos Campeões de 1937, torneio conquistado pelo Atlético Mineiro, que contou com os campeões estaduais do Distrito Federal (atual cidade do Rio de Janeiro), estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, além da Liga de Sports da Marinha.

O mais importante torneio interestadual foi o Torneio Rio-São Paulo, que teve sua primeira edição vencida pelo Palestra Itália (atual Palmeiras). Na tentativa de criar um campeonato nacional também foi criada o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, que teve sua primeira edição vencida pelo estado de São Paulo em 1922. Um campeonato de clubes de alcance nacional ocorreu em 1959 com a primeira edição da Taça Brasil de Futebol (que reuniu 16 campeões de estados de diversas regiões do país). O Bahia, campeão do torneio, recebeu o direito de disputar a Copa dos Campeões da América (atual Copa Libertadores da América) de 1960, a primeira competição continental sul-americana da Conmebol. As edições da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) foram reconhecidos, posteriormente, como Campeonatos Brasileiros.

Em dezembro de 2010 a CBF reconheceu os vencedores dos torneios nacionais disputados entre 1959 e 1970 como campeões brasileiros. A Taça Brasil foi um torneio criado pela CBD (precursora da atual CBF) em 1959 para indicar os representantes brasileiros para a Taça Libertadores da América. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também conhecido como "Robertão" ou "Taça de Prata" foi uma competição nacional disputada de 1967 a 1970. Com a decisão da CBF Santos e Palmeiras são os maiores vencedores do Campeonato Brasileiro com oito títulos cada e o Bahia é o primeiro campeão brasileiro.

Os campeonatos estaduais geraram as disputas locais entre rivais da mesma cidade ou do mesmo estado. Os jogos que se tornaram tradição nos estados são chamados de clássicos estaduais. Entre os clássicos estaduais destacam-se: Fla-Flu, Grenal, Re-Pa, Ba-Vi, Atletiba, Rivengo, Rio-Nal, Clássico dos Milhões, Derby, Majestoso, San-São, Clássico Mineiro, Clássico de Florianópolis, Clássico-Rei do Ceará, Clássico Rei do Rio Grande do Norte, Clássico das Multidões de Pernambuco, Clássico das Multidões de Alagoas, Clássico dos Clássicos, Clássico do Interior de Santa Catarina, Super Clássico do Maranhão, Clássico dos Maiorais, Derby do Cerrado, Clássico dos Gigantes, entre outros. Saiba mais em: Clássicos dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil.

Atualmente, os melhores colocados dos campeonatos estaduais asseguram vaga para a Copa do Brasil e a Série D (dos clubes que não disputam as três primeiras divisões do campeonato nacional) do ano seguinte. Além de em alguns estados os melhores colocados se classificam para competições regionais como a Copa do Nordeste e a Copa Verde.

Maiores campeões estaduais de futebol do Brasil

Qual é o maior clube campeão estadual do Brasil? O ABC é o clube brasileiro com o maior número de títulos estaduais conquistados. O clube do Rio Grande do Norte conquistou 55 vezes o Campeonato Potiguar de Futebol. O ABC também detém outro título, juntamente com o América Mineiro, de conquistas estaduais consecutivas. ABC e o América Mineiro foram campeões estaduais dez vezes seguidas. São os únicos decacampeões estaduais seguidos. O ABC venceu ininterruptamente o Campeonato Potiguar entre 1932 a 1941, enquanto o América Mineiro conquistou seguidamente o Campeonato Mineiro entre 1916 a 1925. Saiba mais em: Campeões dos Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

Os jogadores com títulos estaduais são: Paulo Benedito dos Santos Braga (mais conhecido como Quarentinha ou Quarenta) e Severino dos Ramos Durval da Silva (mais conhecido apenas como Durval) com 12 títulos cada. Enquanto Quarentinha conquistou todos os seus títulos pelo Paysandu (entre 1956 a 1972), o zagueiro Durval foi campeão estadual por equipes de cinco estados (Botafogo-PB, Brasiliense, Atlético Paranaense, Sport e Santos) entre 2003 e 2017.

O técnico com mais conquistas é Vanderlei Luxemburgo, que foi campeão 13 vezes por nove equipes diferentes como treinador: Rio Branco-ES, Bragantino, Palmeiras (quatro vezes), Corinthians, Cruzeiro, Santos (duas vezes), Atlético Mineiro, Flamengo e Sport; e três como jogador profissional (todas pelo Flamengo).

Destacam-se também as conquistas do meia Jorge Henrique e do técnico Joel Santana. O jogador Jorge Henrique de Souza foi campeão 11 vezes em em sete campeonatos estaduais: cearense (Ceará), pernambucano (três vezes pelo Náutico), paranaense (Atlético Paranaense), carioca* (Vasco da Gama), gaúcho (duas vezes pelo Internacional), catarinense (Figueirense) e paulista (duas vezes pelo Corinthians). Já Joel Santana, que ficou conhecido também por memes gerados por seu peculiar inglês quando era treinador da seleção da África do Sul, tem 11 títulos estaduais, um brasileiro e outros importantes títulos como treinador. O folclórico treinador Joel Natalino Santana foi campeão estadual por seis anos seguidos por cinco clubes de dois estados (campeão carioca* pelo Vasco em 1992 e em 1993; campeão baiano pelo Bahia em 1994; campeão carioca* pelo Fluminense em 1995, campeão carioca* pelo Flamengo em 1996; e campeão carioca* pelo Botafogo em 1997).

Todos os campeonatos estaduais de futebol do Brasil

Veja abaixo a lista dos campeonatos estaduais no Brasil. Enquanto os estados do Rio de Janeiro e São Paulo tem quatro divisões ativas cada, em alguns estados brasileiros só há uma divisão atualmente em competição. De 2001 a 2003, o Campeonato Paulista chegou a ter seis divisões. As seis divisões paulistas eram chamadas de: Série A1, Série A2, Série A3, Série B, Série B2 e Série B3. Este é um exemplo de como em alguns casos os nomes das divisões são definidos por letras, números e combinações de letras e números. Existem casos em que a Segunda Divisão tem outros nomes, o que faz com que em alguns estados a 3ª Divisão ou a 4ª Divisão de fato fossem nomeadas como "Segunda Divisão".

Campeonato - Estado (UF) - Divisões
Bandeira do Acre Campeonato Acriano - Acre - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira de Alagoas Campeonato Alagoano - Alagoas - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira do Amapá Campeonato Amapaense - Amapá - 1ª Divisão | 2ª Divisão (exinta)
Bandeira do Amazonas Campeonato Amazonense - Amazonas - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira da Bahia Campeonato Baiano - Bahia - 1ª Divisão | 2ª Divisão | 3ª Divisão (exinta)
Bandeira do Distrito Federal Campeonato Brasiliense - Distrito Federal - 1ª Divisão | 2ª Divisão | 3ª Divisão
Bandeira do Espírito Santo Campeonato Capixaba - Espírito Santo - Série A (1ª Divisão) | Série B (2ª Divisão) |
Bandeira do Rio de Janeiro Campeonato Carioca* - Rio de Janeiro - Série A (1ª Divisão) | Série B1 (2ª Divisão) | Série B2 (3ª Divisão) | Série C (4ª Divisão)
Bandeira de Santa Catarina Campeonato Catarinense - Santa Catarina - Série A (1ª Divisão) | Série B (2ª Divisão) | Série C (3ª Divisão)
Bandeira do Ceará Campeonato Cearense - Ceará - Série A (1ª Divisão) | Série B (2ª Divisão) | Série C (3ª Divisão)
Bandeira do antigo estado do Rio de Janeiro Campeonato Fluminense* - 1ª Divisão (extinta) | 2ª Divisão (extinta)
Bandeira do Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - Rio Grande do Sul - Série A (1ª Divisão) | Divisão de Acesso (2ª Divisão) | Segunda Divisão (3ª Divisão)
Bandeira de Goiás Campeonato Goiano - Goiás - 1ª Divisão | 2ª Divisão | 3ª Divisão
Bandeira do Maranhão Campeonato Maranhense - Maranhão - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira de Mato Grosso Campeonato Mato-Grossense - Mato Grosso - 1ª Divisão | 2ª Divisão | 3ª Divisão (exinta)
Bandeira de Minas Gerais Campeonato Mineiro - Minas Gerais - Módulo I (1ª Divisão) | Módulo II (2ª Divisão) | 2ª Divisão (3ª Divisão)
Bandeira do Pará Campeonato Paraense - Pará - 1ª Divisão | Divisão de Acesso (2ª Divisão)
Bandeira da Paraíba Campeonato Paraibano - Paraíba - 1ª Divisão | 2ª Divisão | 3ª Divisão (exinta)
Bandeira do Paraná Campeonato Paranaense - Paraná - 1ª Divisão | Série Prata (2ª Divisão) | 3ª Divisão | 4ª Divisão (exinta)
Bandeira de São Paulo Campeonato Paulista - São Paulo - Série A1 (1ª Divisão) | Série A2 (2ª Divisão) | Série A3 (3ª Divisão) | Segunda Divisão (4ª Divisão)
Bandeira de Pernambuco Campeonato Pernambucano - Pernambuco - Série A1 (1ª Divisão) | Série A2 (2ª Divisão) | Série A3 (3ª Divisão)
Bandeira do Piauí Campeonato Piauiense - Piauí - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira do Rio Grande do Norte Campeonato Potiguar - Rio Grande do Norte - 1ª Divisão | 2ª Divisão
Bandeira de Rondônia Campeonato Rondoniense - Rondônia - 1ª Divisão | 2ª Divisão (exinta)
Bandeira de Roraima Campeonato Roraimense - Roraima - 1ª Divisão
Bandeira de Sergipe Campeonato Sergipano - Sergipe - Série A1 (1ª Divisão) | Série A2 (2ª Divisão)
Bandeira de Mato Grosso do Sul Campeonato Sul-Mato-Grossense - Mato Grosso do Sul - Série A (1ª Divisão) | Série B (2ª Divisão) | Série C (3ª Divisão - exinta)
Bandeira de Tocantins Campeonato Tocantinense - Tocantins - 1ª Divisão | 2ª Divisão

* A Guanabara foi um estado criado em 1960 após a mudança da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília. Em 1834 a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em Município Neutro, permanecendo como capital do império, enquanto Niterói passou a ser a capital da província do Rio de Janeiro. Posteriormente, o Município Neutro tornou-se o Distrito Federal. Em 1960, o antigo Distrito Federal passou a se chamar o Estado da Guanabara (com apenas uma cidade, o Rio de Janeiro), separado do Estado do Rio de Janeiro. Os dois estados foram reunificados em 1975. O Campeonato do Distrito Federal passou a se chamar Campeonato Estadual da Guanabara em 1960 e durou até 1979, quatro anos após a fusão da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro. O Campeonato Fluminense de Futebol foi disputado entre 1915 e 1978. No ano seguinte foi criado o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (compreendendo as equipes da cidade do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro). O campeonato é popularmente chamado de Campeonato Carioca, mas deveria ser chamado de Campeonato Fluminense, já que o gentílico "carioca" compreende apenas os que nasceram na cidade do Rio de Janeiro, enquanto aqueles que nasceram em todo estado, incluindo a capital são chamados de "fluminenses". A adoção do termo Campeonato Carioca se deve pelo fato que o campeonato era chamado assim antes da fusão e também pela popularidade do Fluminense Football Club. Não soaria esquisito dizer que o Flamengo, Botafogo, Vasco ou até o Fluminense foram campeões fluminenses?

Turnos dos campeonatos estaduais
Em alguns campeonatos estaduais há campeões em cada turno disputado. Em alguns regulamentos os campeões dos turnos disputam o título estadual. Os nomes dos troféus remetem geralmente a cultura e história de seus respectivos estados. Veja abaixo a lista dos turnos com troféus dos campeonatos estaduais.

Campeonato - Estado (UF) - 1º turno - 2º turno
Bandeira de Alagoas Campeonato Alagoano - Alagoas - Copa Alagoas - Taça Maceió
Bandeira do Amazonas Campeonato Amazonense - Amazonas - Taça Estado do Amazonas - Taça Cidade de Manaus
Bandeira do Rio de Janeiro Campeonato Carioca* - Rio de Janeiro - Taça Guanabara - Taça Rio
Bandeira do Rio de Janeiro Campeonato Carioca* da Série B1 (2ª Divisão) - Rio de Janeiro - Taça Santos Dumont - Taça Corcovado
Bandeira do Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - Rio Grande do Sul - Taça Piratini - Taça Farroupilha
Bandeira do Pará Campeonato Paranaense - Paraná - Primeira Taça - Segunda Taça
Bandeira do Piauí Campeonato Piauiense - Piauí - Taça Estado do Piauí - Taça Cidade de Teresina
Bandeira do Rio Grande do Norte Campeonato Potiguar - Rio Grande do Norte - Taça Rio Grande do Norte - Taça Cidade de Natal
Bandeira de Roraima Campeonato Roraimense - Roraima - Taça Boa Vista - Taça Roraima

Torneios extras dos campeonatos estaduais
Além dos títulos estaduais e dos títulos dos turnos estaduais existem também os torneios extras que são disputados dentro dos campeonatos estaduais. Geralmente, os vencedores destes torneios extras são as melhores equipes excluindo os grandes clubes do estado. O torneio é chamado, em alguns casos, como Campeonato do Interior, mas pode ser entregue também às equipes de menor porte das capitais. O troféu é entregue à equipe qualificada para este torneio de melhor campanha ou o vencedor de uma fase eliminatória destas equipes. Veja abaixo a lista dos torneios extras dos campeonatos estaduais.

Campeonato - Estado (UF) - Torneios extras
Bandeira do Rio de Janeiro Campeonato Carioca* - Rio de Janeiro - Quadrangular Extra da Taça Guanabara e Quadrangular Extra da Taça Rio
Bandeira do Ceará Campeonato Cearense - Ceará - Taça Padre Cícero
Bandeira do Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - Rio Grande do Sul - Campeonato do Interior Gaúcho
Bandeira de Minas Gerais Campeonato Mineiro - Minas Gerais - Campeonato Mineiro do Interior
Bandeira do Paraná Campeonato Paranaense - Paraná - Campeonato do Interior Paranaense
Bandeira de São Paulo Campeonato Paulista - São Paulo - Campeonato do Interior Paulista

Tags: História dos campeões estaduais de futebol do Brasil | Campeonato Acriano - Campeonato Alagoano - Campeonato Amapaense - Campeonato Amazonense - Campeonato Baiano - Campeonato Brasiliense - Campeonato Capixaba - Campeonato Carioca - Campeonato Estadual do Rio de Janeiro - Campeonato Candango - Campeonato Metropolitano - Candangão - Campeonato Fluminense - Campeonato Catarinense - Campeonato Cearense - Campeonato Gaúcho - Campeonato Goiano - Campeonato Maranhense - Campeonato Mato-Grossense - Campeonato Mineiro - Campeonato Paraense - Campeonato Paraibano - Campeonato Paranaense - Campeonato Paulista - Campeonato Pernambucano - Campeonato Piauiense - Campeonato Potiguar - Campeonato Rondoniense - Campeonato Roraimense - Campeonato Sergipano - Campeonato Sul-Mato-Grossense - Campeonato Tocantinense - Campeonato estadual da 1ª Divisão - Campeonato estadual da 2ª Divisão - Campeonato estadual da 3ª Divisão - Campeonato estadual da 4ª Divisão - Campeonato estadual da Série A - Campeonato estadual da Série A1 - Campeonato estadual da Série A2 - Campeonato estadual da Série A3 - Campeonato estadual da Série B - Primeira Divisão - Segunda Divisão - Terceira Divisão - Quarta Divisão - Campeonato estadual do Módulo I - Campeonato estadual do Módulo II - Divisão de Acesso do Campeonato estadual - Copa Alagoas - Taça Maceió - Taça Estado do Amazonas - Taça Cidade de Manaus - Taça Guanabara - Taça Rio - Taça Santos Dumont - Taça Corcovado - Taça Piratini - Taça Farroupilha - Primeira Taça - Segunda Taça - Taça Estado do Piauí - Taça Cidade de Teresina - Taça Rio Grande do Norte - Taça Cidade de Natal - Taça Boa Vista - Taça Roraima - Quadrangular Extra da Taça Guanabara - Quadrangular Extra da Taça Rio - Taça Padre Cícero - Campeonato do Interior Gaúcho - Campeonato Mineiro do Interior - Campeonato do Interior Paranaense - Campeonato do Interior Paulista - Gauchão

• Site oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Campeonatos Estaduais de Futebol do Brasil

História : Campeões : Campeões consecutivos (bicampeões, tricampeões, etc) : Campeões do Século XX : Campeões do Século XXI : Clássicos estaduais : Curiosidades : Estatísticas : Artilheiros : Assistências : Maiores goleadas : Clubes : Clubes em atividade : Clubes com mais participações : Maiores torcidas : Turnos : Torneios extras : Divisões : Campeonatos Amadores : Taça dos Invictos : Campeonato do Interior : Torneio Início : Troféu : Bola oficial : Video game : Jogos na TV : Jogos na Internet : Jogos no Rádio : Notícias : Fotos : Vídeos : Estádios : Premiação : Árbitros : Jogadores : Treinadores : Ingressos : Média de público : Uniformes e Camisas : Campeonatos estaduais mais antigos do Brasil : Campeonatos estaduais com mais edições : Clubes que disputam campeonatos estaduais em outros estados : Campeonatos Estaduais da Região Centro-Oeste : Campeonatos Estaduais da Região Nordeste: Campeonatos Estaduais da Região Norte : Campeonatos Estaduais da Região Sudeste : Campeonatos Estaduais da Região Sul

• Campeonato Estadual do Acre - Campeonato Acriano
• Campeonato Estadual de Alagoas - Campeonato Alagoano
• Campeonato Estadual do Amapá - Campeonato Amapaense
• Campeonato Estadual do Amazonas - Campeonato Amazonense
• Campeonato Estadual da Bahia - Campeonato Baiano
• Campeonato Estadual do Ceará - Campeonato Cearense
• Campeonato Estadual do Distrito Federal - Campeonato Brasiliense
• Campeonato Estadual do Espírito Santo - Campeonato Capixaba
• Campeonato Estadual de Goiás - Campeonato Goiano
• Campeonato Estadual do Maranhão - Campeonato Maranhense
• Campeonato Estadual de Mato Grosso - Campeonato Mato-Grossense
• Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul - Campeonato Sul-Mato-Grossense
• Campeonato Estadual de Minas Gerais - Campeonato Mineiro
• Campeonato Estadual do Pará - Campeonato Paraense
• Campeonato Estadual da Paraíba - Campeonato Paraibano
• Campeonato Estadual do Paraná - Campeonato Paranaense
• Campeonato Estadual de Pernambuco - Campeonato Pernambucano
• Campeonato Estadual do Piauí - Campeonato Piauiense
• Campeonato Estadual do Rio de Janeiro * - Campeonato Carioca / Campeonato Fluminense
• Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte - Campeonato Potiguar
• Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul - Campeonato Gaúcho
• Campeonato Estadual de Rondônia - Campeonato Rondoniense
• Campeonato Estadual de Roraima - Campeonato Roraimense
• Campeonato Estadual de São Paulo - Campeonato Paulista
• Campeonato Estadual de Santa Catarina - Campeonato Catarinense
• Campeonato Estadual de Sergipe - Campeonato Sergipano
• Campeonato Estadual do Tocantins - Campeonato Tocantinense

* O título oficial do Campeonato Carioca é Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. O gentílico (o que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento) "carioca" é oficialmente destinado apenas para os que nascem na cidade do Rio de Janeiro. Já o gentílico do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital do estado, é "fluminense". Alguns anos após a fusão do estado da Guanabara (cidade do Rio de Janeiro) com o antigo estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Fluminense foi extinto. O atual Campeonato "Carioca", portanto, deveria ser denominado "Campeonato Fluminense".


Leia também

 

Curso de Trader Esportivo

Você já imaginou fazer da sua paixão uma fonte de renda? Aprenda a operar na melhor casa de trade esportivo do mundo, do básico ao avançado, desde o processo de criação da conta, até a as operações financeiras. Saiba como se transformar num especialista de Trader Esportivo!


Faça agora o Curso Trader Esportivo

Quem somos

O QuadroDeMedalhas.com é um site de todos os esportes. Fundado em 2006 por pessoas que gostam e admiram os mais diversos eventos esportivos. Confira aqui a programação, história, regras e as principais competições esportivas.


Contato

Sugestões? Informar erros? Dúvidas? Entre em contato.

Próximos Eventos Esportivos

Eurocopa 2020
Eurocopa 2020 Eurocopa